Dos Estados Unidos, Julinho Mazzei comenta o álbum



Baixar 23.05 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho23.05 Kb.




DNA - Release

Mais pop que nunca, Wanessa lança o oitavo álbum, intitulado DNA que tem tudo para ser um dos mais badalados de sua carreira.  A começar pela produção do trabalho, assinada por Mister Jam, que teve toda a sua masterização no Sterling Sound, estúdio nova iorquino, mesmo de Lady Gaga, Britney Spears, Ke$ha, Rihanna, entre outros grandes nomes da pop music mundial.

Todos as músicas foram cuidadosamente selecionadas para o álbum, de acordo com pesquisas, tendências e o gosto pessoal de Wanessa.  Antes mesmo de seu lançamento, algumas faixas já divulgadas são presença constantes nas principais baladas do país, como “Falling For U”, “Worth It”, cujo clipe concorre ao Prêmio Multishow de Melhor Cantora, e “Stuck On Repeat”, remixada pelo TOP DJ Dave Audé – que já trabalhou com Lady Gaga e Rihanna – e foi elogiada pelo New York Post como “a música dance mais poderosa dos últimos tempos”, atingindo os primeiros lugares na Europa.

  Dos Estados Unidos, Julinho Mazzei comenta o álbum



 “Aloha!!

Fico muito feliz e honrado por ter recebido o convite para apresentar este novo trabalho da Wanessa .


E aqui vai um aviso: antes de você ouvir o disco, é bom você atar os cintos de segurança (bem apertados) porque a decolagem será poderosa. Seja bem-vindo ao “DNA”!!  É impossível ficar parado ao som dele. Confesso que quando ouvi pela primeira vez, levantei da cadeira e comecei a dançar.

Assim como milhares de fãs, venho acompanhando a carreira da Wanessa há muitos anos e sinto que agora ela começa um novo e importante capítulo na sua carreira. Wanessa conseguiu com “DNA” se transformar e evoluir de maneira muito criativa e bem original, melhor ainda, cercada e apoiada por profissionais muito competentes e consagrados no mercado musical, começando pela  impecável produção do Mister Jam (Fabianno Almeida).

Logo de cara, dá pra sentir claramente no disco um cuidado muito especial nos arranjos e na produção, que não deixa nada a desejar ao que está sendo feito pelos produtores mais renomados da Europa e Estados Unidos. Tanto é que rádios da Espanha, São Francisco e Nova Yorque já executam algumas faixas do disco. Os críticos internacionais também abraçaram este trabalho publicando artigos positivos como o New York Post, que mencionou a faixa “Stuck On Repeat” como “a música dance mais poderosa dos últimos tempos”.

“DNA” é um crossover exclusivo de ritmos e batidas, que vão do Pop-House ao Disco-Rock, do Dub-Step à mais pura batida Dance tradicional ‘pisteira’, tudo isso mesclado com uma sonoridade bem pop e up beat.


O disco traz também convidados muito especiais, incluindo a rapper americana BAM BAM, que chegou detonando e pedindo passagem na pista, o percurssionista Marcos Suzano, que trouxe uma tonalidade orgânica bem original e dinâmica aos ritmos, o violonista Sergio Knust, que adicionou um elemento acústico muito bonito com suas sensacionais guitarras flamencas, e Claudio Bezz, com sua guitarra que colocou muita energia na faixa “Rescue Mission”. O disco conta ainda com a participação mais do que especial do produtor Dave Audé trazendo um remix fantástico da música “Stuck On Repeat”.

 O álbum abre com a faixa “DNA”, que mostra uma tendência absoluta do pop internacional, trazendo uma mensagem bem forte e positiva. Mas antes de você escutar, aqui vai um outro aviso importante:  vista um capacete porque a paulada é forte e constante. Essa energia não para por aqui, logo na sequência temos uma Wanessa bem mais agressiva com o “Stuck On Repeat”, que traz uma timbragem super pop e pesada simplesmente impossível de ficar parado.

Outra música que me chamou muito atenção também foi a “Sticky Dough”, faixa carro-chefe do disco e que traz uma deliciosa salada de ritmos do funk carioca ao Dub Step, uma levada muito legal e que reina suprema na Europa atualmente. Nesta faixa, a rapper americana Bam Bam (rapper oficial da turnê 2011 do Snoopy Dog) traz um toque especial bem “sexy e naughty”. Uma delícia para dançar. Outros destaques deste disco com 15 faixas são “Falling For U” e “Worth It”, já conhecidas e muito bem recebidas pelo público.

Em minha longa trajetória como radialista e, posteriormente, como produtor musical, tive a oportunidade de trabalhar ao lado de muitos artistas consagrados e que, eventualmente, mudaram a história da música, artistas que se tornaram verdadeiros ícones e transformaram  gerações. Ao mesmo tempo, conheci outros que acabaram se tornando verdadeiras ‘estrelas cadentes’, isto é, aqueles que brilharam apenas por um pequeno espaço de tempo e logo desapareceram na escuridão. Na realidade, são poucos os artistas que pelo seu carisma, versatilidade, talento, criatividade, perseverança e ousadia conseguem se manter ‘vivos’ e atuantes no mercado trazendo  sempre uma imagem ‘cutting-edge’,  atual, interessante e inovadora. O caso da Wanessa vem provar justamente isso! 

“DNA” marca um capítulo importante nesta constante evolução musical de uma artista que vem a adicionar ainda mais abertura, respeito e credibilidade aos seus trabalhos.


Tenho certeza que este disco será um grande sucesso. Ele é, sem dúvida, uma forte decolagem para Wanessa rumo a novos e prósperos horizontes no Brasil e também no mercado internacional.
Apertem seus cintos de segurança!  A viagem será emocionante.” 
Julinho Mazzei, Julho de 2011. 

Mister Jam comenta Faixa a Faixa

1-DNA
A faixa que abre o álbum mostra logo de cara uma tendência absoluta no pop  internacional: a batida das pistas + melodias extremamente pop. Fala diretamente sobre identidade e traz uma mensagem de que não há como fugir de nosso verdadeiro eu, daqueles que realmente somos.


 
2-Stuck on Repeat

De refrão marcante e pegada forte, a faixa é impactante, com timbragem pop, mas pesada, com timbres de baterias eletrônicas power e abusando do efeito tune, mostra uma Wanessa mais agressiva do que habitualmente, em sua interpretação. A faixa foi uma das selecionadas para serem lançadas ano passado (2010) no MusicTicket+. Foi lançada em uma ação "DJs Only", voltada para a noite, em versões remix, em abril. Teve excelente desempenho e chegou a primeiro lugar nos charts GLS brasileiros, sendo elogiada até em nota do NY Times. 

3-Murder 
Faixa que segue a linha de Stuck On Repeat, com uma batida de pegada disco-rock.  O tema nos fala sobre crime passional e relações amorosas levadas ao extremo. Wanessa explora toda sua dramaticidade principalmente no especial.

4-Worth It

Também lançada ano passado pelo MusicTicket+ foi o segundo single produzido por Mister Jam para a Wanessa e traz uma sonoridade propositalmente "suja", opaca em seus timbres.
 
5-Sticky Dough

Uma das pérolas, esta faixa se destaca por trazer um crossover exclusivo de ritmos: Na mesma batida, durante a música pode-se identificar o funk carioca (tamborzão como é chamado), o Dub Step (tendência absoluta na Europa) e o house pop. Convidamos a rapper americana Bam-Bam para uma participação mais do que especial, pois ela agrega uma interpretação "safadinha" a essa faixa em seus inserts. Atualmente a rapper integra a trupe de Snoop Dog, e o acompanha em sua turnê mundial. Wanessa nos mostra uma interpretação de muita atitude. Quase foi "limada" do repertorio, pois sua demo não soava atual. Sugeri quebrarmos os padrões e fazer dela uma das mais originais do repertorio. Deu no que deu!


 
6-Get Loud!

Apresentei essa faixa a Wanessa logo nas primeiras semanas de gravação do álbum e ela disse que essa faixa tinha que ser dela de qualquer maneira! Mais uma vez aqui, o casamento entre o pop e a pista é harmonioso, trazendo um sabor muito atual em timbragem e sonoridades e quem ouviu garante: impossível não se contagiar com a pegada da faixa.

7-Falling For U

Em 2010 convidei a Wanessa para um projeto inusitado em sua carreira: gravar uma faixa dance pop, autoral meu, produção minha (Mister Jam) e conquistar de vez um publico que ela ainda não tinha: o publico das baladas, incluindo o GLS. Convite aceito, gravamos essa faixa e uma vez pronta, agradou não só aos DJs (a faixa foi #1 nos charts do segmento em 2010), mas acabou sendo incluída como tema de novela (Ti-Ti-Ti) da Rede Globo. Fez parte, ainda, do MusicTicket+ e foi com ela que Wanessa fez o "Show da Virada" da Globo. Um golaço, um hit mais que certeiro!

 8-Blow me away

Tempero latino e sensual nesta faixa, que conta com a participação mais do que luxuosa de Marcos Suzano (percussionista) que entre outras estrelas internacionais, já tocou até com Sting; E o violonista Sérgio Knust (Yahoo) nas guitarras flamencas.

9-Rescue Mission

Momento de descermos o bpm e começarmos a falar de amor, no álbum... Essa faixa nos fala dos esforços e do que somos capazes para mantermos um relacionamento amoroso que vale a pena. Guitarras de Cláudio Bezz e efeitos especiais podem ser ouvidos turbinando ainda mais faixa.


 
10-Tonight Forever

A mais "teen" do álbum, esta faixa é mega pop, redondinha, doce e mais uma romântica. Certamente fará a cabeça das menininhas apaixonadas!

11-High
Impressiona logo de cara, pois trata-se de uma elevação espiritual, tanto na melodia que nos faz viajar, quanto na letra mística. O arranjo não poderia ser diferente, um house "low bpm", mas compassado e muito balançado. As guitarras de Cláudio Bezz somadas aos pads e arpegiators dão um clima Brit Pop propositalmente inserido para imprimir um toque orgânico no resultado final. A interpretação da Wanessa é uma das mais densas do álbum.

12-It's over(Wanessa / Fabianno)

Um dia resolvemos não ter sessão de gravação de voz em estúdio. Decidimos compor para o CD uma música que fosse mais lenta, e Wanessa começou a me mostrar fragmentos de idéias que ela havia registrado ao piano. Eram pedaços soltos no ar e alguns não se completavam, mas realmente haviam alguns achados entre eles. Um dos melhores, trazia a melodia do início do refrão do que mais tarde seria "It´s Over". Era isso! Levei a sessão inteira com essa idéia para meu estúdio no Rio e duas semanas depois devolvi todo o "esqueleto" da melodia pronto para concluirmos a letra. Como o tempo era apertado, deixamos para decidir o que fazer na última sessão de voz. Sentamos lado a lado e escrevemos o resto da letra neste dia, tudo registrado pela equipe que filmava o making of das gravações naquela tarde. O resultado ficou realmente emocionante e a interpretação da Wanessa...épica! Em tempo: A faixa foi concebida para ser apenas voz e piano, mas após a mix final, Wanessa sentiu falta de uma "levada" marcada. Eu já estava nos Estados Unidos e pedi ao meu assistente e técnico responsável pelas mixagens do álbum, Paulo Jeveaux, que programasse uma sugestão. O resultado agradou em cheio!
 
13-Stuck on Repeat (Dave Audé Club Remix)

14-Worth It (Mister Jam Boomboxx Club Mix)

15-Blind Faith(Epílogue)(Wanessa / Fabianno)

Seria a introdução do álbum, mas acabou como um epílogo, pois realmente resume o conceito geral do trabalho. O texto com base cabalística foi escrito pela própria Wanessa em viagem ao Egito e fala sobre uma mulher que descobre o verdadeiro poder que tem de guiar seu destino. Originalmente seria declamado em cima de acordes interpretados pela artista, mas para dar segmento e manter a coerência com as demais faixas, compus um house "prog" em "low bpm" e editei a locução que havia sido feita em um take apenas. Já os efeitos de voz ouvidos nessa faixa foram feitos ao vivo, durante o take, enquanto Wanessa declamava.



Alessandra Azanha -Tel : + 55 11 3057-4068 Fax: + 55 11 2306-4068 Cel: + 55 11 8171-9789 Nextel: + 55 11 7833-9727 / ID 84*15841

 


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal