Disciplina: História da Língua portuguesa Professora: Eliete Santana Aluno: Giancarlo de A. P. Silva o pré-Românico: o Início



Baixar 5.17 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho5.17 Kb.


Disciplina: História da Língua portuguesa

Professora: Eliete Santana

Aluno: Giancarlo de A. P. Silva
O Pré-Românico: o Início.
Antes de começarmos a falar de Língua portuguesa, devemos voltar na história e entender como foi originado o nosso idioma. Jones um magistrado e orientalista inglês após várias observações e estudos propuseram que o Latim, o Grego, o Sânscrito e os demais idiomas têm algo em comum, ele sugeriu que todos os idiomas foram originados de uma “Língua Mãe”. Devido a sua localização entre os territórios da Ásia e Europa, ele denominou de Língua indo-européia.

Dessa língua, várias outras surgiram, como o Itálico, que apareceu o Latim e, por conseguinte o Português. Antes de chegarmos ao definitivo português à língua passou por inúmeros lugares e constantes mudanças. Primeiramente o Latim era falado na região de Lácio, região central da Itália onde está localizado Roma, porém naquela época o Latim não era a única língua falada no local, tinha as demais línguas como: o osco, o umbro, o etrusco e também o grego, entretanto devido às grandes conquistas militares pelos romanos o Latim acabou prevalecendo na região.

Uma curiosidade é que o Latim esta na ativa desde a pré-história, mas a partir do século III a.C. que suas formas literárias têm tomado forma e então no século I a.C. que é de fato consolidado, começando assim o Latim Clássico, época de grandes pensadores e filósofos como Sêneca, Cícero, César.

No entanto esse latim Clássico era falado e escrito apenas por aqueles que detinham conhecimento e letrados, mas então como a população ia se comunicar? Ao ponto que os sábios e eruditos desenvolvia o Latim Clássico ia surgindo na boca do povo o Latim Popular, que fazia com que palavras novas surgissem cada dia que passava.



Foi então a partir desse Latim popular que acabou ganhando destaque e expansão por onde passava que fez surgir os idiomas Português, Francês, Espanhol e Italiano. E com o tempo até hoje a língua se modifica pelo menos a forma falada, pois o constante avanço da tecnologia que faz unir cada vez mais países distantes faz com que palavras dos idiomas deles sejam introduzidas no nosso e vice-versa.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal