Do movimento brasil competitivo



Baixar 32.27 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho32.27 Kb.


ATA DA 13ª REUNIÃO DO CONSELHO SUPERIOR

DO MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO

Data: 28 de julho de 2004
Local: Hotel Blue Tree Park – SHTN Trecho 01, conjunto 1B, bloco C -

Brasília - DF.



Conselheiros: Adelmar de Miranda Torres – Casa Civil da Presidência da República; Marcelo de Carvalho Lopes – Ministério da Ciência e Tecnologia; Luiz Fernando Furlan – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Elvio Lima Gaspar – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Jorge Gerdau Johannpeter – Gerdau S/A; Sergio Foguel – Odebrecht S/A; Guilherme Bettencourt – Xérox Comércio e Indústria Ltda; Carlos Alberto Sicupira – GP Investimentos; Edson Vaz Musa – Fundação para o Prêmio Nacional de Qualidade.

Convidados: Marcos Otávio Bezerra Prates - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Lélio Fellows – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE; Fernando Mattos – Diretor-Presidente do MBC e Cláudio Gastal - Diretor do MBC, Rose Orth – Coordenadora Administrativa do MBC
Observada a existência de quorum, o Presidente do Conselho iniciou a reunião e confirmou com os presentes a pauta constante na convocação, e sugeriu a seguinte alteração na ordem de discussão dos temas:


  1. Aprovação da ata anterior;

  2. Relato dos Grupos de Trabalho;

  3. Apresentação do Relatório Quadrimestral;

  4. Termo de Parceria entre MDIC e MBC, para realização da Bienal do Design;

  5. Apresentações:

5.1 Apresentação do Núcleo de Assuntos Estratégicos;

5.2 Apresentação do Programa de Competitividade do Setor do Turismo;

5.3 Apresentação da Rede Brasil de Tecnologia;

6 Assuntos Gerais.


Assim foi aceita, discutida e decidida a presente pauta:



1. Abertura e aprovação da ata anterior
O Presidente do Conselho Superior do MBC, Dr. Jorge Gerdau Johannpeter, fez a abertura da reunião agradecendo a presença de todos e ressaltou a abrangência e importância do I Seminário Nacional dos Programas Estaduais de Qualidade, Produtividade e Competitividade, que está sendo realizado com a presença de 93 pessoas, representando 24 estados.

Foi colocada em discussão a ata da 12 ª Reunião do Conselho Superior. Não havendo discordância com o conteúdo da ata, a mesma foi aprovada sem ressalvas.



2. Relato dos Grupos de Trabalho
O Presidente do Conselho Superior do MBC, Sr. Jorge Gerdau Johannpetter passou a palavra ao Diretor-Presidente do MBC, Sr. José Fernando Mattos. Este iniciou imediatamente a apresentação dos resultados e encaminhamentos dos grupos de trabalho do Conselho Superior, conforme segue:


2.1. Grupo de Trabalho “SUCESSÃO”

Foi comunicado que o Conselheiro Elcio de Lucca, responsável por este grupo, esteve reunido com o Diretor-Presidente do MBC, Sr. Fernando Mattos e definiu o seguinte encaminhamento para tratar o tema:




  • Foi encaminhada uma correspondência eletrônica aos Conselheiros, para que sugerissem a melhor forma de encaminhamento e suas opiniões;

  • Será realizada uma reunião presencial para deliberações, que serão encaminhadas a todos os membros do Conselho.

2.2. Grupo de Trabalho “ASSOCIADOS E COMUNICAÇÃO”


Este grupo de trabalho, liderado pelo Conselheiro Sr. Jorge Gerdau Johannpeter, reuniu-se no dia 26 de maio, em Brasília. A partir da apresentação da situação e comportamento do quadro de associados do MBC, deliberou o seguinte encaminhamento:




  • necessidade de aperfeiçoamento do sistema de comunicação com os associados;

  • desenvolver um trabalho que aumente a visibilidade do MBC;

  • Avaliar a amplitude dos projetos do MBC. Foi sugerido definição de um foco mais claro de atuação. Esta deliberação deverá ser encaminhada ao grupo que está discutindo o Mapa Estratégico do MBC;

  • Desenvolvimento de uma estratégia de captação de associados.

A Diretoria comunicou que para atender a estas demandas, foi criada a Coordenação de Relacionamento Institucional, com o objetivo de operacionalizar, de maneira mais eficiente, os temas de associados e comunicação.


2.3. Grupo de Trabalho – “MAPA ESTRATÉGICO – BSC”

Este grupo, liderado pelo Presidente do ConPI, Sr. Eduardo Guaragna, reuniu-se em 13 de julho de 2004, com o objetivo de analisar, avaliar e adequar o mapa estratégico do MBC, para o período de 2005 e 2006.

Conforme apresentado no material disponibilizado para a reunião do Conselho, o Mapa sugerido pelo grupo de trabalho, concentra as ações do Movimento nos temas de Excelência em Gestão e Inovação. Neste ponto o conselheiro, Sr. Edson Vaz Musa, sugeriu a incorporação do tema Benchmarking. A sugestão foi aceita e incorporada no Mapa.

Outro ponto analisado pelo Grupo de Trabalho, refere-se à definição clara dos clientes do MBC. Ficou definido que os clientes do MBC, são agrupamentos de organizações. Estes grupos de clientes estão evidenciados no mapa, através dos Programas Estaduais e Setoriais de Qualidade, Produtividade e Competitividade; Programas e Ações do Setor Público, Arranjos Produtivos Locais e a Sociedade, como formadora de opinião.

O Conselho acatou a sugestão do novo Mapa e aprovou como sendo o Mapa para os próximos 2 anos.

O Grupo de Trabalho analisou, também, o portfólio de projetos do MBC e sugeriu que o MBC mantivesse o seguinte grupo de projetos:

Tema Inovação – Mobilizar para Inovar;

Ação Fortalecimento de Programas Estaduais de Qualidade, Produtividade e Competitividade – Rede Brasil +;

Tema Benchmarking – Índice de Competitividade Estadual, Índice de Competitividade do WEF e projeto de Benchmarking Setorial, a ser construído;

Tema Gestão – Conclusão do Plano Brasileiro de Normalização e Projeto Brasil Premium.

Portanto, a partir desta sugestão, o MBC terá o seu portfólio de projetos na seguinte situação:
- Projeto Mobilizar para Inovar - Atuar na renovação do projeto junto ao MCT;

- Projeto Rede Brasil + - Atuar na renovação do projeto junto ao Sebrae Nacional;

- Projeto Competitividade Sistêmica Regional - ICE - Índice de Competitividade Estadual - Executá-lo;

- Projeto Competitividade Sistêmica Nacional – Executá-lo;

- Projeto Plano Brasileiro de Normalização – Finalizá-lo;

- Projeto de Benchmarking Setorial – Elaborar uma proposta;

- Projeto Brasil Premium – Solicitar posicionamento do MDIC, quanto sua continuidade


3. Relatórios Quadrimestrais

Conforme definido em estatuto, a Diretoria do MBC apresentou o relatório quadrimestral (janeiro a abril) para o Conselho Superior, bem como os respectivos.

O Conselho Superior sugeriu que a partir da próxima reunião sejam apresentados os documentos contábeis até o momento da reunião, permitindo com isto uma melhor análise pelo Conselho.

Analisados os documentos e as situações dos projetos, estes foram aprovados.




4. Termo de Parceria MDIC e MBC, para Realização da Bienal Brasileira de Design e Inovação

O Exmo. Ministro de Estado Luiz Fernando Furlan apresentou o projeto da Bienal Brasileira de Design e destacou a importância da participação do MBC como entidade organizadora, juntamente com o Ministério, devido à representatividade do Movimento.

Os demais Conselheiros analisaram a proposta e concluíram que a participação do MBC na organização da Bienal está de acordo com a proposta do Mapa Estratégico, referente ao tema Design e Inovação e aprovou a inserção do Projeto da Bienal no portfólio de Projetos do Movimento.

5. Apresentações

5.1. Núcleo de Assuntos Estratégicos – Secretaria de Comunicação da Presidência da República
O Sr. Lélio Fellows, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE, apresentou o projeto Brasil 3 Tempos que está sendo desenvolvido pelo Governo Federal. Após a apresentação e um longo debate, o Conselho Superior do MBC aprovou a participação do Movimento no apoio ao CGEE quando formalmente solicitado.

5.2. Programa de Competitividade no Setor do Turismo
O Conselheiro Sergio Foguel apresentou o projeto de competitividade no setor do turismo, destacando a importância deste projeto para o setor, especificamente, e para a economia brasileira como um todo. Sugeriu e solicitou a contribuição do Movimento Brasil Competitivo com o projeto. Após debates entre os conselheiros, o Presidente do Conselho Superior, Sr. Jorge Gerdau Johannpeter destacou a importância do papel do Sr. Sergio Foguel no desenvolvimento de tais iniciativas e seu papel no MBC. Na oportunidade foi comunicado que o Conselheiro Foguel estaria se desligando do Conselho do MBC e que em seu lugar estaria participando o Sr. José de Freitas Mascarenhas, como representante da Odebrecht S/A.

O Conselheiro Sr. Jorge Gerdau Johannpeter destacou a importância do Conselheiro Sr. Sergio Foguel para a construção do movimento e agradeceu em nome de todos, concedendo-lhe uma placa de agradecimento pela participação no Conselho Superior.



5.3. Rede Brasil de Tecnologia
O Conselheiro Sr. Marcelo Lopes, representante do MCT, apresentou o projeto que está sendo desenvolvido pelo Ministério, denominado Rede Brasil de Tecnologia e os resultados já alcançados. Os Conselheiros destacaram a importância de um projeto como este e parabenizaram o Ministério. Ficou deliberado que o MBC participará do projeto naquilo que o MCT entender adequado.


6. Assuntos Gerais
Nos assuntos gerais foram discutidos três temas:
6.1 Projeto Choque de Gestão – O Conselheiro Sr. Carlos Alberto da Veiga Sicupira apresentou o projeto Choque de Gestão que está sendo desenvolvido em Minas Gerais, com a participação de empresas e solicitou ao Conselho que aprovasse a participação do MBC no projeto, assumindo a função de coordenação do projeto.

Com base no mapa estratégico do MBC, os Conselheiros aprovaram o projeto e autorizaram a Diretoria a iniciar as tratativas legais necessárias para a execução.


6.2 Agenda de Eventos – Foi apresentada a agenda de eventos e reuniões dos próximos meses e destacada a necessidade de participação dos Conselheiros nos eventos de setembro no Rio de Janeiro e de novembro em São Paulo, o II Congresso Internacional Brasil Competitivo.
6.3 Artigos dos Comitês – Foram distribuídos pela Diretoria, os textos gerados pelos Comitês Temáticos do MBC, para serem analisados. Ficou decidido que os Conselheiros iriam se posicionar quanto aos textos até a próxima reunião do Conselho Superior, para que então possam ser aprovados e editados oficialmente.
Brasília, 28 de julho de 2004.
_________________________

Jorge Gerdau Johannpeter

Presidente do Conselho Superior
________________________

José Fernando Mattos



Diretor-Presidente

/


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal