Domingos Fossari na memória – a trajetória de um artista1



Baixar 15.57 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho15.57 Kb.
Domingos Fossari na memória – a trajetória de um artista1.

Sandra Makowiecky2

Luciane Ruschel Nascimento Garcez3

Participantes do Projeto “Academicismo e Modernismo em Santa Catarina”: Marina Rieck Borck 4,

Fernanda Maria Trentini Carneiro5; Giorgio Vicenzo Filomeno6.

Participantes do projeto “Corpus e opus: premeditações para uma história e teoria da pintura na

América Latina”: Rosangela Miranda Cherem7, Kamilla Nunes, Letícia Weiduschadt, Priscilla

Menezes, Maximilian Tommasi, Liliane Moreira Brignol 8

PALAVRAS-CHAVE: Domingos Fossari; caricaturista; desenhista.

RESUMO

Este artigo pretende dar uma visão geral da vida e da obra do artista gaúcho radicado em

Florianópolis, SC, Domingos Fossari. Traz uma breve biografia do referido artista, citando suas

principais exposições, publicações e algumas obras que imortalizaram este desenhista, pintor,

ilustrador e caricaturista que fez de seus trabalhos um legado para a ilha de Santa Catarina.

1 Vinculado ao Projeto de Pesquisa Academicismo e Modernismo em Santa Catarina, do Centro de

Artes/UDESC.

2 Orientadora, Professora do Departamento de História e Teoria da Arte do Centro de Artes/UDESC,

coordenadora do projeto de Academicismo e Modernismo em Santa Catarina. Email: sandra@udesc.br

3 Mestre pelo do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais, na linha de Teoria e História da Arte, do Centro de

Artes/UDESC, bolsista Capes/UDESC, sob a orientação de Sandra Makowiecky.

4 Acadêmica do Curso de Bacharelado em Artes Plásticas - Ceart/UDESC, bolsista PROBIC, UDESC.

5 Acadêmica do Curso de licenciatura em Artes Plásticas - Ceart/UDESC, bolsista FAPESC.

6 Acadêmico do Curso de Bacharelado em Artes Plásticas - Ceart/UDESC, bolsista PROBIC, UDESC.

7 Professora participante, do Departamento de Artes Plásticas e coordenadora do projeto de pesquisa “Corpus e

opus: premeditações para uma história e teoria da pintura na América Latina”.

8 Acadêmicas/os de Artes Plásticas, participantes do projeto Corpus e Opus: Priscilla Menezes, bolsista

PROBIC, Kamilla Nunes, Bolsista FAPESC; Letícia Weiduschadt, bolsista FAPESC, bolsista PROBIC,

Maximiliam, Bolsista PROBIC e Liliane Moreira Brignol, bolsista voluntária.
A obra de arte no limbo da memória – notas a partir da formação dos arquivo da pesquisa “Academicismo e Modernismo em Santa Catarina” 1
Sandra Makowiecky2, Giorgio Vicenzo Filomeno 3
Participantes do projeto “Academicismo e Modernismo em Santa catarina; Marina Rieck Borck 4, Fernanda Maria Trentini Carneiro5
Participantes do projeto “Corpus e opus: premeditações para uma história e teoria da pintura na América Latina”: Rosangela Miranda Cherem6, Kamilla Nunes, Letícia Weiduschadt, Priscilla Menezes, Maximilian Tommasi, Liliane Moreira Brignol 7
Palavras-chave: Santa Catarina; arquivos, memória.
Resumo: Esta pesquisa consiste numa catalogação da produção plástica realizada durante o período do "Academicismo e Modernismo em Santa Catarina". Todavia, já adiantamos que é impossível um resgate total da memória, pois ela opera selecionando aquilo que deseja. A produção catarinense do período é visitada e pesquisada nos museus, fundações, acervos, coleções de familiares para a catalogação que objetiva a produção de um CD-ROM contendo um arquivo digital apresentando os diversos artistas pesquisados, suas biografias e produção imagética catalogada. A intenção é que se consiga a propagação e perpetuação destas informações e imagens antes apenas pertencentes a poucos acervos dispersos, muitos dos quais inacessíveis ao grande público. Outros tantos se encontram desprovidos dos cuidados e manutenção necessários para a sua preservação, esquecidos no limbo de

onde aguardam resgate do status de desmerecedoras de olhares.

1Vinculado ao Projeto de Pesquisa Academicismo e Modernismo das Artes Plásticas em Santa Catarina – Centro de Artes – CEART/UDESC

2Orientadora, professora do Departamento de Artes Plásticas e Coordenadora do Projeto de Pesquisa

Academicismo e Modernismo em Santa Catarina. Email; sandra@udesc.br

3Acadêmico do Curso de Licenciatura em Artes Plásticas – CEART/UDESC, Bolsista PROBIC/UDESC, Participante da pesquisa SC.

4 Acadêmica do Curso de Bacharelado em Artes Plásticas - Ceart/UDESC, bolsista PROBIC, UDESC,

participante da pesquisa SC.

5 Acadêmica do Curso de licenciatura em Artes Plásticas - Ceart/UDESC, bolsista FAPESC, participante da pesquisa SC.

6 Professora participante, do Departamento de Artes Plásticas e Coordenadora do projeto de pesquisa “Corpus e opus: premeditações para uma história e teoria da pintura na América Latina”.



7 Acadêmicas/os do curso de artes plásticas participantes do projeto Corpus e Opus: Priscilla Menezes, bolsista PROBIC, Kamilla Nunes, Bolsista FAPESC; Letícia Weiduschadt, bolsista FAPESC, bolsista PROBIC, Maximiliam, Bolsista PROBIC e Liliane Moreira Brignol, bolsista voluntária.
Catálogo: arquivos -> portal antigo -> Seminario19 -> CEART
Seminario19 -> Eficiência autoritária: cultura política e desenvolvimento urbano. Florianópolis, 1968 19801
Seminario19 -> A história de santa catarina nos livros didáticos de história e a construçÃo do saber escolar – SÉculos XX e xxi1
Seminario19 -> Territórios de muitas escritas. Os arquivos pessoais dos irmãos boiteux/instituto histórico e geográfico de santa catarina/SÉculos XIX e xx” 1
CEART -> Permanência e deriva: o cais de Martinho de Haro
Seminario19 -> O brasil sonhado no canto de um povo: o Hino Nacional no imaginário republicano brasileiro (1900-1945) 1
Seminario19 -> Anexo j resumo
Seminario19 -> Experiências de separação matrimonial no Brasil
Seminario19 -> Protocolos de civilidades: Modelos de conduta pessoal e cívica em leituras escolares
Seminario19 -> Objetos da Escola: Cultura material da escola graduada (1870 – 1950)1


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal