Design pedagógico do módulo tema: as grandes navegaçÕes dos séculos XV e XVI – Obstáculos e limites



Baixar 18.68 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho18.68 Kb.



DESIGN PEDAGÓGICO DO MÓDULO

TEMA: AS GRANDES NAVEGAÇÕES DOS SÉCULOS XV E XVI – Obstáculos e limites

Série: 1ª Série do Ensino Médio


  1. Escolha do Tópico

O tema As Grandes Navegações dos Séculos XV e XVI trata dos desafios enfrentados pelos europeus ao decidir velejar por mares desconhecidos a fim de ter acesso às riquezas de paises distantes. Essa epopéia fazia parte do imaginário europeu desde os tempos medievais, alimentada pelas narrativas de inúmeros viajantes. O tema é interessante pelo fato de apresentar detalhes sobre um período que transformou o mundo moderno e aproximou mares e continentes, promovendo o encontro entre civilizações diferentes que até então viviam isoladas. As grandes navegações podem ser comparadas ao processo de globalização que vive o mundo na atualidade, pois possibilitou a criação de um comércio mundial, o intercâmbio entre culturas e a concentração de riquezas no continente europeu.

O tema pressupõe aventura, ousadia e acima de tudo o enfrentamento de desafios, aspectos recorrentes no mundo em que vivemos. Possibilita também ao estudante a vivência e o conhecimento das fragilidades daquele tempo onde a tecnologia para a navegação a longa distância era quase inexistente. O estudante pode interagir com o objeto:


  • Identificando os desafios enfrentados pelos navegadores aventureiros;

  • Conhecendo a tecnologia da época através da identificação dos instrumentos disponíveis, sua origem e função;

  • Identificando os interesses econômicos da época.

Nada encontramos de material interessante sobre esse tema, apenas os livros didáticos e historiográficos disponíveis no mercado.




  1. Escopo do Módulo

O objeto de aprendizagem tem como intenção levar o aluno a identificar o movimento das grandes navegações dos séculos XV e XVI, seu significado para a época. O módulo deverá apresentar um dos percursos realizados pelos grandes navegadores da época aprofundando os conhecimentos sobre a tecnologia existente e os interesses que levaram os europeus a empreender as grandes navegações.

O módulo tem como objetivo levar o aluno a ser capaz de avaliar a importância desse momento histórico na transformação do mundo moderno, identificando os desafios enfrentados pelos europeus, considerando os precários conhecimentos tecnológicos da época e os interesses econômicos das nações européias. O objetivo é também relacionar aquele período histórico com o processo de globalização vivenciado em nossa época, comparando os diferentes significados.


  1. Interatividade

Como o objeto poderia ser produzido?



  • Criar um ambiente virtual que possibilitasse ao aluno uma percepção do “navegar” naquele período histórico, expondo desafios e dificuldades como o trabalho e a rotina nas viagens, o problema da água e das doenças, a alimentação, o transporte de animais, o vestuário e a higiene, as diversões.

  • Apresentação dos conhecimentos náuticos e cartográficos do século XV, bem como a tecnologia da época, identificando os principais instrumentos de navegação como o astrolábio, a bússola, o quadrante, o velocímetro e a caravela.

  • Permitir ao aluno navegar, ou seja, fazer uma das rotas das grandes navegações;

  • Permitir ao aluno fazer a comparação com o “navegar” na atualidade e o conforto das viagens interoceânicas.

  • Possibilitar ao aluno uma reflexão ao comparar o mundo europeu e o mundo americano da época, as cidades, os hábitos e costumes, a estruturação social, as crenças. Relacionar com as diferenças entre as sociedades atuais com extremos de pobreza e riqueza.

Ao criar o ambiente virtual é necessário primeiramente que se apresentem ao aluno as dificuldades das navegações da época:, o cerimonial do embarque, o trabalho e a rotina nas viagens, o problema da água e das doenças, a alimentação, o transporte de animais, o vestuário e a higiene, as diversões, através da criação de um cenário acompanhado de um texto explicativo e imagens. Após poderemos criar um cenário com uma caravela apontando os principais conhecimentos tecnológicos da época com uma entrada para a explicação de sua origem e função (astrolábio, bússola, quadrante, vela triangular e o velocímetro).

.


  1. Atividades

A aula do professor poderá ser orientada pela utilização do objeto de aprendizagem. Este objeto de aprendizagem caracteriza-se por ser uma atividade interativa onde o aluno realiza o trajeto percorrido pelos grandes navegadores do século XV e XVI. As animações multimídias previstas levam o aluno ao ambiente a ser estudado, demonstrando a importância do conteúdo. A utilização dependerá dos objetivos que o professor definir para o uso do objeto em sala de aula e também dos pré-requisitos necessários para que o aluno explore o objeto de aprendizagem.

As atividades devem ser conduzidas e organizadas para que ao aluno trabalhe individualmente e posteriormente interaja com o grande grupo.

O professor poderá propor, entre outras, as seguintes atividades e reflexões:



  • Solicitar ao aluno que compare o processo de globalização do mundo nos séculos XV e XVI com o processo de globalização atual.

  • Discutir e debater os diferentes percursos percorridos e as dificuldades e particularidades encontradas pelos navegadores da época.

  • Comparar com as dificuldades atuais nas viagens de longa distância, com relação ao tempo, tecnologia e limites.

  • Considerar os pólos de interesses atuais e os existentes na época das grandes navegações.

  • Concluir sobre a importância e o impacto das grandes navegações para a transformação do mundo moderno dos séculos XV e XVI.

A motivação para o desenvolvimento das atividades será feita pelo professor e decorrerá da própria interação do aluno com o objeto de aprendizagem

O resultado das atividades propostas será avaliado através da participação e clareza das idéias colocadas pelos alunos por ocasião da discussão em grande grupo e das reflexões que os mesmos poderão apresentar na comparação com a realidade atual.

O objeto de aprendizagem possibilita ao aluno não só a visualização, mas a interação com o conteúdo a ser abordado. O mesmo apresenta imagens, textos e opções que fogem da passividade das aulas tradicionais por levar ao aluno um cenário de época, situando-o no tempo e no espaço.



O módulo poderá ser do interesse de professores de Geografia do Ensino Médio.



Página

Catálogo: Portals
Portals -> Material para Site N.º 37 Saiba mais sobre… Parentalidade Sugestão de Livros: Juntos no Desafio Guia para a promoção de competências parentais
Portals -> Cláusulas Técnicas
Portals -> Manuel alves filho
Portals -> Prémios de Direitos Humanos Sérgio Vieira de Mello 2008 Timor-Leste Introdução
Portals -> Laboratório de Folclore do Paraná Nº 02
Portals -> Clipping sefin/cre/ro ediçÃo n° 055– ago/2007 stf amapá ajuíza ação para continuar a receber recursos federais
Portals -> Expo de Arthur Omar leva Amazônia para a França françA, Paris
Portals -> Divulgação: Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia Fonte: Sites: Tribunais Superiores, Outros Tribunais, Revistas, outros. Destaque
Portals -> Divulgação: Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia Fonte: Sites: Tribunais Superiores, Outros Tribunais, Revistas, outros. Destaque
Portals -> Anexo I discriminaçÃo das naturezas de receita


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal