Dia 14 de fevereiro, no Pequeno Auditório Famílias ao Teatro com “Filminhos Infantis”



Baixar 12.9 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho12.9 Kb.

Nota à Imprensa | quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Dia 14 de fevereiro, no Pequeno Auditório
Famílias ao Teatro com “Filminhos Infantis”
A próxima sessão da iniciativa Famílias ao Teatro vai ter curtas-metragens animadas. Acontece no sábado, dia 14 de fevereiro, pelas 16h00 no Pequeno Auditório. Trata-se de “Filminhos Infantis à Solta pelo País” e é apresentada numa parceria do TMG e do Cineclube da Guarda com a Zero em Comportamento – Associação Cultural. A sessão é para maiores de quatro anos e tem a duração de 40 minutos.

«Uma cidade iluminada por lâmpadas mágicas. Logo de seguida: a rotina citadina de Augustine. Depois de um pássaro raro o animar, um caçador esfomeado tenta caçar outra ave, e uma menina procura apanhar um pequeno peixe. A banda militar marcha sem parar, e mais à frente, um estranho som assusta os cidadãos. Nestas cidades há vizinhos em grandes confusões, enquanto que no campo um porco-espinho apaixona-se por uma castanha. Dois amigos ficam divididos em dois mundos diferente e por fim, Lotte, a galinha, liberta-se do aviário», estas serão as histórias para uma tarde cinéfila em família.



No Café Concerto, dia 12 de fevereiro
Ciclo de fado prossegue com conferência de Rui Vieira Nery
“Para uma História Contemporânea do Fado” é o título da conferência que o musicólogo Rui Vieira Nery irá apresentar no Café Concerto do TMG na próxima quinta-feira, dia 12 de fevereiro, pelas 21h30. Uma iniciativa no âmbito do Ciclo Eu Queria Ser fado que o TMG está a promover desde o início do ano e até ao próximo mês de março. A sessão tem entrada livre.

Rui Viera Nery, filho do grande guitarrista de Fado Raul Nery, é musicólogo e historiador cultural, autor de diversos estudos sobre História da Música Portuguesa em geral e do Fado em particular. Do seu vasto currículo destaca-se enquanto crítico musical, Investigador do Instituto de Etnomusicologia e da Fundação Calouste Gulbenkian (onde trabalha há mais de 20 anos).

É autor de diversos livros sobre Fado, um dos seus ramos de especialização musical, e é nessa qualidade que no Teatro Municipal da Guarda irá abordar a evolução contemporânea das manifestações do Fado aliadas às manifestações sociais e políticas.
No Pequeno Auditório, dia 12 de fevereiro, através do Serviço Educativo
Sessões de teatro para as escolas com “A Montanha”

Na quinta-feira, dia 12 de fevereiro, o TMG apresenta através do seu Serviço Educativo, o espetáculo de teatro “A Montanha” de António Jorge Gonçalves. A atividade realizar-se-á em duas sessões exclusivas para as escolas/ jardins-de-infância do concelho da Guarda: às 10h00 e às 14h30, no Pequeno Auditório.

Na história: «de tanto dizer NÃO um dia Céu perdeu a cabeça. É este o ponto de partida que vai levar esta menina de 5 anos numa viagem surpreendente pelas encostas íngremes até ao coração da montanha em busca da cabeça perdida. Lá, onde só uma Palavra Mágica a pode ajudar a dar um sentido a tudo o que lhe aconteceu.»

Depois de Barriga da Baleia (que teve digressão pelo país e que passou também pelo TMG) o artista visual António Jorge Gonçalves e a atriz Ana Brandão voltam a dar corpo a uma estória de contorno clássico, com o sabor das narrativas tradicionais, que nos inspira na superação das dificuldades pela persistência e pela amizade. A simplicidade e engenho na manipulação de objetos em retroprojetor e a articulação cúmplice com o trabalho da atriz e cantora leva-nos a um lugar encantatório para os sentidos. E aquilo que nos é dado a ver é afinal a beleza simples de um trabalho cénico em que tudo está à mostra.
“A Montanha” é da autoria de António Jorge Gonçalves e tem a Interpretação de Ana Brandão (atriz), António Jorge Gonçalves (manipulação de objetos em retroprojetor) e Nuno Pratas (efeitos sonoros). Trata-se de uma Coprodução entre o Maria Matos Teatro Municipal, o Centro de Artes de Ovar, o Teatro Virgínia e a Culturproject.
O espetáculo é apresentado no TMG no âmbito da Rede 5 Sentidos.


Na Galeria de Arte até 29 de março
“Contos” de Sidney Cerqueira
O TMG tem patente na Galeria de Arte até 29 de março a exposição “Contos” do artista plástico guineense Sidney Cerqueira.

Sidney Cerqueira é um jovem carismático artista plástico originário da Guiné em plena ascensão artística e de reconhecimento público. Radicado em Portugal, as suas obras destacam-se pela beleza plástica, graça, cor e movimento. Nos últimos anos Sidney Cerqueira tem exposto os seus trabalhos, individualmente, na Guiné Bissau, Cabo Verde, Luxemburgo, Senegal e Portugal. A sua pintura advém das memórias etnográficas de África, em comunhão com o sentir existencial da Europa. A exposição “Contos” é, pois, um corolário de pequenas histórias que saltam à vista a partir de cada tela. Cada obra transmite um saber, uma tradição, um momento de vida, numa espécie de compêndio cultural que Sidney Cerqueira atribui a cada pincelada. Cada conto pintado conta um conto por si. Como numa partitura musical, outros instrumentos acompanham a composição sob a forma de letras: poemas e histórias escritas.


“Contos” pode ser visitada de terça a quinta-feira das 16h00 às 19h00 e das 21h00 às 23h00, sexta das 16h00 às 19h00 e das 21h00 às 24h00, sábado das 15h00 às 19h00 e das 19h00 às 24h00 e domingo das 15h00 às 19h00. A entrada é livre.

NOTA

Toda a programação do TMG pode ser consultada na íntegra e mais pormenorizadamente no nosso sítio na internet: www.tmg.com.pt

A Agenda está também disponível em PDF para download e as fotos dos espetáculos podem ser descarregadas em grande resolução no link: imprensa.

Para mais informações, contactar:

Gabinete de Comunicação e Imagem

Teatro Municipal da Guarda

Rua Batalha Reis, 12, 6300-668, GUARDA, PORTUGAL

Tel. 00351 271 205 240 • Fax. 00351 271 205 248



gci@tmg.com.pt

www.tmg.com.pt
Catálogo: Images -> file
file -> Estado de mato grosso
file -> Teatro no Grande Auditório, dia 1 de Junho Companhia João Garcia Miguel traz “Romeu e Julieta” ao tmg
file -> No Pequeno Auditório, dia 15 de Julho Música electrónica e vídeo com Phill Niblock e Katherine Liberovskaya
file -> Música no Grande Auditório, dia 23 Março
file -> Espectáculo que comemora os 812 anos da Guarda, dias 26 e 27 de Novembro no tmg a guarda e o seu universo poético revisitados por guardenses em dia de aniversário!
file -> Música no Pequeno Auditório, dia 27 de Setembro Ensemble Vortex abre o ciclo Síntese no tmg
file -> Teatro de sombras na Sala de Ensaios, dia 26 de Maio Catabrisa no último dia do ovni
file -> Musical em Patins, dia 14, no Grande Auditório “Cinderela” no Famílias ao Teatro
file -> Teatro no Pequeno Auditório, dia 27 “Não se brinca com o amor” pelos Artistas Unidos
file -> Dança no Grande Auditório, dia 26 de Outubro Companhia Nacional de Bailado apresenta coreografias de Anne Teresa De Keersmaeker


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal