Discurso do Deputado arnon bezerra em homenagem aos 40 anos de fundação da Empresa Cearense emape, empreendimento empresarial do Deputado Roberto Pessoa. Em 10 de dezembro de 2003



Baixar 7.6 Kb.
Encontro22.07.2016
Tamanho7.6 Kb.
Discurso do Deputado ARNON BEZERRA em homenagem aos 40 anos de fundação da Empresa Cearense EMAPE, empreendimento empresarial do Deputado Roberto Pessoa. Em 10 de dezembro de 2003.

Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados


Quero registrar nos Anais desta Casa voto de louvor pelo transcurso dos 40 anos de fundação da Empresa cearense EMAPE, com sede em Maracanaú, comemorados em setembro. A EMAPE foi o primeiro empreendimento empresarial de Roberto Pessoa, nosso colega de parlamento e meu particular amigo, dando início a uma empresa sólida com atuação no Ceará, Bahia e Tocantins. Concorrendo em um mercado hostil, onde os insumos básicos - milho e soja, estão a 2,0 mil km de distância, em média, a Empresa conquistou o lugar de maior produtora de ovos do Norte e Nordeste, oferece 600 empregos diretos, produz 2 mil suínos, 1 milhão de pintos de capote e galinha caipira e 300 milhões de ovos por ano.

Roberto Pessoa tinha 20 anos quando iniciou suas atividades empresariais. A idade era desproporcional ao arrojo e a vontade de crescer empresarialmente. Aos poucos, o jovem empresário teceu a estrutura e os objetivos do seu empreendimento, sobressaindo-se, desde a concepção inicial, os compromissos básicos de uma empresa com responsabilidade social, renovação tecnológica, produção com qualidade e o máximo de respeito ao consumidor.

Somados a esses compromissos, Roberto Pessoa ambicionava ainda transformar seus funcionários em colaboradores, parceiros e amigos. Francisco Ferreira de Santana, o Coelho, emblemático dessa condição. Foi ele que recebeu na granja São Francisco I, o primeiro lote de 200 pintinhos no aviário que deu inicio à Emape, em Mucunã. Coelho está na empresa há 40 anos e 10 meses. Sua permanência é a reafirmação de um dos compromissos que deu base ao empreendimento: a responsabilidade social com o seu quadro funcional e as comunidades da área de atuação da empresa.

Este compromisso é confirmado com a estabilidade da maior parte dos servidores que trabalham na empresa desde sua fundação. Com este espírito, a Emape cresceu e com a dedicação de seus funcionários, o empenho dos seus ex-diretores e colaboradores, a competência dos diretores atuais tomou-se a maior produtora de ovos comerciais e para consumo do Norte e Nordeste. Além das primeiras granjas - localizadas em Mucunã, Maracanaú, Bom Princípio, Caucaia, Pacajús, Eusébio, Messejana, Guaiúba e Tianguá. buscando desenvolver sua expansão em locais mais próximos da produção dos insumos básicos para a atividade avícola, a EMAPE instalou granjas em Barreiras/BA e Araguaína/TO.



Paralela aos negócios Roberto Pessoa desenvolveu uma intensa militância classista. Com apenas 26 anos, foi eleito Presidente da Aceave – Associação Cearense de Avicultura. Foi também Vice-Presidente da FACIC – Federação da Agricultura, Comércio e Indústria do Ceará e Diretor da FIEC – Federação das Indústrias do Ceará e da FAEC – Federação da Agricultura do Estado do Ceará. Presidiu a ANA – Associação Nordestina de Avicultura e UBA – União Brasileira de Avicultura. Sua liderança e o incentivo dos amigos o levaram a abraçar a carreira política, afastando-se da empresa em 21.05.1990, para disputar o mandato de Deputado Estadual. A EMAPE passou a ser administrada por seus filhos, Fernanda, Roberto Júnior, Anya e Eveline, iniciando a 2ª geração e empreendedores, que mantêm o mesmo compromisso social de seu idealizador.

Deputado ARNON BEZERRA
Catálogo: sileg -> integras
integras -> Pronunciamento do Deputado Edinho Bez (pmdb-sc), em de abril de 2011 na Câmara dos Deputados sobre Reforma Tributária dando ênfase, nesta oportunidade, sobre a desoneração da folha de pagamentos
integras -> O sr. José pimentel – pt-ce (Pronuncia o seguinte discurso)
integras -> CÂmara dos deputados projeto de lei n.º 502, de 2003
integras -> Pronunciamento do deputado luiz moreira na sessão ordinária da câmara, em 24 de abril de 2002
integras -> A diversidade cultural brasileira sob o olhar de um deputado federal
integras -> Discurso proferido pelo deputado Sérgio Caiado
integras -> SR. carlos de souza
integras -> SR. giacobo (bloco pl/ pr) pronuncia o seguinte discurso Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados
integras -> Pronunciamento do deputado manato, pdt/ES, na tribuna da câmara, em sessão do dia 22 de outubro de 2003
integras -> Deputado vitor penido


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal