Dois povos, duas igrejas, com origem na mesma luz divina, mas com práticas diferentes



Baixar 0.71 Mb.
Página1/7
Encontro07.08.2016
Tamanho0.71 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7






DOIS POVOS, DUAS IGREJAS, COM ORIGEM NA MESMA LUZ DIVINA, MAS COM PRÁTICAS DIFERENTES

E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao SENHOR. E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. (Gênesis 25:21-23)
ADVENTISTAS DO 7º DIA APOSTATADOS (IASD e Igrejas Adventistas Congéneres)

«Nas igrejas [adventistas do sétimo dia] deverá haver admirável manifestação do poder de Deus, mas ela não influirá sobre os que não se têm humilhado diante do Senhor, abrindo a porta do coração pela confissão e arrependimento. Na manifestação desse poder que ilumina a Terra com a glória de Deus, eles só verão alguma coisa que, em sua cegueira, consideram perigosa, alguma coisa que despertará os seus receios, e se disporão a resistir-lhe. Visto que o Senhor não age de acordo com suas idéias e expectativas, eles combaterão a obra. "Por que – dizem eles - não reconhece-ríamos o Espírito de Deus, se temos estado na obra por tantos anos?"»



Livro: “Eventos Finais”; pág. 180; 3º parágrafo; subtítulo: Muitos Adventistas tomam Posição Contra a Luz.
ADVENTISTAS DO 7º DIA REMANESCENTES (CRASDT)

«O mesmo espírito despótico que noutras eras tramou contra os fiéis há de tentar extirpar da face da Terra os que temem a Deus e obedecem à Sua lei. ... A riqueza, o génio e a educação hão de aliar-se a fim de cobri-los de ignomínia. Magistrados perseguidores, ministros e membros de igreja, hão de conspirar com eles. De viva voz e com a pena, com ameaça, escárnio e zombaria, hão de tentar derrotar a sua fé. Tempo virá em que, por defendermos a verdade bíblica, seremos considerados traidores. Os que honram o sábado bíblico serão denunciados como inimigos da lei e da ordem, como que a derribar as restrições morais da sociedade, causando anarquia e corrupção, e atraindo os juízos de Deus sobre a Terra. Declarar-se-á que seus conscienciosos escrúpulos são teimosia, obstinação e desdém à autoridade. Serão acusados de deslealdade para com o governo. Todo o que nesse dia mau se dispuser a servir a Deus com destemor, segundo os ditames de sua consciência, necessitará de coragem, firmeza e do conhecimento de Deus e Sua palavra; pois os que forem fiéis a Deus serão perseguidos, seus motivos impugnados, desvirtuados seus melhores esforços e seus nomes repudiados como um mal.»



Livro: “Eventos Finais”; págs. 127-128; 4º a 3º parágrafos; subtítulo: Os Adventistas Serão Tratados com Desprezo.
Para entenderes o tema, fixa a tua atenção somente nas partes coloridas e sublinhadas. Nessas partes se concentram os pontos altos do tema que a cada pergunta interessam, conforme está escrito em Isaías 28:10
Nome do Estudante deste Tema:
_________________________________________________________________________
Data do Início do Estudo: ______/______/______ Data do Término do Estudo: ______/______/______
(todos os Livros referidos neste tema foram escritos pela Profetisa e Fundadora dos Adventistas do 7º Dia, a Senhora Ellen White; os parágrafos de cada passagem contam-se nas páginas inteiras e não só a partir dos subtítulos, como na maioria dos outros temas da CRASDT)

1ª Lição

Israel, único povo de DEUS


  1. Pergunta: Que povo, no passado, DEUS escolheu como Seu?

Resposta (Bíblia Sagrada): O Povo de Israel.
E dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que escolhi a Israel, levantei a minha mão para a descendência da casa de Jacó, e me dei a conhecer a eles na terra do Egito, e levantei a minha mão para eles, dizendo: Eu sou o SENHOR vosso Deus; (Ezequiel 20:5)

Observaste que DEUS, no passado, escolheu a Israel como Seu Povo? Sim ___. Não ___.


  1. Pergunta: Quem hoje é tido, por DEUS, como sendo o Israel moderno?

Resposta (Testemunhos de Ellen White): A Igreja Adventista do 7º Dia.
«Os adventistas do sétimo dia foram escolhidos por Deus como um povo peculiar, separado do mundo. Com a grande talhadeira da verdade Ele os cortou da pedreira do mundo, e os ligou a Si. Tornou-os representantes Seus, e os chamou para serem embaixadores Seus na derradeira obra de salvação. O maior tesouro da verdade já confiado a mortais, as mais solenes e terríveis advertências que Deus já enviou aos homens, foram confiadas a este povo, a fim de serem transmitidas ao mundo.»

Livro: “Eventos Finais”; pág. 41; 2º parágrafo; subtítulo: A Missão Especial dos Adventistas do Sétimo Dia.
«Somos contados como Israel. Todas as instruções dadas aos israelitas de outrora, relativamente à educação e preparo de seus filhos, todas as promessas de bênçãos mediante a obediência, dirigem-se a nós.»

Livro: “A Ciência do Bom Viver”; pág. 405; 1º parágrafo; subtítulo: A Verdadeira Educação é Um Ensino.
Observaste que DEUS escolheu os Adventistas do 7º Dia, para serem o Seu Povo, ligando-os (unindo-os) a Si (a ELE DEUS)? Sim ___. Não ___.

Observaste que actualmente DEUS conta a Igreja Adventista do 7º Dia, como sendo o Israel dos tempos modernos? Sim ___. Não ___.


  1. Pergunta: Quantos povos, no passado, DEUS escolheu para serem Seus?

Resposta (Bíblia Sagrada): Só o Povo de Israel e mais nenhum.
Porque és povo santo ao SENHOR teu Deus; e o SENHOR te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo. (Deuteronômio 14:2)

Porque povo santo és ao SENHOR teu Deus; o SENHOR teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra. (Deuteronômio 7:6)

Observaste que DEUS, no passado, escolheu a Israel como Seu Próprio (Único) e Especial Povo, dentre todos os povos que haviam sobre a face da terra? Sim ___. Não ___.


  1. Pergunta: Existe actualmente alguma outra igreja que tenha sido escolhida por DEUS, como sendo o Israel de hoje em dia?

Resposta (Testemunhos de Ellen White): Não, não existe.
«DEUS tem na Terra uma igreja que está erguendo a lei pisada a pés, e apresentando aos homens o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. ... No mundo só existe uma igreja que presentemente se acha na brecha, tapando o muro e restaurando os lugares assolados. ...»

Livro: “Eventos Finais”; pág. 39; 1º e 2º parágrafos; subtítulo: O Povo de Deus Guarda os Seus Mandamentos.
Observaste que DEUS escolheu somente a Igreja Adventista do 7º Dia, como sua Única Igreja, em todo o mundo? Sim ___. Não ___.


2ª Lição

Israel, portador da Luz Divina


  1. Pergunta: No passado, como era Israel, em termos de Sabedoria e Conhecimento da Lei Divina?

Resposta (Bíblia Sagrada): Era um povo cheio de Conhecimento da Lei Divina, não havendo nenhum outro povo como ele, em termos de Sabedoria da Lei Divina.
E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo. (Neemias 9:14)

E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar. (Neemias 8:7) E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do SENHOR; e foram a todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo. (II Crônicas 17:9)

Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. (Romanos 3:1-2) E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós? (Deuteronômio 4:8)
Observaste que DEUS, no passado, deu a conhecer a Israel o Seu Santo Sábado, os Seus Preceitos, os Seus Estatutos e a Sua Lei, por intermédio do profeta Moisés, Seu servo, e que a Lei Divina era ensinada pelos levitas, ao povo, em todas as cidades de Israel? Sim ___. Não ___.
Observaste ainda que Israel foi o primeiro povo da terra a ser contemplado com a Luz Divina, e que nenhuma outra nação em toda a terra tinha o conhecimento perfeito da Lei de DEUS, senão apenas eles? Sim ___. Não ___.


  1. Pergunta: Como é o Israel Moderno, em termos de Sabedoria e Conhecimento da Lei Divina?

Resposta (Testemunhos de Ellen White): É um povo cheio de Sabedoria e Conhecimento da Lei Divina, depositários da Lei Divina, Atalaias e Portadores da Luz de DEUS.
«O Senhor nos tornou os depositários de Sua lei; Ele confiou-nos a sagrada e eterna verdade, que deve ser transmitida a outros em fiéis advertências, repreensões e encorajamento. Os adventistas do sétimo dia foram escolhidos por Deus como um povo peculiar, separado do mundo. Com a grande talhadeira da verdade Ele os cortou da pedreira do mundo, e os ligou a Si. Tornou-os representantes Seus, e os chamou para serem embaixadores Seus na derradeira obra de salvação. O maior tesouro da verdade já confiado a mortais, as mais solenes e terríveis advertências que Deus já enviou aos homens, foram confiadas a este povo, a fim de serem transmitidas ao mundo. Em sentido especial foram os adventistas do sétimo dia postos no mundo como atalaias e portadores de luz. A eles foi confiada a última mensagem de advertência a um mundo a perecer. Sobre eles incide maravilhosa luz da Palavra de Deus. Confiou-se-lhes uma obra da mais solene importância: a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas. Nenhuma obra há de tão grande importância. Não devem eles permitir que nenhuma outra coisa lhes absorva a atenção.»

Livro: “Eventos Finais”; pág. 41; 1º a 3º parágrafos; subtítulo: A Missão Especial dos Adventistas do Sétimo Dia.
Observaste que, dentre todas as igrejas existentes, DEUS escolheu apenas os Adventistas do 7º Dia e lhes tornou os depositários da Sua Santa Lei? Sim ___. Não ___.
Observaste que o maior tesouro da Verdade já confiado aos homens, as mais solenes e terríveis advertências por DEUS já enviadas aos homens, foram confiadas aos Adventistas do 7º Dia? Sim ___. Não ___.
Observaste que os Adventistas do 7º Dia foram postos no mundo como Atalaias (vigias) de DEUS e Portadores da Luz Divina, sobre eles incidindo maravilhosa Luz da Palavra de DEUS? Sim ___. Não ___.

3ª Lição

Dois povos distintos, dentro de um


  1. Pergunta: Quantos tipos de povos espirituais existiam dentro do Israel Antigo?

Resposta (Bíblia Sagrada): Dois: os Justos (Fiéis) e os Ímpios (Infiéis).
E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. (Gênesis 25:23) E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. (Mateus 22:10) Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; (Romanos 9:6) Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. (João 13:11) Porque ímpios se acham entre o meu povo; andam espiando, como quem arma laços; põem armadilhas, com que prendem os homens. (Jeremias 5:26)
Observaste que dentro do Israel Antigo existiam dois povos distintos, tanto os israelitas maus (os que Transgrediam a Lei de DEUS) como os israelitas bons (os que Guardavam toda a Lei de DEUS), não sendo todos os que eram de Israel (os que pertenciam à nação de Israel), verdadeiros israelitas, mas havendo entre eles os que eram Falsos? Sim ___. Não ___.
Observaste ainda que nem todos os que pertenciam a Israel estavam limpos (puros, tinham abandonado o pecado), mas que ímpios se achavam dentro do povo de DEUS? Sim ___. Não ___.


  1. Pergunta: Quantos tipos de povos espirituais existem dentro do Israel Moderno?

Resposta (Testemunhos de Ellen White): Também dois: Justos (Fiéis) e Ímpios (Infiéis).
«Os que pela fé recebem a Cristo como seu Salvador pessoal não podem estar em harmonia com o mundo. Há duas classes distintas: Uma é leal a Deus, guardando os Seus mandamentos, enquanto a outra fala e age como o mundo, pondo de lado a Palavra de Deus, que é a verdade, e aceitando as palavras do apóstata, que rejeitou a Jesus.»

Livro: “Testemunho para Ministros”; págs. 138–139; 3º parágrafo; subtítulo: De que lado estais?.
Observaste que a profetisa Ellen White confirmou que existem duas classes distintas (diferentes) de israelitas modernos (hoje Adventistas do 7º Dia)? Sim ___. Não ___.
Observaste que uma dessas classes, a que é Fiel, caracteriza-se por Guardar todos os Mandamentos de DEUS? Sim ___. Não ___.
Observaste que a outra dessas classes, a que é Infiel, caracteriza-se por Falar e Agir como o mundo, pondo de lado a Palavra de DEUS (a Verdade), e aceitando as palavras do Apóstata (pastores corrompidos), o qual rejeitou a JESUS (rejeitou a Verdade)? Sim ___. Não ___.
«O Senhor virá em breve. Em toda igreja deve haver um processo tendente a aprimorar e joeirar, pois entre nós (Adventistas do 7º Dia) há homens perversos, que não amam a verdade nem honram a Deus.»

Livro: “Eventos Finais”; pág. 150; 2º parágrafo; subtítulo: A Palha é Separada do Trigo.
Observaste que a senhora Ellen White admitiu que dentro dos Adventistas do 7º Dia há homens perversos (maus, ímpios, orgulhosos, inimigos de DEUS), que não amam a Verdade (não amam a Palavra de DEUS, nem a Repreensão de DEUS) e nem honram a DEUS (não Lhe atribuem Glória nem Lhe reconhecem a Sua autoridade)? Sim ___. Não ___.
Observaste assim que nem todos os Adventistas do 7º Dia são Fiéis a DEUS, apesar de terem sido chamados por DEUS? Sim ___. Não ___.
Se há duas classes de Adventistas do 7º Dia, opostas entre si nas suas práticas diárias (uns são Fiéis a DEUS mas os outros pecam contra DEUS), entendes assim que há dois povos com o mesmo nome (Adventistas) e a mesma luz Divina, mas de práticas diferentes? Sim ___. Não ___.
4ª Lição

Dois israelitas: um só Verdadeiro


  1. Pergunta: Dos dois tipos de israelitas existentes, eram ambos Verdadeiros israelitas?

Resposta (Bíblia Sagrada): Não; um israelita era falso (aparente) mas o outro, verdadeiro.
Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. (Romanos 2:28-29)
Observaste que dentro de Israel, sempre existiu um judeu que era judeu exteriormente (na aparência), e só na carne (nos ritos e palavras) e um outro tipo de judeu que era judeu interiormente (no coração), no espírito (em toda a sua vivência prática)? Sim ___. Não ___.


  1. Pergunta: Todos os Adventistas do 7º Dia (judeus modernos) são verdadeiros israelitas?

Resposta (Testemunhos de Ellen White): Não; muitos não têm um raio de luz de CRISTO.
«Difícil é aos que se acham seguros em suas realizações, e que se acreditam ricos em conhecimento espiritual, receber a mensagem que declara acharem-se enganados e necessitados de todas as graças espirituais. O coração não santificado é "enganoso... mais do que todas as coisas, e perverso". Jer. 17:9. Vi que muitos se estão lisonjeando de ser bons cristãos, os quais não têm um raio de luz de Cristo. Não têm por si mesmos uma viva experiência na vida religiosa. Necessitam de profunda e completa obra de humilhação de si mesmos diante de Deus, antes de experimentarem sua verdadeira necessidade de diligente, perseverante esforço para obter as preciosas graças do Espírito.»

Livro: “Testemunhos Selectos”; Vol. I; pág. 328; 1º parágrafo; capítulo: A Igreja de Laodicéia.
Observaste que Ellen White afirmou que muitos que usam o nome de Adventistas do 7º Dia, são falsos, não tendo sequer um raio de Luz de CRISTO? Sim ___. Não ___.


  1. Pergunta: Existiam israelitas (judeus) que o eram somente de nome?

Resposta (Bíblia Sagrada): Existiam sim israelitas que o eram só de nome.
Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; (Romanos 9:6) Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? (Romanos 2:17,23) Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. (Apocalipse 3:9)
Observaste que no Antigo Israel, nem todos eram verdadeiros israelitas, existindo muitos que se apelidavam de judeus ao mesmo tempo que Transgrediam a Lei Divina, ou seja, diziam-se judeus sem o serem, mentindo e usurpando um nome que não era seu? Sim ___. Não ___.


  1. Pergunta: Existem Adventistas do 7º Dia (judeus modernos) que o são somente de nome?

Resposta (Testemunhos de Ellen White): Existem sim: os Adventistas Nominais.
«Vi que Deus tem filhos honestos entre os Adventistas Nominais e as igrejas caídas, e antes que as pragas sejam derramadas, pastores e povo serão chamados a sair dessas igrejas e alegremente receberão a verdade. Satanás sabe disso, e antes que o alto clamor da terceira mensagem angélica seja ouvido, ele suscitará um despertamento nessas corporações religiosas, a fim de que os que rejeitaram a verdade pensem que Deus está com eles. Ele espera enganar os honestos e levá-los a pensar que Deus ainda está trabalhando pelas igrejas. Mas a luz brilhará, e todos os honestos deixarão as igrejas caídas, e tomarão posição ao lado dos remanescentes.»



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal