Digitalizado por paulo andré



Baixar 1.05 Mb.
Página1/24
Encontro19.07.2016
Tamanho1.05 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   24


DIGITALIZADO POR PAULO ANDRÉ
ROMANOS
INTRODUÇÃO E COMENTÁRIO

F. F. Bruce. M.A., D.D.

Catedrático de Crítica Bíblica e de Exegese Bíblica

na Universidade de Manchester (Rylands)

edições






www.semeadoresdapalavra.net
Nossos e-books são disponibilizados gratuitamente, com a única finalidade de oferecer leitura edificante a todos aqueles que não tem condições econômicas para comprar.

Se você é financeiramente privilegiado, então utilize nosso acervo apenas para avaliação, e, se gostar, abençoe autores, editoras e livrarias, adquirindo os livros.



Semeadores da Palavra e-books evangélicos

© 1963 de InterVarsity Press Título original: The Epistle of Paul to the Romans Traduzido da edição publicada pela InterVarsity Press (Leicester, Inglaterra)

1a. edição: 1979

Reimpressões: 1981, 1983, 1986, 1988,

1991, 1996, 1997, 1999, 2001, 2002

Publicado no Brasil com a devida autorização e com todos os direitos reservados por Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, Caixa Postal 21486, São Paulo-SP 04602-970

Proibida a reprodução por quaisquer meios (mecânicos, eletrônicos, xerográficos, fotográficos, gravação, estocagem em banco de dados, etc), a não ser em citações breves, com indicação de fonte.

Impresso no Brasil / Printed in Brazil

Tradução

Odayr Olivetti



Prefácio Geral

Todos os que se interessam, tanto pelo ensino como pelo estudo do Novo Testamento, não podem deixar de preocupar-se com a falta que há atualmente de comentários que não sejam, nem demasiadamente técnicos, nem muito superficiais. O organizador desta série e os editores têm es­perança de que ela venha a suprir, ao menos em parte, tal carência. O propósito dos editores é colocar a um preço acessível nas mãos dos leitores do Novo Testamento, tanto daqueles que o fazem com fins de estudo como dos que o fazem por devoção, comentários da autoria de vários eruditos que, conquanto livres para fazerem suas contribuições individuais, estão, ao mesmo tempo, presos ao mesmo objetivo comum, qual seja o de pro­duzir obras teológicas eminentemente bíblicas.

Estes comentários são, basicamente, exegéticos, e somente em segun­do plano, são homiléticos. Espera-se, assim, que tanto o pesquisador como o pregador os acharão informativos e sugestivos. Os problemas difíceis são analisados em maior profundidade nas seções introdutórias, ou ainda, a critério do autor, em notas adicionais.

Os comentários estão baseados no texto da Versão Autorizada (Authorized Version), ou simplesmente AV, também chamada Versão do Rei Tiago (King James Version, ou simplesmente KJV). Deve-se terem mente, não obstante, que nenhuma tradução da Bíblia é considerada in­falível, e nenhum manuscrito ou grupo de manuscritos originais, em grego, é considerado totalmente certo! As palavras em grego estão, aqui, translíteradas com o duplo objetivo: de ajudar os que não estão familia­rizados com a língua grega, e de evitar que aqueles que a conhecem tenham dificuldade em reconhecer a palavra que está sendo analisada.

Hoje em dia há inúmeros indícios de um renovado interesse no que a Bíblia tem a dizer, e um desejo geral de entendê-la da maneira mais clara e completa possível. Todos que, por vários modos, contribuímos para produzir esta série de comentários, esperamos que, com a ajuda da graça divina, sejam plenamente alcançadas essas finalidades.
R.V.G.TASKER


Prefácio da Edição em Português

Todo estudioso da Bíblia sente a falta de bons e profundos comen­tários em português. A quase totalidade das obras que existem entre nós peca pela superficialidade, tentando tratar o texto bíblico em poucas linhas. A Série Cultura Bíblica vem remediar esta lamentável situação sem que peque do outro lado por usar de linguagem técnica e de de­masiada atenção a detalhes.

Os Comentários que fazem parte desta coleção Cultura Bíblica são ao mesmo tempo compreensíveis e singelos. De leitura agradável, seu conteúdo é de fácil assimilação. As referências a outros comentaristas e as notas de rodapé são reduzidas ao mínimo. Mas nem por isso são superficiais. Reúnem o melhor da perícia evangélica (ortodoxa) atual. O texto é denso de observações esclarecedoras.

Trata-se de obra cuja característica principal é a de ser mais exegética que homilética. Mesmo assim, as observações não são de teor acadêmico. E muito menos são debates infindáveis sobre minúcias do texto. São de grande utilidade na compreensão exata do texto e propor­cionam assim o preparo do caminho para a pregação. Cada Comentário consta de duas partes: uma introdução que situa o livro bíblico no es­paço e no tempo e um estudo profundo do texto a partir dos grandes temas do próprio livro. A primeira trata as questões críticas quanto ao livro e ao texto. Examina as questões de destinatários, data e lugar de composição, autoria, bem como ocasião e propósito. A segunda analisa o texto do livro seção por seção. Atenção especial é dada às palavras-chave e a partir delas procura compreender e interpretar o próprio texto. Há bastante "carne" para mastigar nestes comentários.

Esta série sobre o N.T. deverá constar de 20 livros de perto de 200 páginas cada. Os editores, Edições Vida Nova e Mundo Cristão, têm programado a publicação de, pelo menos, dois livros por ano. Com preços moderados para cada exemplar, o leitor, ao completar a coleção, terá um excelente e profundo comentário sobre todo o N.T. Pretendemos, assim, ajudar os leitores de língua portuguesa a compreender o que o texto neotestamentário, de fato, diz e o que significa. Se conseguirmos alcançar este propósito seremos gratos a Deus e ficaremos contentes porque este trabalho não terá sido em vão.

Richard J. Sturz

ÍNDICE



Prefácio Geral 3

Prefácio da Edição em Português 4

Principais Abreviaturas 5

Prefácio do Autor 5

Uma Palavra sobre o Autor 7

Introdução 7

1. Época da Produção da Epístola 7

2. O Cristianismo em Roma 8

3. Romanos e o Corpo Paulino 10

4. O Texto de Romanos 12

5. Romanos e o Evangelho Paulino 17

6. "Carne" e "Espírito" em Romanos 21

7. A "lei" em Romanos 27

8. À influência de Romanos 29

9. Sumário 30

Análise 34

Comentário 35

Seleção Bibliográfica 132



  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   24


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal