Diretriz da prova discursiva



Baixar 8.55 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho8.55 Kb.









DIRETRIZ DA PROVA DISCURSIVA

DE HISTÓRIA


MÉDIO

Esta seção tem por objetivo requerer a capacidade de ler e compreender diferentes tipos de textos escritos (jornalístico, documental, histórico). Para tanto, perguntas pontuais sobre certos fatos explorados no texto serão elaboradas no momento da preparação dos enunciados.


Se na questão houver textos, o número de linhas deverá estar de acordo com a tabela abaixo:


Série

Linhas

1º ano

30 a 45

2º ano

35 a 50


Esta seção tem por objetivo questionar a compreensão do aluno sobre determinado fato ou situação relevante que conste como fonte de estudo nos currículos de História. Para tanto, perguntas objetivas, curtas e pontuais serão elaboradas no momento da preparação dos enunciados.


Esta seção tem por objetivo relacionar modelos históricos do passado com situações (sociais, humanas, culturais, ...) que, de alguma forma, ainda se manifestam no presente. Para tanto, fatos discutidos em aula serão retomados pelas perguntas no momento da preparação dos enunciados.


Esta seção tem por objetivo detectar a compreensão que o aluno abstraiu sobre certas terminologias e postulados teóricos. Para tanto, importantes termos teóricos aparecerão em destaque no momento da preparação dos enunciados. Deverão ser apresentados ao menos cinco termos.


Esta seção tem por objetivo promover espaço para uma reflexão mais subjetiva e de caráter histórico sobre algum assunto importante e atual. Para tanto, frases ou fragmentos de um artigo que causem indignação ao aluno serão utilizados no momento da preparação dos enunciados. Poderão ser usados textos para elaborar a pergunta, seguindo o mesmo padrão da seção Interpretação.



Revisado em 24/junho/2010


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal