Divisão do sul do pacífico a divisão do Sul do Pacífico



Baixar 34.35 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho34.35 Kb.
DIVISÃO DO SUL DO PACÍFICO

A Divisão do Sul do Pacífico

Este trimestre centramo-nos na Divisão do Sul do Pacífico, de que fazem parte a Austrália, Nova Zelândia e as ilhas do Pacífico a sul do Equador, incluindo as Ilhas Cook, Fidji, Pitcairn, Samoa, Ilhas Salomão e outras.




O Desafio


Cerca de 34 milhões de pessoas vivem nesta região, incluindo mais de 400 000 adventistas. Isso dá uma estimativa de um adventista para cada 85 pessoas. Contudo, na Austrália e na Nova Zelândia conta-se um Adventista para cada 390 pessoas. A maioria dos Adventistas vivem noutros grupos de ilhas tais como as Fidji (um Adventista para cada 33 pessoas), Papua-Nova Guiné (um para 27), Ilhas Cook (um para 16) e Ilhas Salomão (um para 14). Os países com um nível de vida mais elevado têm a tendência de ter uma proporção menor de Adventistas, o que cria um desafio, não apenas para chegar àqueles que ainda não foram alcançados, mas também para financiar o trabalho no resto da região.

Embora o número de Adventistas seja alto, em muitas destas ilhas, as igrejas têm poucos recursos. Os monitores e as crianças não têm trimensários, flanelógrafos nem ilustrações para a Escola Sabatina.

A Divisão do Sul do Pacífico está a preparar quadros com ilustrações coloridas das lições da Escola Sabatina, para ajudar as crianças a compreender e a aprender as lições da Bíblia.

O Colégio Fulton é uma das três escolas Adventistas com nível universitário na Divisão do Sul do Pacífico. Construída num terreno alugado a um grupo tribal de Fidji, a escola viu-se recentemente obrigada a mudar-se. A Divisão já encontrou um terreno adequado para construir um novo campus, de onde não terão de ser forçados a sair.

Este trimestre poderemos ajudar esta Divisão a dar formação aos seus jovens para que possam alcançar ainda mais pessoas para Cristo, ao darmos uma generosa Oferta no Décimo Terceiro Sábado.

As Oportunidades: As ofertas do Décimo Terceiro Sábado deste trimestre ajudarão a:


  • Providenciar um novo campus para o Colégio Fulton, nas ilhas Fidji, que abrange os países das ilhas orientais e

  • prover flanelógrafos para apoiar a Escola Sabatina Infantil da Divisão do Sul do Pacífico.



Para mais informações

O DVD das Missões Adventistas, produzido pelo Gabinete da Conferência Geral para as Missões, tem uma série de pequenos filmes de dez minutos que focam os diferentes projectos e histórias missionárias da Divisão do Sul do Pacífico, bem como outras actividades à volta do mundo. Para mais informações sobre projectos passados, presentes e futuros, ou para fazer download do Boletim Missionário actual, visite o sítio: www.adventistas.org.pt/evangelismo



* * *

Nota: Estude bem a história, para a contar de forma dinâmica e entusiástica. Antes de relatar a história missionária, faça uma breve introdução, para situar as crianças quanto à Divisão a ser beneficiada com as nossas ofertas, este trimestre, e os seus respectivos projectos. Veja, com antecedência, junto da direcção da Escola Sabatina da sua igreja, se é possível apresentar o vídeo disponibilizado para cada igreja, contendo imagens e testemunhos relativos aos projectos missionários deste trimestre. Procure tornar a apresentação o mais interessante possível! É importante que as nossas crianças e também as visitas compreendam que somos uma Igreja Mundial, interessada em ajudar, evangelizar e salvar.

A Nanda e o Dido de Fidji
1º MÊS
Esta é a Nanda e este é o Dido, o seu maninho.

Esta é a Mamã e este é o Papá.

A Nanda e o Dido vivem nesta casa, numa grande ilha chamada Fidji.

(Explicar o que é uma ilha.)

Jesus gosta muito desta família, mas eles não sabem quem é Jesus.

As nossas ofertinhas vão ajudar para que um pastor missionário viaje até às ilhas Fidji para ensinar muitas pessoas que ainda não têm uma Bíblia e não sabem nada sobre Jesus.

Algum missionário vai ensinar as crianças de Fidji a cantar assim:
Se na família está Jesus, é feliz o lar

É feliz o lar, é feliz o lar.

Se na família está Jesus, é feliz o lar

É feliz o lar.
(Cante, também: Se com a Nanda... Se com o Dido... Se com o papá... Se com a mamã... etc...)

2º MÊS
Esta é a Nanda e este é o Dido, o seu maninho.

Esta é a Mamã e este é o Papá.

A Nanda e o Dido vivem nesta casa, numa grande ilha chamada Fidji. (Explicar o que é uma ilha.)
(Cada Sábado, poderá falar e mostrar figuras de algum animal típico da Austrália.)
A lado da casa desta família há uma grande árvore-garrafa. Ela tem esse nome porque o seu tronco é do feitio de uma garrafa.

Mas vocês sabiam que nesta árvore vive um passarinho muito engraçado – é o kookaburra. Este passarinho tem uma forma diferente de cantar e de chamar os outros membros da sua família. O kookaburra solta um grito rouco que é logo repetido em coro pelos outros kookaburras. Faz lembrar o som de uma boa gargalhada (dar uma risada).

Ali perto da casa da Nanda e do Dido vive uma outra família de passarinhos. É a família do quivi. Mas eles não fazem o seu ninho nas árvores. Eles fazem um buraco no chão e ali dormem durante todo o dia. Depois, à noite, eles saem da sua casinha e vão procurar comida e brincar.

Um pouco mais distante da casa da Nanda e do Dido, mais para dentro da floresta, vive uma outra família de animais, muito engraçados – são os cangurus.

A mamã canguru tem uma bolsa na barriga para carregar os seus filhotes, quando ainda são muito bebés. O bebé canguru, logo que nasce, é só deste tamanho (mostre com os seus dedos cerca de dois centímetros). E a bolsa da mamã canguru é um lugar bem seguro para o bebé canguru. É ali que ele come e dorme sempre quentinho e confortável, enquanto a mamã salta pra lá e pra cá nos campos.

Há um outro animalzinho que vive nas árvores, ao pé da casa da Nanda e do Dido. É o koala, um ursinho bem engraçado. Ele come essencialmente folhas de eucalipto. É um ursinho que se move bem devagar e raramente desce das árvores. O koala só bebe água quando está doente ou com muito calor. A mamã coala cuida muito bem dos seus filhotes, mas quando eles se portam mal, põem-nos sobre os seus joelhos e dão-lhes umas palmadas no traseiro.

A Nanda, o Dido e a sua família não sabem que Jesus fez... (os passarinhos, as flores, os animais, as pessoas, etc.).

As nossas ofertinhas vão ajudar para que um pastor missionário viaje até à Austrália para ensinar muitas pessoas que ainda não têm uma Bíblia e nunca ouviram falar de Jesus.

Algum missionário vai ensinar as crianças da Austrália a cantar assim:
Quem fez o canguru? Bem sei que não fui eu.

Quem fez o canguru? Foi o nosso Pai do Céu.

(Cantar também sobre o kookaburra, o quivi, o coala, a árvore garrafa, etc..)



3º MÊS
Esta é a Nanda e este é o Dido, o seu maninho.

Esta é a Mamã e este é o Papá.

A Nanda e o Dido vivem nesta casa, numa grande ilha chamada Fidji.

(Explicar o que é uma ilha.)

A Nanda e o Dido gostam de comer “kau”, que a mamã prepara muito bem.

Vocês sabem o que é “kau”?

“Kau” são batatas-doces!

A família da Nanda e do Dido gostam de comer banana e ananás que o papá cultiva no terreno à volta da sua casa.

A Nanda e o Dido não sabem que Jesus fez as frutas, os vegetais e as flores.

É por isso que as nossas ofertinhas vão ajudar a enviar um pastor missionário até às Ilhas Fidji de modo que possa pregar sobre o amor de Deus a muitas pessoas que ainda não conhecem Jesus.

Algum missionário vai poder ensinar a Nanda e o Dido a cantar assim:
Eu gosto da batata, tirada lá do pé

Jesus mandou mandou a chuva e o sol e assim a fez crescer.

Eu gosto do ananás, tirado lá do pé

Jesus mandou mandou a chuva e o sol e assim o fez crescer.

Eu gosto da banana, tirada lá do pé

Jesus mandou mandou a chuva e o sol e assim a fez crescer.
(Cante com outras frutas.)
A Nanda e o Dido, bem como muitas crianças de Fidji, não sabem que Jesus vai voltar para nos levar para o Céu.

É por isso que as nossas ofertinhas vão ajudar a enviar um pastor missionário até às Ilhas Fidji de modo que os possa ensinar que Jesus é o nosso melhor amigo. Ele vai voltar em breve para nos levar para morar com Ele pra sempre, no Céu.

A Nanda e o Dido vão aprender a cantar assim:
Eu terei coroa quando for ao Céu

Quando for ao Céu, quando for ao Céu.

Eu terei coroa quando for ao Céu

Que prazer será!
Ou
Breve Jesus há-de vir lá do Céu

Buscar-nos para o Lar.

Devo estar pronto ao Jesus chegar

E assim vou para o lar.

Prezados amigos e colaboradores,


É com o sentimento que ainda estamos a andar algo devagar, em relação ao que desejávamos, que vos comunico a abertura dos recursos para directores locais dos Ministérios da Criança no sítio da Área Departamental da Família.

Este espaço é exclusivo para os directores locais, pastores e promotores bíblicos, unicamente porque gostaríamos que os materiais propostos fossem usados nos locais apropriados e por quem de direito.

Para este trimestre, foram preparados alguns materiais de apoio aos relatos missionários que nos levam até à Divisão do Sul do Pacífico.
Para se registarem devem seguir os seguintes passos:
1- Seleccionem o seguinte link: http://familia.adventistas.org.pt/mcrianca/registo/mc_prelogin.php

2- Em seguida vão aparecer duas caixas (Username e Password) na primeira escrevam “mcrianca” e na segunda “mc2009”.

3- Serão conduzidos para uma página de registo, que vos solicitará os dados pessoais como e-mail, uma nova password, nome e igreja.

4- Depois de se registarem, serão direccionados para a página inicial (http://familia.adventistas.org.pt/mcrianca), escolham “recursos” no menu e depois “recursos para directores”.

5- Façam o login com o endereço de e-mail e password que registaram e já está, podem seleccionar os ficheiros que desejam baixar.
Resta-nos solicitar que passem a informação aos responsáveis e colaboradores dos MC locais das vossas igrejas. Que nos façam chegar notícias do vosso trabalho com e em prol das crianças, os recursos que tenham construído ou encontrado. Logo que seja oportuno colocaremos online para podermos partilhar experiências, e assim, crescermos em conjunto.
Desejamos as bênçãos de Deus para o vosso trabalho!

Samuel de Abreu

Director Associado



Área Departamental da Família para os Ministérios da Criança




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal