Ecretaria de estado da administraçÃo e da previdência seap departamento de recursos humanos



Baixar 160.91 Kb.
Encontro06.08.2016
Tamanho160.91 Kb.


S

ECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA - SEAP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Concurso Público

Edital n° 03/2004

Prova de Conhecimentos – 09/05/2004 - Tarde




Agente Profissional – Enfermeiro









INSTRUÇÕES
1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas.

2. Confira seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado.

3. A interpretação das 50 (cinqüenta) questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Aplicadores de Prova.

4. Nesta prova, as questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sempre na seqüência a, b, c, d, e, das quais somente uma é correta.

5. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao Aplicador de Prova.

6. Transcreva para o cartão-resposta a opção que julgar correta em cada questão, preenchendo o círculo correspondente com caneta de tinta preta. Não ultrapasse o limite do espaço destinado para cada marcação.

7. Não haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento ou por rasuras feitas pelo candidato. A marcação de mais de uma alternativa em uma mesma questão resultará na perda da questão pelo candidato.

8. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos (eletrônicos ou não), inclusive relógio. O não-cumprimento dessas exigências implicará a exclusão do candidato deste concurso.

9. Ao concluir as provas, permaneça em seu lugar e comunique ao Aplicador de Prova. Aguarde autorização para devolver o caderno de provas, o cartão-resposta, devidamente assinados, e o comprovante de inscrição.

10. O tempo para o preenchimento do cartão-resposta está contido na duração desta prova.

11. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 horas


Português


Informática


Conhecimentos

Específicos




NÚMERO DE INSCRIÇÃO





TURMA




NOME DO CANDIDATO





ASSINATURA DO CANDIDATO






RESPOSTAS

01 -

06 -

11 -

16 -

21 -

26 -

31 -

36 -

41 -

46 -

02 -

07 -

12 -

17 -

22 -

27 -

32 -

37 -

42 -

47 -

03 -

08 -

13 -

18 -

23 -

28 -

33 -

38 -

43 -

48 -

04 -

09 -

14 -

19 -

24 -

29 -

34 -

39 -

44 -

49 -

05 -

10 -

15 -

20 -

25 -

30 -

35 -

40 -

45 -

50 -

PORTUGUÊS


TV Aberta sem Ibope
Enquanto as emissoras de sinal aberto alternam-se na disputa por audiência, que bem se parece com mais uma daquelas gincanas atrapalhadas que elas mesmas propõem a um público sem outras opções, e os canais por assinatura curam a ressaca da embriaguez eufórica com que espalharam cabos pelo país, a NGT, sigla para Nova Geração de Televisão, entrou no ar, nas sintonias 48 UHF de São Paulo e 26 UHF do Rio de Janeiro, de forma discreta. Sem precisar cobrar uma mensalidade de seus telespectadores, mas também sem se submeter, pelo menos por enquanto, aos números revelados no quase unânime aparelho do Ibope — o termômetro que hoje, em vez de medir a suposta qualidade das grandes redes, é o que determina, minuto a minuto, até as variações de humor dentro dos estúdios —, a NGT combina estratégias, mas não se encaixa em nenhum dos dois perfis que dominam atualmente a televisão brasileira.

A diferença, a julgar pela crise aguda que embrulha o mercado, já constitui em si um bom cartão de visita e em parte explica uma estréia mais tímida. A outra parte fica por conta do receio natural atrelado a um segmento que vem colecionando histórias de dívidas e cortes nos orçamentos, o que faz com que novidades assim soem mais como aventuras quixotescas mesmo, tão bem-intencionadas quanto ingênuas e, portanto, de vida curta. De fato, está ainda muito cedo para se apresentar a nova emissora como uma alternativa aos modelos seguidos pelos canais abertos ou a cabo. Seu projeto, no entanto, pensado por três experientes profissionais do setor, nada tem de delirante. Pelo contrário. Toma as dificuldades financeiras de seus pares como ponto de partida para montar uma estrutura que possa ser capaz de driblar as limitações e manter o equilíbrio. Diante da rotina de notícias negativas, só a tentativa já significa bastante.

(Bravo! jan. 2004.)
01 - Segundo o texto, é correto afirmar:
a) Pelos objetivos a que se propõe e pela estrutura com que foi montada, a NGT é um canal de TV que vem servindo de modelo para as outras emissoras.

*b) A NGT se diferencia dos canais do setor por não se submeter aos números do Ibope e por ter um projeto que equaciona recursos, a fim de driblar dificuldades financeiras.

c) Como todas as outras experiências alternativas no setor, a NGT apresenta uma proposta que é bem-intencionada mas ingênua ao mesmo tempo, constituindo mais uma aventura quixotesca.

d) A NGT, por ter uma proposta amadora, tem grandes chances de ser mais um canal de televisão marcado por dívidas e cortes no orçamento.

e) Por não se submeter ao Ibope, a NGT apresenta mais características de emissora de sinal aberto do que de TV por assinatura.
02 - A NGT “não se encaixa em nenhum dos dois perfis que dominam atualmente a televisão brasileira” porque, dentre outros motivos:
I. não cobra assinatura como fazem os canais fechados.

II. não transmite gincanas atrapalhadas, programa comum em emissora de sinal aberto.

III. não se submete, como as demais emissoras abertas, às pesquisas de opinião pública.

IV. não aproveita experiências já testadas na televisão.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

*d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
03 - Considere o seguinte conjunto de sentenças:
I. As emissoras de sinal aberto propõem gincanas atrapalhadas ao público. (A TV aberta)

II. A diferença, a julgar pela crise aguda que embrulha o mercado, já constitui um bom cartão de visita. (As diferenças)

III. Havia uma história de dívidas e cortes no orçamento assombrando as TVs abertas. (histórias)

IV. Foi preciso montar uma estrutura que já havia sido testada por profissionais experientes na área. (estruturas)


A substituição da expressão grifada pela que está entre parênteses NÃO altera a flexão de nenhum dos verbos do período:
*a) em III, apenas.

b) em I e III, apenas.

c) em II, apenas.

d) em II e IV, apenas.

e) em I e IV, apenas.
04 - As palavras grifadas das expressões “a suposta qualidade” e “aventuras quixotescas” equivalem, em sentido, a:
a) estimada – pretensiosas

b) duvidosa – que não envolvem criatividade

*c) pretensa – sem nenhum senso de realidade

d) desconhecida – heróicas

e) imaginada – discretas

05 - O diretor de produção da NGT precisa escrever um ofício ao diretor administrativo para o repasse de uma verba extra. Motivo: alugar uma filmadora, pois a que tinham foi para o conserto. Escolha a alternativa cujo texto possa figurar como corpo do ofício. A mensagem deve estar clara, bem estruturada e a linguagem de acordo com as normas da língua culta.


a) Tendo em vista que temos apenas uma única filmadora que, na semana passada, depois de intenso uso, apresentou um grave defeito. Solicito de V. Sa os vossos préstimos para liberar uma verba extra para alugar-mos outra filmadora.

b) Veja bem, senhor Diretor, nossa única filmadora pifou. Mandamos o equipamento para o conserto e os caras lá na assistência técnica vão levar mais de um mês para nos devolver a filmadora. Como não dá pra trabalhar sem ela, estamos pedindo uma grana extra para alugar outra e poder continuar a produção.

c) Solicito a Sua Senhoria que nos conceda uma verba extra devido ao problema com uma filmadora, que deverá ficar na assistência técnica durante aproximadamente dois meses aguardando a importação de uma peça.

d) Solicito, por meio deste ofício, que V.Sa vos digneis a liberar uma verba adicional devido problemas com a única filmadora disponível para nossas atividades profissionais, que sofreu avaria significativa e deverá permanecer na assistência técnica por, no mínimo, seis semanas, portanto temos o objetivo de dar continuidade às nossas atividades com um equipamento análogo alugado.

*e) Solicito, por meio deste ofício, a liberação de uma verba extra para que essa divisão possa alugar uma filmadora, já que a única de que dispomos apresentou um defeito e precisa ser consertada. A estimativa do tempo de conserto é de dois meses.

INFORMÁTICA

06 - A Internet permite acesso a uma quantidade enorme de informação. Devido a esse grande volume de informação disponível, tornou-se necessária a utilização de um tipo de sistema que explora a Internet e mantém registros pesquisáveis, com informações sobre sites e páginas Web. Esse tipo de sistema, cujo exemplo mais conhecido é o Google, é denominado:


a) robô.

*b) mecanismo de busca.

c) hyperlink.

d) linguagem de marcação.

e) navegador.

07 - Suponha que você deve encaminhar o relatório (um arquivo de computador) de uma certa atividade para um outro funcionário da empresa onde você trabalha. Esse funcionário trabalha em uma outra filial da mesma companhia. O relatório que você encaminhará faz parte de um documento maior, que será composto por vários relatórios. Suponha que tanto você quanto o funcionário que deve receber o seu relatório participam do mesmo projeto e têm acesso a uma área de dados disponibilizada pelo servidor Intranet da empresa. Nesse caso, considere as seguintes possibilidades pelas quais você pode encaminhar o seu relatório:


I. Salvando-o na área comum de dados destinada ao projeto e deixando um recado no quadro eletrônico de avisos.

II. Enviando uma mensagem eletrônica (e-mail) para o funcionário, anexando o relatório.

III. Salvando o arquivo na área de trabalho do seu computador.
Assinale a alternativa correta.
*a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

d) Somente a afirmativa I é verdadeira.

e) Somente a afirmativa II é verdadeira.
08 - No uso do editor de textos ‘Word’, suponha que se deseja substituir um parágrafo do texto que está sendo editado apenas pela palavra “Concurso”. Para isso considere os seguintes procedimentos:
I. O usuário deve selecionar o parágrafo a ser substituído (o texto fica destacado) e digitar a palavra “Concurso”.

II. O usuário deve selecionar o parágrafo a ser substituído (o texto fica destacado), pressionar a tecla DELETE, digitar a palavra “Concurso” e pressionar a tecla ENTER.

III. O usuário deve selecionar o parágrafo a ser substituído (o texto fica destacado), acessar o menu ‘Editar’, selecionar a opção ‘Recortar’, digitar a palavra “Concurso” e pressionar a tecla ENTER.

IV. O usuário deve selecionar o parágrafo a ser substituído (o texto fica destacado), pressionar a tecla BACKSPACE, digitar a palavra “Concurso” e pressionar a tecla ENTER.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

*e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

09 - Na planilha eletrônica ‘Excel’, suponha que, no documento que está sendo editado, a célula D30 contém a fórmula “=SOMA(D29;$C$31)”. Suponha que são realizadas as operações a seguir (na ordem dada): selecionar a célula D30; usar a opção “Copiar” do menu “Editar”; selecionar a célula F40 e usar a opção “Colar” do menu “Editar”. Qual é o conteúdo da célula F40 após essa seqüência de operações?


a) =SOMA(D29;$C$31)

b) =SOMA(F39;$C$41)

c) =SOMA(D29;$E$41)

d) =SOMA(F39;$E$41)

*e) =SOMA(F39;$C$31)
10 - Numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda, que contém termos de informática.


1. Arquivo

2. Domínio

3. Modem

4. Multimídia

5. Painel de controle


( ) Hardware para transmissão de dados entre computadores, freqüentemente por meio de linhas telefônicas.

( ) Um grupo de computadores em rede que compartilham informações e recursos.

( ) Qualquer combinação de texto, figuras, som e vídeo.

( ) Programa ou documento armazenado em disco ou outro meio de armazenamento de massa.

( ) No Windows, local onde é centralizado um grupo de ferramentas para alterar as configurações de hardware e software.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.


a) 1, 3, 4, 2, 5

b) 2, 5, 1, 3, 4

c) 3, 1, 2, 5, 4

*d) 3, 2, 4, 1, 5

e) 4, 1, 3, 5, 2
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
11 - Considere as atribuições descritas abaixo, segundo o Decreto n° 94.406/87:
I. Direção e coordenação da equipe de saúde.

II. Direção do órgão de enfermagem.

III. Organização e direção dos serviços de enfermagem.

IV. Avaliação de programas de saúde.

V. Coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem.
Assinale a alternativa correta.
*a) Todas são atribuições descritas como do profissional de enfermagem, sendo as atribuições II, III e V consideradas privativas do enfermeiro.

b) Com exceção da atribuição I, as demais são consideradas privativas do enfermeiro.

c) Com exceção das atribuições I e V, as demais são consideradas privativas do enfermeiro.

d) Todas são atribuições descritas como do profissional de enfermagem, sendo as atribuições I, II e V consideradas privativas do enfermeiro.

e) Todas são atribuições descritas como do profissional de enfermagem, sendo as atribuições I, II, III e V consideradas privativas do enfermeiro.

12 - Considere as seguintes atividades que o enfermeiro, como integrante de uma equipe de saúde, pode exercer, segundo o Decreto nº 94.406/87:


I. Participar de equipe de organização e elaboração de normas sobre projetos de construção de estabelecimentos de saúde.

II. Compor equipe de pesquisa sobre tecnologia em saúde.

III. Elaborar e desenvolver a assistência de enfermagem a gestantes e parturientes.

IV. Realizar episotomia e episiorrafia com aplicação de anestesia local, sob supervisão do profissional médico.

V. Prescrever medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

*c) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

13 - O enfermeiro deve identificar como paciente com risco para infecção puerperal a cliente que apresentar:


a) hipertensão arterial.

b) apresentação fetal pélvica.

c) cardiopatia.

d) gestação múltipla.

*e) amniorrexe prematura.

14 - Maria, primigesta, 16 anos, normotensa, passou a apresentar quadro de hipertensão, edema e proteinúria na 28ª semana de gestação. Não tendo procurado atendimento pré-natal, evoluiu com cefaléia intensa, alterações visuais, convulsão e óbito. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, podemos classificar esse óbito materno como:

a) óbito materno obstétrico tardio.

*b) óbito materno obstétrico direto.

c) óbito materno obstétrico inevitável.

d) óbito materno obstétrico indireto.

e) óbito materno não obstétrico.
15 - Rede de Frio é o sistema de conservação dos imunobiológicos, que inclui o armazenamento, o transporte e a manipulação desses produtos em condições adequadas de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que eles são administrados (Ministério da Saúde – MS/2001). O manuseio inadequado, um equipamento com defeito ou falta de energia elétrica interrompem o processo de refrigeração, comprometendo a potência dos imunobiológicos. Em caso de interrupção de energia elétrica em uma Unidade Básica de Saúde, podemos tolerar, segundo o Manual de Rede de Frio do MS/2001, um prazo de até 8 (oito) horas quando o refrigerador:
I. não for aberto no período proposto.

II. está funcionando em perfeitas condições.

III. tem vedação perfeita na borracha da porta.

IV. tem controle diário de temperatura.

V. contém gelo reciclável, sacos plásticos ou recipientes com gelo no gaveteiro.

VI. contém garrafas de água no evaporador.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

*b) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas III, IV, V e VI são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas IV, V e VI são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, III e VI são verdadeiras.

16 - No período de 1990 a 2001, foram registrados no Brasil 458 casos de raiva humana (MS/2002). Com relação ao tratamento profilático anti-rábico humano com a vacina de cultivo celular (células vero), é correto afirmar:


a) Mordeduras de animais em mãos e polpas digitais são consideradas acidentes leves.

b) Não é indicado tratamento para ferimento causado por unha de gato.

c) O esquema anti-rábico humano pré-exposição compreende 5 doses, com os seguintes dias de aplicação: 0, 3, 7, 14 e 28 (considerando dia “0” o dia do acidente).

*d) Lambedura de mucosa é considerada acidente grave.

e) Devido ao controle urbano dessa antropozoonose, a vacinação profilática não é necessária quando o animal agressor estiver vacinado.

17 - Numere a coluna da direita com base nas informações relativas aos princípios ativos dos imunobiológicos da coluna da esquerda.




1. Vírus vivo atenuado

2. Bactéria viva atenuada



3. Toxóide

4. Vírus inativado

5. Polissacarídeo conjugado


( ) Vacina contra Haemophilus influenza tipo b (Hib)

( ) B.C.G.

( ) Vacina dupla adulto (dT)

( ) Vacina contra hepatite A

( ) Vacina tríplice viral (V.T.V.)

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.


*a) 5, 2, 3, 4, 1

b) 4, 2, 3, 5, 1

c) 4, 3, 2, 5, 1

d) 1, 2, 3, 4, 5

e) 2, 4, 5, 1, 3

18 - A vigilância epidemiológica tem como propósito fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa correta.

a) A informação limita o desencadear de ações por meio do planejamento.

b) Informação é o dado não analisado.

*c) O eixo central da vigilância epidemiológica é o processo de informação-decisão-ação.

d) Informação não implica interpretação por parte do usuário.

e) O planejamento em saúde independe das informações e da epidemiologia.

19 - Com relação à doença meningocócica, é correto afirmar:


a) Sua distribuição geográfica é restrita a zonas urbanas.

b) A identificação dos diferentes sorogrupos não é necessária, pois existe imunidade cruzada.

c) A Neisseria meningitidis possui 3 sorogrupos: A, B e C.

d) Os portadores do meningococo incluem, além dos seres humanos, os mamíferos roedores e algumas aves tropicais.

*e) O período de transmissibilidade persiste até que o meningococo desapareça das secreções da nasofaringe.
20 - Ao avaliarmos os atributos da vigilância epidemiológica, destacamos os seguintes: utilidade, sensibilidade, representatividade, oportunidade, simplicidade, flexibilidade e aceitabilidade. Considere as afirmativas abaixo a respeito desses atributos.
I. Utilidade é a capacidade de um sistema de cumprir o objetivo de prevenção e controle do evento adverso à saúde.

II. Sensibilidade é a capacidade de detectar casos verdadeiros de um evento.

III. Representatividade é a capacidade de o sistema acionar medidas de prevenção e controle no momento necessário para que as ações possam atingir o impacto desejado.

IV. Oportunidade é a capacidade de detectar a ocorrência do evento em qualquer momento segundo a distribuição por tempo, lugar e pessoas.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

*c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

21 - Assinale a alternativa que contempla indicações recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para a utilização da vacina antipneumocócica.


a) Crianças menores de dois anos com síndrome nefrótica, imunodeficiência adquirida, anemia falciforme ou transplantados de medula óssea.

b) Mulheres acima de 20 anos com infecções pulmonares e adultos de qualquer idade com anemia falciforme.

c) Crianças menores de 1 ano e adultos maiores de 30 anos com imunodeficiência congênita e transplantados de qualquer idade.

d) Adultos de qualquer faixa etária que apresentem doenças crônicas (hipertensão arterial) além de qualquer tipo de neoplasia.

*e) Adultos a partir dos 60 anos que estejam hospitalizados, institucionalizados, acamados ou asilados.

22 - A evolução da AIDS tem evidenciado vários conflitos, tanto de cunho social como familiar ou pessoal. Durante o seu processo de trabalho, o enfermeiro presencia um aumento do número de indivíduos acometidos e conseqüentemente da demanda nos serviços de saúde. Sobre o assunto, considere as seguintes ações:


I. Desenvolver medidas de prevenção que possibilitem interromper a cadeia de transmissão do vírus.

II. Retardar a progressão da imunodeficiência.

III. Evitar ou controlar o sofrimento físico e mental do portador.

IV. Realizar teste sorológico obrigatório na população em geral.

O estabelecimento de um programa de prevenção e controle da Aids requer as ações discriminadas em:
a) II e IV somente.

*b) I, II e III somente.

c) I e IV somente.

d) III e IV somente.

e) I e III somente.

23 - A AIDS tem-se constituído em um dos mais sérios agravos já enfrentados pela humanidade. O reconhecimento desse agravo e a atuação do enfermeiro são imprescindíveis para um programa de prevenção e controle da síndrome. Considere as afirmativas abaixo:


I. A AIDS é causada pelo retrovírus HIV (vírus da imunodeficiência humana).

II. Existem circulando no mundo 5 sorotipos (HIV1, HIV2, HTV1, HTV2 e HPV34).

III. A via sexual é a forma mais rara de transmissão do HIV.

IV. A evolução clínica da infecção pelo HIV pode ser dividida em 3 fases: infecção aguda, infecção assintomática e AIDS.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

*d) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
24 - Numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda.


1. Treponema pallidum

2. Chlamydia trachomatis

3. Trichomonas vaginalis

4. Haemophilus ducreyi

5. Papilomavirus hominis


( ) Linfogranuloma venéreo

( ) Sífilis

( ) Vulvovaginites e uretrites

( ) Condiloma acuminado

( ) Cancro mole

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.


*a) 2, 1, 3, 5, 4

b) 3, 1, 2, 5, 4

c) 2, 1, 5, 4, 3

d) 5, 1, 2, 3, 4

e) 4, 1, 3, 2, 5
25 - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. A legislação que dispõe sobre essa matéria é:
a) a Constituição Federal de 1930 e a Lei Orgânica de Saúde nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

b) a Constituição Federal de 1986 e a Lei Orgânica de Saúde nº 3.214, de 19 de abril de 1986.

*c) a Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica de Saúde nº 8.080, de 19 de setembro de 1990.

d) a Constituição Federal de 1986 e a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

e) a Constituição Federal de 1940 e a Lei nº 8.213, de 24 de julho 2003.
26 - Considere os princípios e diretrizes abaixo.
I. Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

II. Organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meio para fins idênticos.

III. Conjugação de recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na prestação de serviços de assistência à saúde da população.

IV. Regionalização das ações de serviços preventivos individuais e coletivos e centralização dos serviços curativos devido à grande complexidade do sistema.


Qual/quais deles norteiam as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados do Sistema Único de Saúde?
a) Somente I.

*b) Somente I, II e III.

c) Somente I e IV.

d) Somente II e III.

e) Somente III, IV e V.
27 - Quanto ao atendimento de emergência da hipoglicemia, considere as seguintes afirmativas:
I. Deve-se realizar exame físico com atenção ao hálito cetótico.

II. Deve-se administrar açúcar em vítimas conscientes.

III. Não se deve oferecer nada por via oral em vítimas inconscientes.

IV. Deve-se transportar a vítima em decúbito lateral em caso de vômito.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

*d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

28 - A dispnéia surge como conseqüência de condições ambientais, trauma e doenças clínicas. São cuidados no atendimento de emergência pré-hospitalar:


I. Manter abertura de vias aéreas.

II. Elevar membros inferiores em mais ou menos 20 centímetros.

III. Não dar nada para a vítima comer ou beber.

IV. Transportar a vítima com cabeceira elevada a 45°, exceto em caso de trauma.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

*e) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
29 - As queimaduras são lesões freqüentes e representam a quarta causa de morte por trauma. Quanto à queimadura, considere as seguintes afirmativas:
I. As queimaduras são classificadas de acordo com a causa, profundidade, extensão, localização e gravidade.

II. As queimaduras químicas são as causadas por radiação, calor, álcalis ou ácidos, e são as mais comuns.

III. As queimaduras de primeiro grau atingem apenas a epiderme.

IV. A avaliação da extensão das queimaduras, ou a percentagem da superfície corporal queimada, pode ser feita pela “regra dos nove”.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

*c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

e) As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

30 - As alterações do nível de consciência variam de uma confusão mental até o coma profundo. Relacione a primeira com a segunda coluna de acordo com as subcategorias do nível de consciência:




1. Confusão

2. Sonolência

3. Estupor

4. Coma superficial

5. Coma profundo


( ) Respostas motoras desorganizadas aos estímulos dolorosos; não apresenta resposta de despertar.

( ) Dificuldade de despertar, resposta incompleta aos estímulos dolorosos e verbais, e respostas motoras adequadas.

( ) Completa falta de resposta a qualquer estímulo.

( ) Incapacidade de manter uma linha de pensamento ou ação coerente, com desorientação no tempo e espaço.

( ) Dificuldade em se manter alerta.


Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

*a) 4, 3, 5, 1, 2

b) 4, 2, 5, 3, 1

c) 3, 2, 5, 4, 1

d) 3, 4, 5, 1, 2

e) 4, 1, 5, 2, 3

31 - O Estatuto do Idoso assegura o direito à atenção integral à saúde do idoso por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo-lhe acesso universal e igualitário. Sobre os meios que devem ser efetivados para prevenção e manutenção da saúde do idoso, considere as afirmativas abaixo:
I. É garantido o atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dela necessitar e esteja impossibilitada de se locomover.

II. Cabe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, os medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

III. Ao idoso é assegurado optar pelo tratamento, independentemente do domínio de suas faculdades mentais.

IV. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, cabendo ao órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I é verdadeira.

*b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

32 - N.T.O.P., 52 anos, hipertenso, diabético, foi admitido no pronto atendimento queixando-se de que teve diminuição da força muscular do lado direito e não conseguia expressar-se verbalmente e nem alimentar-se, pela dificuldade para deglutir. No exame, você constatou a diminuição da força muscular, diminuição da acuidade visual, resposta diminuída à propriocepção e desorientação em relação ao tempo, espaço e pessoa. Você elaborou o diagnóstico de enfermagem: alto risco para lesão e processo de pensamento alterado. Assinale a alternativa que contém os cuidados de enfermagem para esse diagnóstico.


a) Manter grades do leito elevadas e manter registro diário do peso.

b) Falar calmamente e tocar o paciente; manter registro diário do peso.

c) Evitar constipação e registrar movimentos intestinais; reorientar o paciente em relação ao ambiente.

*d) Manter grades do leito elevadas; reorientar o paciente em relação ao tempo, espaço e ambiente utilizando relógio e calendário.

e) Registrar movimentos intestinais e esclarecer erros de concepção.
33 - Relacione os diagnósticos de enfermagem aos cuidados para pacientes pós-infarto agudo do miocárdio.
1. Débito cardíaco diminuído relacionado a fatores elétricos, afetando a freqüência, o ritmo ou a condução.

2. Déficit de conhecimento relacionado à doença e ao impacto sobre o futuro do paciente.

3. Ansiedade relacionada ao ambiente e temor da doença/morte.

4. Alto risco para perfusão tissular alterada relacionada ao impacto do tratamento sobre o miocárdio.


( ) Começar as instruções da reabilitação cardíaca relacionada aos fatores de risco, fisiopatologia, medicações, atividade sexual, volta ao trabalho e redução do esforço.

( ) Avaliar pressão sangüínea, dispnéia, nível de consciência, taquipnéia, distensão jugular e débito urinário.

( ) Manter monitorização cardíaca contínua.

( ) Explicar sobre o ambiente, equipamentos, procedimentos e expectativas.


Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da segunda coluna, de cima para baixo.
a) 2, 1, 3, 4

b) 1, 2, 3, 4

c) 2, 3, 1, 4

*d) 2, 4, 1, 3

e) 4, 1, 2, 3
34 - Quanto ao débito cardíaco, considere as seguintes afirmativas:

I. É obtido dividindo-se o índice cardíaco pela superfície corporal.

II. Está relacionado com a superfície corporal.

III. A queda é produzida por estados mórbidos que diminuem a eficácia do ventrículo esquerdo.

IV. Aumenta com o exercício, com o choque séptico e com estados mórbidos que causem diminuição da resistência periférica.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

*b) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
35 - No momento do trauma, as conexões vasculares e nervosas são interrompidas e inicia-se o processo de cicatrização da lesão tecidual. Esse processo é complexo, composto de uma série de estágios independentes e simultâneos, envolvendo fenômenos químicos, físicos e biológicos. Nesse sentido, esse processo segue um curso previsível e contínuo, sendo dividido didaticamente em três fases. A fase em que há a deposição do colágeno, angiogênese, formação do tecido de granulação, contração da ferida e reepitelização é chamada de:
a) fase inflamatória.

b) fase de maturação.

c) fase de contração.

d) fase de granulação.

*e) fase proliferativa.
36- A educação em saúde sob a perspectiva social compreende que as verdadeiras práticas educativas só têm lugar entre sujeitos sociais, que se movimentam em direção a um projeto de vida libertador. Considere as afirmativas sobre o papel do enfermeiro na prática da educação em saúde:
I. Deve-se proporcionar situações que levem a reflexões e reorganização de padrões de saúde.

II. Deve-se detectar necessidades de saúde para sugerir programas de saúde.

III. Deve-se mobilizar as pessoas a se organizarem para reivindicar melhorias às condições de saúde existentes.

IV. Deve-se propor mudanças, considerando apenas os interesses da instituição de saúde.


Assinale a alternativa correta.
*a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

e) As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
37 - As práticas educativas devem considerar a construção compartilhada de saberes que fundamentam as visões de mundo das pessoas. Para possibilitar essa construção coletiva e realizar educação em saúde, é imprescindível que o enfermeiro faça uso de princípios educativos como:
I. A prática educativa é dinâmica, ativa, propicia participação e conhecimentos.

II. As pessoas devem ser sempre consideradas dentro da cultura em que vivem.

III. A participação das pessoas no planejamento do programa causa desinteresse, pois demonstra a insegurança do enfermeiro para realizá-lo.

IV. O trabalho educativo deve ser iniciado com o estudo dos problemas ou necessidades do grupo.

V. Todas as pessoas de um grupo aprendem da mesma forma.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

*e) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
38 - A educação em saúde está voltada para a melhoria da qualidade de vida do indivíduo e da coletividade. Sobre esse assunto, considere os seguintes objetivos:
I. Conscientizar o indivíduo para que considere a saúde como um valor.

II. Estimular a utilização dos serviços de saúde.

III. Orientar o indivíduo sobre o fato de que a sua saúde depende somente do Estado.

IV. Incentivar o indivíduo a cuidar de sua saúde por meio de seus próprios esforços e ações, exercendo a cidadania almejada.


São objetivos da educação em saúde:
a) Somente I e III.

b) Somente II, III e IV.

*c) Somente I, II e IV.

d) Somente I e II.

e) Somente III e IV.
39 - As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são infecções transmitidas principalmente pelo contato sexual. Causadas por uma grande variedade de bactérias, vírus, protozoários e ectoparasitas, as DSTs constituem a causa direta de terrível sofrimento humano, provocando uma grande demanda nos serviços de saúde. O cuidado da mulher infectada focaliza tanto as necessidades físicas quanto as psicológicas, e cabe ao profissional de enfermagem orientá-la para realizar o autocuidado. Sobre o assunto, considere os seguintes cuidados:
I. Tomar a medicação conforme prescrito e usar medidas de conforto para aliviar os sintomas.

II. Retomar as relações sexuais, atentando para a higiene íntima e freqüência dos atos sexuais.

III. Comparecer à consulta somente quando apresentar lesões e erupções com corrimento.

IV. Abster-se de relações sexuais até que o tratamento esteja completo e usar práticas seguras de sexo quando retornar às relações sexuais.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

*b) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
40 - A tarefa de apoiar as mães na manutenção da amamentação exclusiva apesar da volta ao trabalho, que implica em muitas ocasiões estar separada de seu filho por várias horas, tem sido resolvida de forma bem-sucedida por equipes de profissionais motivados, criativos e com os conhecimentos necessários para orientar as mães no cuidado de si e de seu bebê. Com base no assunto, considere os seguintes procedimentos:
I. Discutir com a mulher algumas alternativas como: retardar a volta ao trabalho, levar o filho para o trabalho, ou trabalhar em horário parcial, para manter o aleitamento exclusivo.

II. Recomendar à mulher apenas a técnica de ordenha manual, uma vez que o uso de bombas manuais, à bateria ou elétricas é prejudicial.

III. Lembrar à nutriz que o único indicador de que seu leite é suficiente é o peso do bebê.

IV. Orientá-la de que o leite pode ser congelado, mas após descongelado deve ser usado dentro do prazo de 24 horas.

V. Para aquecer o leite, deve-se advertir a nutriz quanto ao uso do banho-maria, que apenas o amorna, fazendo com que a gordura se separe dele.
São orientações corretas:
a) Somente I, II e IV.

b) Somente II, III e IV.

c) Somente I, II e V.

*d) Somente I, III e IV.

e) Somente III, IV e V.

41 - A escolha de um método anticoncepcional e o seu uso dá-se por meio de um processo gradual, que envolve aprendizagem, reflexão sobre a escolha, tomada de decisão e a efetivação dessas decisões. O autocuidado para o planejamento familiar requer orientações que também passam por um processo que consiste de algumas etapas. Identifique-as:


I. Perguntar à mulher sobre si própria e suas experiências com saúde reprodutiva e planejamento familiar.

II. Informar à mulher sobre as possibilidades de escolha.

III. Assisir a mulher na escolha informada e explicar em detalhes o modo de usar o método escolhido.

IV. Oferecer à mulher o método disponível no serviço, garantindo a continuidade do planejamento familiar.

V. Oferecer à mulher o método que você profissional considerar adequado, uma vez que isso garante a sua eficácia.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente I, III e IV.

b) Somente II, III e IV.

*c) Somente I, II e III.

d) Somente I, II e V.

e) Somente I, III e V.

42 - Na administração de serviços de saúde, o enfermeiro é líder e agente das mudanças organizacionais. O objeto da mudança geralmente é identificado em quatro áreas que afetam qualquer organização de saúde, como a das tarefas individuais, a dos processos organizacionais, a da direção estratégica e a da cultura organizacional. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:


I. Mudanças na cultura organizacional são as relacionadas com atribuições de responsabilidades; níveis de supervisão, tamanho e natureza das equipes de trabalho; condições de trabalho e disposição das áreas de trabalho; autoridade e responsabilidade outorgada a cada funcionário.

II. Mudanças nas tarefas individuais são as relacionadas com maneiras de realizar o trabalho; a natureza dos materiais e recursos utilizados; a natureza da tecnologia e processo de trabalho; as práticas de segurança, normas operacionais com padrão de qualidade esperado e com colocação de indivíduos em tarefas específicas.

III. Mudanças nos processos organizacionais são as que se relacionam com produtos, bens e serviços; os métodos de operação; a organização e o ambiente de trabalho.

IV. Mudanças na direção estratégica são as relacionadas aos valores e crenças compartilhadas que influenciam a vida organizacional e sua maneira de ser nas formas de interações internas e no comportamento organizacional em relação às interações com o meio ambiente.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

*c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

d) Somente a afirmativa II é verdadeira.

e) Somente a afirmativa I é verdadeira.

43 - A área da saúde é multidisciplinar por excelência, e o trabalho em equipe é fundamental, pois as atividades de assistência à saúde requerem conhecimentos e habilidades diversas, desde os diretamente vinculados às ciências biológicas até os mais pertinentes às ciências exatas, filosofia, letras, direito, economia e administração, entre outras áreas. O trabalho em equipe na área da saúde reúne pessoas de diversas categorias profissionais, mas são os resultados desse trabalho que refletem até que ponto elas assumem a sua condição de grupo. Para serem reconhecidas como um grupo que trabalha de forma coletiva, cada pessoa que integra a equipe de saúde deve:


I. ter um objeto de trabalho comum, característica que permite visualizar o trabalho coletivo.

II. buscar conhecer seu processo de trabalho e como ele pode ser potencializado a partir das contribuições de cada lógica e de cada instrumento de outras profissões.

III. buscar centrar-se no aumento de especialização na sua própria área de atuação, fechando-se para o progresso dos demais campos de conhecimento.

IV. buscar garantir o espaço de sua categoria profissional à custa das diferenças que apresenta em relação às demais.


Em relação ao exposto acima, refletem um trabalho coletivo:
*a) Somente as afirmativas I e II.

b) Somente as afirmativas II e III.

c) Somente as afirmativas III e IV.

d) Somente as afirmativas II, III e IV.

e) Somente as afirmativas I, III e IV.
44 - O estilo gerencial do enfermeiro e sua técnica de gestão da equipe de saúde ou de enfermagem revelam o perfil de sua liderança. Recentes estudos mostram que modelos gerenciais mais conservadores e burocráticos (modelos instrumentais) estão sendo substituídos por modelos em que o papel do gerente é o de promover a participação e o debate (modelos políticos). A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
I. A busca da negociação e do consenso, se possível, são características do modelo instrumental.

II. O enfermeiro gerente que segue o modelo político é visto como um árbitro que, após ouvir as diversas partes, tem a responsabilidade final pela solução a ser adotada.

III. No modelo instrumental, a capacidade de o enfermeiro gerente coordenar debates e gerir conflitos e relações interpessoais é uma de suas principais características.

IV. No modelo político, os elementos da equipe têm maior autonomia e responsabilidade pelos resultados.

V. No modelo instrumental, os elementos da equipe são percebidos como atores que participam e influenciam a mudança, nos seus diversos níveis de ação.

Assinale a alternativa correta.


a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

*b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

c) Somente a afirmativa II é verdadeira.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.

45 - Na administração de serviços de enfermagem, o enfermeiro deve exercitar a função de controle, zelando para que os resultados obtidos com a realização das ações estejam de acordo com o planejado. Contudo, é necessário fundamentar a função de controle em políticas, programas, procedimentos, rotinas, normas administrativas e padrões de trabalho, ou qualquer outro meio que permita orientar sua ação gerencial e a avaliação do alcance dos objetivos organizacionais almejados, os quais devem estar contemplados no manual de enfermagem. Em relação ao assunto, assinale a segunda coluna de acordo com sua correspondência com a primeira.


1. Normas

2. Procedimentos

3. Políticas

4. Padrões de trabalho

5. Programas
( ) Ações racionalmente organizadas, a partir de diagnósticos de saúde, com objetivos pré-definidos, metas estabelecidas e quantificadas, estratégias elaboradas, recursos alocados, cronogramas definidos, e sistemas de monitoramento e avaliação idealizados para controle e garantia de alcance dos resultados esperados.

( ) Conjunto de regras ou instruções para fixar procedimentos, a organização, os métodos e técnicas que serão utilizados no desenvolvimento de atividades.

( ) Formas específicas de executar a atividade, que, quando descritas ou documentadas, incluem, normalmente, os objetivos e escopo de uma atividade, o que deve ser feito, que materiais, equipamentos e documentos devem ser utilizados e como deve ser controlada e registrada.

( ) Dizem respeito à padronização das práticas de gestão e à quantificação dos níveis de desempenho que a organização pretende atingir. Sua definição advém de normas internacionais, do nível do referencial de excelência ou de metas organizacionais.

( ) Vários elementos que compõem o sistema de regras que indicam as intenções e diretrizes globais da organização para a obtenção dos resultados desejados.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da segunda coluna, de cima para baixo.
a) 2, 3, 5, 4, 1

b) 5, 3, 2, 4, 1

c) 2, 4, 5, 3, 1

d) 3, 1, 2, 4, 5

*e) 5, 1, 2, 4, 3

46- A estrutura organizacional do serviço de enfermagem se refere à forma como o grupo de profissionais de enfermagem é composto, suas linhas de comunicação e seus meios de canalizar a autoridade e tomar decisões. Pode-se identificar, num serviço de enfermagem, dois tipos de estrutura organizacional: a formal e a informal. Considere as seguintes afirmativas em relação ao assunto.


I. A estrutura formal oferece um arcabouço para a definição da autoridade, responsabilidade e comprometimento gerencial, por meio da departamentalização e divisão do trabalho.

II. Numa estrutura informal, os papéis e funções estão bem delineados, sistematicamente organizados, com definição da hierarquia e da classificação dos cargos.

III. A estrutura informal é, geralmente, de natureza social, com as linhas de autoridade esmaecidas ou alternantes.

IV. A relevância do reconhecimento da autoridade informal e das linhas de comunicação informais entre grupos de pessoas que compõem o serviço de enfermagem decorre da possibilidade do líder e do supervisor de enfermagem utilizarem a organização informal para satisfazer metas organizacionais.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

*c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras
47 - O enfermeiro líder precisa conhecer todos os membros de sua equipe, a fim de identificar suas competências, habilidades e grau de comprometimento com o trabalho, de modo a poder delegar-lhes atividades, bem como a autoridade e responsabilidade inerentes a elas. Embora delegue ações aos membros da equipe, o enfermeiro líder não se exime da responsabilidade pelos resultados. Em relação ao assunto, assinale a segunda coluna de acordo com sua correspondência com a primeira.


1. Competência

2. Comprometimento

3. Delegação

4. Autoridade

5. Responsabilidade


( ) É o poder para realização da atividade designada.

( ) É o dever ou incumbência de implementar a atividade.

( ) É a aceitação das responsabilidades que acompanham um cargo.

( ) É o direcionamento do desempenho de uma ou mais pessoas para atingir metas organizacionais.

( ) É a posse das capacidades para atender às exigências de determinado papel.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.


a) 3, 5, 2, 1, 4

*b) 4, 5, 2, 3, 1

c) 5, 2, 3, 1, 4

d) 4, 2, 5, 3, 1

e) 2, 1, 3, 4, 5
48 - São funções do enfermeiro na administração de materiais em organizações de saúde:
a) Supervisão, previsão, parecer técnico e licitação.

b) Avaliação, compra, coordenação, distribuição, estocagem e devolução.

c) Levantamento de necessidades, organização, coordenação e manutenção.

d) Solicitação de compra, armazenamento, controle e devolução.

*e) Previsão, provisão, organização e controle.
Para responder as questões 49 e 50, utilize a seguinte situação.
Paciente do sexo feminino, 36 anos, é internada para tratamento de diabetes. Ao realizar a consulta de enfermagem de internação o enfermeiro identificou edema de membros inferiores, abdômen distendido e timpânico, pele seca e com irritações escamosas nos membros inferiores, sendo a paciente dependente de insulina aplicada sempre na região periumbilical, a qual apresenta-se irritada, com lesões escamosas e quentes. A paciente declarou que não tem ingerido mais que 1 litro de água por dia e que apresenta dificuldade de se alimentar. Declarou ansiedade por não saber como será o tratamento e está preocupada com os filhos – um de 12 anos e outro de 8 anos – que ficaram sob cuidados da avó paterna. Tem dificuldade de deambular, devido ao edema e dores no abdômen e membros inferiores.
49 - É correto afirmar que o profissional realizou uma consulta de enfermagem e a etapa do processo de enfermagem descrita corresponde:
a) à entrevista.

b) ao plano assistencial.

*c) ao histórico.

d) ao diagnóstico de enfermagem.

e) à prescrição de enfermagem.
50 - Em relação ao processo de enfermagem, é correto afirmar que a próxima etapa do enfermeiro é:
a) elaborar o plano assistencial.

b) elaborar a prescrição de enfermagem.

*c) elaborar o diagnóstico de enfermagem.

d) elaborar o histórico de enfermagem.



e) elaborar a evolução dos cuidados de enfermagem.



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal