Dia 13/09 (terça feira)



Baixar 20.82 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho20.82 Kb.
COLÓQUIO CONHECIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL:

diálogos com a educação
Dia 13/09 (terça feira)

19:00hs -

  • Cerimônia de abertura – com a presença das autoridades universitárias e discurso de abertura: Coordenadora do Programa Professora Dra. Marlucy Paraíso.

  • Lançamento do Livro dos 40 anos

  • Apresentação do Grupo Ponto de Fuga - quarteto de flautas doces


 

Dia 14/09

9:30/11:30

CONHECIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL: educação e literatura

Professora Dra. Heloisa Buarque de Holanda (Professora Titular – UFRJ; é formada em Letras Clássicas pela PUC RJ, com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e pós doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, Nova York. É coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea, diretora da Aeroplano Editora e Consultoria e curadora do Portal Literal. Seu campo de pesquisa privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, dedicando-se às áreas de poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital. Nos últimos cinco anos, vem trabalhando com o foco na cultura produzida nas periferias das grandes cidades bem como no impacto das novas tecnologias digitais e da internet na produção e no consumo culturais. Nesse campo, seus principais projetos hoje são a Universidade das Quebradas e Pólo de Cultura Digital, ambos desenvolvidos no PACC/UFRJ.

14:00hs/ 17:00

Debate entre as linhas de pesquisa: História da Educação; Psicologia, Psicanálise e Educação; Linguagem e Educação – Tema: "O sujeito interrogado: Linguagem, História e Psicanálise"

Professores:

- Cynthia Greive e Cristina Gouveia

- Ana Lydia Bezerra Santiago

- Graça Paulino

Debatedor convidado: José de Anchieta Corrêa

José de Anchieta Corrêa nasceu em Itapecerica (MG), em 1934. Graduado em filosofia pela PUC de Minas Gerais, mestre e doutor na mesma área pela Universidade de Louvain, Bélgica, é professor aposentado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais. É autor, entre outros, do livro “Morte”.

 

Dia 15/09

9:30/11:30

CONHECIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL: educação e arte

Dr. Jochen Volz – Diretor  artístico do Instituto Inhotim

Jochen Volz é produtor e crítico de arte. É um dos curadores do Instituto Inhotim (@inhotim), em Brumadinho (MG), cujo acervo artístico e de paisagismo tem importância central na arte contemporânea brasileira, com nomes como Helio Oiticica, Roberto Burle Marx, Cildo Meirelles, Adriana Varejão, entre outros. Volz é alemão, radicado em Belo Horizonte. Formado em história da arte na Universidade Ludwig-Maximilian, em Munique, e na Humboldt Universität, em Berlim. Antes de vir ao Brasil, foi curador do Portikus Frankfurt am Main e produziu o evento Gasthof 2002. Em 2006, foi curador da 27ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 2009, co-curou a Bienal de Veneza. Também é professor de pós-graduação em arte contemporânea na PUC Minas.

Dra. Roseni Sena - Diretora de Inclusão e Cidadania, Instituto Inhotim.

Roseni Sena possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1996). Professora Emérita da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Consultora da Fundação Kellog para projetos na área de desenvolvimento social e Diretora de Inclusão e Cidadania do Centro de Arte Contemporânea Inhotim. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva, Ensino de Enfermagem, Atenção Domiciliar e Investigação em Enfermagem.
14:00hs/ 17:00

Debate entre as linhas de pesquisa: Educação e Ciências; Educação Escolar; Educação E Cultura

Tema: Tensões em torno da construção do conhecimento em educação  

Professores:

- Maria Emília Caixeta Castro Lima
- Silvania Sousa do Nascimento
- Luiz Alberto Oliveira Gonçalves
Debatedora convidada: Marília Spósito


 

Marília Spósito possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado (1989) e livre-docência em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou pós-doutorado na EHESS/Paris, em 1992 e a partir de 2003, mediante concurso público, tornou-se professora titular em Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da USP, cargo que exerce até a presença data. Atualmente é vice-diretora da Faculdade de Educação da USP. Desenvolve pesquisa em Sociologia da Educação, Sociologia da Juventude e Sociologia da Ação coletiva e dos Movimentos Sociais. É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq a partir de 1990.

Dia 16/09

9:30/11:30 CONHECIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL: educação e ciência

Professor Dr. Evando Mirra de Paula e Silva – Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais –Presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – Membro da Academia Brasileira de Ciências

Evando Mirra de Paula e Silva graduou-se em Engenharia Mecânica e Elétrica pela UFMG em 1965. Obteve o Doutorado em Ciências em 1972 na Universidade de Paris/Orsay, sob orientação do Prof. Paul Lacombe, trabalhando ainda na École des Mines de Paris e no Centre de Recherches Nucléaires de Saclay, sobre as evoluções estruturais e propriedades mecânicas dos metais hexagonais. Ao retornar ao país integrou-se ao grupo que montou o Curso de Pós-Graduação em Metalurgia da UFMG. Em 1986 tornou-se Pró-Reitor de Pesquisa da UFMG. Em 1988 foi Chairman do primeiro World Materials Congress, em Chicago, USA. Entre 1990 e 1994 foi Vice-Reitor da UFMG. Em 1998 assumiu a Presidência do Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC. Foi Presidente do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, entre 1999 e 2001. Orientou 26 teses na Pós-Graduação e 50 alunos de Iniciação Científica. Desenvolve atividades de pesquisa em transformações de fase, interação gás-metal e engenharia de superfícies. Seus trabalhos geraram uma centena de publicações científicas, patentes e diversos produtos e processos tecnológicos. Realizou estágios em diferentes instituições no exterior, notadamente na Universidade da Califórnia, em Berkeley, na Universidade de Tóquio, no Japão e na Universidade de Tecnologia de Compiègne, na França.
14:00hs/ 17:00

Debate entre as linhas de pesquisa: Política e Trabalho; Políticas Públicas; Educação Matemática

Tema: Direito à educação, novas tecnologias e inclusão

Professores:

- Fernando Fidalgo

- Jussara de Loiola Araújo

- Dalila Andrade Oliveira
Debatedor Convidado: Sergio Haddad 

Sérgio Haddad possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1971), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Pinheirense (1971), mestrado em História e Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em História e Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é assessor - Ação Educativa, membro do Conselho Técnico-Científico de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), diretor presidente da Fundação Fundo Brasil de Direitos Humanos, membro do Conselho Internacional de Educação de Adultos e membro do Cdes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação de jovens e adultos, educação de adultos, educação popular e terceiro setor.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal