Economicamente



Baixar 9.53 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho9.53 Kb.
Portugal - início séc. XX

Economicamente:

Socialmente:

  • Elevada taxa de analfabetismo;

  • Muita pobreza;

  • Insatisfação e revolta;

  • Diminuição dos direitos fundamentais;

Politicamente:

A 1º tentativa de derrube da monarquia foi em 1801.

Explica, a situação de descrédito da Monarquia? As dificuldades da Monarquia foram aproveitadas pelo partido Republicano. Portugal atravessou um período de dificuldades instaurando um regime parlamentar.

Porque motivo se deu o regicídio? O regicídio deu-se quando João franco dissolveu as Cortes e assinou um decreto que permitia desterrar todos os considerados culpados de crimes políticos.

Identifica as forças intervenientes na implantação da república. As forças intervenientes na implantação da república foram os militares de baixa patente e civis armados organizados pela carbonária.

Comenta “ a aurora de 5 de Outubro de 1910” .este titulo fala-nos da evocação da vitoria da republica sobre a monarquia, ou seja, o derrube da Monarquia e a implantação da Republica.

Distingue Monarquia de república. Na monarquia o poder esta num só enquanto na republica o poder passou a ser partilhado e divido em três poderes: tribunais (poder judicial); congresso da republica, eleito por sufrágio direto (poder legislativo) e Presidente da Republica e Governo nomeado pelo presidente (poder executivo).

Comenta “ A constituição de 1911 estabeleceu um regime parlamentar”. A constituição estabeleceu um regime parlamentar em 1911, isto é, em que o poder legislativo se sobrepunha ao executivo. Assim os governos republicanos eram derrubados com frequência, pois o poder executivo dependia do legislativo e os governos precisavam do apoio da maioria parlamentar para se manter no poder.

Evolução da economia portuguesa durante a república. A evolução da economia tem vindo a recuperar, pois tomaram varias medidas para a recuperação de, no âmbito, da economia, da sociedade (direito á greve e o horário semanal de 48h), da instrução ( escolaridade obrigatória entre os 7 e os 10 anos, novas bibliotecas e Universidades), da cultura e da politica colonial.

A obra da república na educação. A 1º república estabeleceu a escolaridade obrigatória, desenvolvendo o ensino técnico, criando novas bibliotecas e universidades mas a taxa de analfabetismo pouco se alterou durante 1910 e 1927, devido a freguesias sem escolas, pouco desenvolvimento de escolas primárias como de professores.

Porque motivo os governos eram derrubados com frequência? A 1º república conheceu varias dificuldades, com efeito na vida politica e social, assim eram derrubados com maior frequência.

Identifica as razões da hostilidade dos monárquicos e católicos ao regime. As medidas tomadas pelos governos republicanos desagradaram aos católicos, monárquicos e classes médias, devido a separação do Estado e da Igreja e ao domínio da região a norte do rio Vouga.

Principais motivos das greves. As greves na 1ºrepublica devem-se a motivos salariais e horário de trabalho.

As classes médias estavam descontentes com a 1º Republica” As classes médias estavam descontentes durante a 1ºrepublica devido ao aumento do custo de vida, á perda do poder de compra e as constantes alterações de ordem pública.



Explica a degradação de vida durante a 1ºrepublica. A degradação das condições de vida durante a primeira república devem-se a falta de bens alimentares, á subida dos preços e ao aumento das rendas de casa e a desvalorização de moeda foram uma constante.

Situa no tempo a 1ºrepublica. 5 de Outubro de 1910.

Motivos para a queda da 1ºrepublica. A queda deve-se ao descrédito da monarquia, a crise económica, financeira e social (descontentamento dos portugueses, vidas agitadas, ao golpe de 28 de maio de 1926, á situação politica, ás greves, a falta de ordem publica e a ditadura militar).

De que forma se instaurou a ditadura militar. A solução política via-se em regimes ditatoriais, por isso consideravam os militares os únicos capazes de salvar Portugal, correspondendo aos apelos da sociedade, o general Gomes da Costa ao derrubar o governo instalou uma ditadura militar, ou seja, encerrando o parlamento, limitando as liberdades fundamentais e estabelecendo a censura. Oficialmente, institui-se em 1918, com a aprovação de 1º Constituição soviética.

Diferenças entre ditadura e 1ºrepublica. A ditadura militar era a eleição do presidente, do chefe de estado e da dissolução da confederação geral do trabalho.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal