Dna sistema Hércules de Educação



Baixar 31.22 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho31.22 Kb.

Data

___/___/2015




DNA - Sistema Hércules de Educação

colegiodna2011@hotmail.com


Série:

Turma: U











Professor:

Disciplina:

Estudante:
Lista do Dia

  1. O sismograma apresentado na figura a seguir representa os dados obtidos durante um terremoto ocorrido na divisa entre dois países da América do Sul, em 1997.

A distância entre o epicentro e a estação sismográfica é de aproximadamente 1900 km. Na figura tem-se o sismograma, em que o rótulo P são para as ondas sísmicas longitudinais, enquanto o rótulo S designa as ondas sísmicas transversais. Com base no exposto, conclui-se que as velocidades aproximadas das ondas P e S em m/s e a causa desse fenômeno são, respectivamente,

a) 8500, 4500 e movimento de ascendência das correntes de convecção.

b) 8500, 4500 e convergência das placas tectônicas.

c) 7600, 4200 e convergência das placas tectônicas.

d) 7600, 4200 e divergência das placas tectônicas.

e) 7600, 4500 e convergência das placas tectônicas.


  1. Em uma estrada retilínea, um automóvel de 3 m de comprimento e velocidade constante de 90 km/h, alcança uma carreta de 15 m de comprimento e velocidade, também constante, de 72 km/h. O sentido do movimento da carreta é o mesmo que o do carro. A distância percorrida pelo automóvel para ultrapassar completamente a carreta é de:

a) 40 m

b) 55 m


c) 75 m

d) 90 m


e) 100 m.

  1. A figura abaixo representa uma piscina completamente cheia de água, cuja forma é um prisma hexagonal regular.

Admita que:

– A, B, C e D representam vértices desse prisma;

– o volume da piscina é igual a 450 m3 e .

– um atleta nada, em linha reta, do ponto A até o ponto médio da aresta, utilizando apenas glicose como fonte de energia para seus músculos.

A velocidade média do atleta no percurso definido foi igual a 1,0 m/s. O intervalo de tempo, em segundos, gasto nesse percurso equivale a cerca de:

a) 12,2

b) 14,4


c) 16,2

d) 18,1



  1. Um móvel percorre um segmento A→B de uma trajetória, com velocidade escalar constante e igual a v. Em seguida, retorna pelo mesmo trecho (sentido B→A) com velocidade escalar constante e igual a 2v. Assim, a velocidade escalar média, considerando a ida e o retorno, é igual a:



  1. 3/2 v

  2. ¾ v

  3. 4/3 v

  4. 2/3 v

  5. 3 v




  1. Em um terremoto, são geradas ondas S (transversais) e P (longitudinais) que se propagam a partir do foco do terremoto. As ondas S se deslocam através da Terra mais lentamente do que as ondas P. Sendo a velocidade das ondas S da ordem de 3 km/s e a das ondas P da ordem de 5 km/s através do granito, um sismógrafo registra as ondas P e S de um terremoto. As primeiras ondas P chegam 2,0 minutos antes das primeiras ondas S. Se as ondas se propagaram em linha reta, a que distância ocorreu o terremoto?

a) 600 km

b) 240 km

c) 15 km

d) 900 km


6. Em relação ao momento em que homens e mulheres se colocaram como seres históricos no mundo, é correto afirmar:

a) A invenção da escrita, da roda, do fogo é o que caracteriza os povos, considerados com história, que se estabeleceram às margens do rio Nilo, há milhões de anos.

b) A história da humanidade teve início na região conhecida na Antigüidade por Mesopotâmia, quando se inventou a escrita.

c) As pesquisas arqueológicas vêm apontando que a história humana teve início há um milhão de anos, em várias regiões do globo terrestre, simultaneamente.

d) Entre 4 e 6 milhões de anos atrás, surgiram na África os primeiros antepassados do ser humano com os quais teve início a história da humanidade.

e) O elemento preponderante no reconhecimento dos homens e mulheres como seres históricos é a invenção da linguagem, há 2 milhões de anos, no continente europeu.


7. Faz muito tempo que o diálogo sobre a origem do homem vem revelando descobertas científicas e esclarecendo, mesmo que de maneira provisória, a expansão dos seres humanos pelo planeta terra. Descoberto há poucos anos, o 'Australopithecus garhi' é considerado:

a) um ancestral do homem que viveu entre quatro e três milhões de anos atrás.

b) o elo perdido entre o 'homo habilis' e o 'homo erectus'.

c) da espécie a que pertencia Lucy, o mais famoso dos antepassados da humanidade.

d) um hominídeo que viveu entre o 'Australopithecus aferensis' e os 'Homo habilis' e 'erectus'.

e) um ancestral do homem de cérebro menor e menos inteligência que os 'Australopithecus boisei' que viveram na África, há cerca de dois milhões de anos atrás.


8. A prática da agricultura e a criação de rebanhos implicaram alterações nas sociedades neolíticas.

Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, identifica-se, entre outras transformações, o(a)

a) desenvolvimento de Impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.

b) ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comércio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.

c) surgimento de uma prática política descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.

d) diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais.


9. Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.
I - As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.

II - Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o 'Homo Sapiens', existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.

III - As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente.  Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.
Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e IIl.


10. Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.

a) A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História.

b) Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita.

c) Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História.

d) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.

e) Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.


11. São dados os conjuntos:

A = {xIN / x é ímpar},

B = {xZ / – 3 ≤ x < 4},

C = {xΖ / x < 6}.

Calcule:

a) A =


b) B =

c) C =


d) (A∩B) (B∩C) =

e) (A∩ C) B =


12. Observe o diagrama e responda:


Quais os elementos dos conjuntos abaixo:

a) A =


b) B =

c) C =


d) (A∩B) (B∩C) =

e) (A∩C)B


13. Se A = {2, 3, 5, 6, 7, 8}, B = {1, 2, 3, 6, 8} C = {1, 4, 6, 8}, então:

a) (A – B) ∩ C = {1, 2}

b) (B – A) ∩ C = {1}

c) (A – B) ∩ C = {1}

d) (B – A) ∩ C = {2}

e) n.d.a
14. Se A = {x / x é número ímpar e 0 < x < 10}, B = {x / x é divisor de 24} e C = {x / x é um número par e 2< x < 13}, determine:







15. Dados A = {1, 2, 3}, B = {1, 2, 3, 4} e C = {2, 3, 4, 5}, calcule:

a)

b)

c)




Para quem faz DNA, a seleção é natural!




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal