Ecretaria de estado da administraçÃo e da previdência seap departamento de recursos humanos



Baixar 139.05 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho139.05 Kb.


S

ECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA - SEAP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Concurso Público

Edital n° 03/2004

Prova de Conhecimentos – 09/05/2004 - Tarde




Agente Profissional – Fisioterapeuta









INSTRUÇÕES
1. Aguarde autorização para abrir o caderno de provas.

2. Confira seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado.

3. A interpretação das 50 (cinqüenta) questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Aplicadores de Prova.

4. Nesta prova, as questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sempre na seqüência a, b, c, d, e, das quais somente uma é correta.

5. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao Aplicador de Prova.

6. Transcreva para o cartão-resposta a opção que julgar correta em cada questão, preenchendo o círculo correspondente com caneta de tinta preta. Não ultrapasse o limite do espaço destinado para cada marcação.

7. Não haverá substituição do cartão-resposta por erro de preenchimento ou por rasuras feitas pelo candidato. A marcação de mais de uma alternativa em uma mesma questão resultará na perda da questão pelo candidato.

8. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos (eletrônicos ou não), inclusive relógio. O não-cumprimento dessas exigências implicará a exclusão do candidato deste concurso.

9. Ao concluir as provas, permaneça em seu lugar e comunique ao Aplicador de Prova. Aguarde autorização para devolver o caderno de provas, o cartão-resposta, devidamente assinados, e o comprovante de inscrição.

10. O tempo para o preenchimento do cartão-resposta está contido na duração desta prova.

11. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 horas


Português


Informática


Conhecimentos

Específicos




NÚMERO DE INSCRIÇÃO





TURMA




NOME DO CANDIDATO





ASSINATURA DO CANDIDATO






RESPOSTAS

01 -

06 -

11 -

16 -

21 -

26 -

31 -

36 -

41 -

46 -

02 -

07 -

12 -

17 -

22 -

27 -

32 -

37 -

42 -

47 -

03 -

08 -

13 -

18 -

23 -

28 -

33 -

38 -

43 -

48 -

04 -

09 -

14 -

19 -

24 -

29 -

34 -

39 -

44 -

49 -

05 -

10 -

15 -

20 -

25 -

30 -

35 -

40 -

45 -

50 -

PORTUGUÊS


TV Aberta sem Ibope
Enquanto as emissoras de sinal aberto alternam-se na disputa por audiência, que bem se parece com mais uma daquelas gincanas atrapalhadas que elas mesmas propõem a um público sem outras opções, e os canais por assinatura curam a ressaca da embriaguez eufórica com que espalharam cabos pelo país, a NGT, sigla para Nova Geração de Televisão, entrou no ar, nas sintonias 48 UHF de São Paulo e 26 UHF do Rio de Janeiro, de forma discreta. Sem precisar cobrar uma mensalidade de seus telespectadores, mas também sem se submeter, pelo menos por enquanto, aos números revelados no quase unânime aparelho do Ibope — o termômetro que hoje, em vez de medir a suposta qualidade das grandes redes, é o que determina, minuto a minuto, até as variações de humor dentro dos estúdios —, a NGT combina estratégias, mas não se encaixa em nenhum dos dois perfis que dominam atualmente a televisão brasileira.

A diferença, a julgar pela crise aguda que embrulha o mercado, já constitui em si um bom cartão de visita e em parte explica uma estréia mais tímida. A outra parte fica por conta do receio natural atrelado a um segmento que vem colecionando histórias de dívidas e cortes nos orçamentos, o que faz com que novidades assim soem mais como aventuras quixotescas mesmo, tão bem-intencionadas quanto ingênuas e, portanto, de vida curta. De fato, está ainda muito cedo para se apresentar a nova emissora como uma alternativa aos modelos seguidos pelos canais abertos ou a cabo. Seu projeto, no entanto, pensado por três experientes profissionais do setor, nada tem de delirante. Pelo contrário. Toma as dificuldades financeiras de seus pares como ponto de partida para montar uma estrutura que possa ser capaz de driblar as limitações e manter o equilíbrio. Diante da rotina de notícias negativas, só a tentativa já significa bastante.

(Bravo! jan. 2004.)
01 - Segundo o texto, é correto afirmar:
a) Pelos objetivos a que se propõe e pela estrutura com que foi montada, a NGT é um canal de TV que vem servindo de modelo para as outras emissoras.

*b) A NGT se diferencia dos canais do setor por não se submeter aos números do Ibope e por ter um projeto que equaciona recursos, a fim de driblar dificuldades financeiras.

c) Como todas as outras experiências alternativas no setor, a NGT apresenta uma proposta que é bem-intencionada mas ingênua ao mesmo tempo, constituindo mais uma aventura quixotesca.

d) A NGT, por ter uma proposta amadora, tem grandes chances de ser mais um canal de televisão marcado por dívidas e cortes no orçamento.

e) Por não se submeter ao Ibope, a NGT apresenta mais características de emissora de sinal aberto do que de TV por assinatura.
02 - A NGT “não se encaixa em nenhum dos dois perfis que dominam atualmente a televisão brasileira” porque, dentre outros motivos:
I. não cobra assinatura como fazem os canais fechados.

II. não transmite gincanas atrapalhadas, programa comum em emissora de sinal aberto.

III. não se submete, como as demais emissoras abertas, às pesquisas de opinião pública.

IV. não aproveita experiências já testadas na televisão.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

*d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
03 - Considere o seguinte conjunto de sentenças:
I. As emissoras de sinal aberto propõem gincanas atrapalhadas ao público. (A TV aberta)

II. A diferença, a julgar pela crise aguda que embrulha o mercado, já constitui um bom cartão de visita. (As diferenças)

III. Havia uma história de dívidas e cortes no orçamento assombrando as TVs abertas. (histórias)

IV. Foi preciso montar uma estrutura que já havia sido testada por profissionais experientes na área. (estruturas)


A substituição da expressão grifada pela que está entre parênteses NÃO altera a flexão de nenhum dos verbos do período:
*a) em III, apenas.

b) em I e III, apenas.

c) em II, apenas.

d) em II e IV, apenas.

e) em I e IV, apenas.
04 - As palavras grifadas das expressões “a suposta qualidade” e “aventuras quixotescas” equivalem, em sentido, a:
a) estimada – pretensiosas

b) duvidosa – que não envolvem criatividade

*c) pretensa – sem nenhum senso de realidade

d) desconhecida – heróicas

e) imaginada – discretas

05 - O diretor de produção da NGT precisa escrever um ofício ao diretor administrativo para o repasse de uma verba extra. Motivo: alugar uma filmadora, pois a que tinham foi para o conserto. Escolha a alternativa cujo texto possa figurar como corpo do ofício. A mensagem deve estar clara, bem estruturada e a linguagem de acordo com as normas da língua culta.


a) Tendo em vista que temos apenas uma única filmadora que, na semana passada, depois de intenso uso, apresentou um grave defeito. Solicito de V. Sa os vossos préstimos para liberar uma verba extra para alugar-mos outra filmadora.

b) Veja bem, senhor Diretor, nossa única filmadora pifou. Mandamos o equipamento para o conserto e os caras lá na assistência técnica vão levar mais de um mês para nos devolver a filmadora. Como não dá pra trabalhar sem ela, estamos pedindo uma grana extra para alugar outra e poder continuar a produção.

c) Solicito a Sua Senhoria que nos conceda uma verba extra devido ao problema com uma filmadora, que deverá ficar na assistência técnica durante aproximadamente dois meses aguardando a importação de uma peça.

d) Solicito, por meio deste ofício, que V.Sa vos digneis a liberar uma verba adicional devido problemas com a única filmadora disponível para nossas atividades profissionais, que sofreu avaria significativa e deverá permanecer na assistência técnica por, no mínimo, seis semanas, portanto temos o objetivo de dar continuidade às nossas atividades com um equipamento análogo alugado.

*e) Solicito, por meio deste ofício, a liberação de uma verba extra para que essa divisão possa alugar uma filmadora, já que a única de que dispomos apresentou um defeito e precisa ser consertada. A estimativa do tempo de conserto é de dois meses.

INFORMÁTICA

06 - A Internet permite acesso a uma quantidade enorme de informação. Devido a esse grande volume de informação disponível, tornou-se necessária a utilização de um tipo de sistema que explora a Internet e mantém registros pesquisáveis, com informações sobre sites e páginas Web. Esse tipo de sistema, cujo exemplo mais conhecido é o Google, é denominado:


a) robô.

*b) mecanismo de busca.

c) hyperlink.

d) linguagem de marcação.

e) navegador.

07 - Suponha que você deve encaminhar o relatório (um arquivo de computador) de uma certa atividade para um outro funcionário da empresa onde você trabalha. Esse funcionário trabalha em uma outra filial da mesma companhia. O relatório que você encaminhará faz parte de um documento maior, que será composto por vários relatórios. Suponha que tanto você quanto o funcionário que deve receber o seu relatório participam do mesmo projeto e têm acesso a uma área de dados disponibilizada pelo servidor Intranet da empresa. Nesse caso, considere as seguintes possibilidades pelas quais você pode encaminhar o seu relatório:


I. Salvando-o na área comum de dados destinada ao projeto e deixando um recado no quadro eletrônico de avisos.

II. Enviando uma mensagem eletrônica (e-mail) para o funcionário, anexando o relatório.

III. Salvando o arquivo na área de trabalho do seu computador.
Assinale a alternativa correta.
*a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

d) Somente a afirmativa I é verdadeira.

e) Somente a afirmativa II é verdadeira.
08 - No uso do editor de textos ‘Word’, suponha que se deseja substituir um parágrafo do texto que está sendo editado apenas pela palavra “Concurso”. Para isso considere os seguintes procedimentos:
I. O usuário deve selecionar o parágrafo a ser substituído (o texto fica destacado) e digitar a palavra “Concurso”.

II. O usuário deve selecionar o parágrafo a ser substituído (o texto fica destacado), pressionar a tecla DELETE, digitar a palavra “Concurso” e pressionar a tecla ENTER.

III. O usuário deve selecionar o parágrafo a ser substituído (o texto fica destacado), acessar o menu ‘Editar’, selecionar a opção ‘Recortar’, digitar a palavra “Concurso” e pressionar a tecla ENTER.

IV. O usuário deve selecionar o parágrafo a ser substituído (o texto fica destacado), pressionar a tecla BACKSPACE, digitar a palavra “Concurso” e pressionar a tecla ENTER.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

*e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

09 - Na planilha eletrônica ‘Excel’, suponha que, no documento que está sendo editado, a célula D30 contém a fórmula “=SOMA(D29;$C$31)”. Suponha que são realizadas as operações a seguir (na ordem dada): selecionar a célula D30; usar a opção “Copiar” do menu “Editar”; selecionar a célula F40 e usar a opção “Colar” do menu “Editar”. Qual é o conteúdo da célula F40 após essa seqüência de operações?


a) =SOMA(D29;$C$31)

b) =SOMA(F39;$C$41)

c) =SOMA(D29;$E$41)

d) =SOMA(F39;$E$41)

*e) =SOMA(F39;$C$31)
10 - Numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda, que contém termos de informática.


1. Arquivo

2. Domínio

3. Modem

4. Multimídia

5. Painel de controle


( ) Hardware para transmissão de dados entre computadores, freqüentemente por meio de linhas telefônicas.

( ) Um grupo de computadores em rede que compartilham informações e recursos.

( ) Qualquer combinação de texto, figuras, som e vídeo.

( ) Programa ou documento armazenado em disco ou outro meio de armazenamento de massa.

( ) No Windows, local onde é centralizado um grupo de ferramentas para alterar as configurações de hardware e software.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.


a) 1, 3, 4, 2, 5

b) 2, 5, 1, 3, 4

c) 3, 1, 2, 5, 4

*d) 3, 2, 4, 1, 5

e) 4, 1, 3, 5, 2

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS



11 - Segundo a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, entende-se por saúde do trabalhador um conjunto de atividades que se destina à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde de trabalhadores. Sobre o assunto, considere as seguintes ações:
I. Assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional.

II. Avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho.

III. Definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e fiscalização das ações e serviços de saúde.

IV. Elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador.


No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), são pertinentes aos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho as ações discriminadas em:
a) I, II e III somente.

b) II e III somente.

c) I e IV somente.

*d) I e II somente.

e) III e IV somente.
12 - Considere as seguintes atribuições e deveres do fisioterapeuta:
I. O fisioterapeuta prescreve medicamento, recomenda e executa tratamento quando necessário.

II. O fisioterapeuta planeja, coordena, executa e supervisiona métodos e técnicas fisioterápicas.

III. O fisioterapeuta orienta a família do paciente e a comunidade quanto às condutas terapêuticas ocupacionais.

IV. O fisioterapeuta orienta a adaptação dos meios e materiais disponíveis, pessoais ou ambientais, para o desempenho funcional do paciente.

V. O fisioterapeuta avalia, reavalia e determina as condições de alta do paciente submetido à terapia.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

*e) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
13 - As alavancas do corpo humano estão adaptadas para a amplitude, velocidade e precisão dos movimentos. Sobre a mecânica corporal, no levantamento de carga sem auxílio, considere os seguintes procedimentos:
I. Os pés se apóiam de maneira plana no solo; as pernas devem estar comodamente afastadas; a carga é mantida o mais próximo possível do corpo e a coluna vertebral deve ficar o mais ereta possível.

II. O indivíduo deve se equilibrar sobre os dedos dos pés; as pernas devem estar afastadas a uma distância acentuadamente ampla e o levantamento propriamente dito deve ser realizado pelos extensores do joelho.

III. Os pés se encontram separados numa distância razoável, com um pé próximo ao objeto a ser levantado; a carga é mantida o mais próximo possível do corpo e a coluna vertebral deve ficar ereta.

IV. O levantamento deve ser realizado pelos extensores dos joelhos, seguido pela extensão das pernas; o indivíduo deve estar voltado na direção da carga que pretende deslocar.

V. Os pés se apóiam de maneira plana no solo; as pernas devem estar comodamente afastadas; a coluna vertebral é mantida ereta e a tração da carga é realizada com os braços e as costas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

*b) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
14 - Numere as ações da coluna da direita com base nos elementos anatômicos da coluna da esquerda.


1. Lumbricais

2. Interósseos palmares

3. Extensor longo do polegar

4. Adutor do polegar

5. Oponente do polegar


( ) Atua na adução e hiperflexão do metacarpo do polegar.

( ) Atuam como flexores das articulações metacarpofalângicas.

( ) Contribui na abdução do punho.

( ) Na sua ação, a ponta do polegar pode tocar a ponta dos quatro dedos restantes.

( ) Atua na adução do índex, do anular e do mínimo.

Assinale a seqüência correta a coluna da direita, de cima para baixo.


a) 1, 4, 3, 2, 5

*b) 4, 1, 3, 5, 2

c) 4, 2, 1, 3, 5

d) 2, 3, 4, 1, 5

e) 4, 1, 2, 5, 3
15 - Um paciente de 40 anos, com muitas dores localizadas e outras irradiando para os membros inferiores, relata que sofre dessas dores há muito tempo, principalmente quando permanece na mesma posição. Sente dificuldades para se locomover. O diagnóstico é de prolapso de disco intervertebral, ou seja, um deslocamento de material nuclear. Quais são os principais mecanismos envolvidos nessa síndrome?
a) Esforço físico e sedentarismo.

*b) Sobrecarga mecânica e alterações bioquímicas degenerativas.

c) Alterações degenerativas, alimentação e fraqueza muscular.

d) Idade, quedas e rotações abruptas.

e) Antecedentes familiares e comportamento aprendido.
16 - A medula espinhal e o encéfalo encontram-se protegidos por meninges. Qual a disposição das meninges, partindo da parte externa para a interna?
a) Aracnóide, dura-máter e pia-máter.

*b) Dura-máter, aracnóide e pia-máter.

c) Meníngea, dura-máter e aracnóide.

d) Pia-máter, aracnóide e meníngea.

e) Dura-máter, pia-máter e aracnóide.
17 - Para que o trabalhador possa atuar com eficiência, é necessário observar a distribuição de seus equipamentos de trabalho considerando os princípios anatômicos e cinesiológicos com o objetivo de otimizar as condições de trabalho, prevenir e minimizar os problemas associados à saúde e qualidade de vida do trabalhador. Considere as afirmativas abaixo relativas a princípios anatômicos, cinesiológicos e ao trabalho.
I. A mesa de trabalho deve estar colocada na altura do cotovelo do indivíduo sentado; a altura do assento da cadeira deve ser ajustável.

II. A mesa de trabalho deve estar colocada na altura do cotovelo do indivíduo; os controles têm que estar distantes para que o operador incline o corpo.

III. As alavancas têm que ser colocadas ao nível do ombro para os operadores que estiverem de pé, e na altura do cotovelo, para os que estiverem sentados.

IV. Ao usar a força dos braços contra a força da gravidade para realizar um trabalho, os pés do operador devem estar parcialmente apoiados no piso ou sobre um apoio.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

*c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

18 - O paciente está na posição sentada, com as pernas pendentes ou cruzadas. Percute-se o tendão correspondente, obtendo-se como resposta a extensão da perna pela extensão do quadríceps femoral. Que nível(eis) neurológico(s) está(ão) sendo avaliado(s) em relação ao reflexo patelar?


a) L3

*b) L4


c) S1, S2

d) L2


e) L5, S1
19 - As causas mais comuns que levam a amputações de membros inferiores são:
a) Deficiências congênitas e traumas.

*b) Diabetes e lesão vascular periférica.

c) Infecção e acidente vascular cerebral.

d) Doença de Buerger e tumores.

e) Lesão vascular e deficiências congênitas.
20 - Numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda.


1. Marcha espástica

2. Marcha atáxica

3. Marcha nas coréias e atetoses

4. Marcha nas miopatias

5. Marcha parética do tipo escarvante


( ) O paciente caminha traçando com o membro inferior um semicírculo ou circundução.

( ) Marcha de aspecto grotesco, extravagante, vacilante e irregular.

( ) O paciente caminha levantando excessivamente a perna à custa de enérgica flexão da coxa sobre a bacia.

( ) É caracterizada por amplo afastamento das pernas, lordose exagerada e movimentos oscilatórios da pelve.

( ) O paciente caminha olhando para o solo procurando ordenar os movimentos dos membros inferiores através do controle visual.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.


a) 3, 4, 2, 1, 5

*b) 1, 3, 5, 4, 2

c) 1, 5, 4, 2, 3

d) 5, 4, 3, 1, 2

e) 4, 3, 2, 1, 5
21 - Um paciente com paraplegia alta, flexores dos quadris inativos, usuário de cadeira de rodas, apresenta certa dificuldade de transferência, equilíbrio precário, possibilidade de independência nas atividades de vida diária. Essas características apontam para uma lesão medular no nível de:
*a) T2

b) L4


c) S2

d) C7


e) S1
22 - O paciente que apresenta hiperextensão da coluna lombar tem como indicadores:
a) músculos abdominais fortes e flexores do quadril fracos.

b) escápulas abduzidas e atrofia dos extensores.

*c) músculos abdominais fracos e flexores do quadril fortes.

d) músculos abdominais fortes e cintura escapular fraca.

e) músculos da cintura escapular fortes e flexores do quadril fracos.
23 - Melhorar a movimentação articular ativa e passivamente, promover condicionamento aeróbico e fortalecer os músculos dos membros inferiores são indicações de exercícios para pacientes acometidos de:
*a) Osteoartrite dos joelhos e do quadril.

b) Síndrome de Brown-Séquard.

c) Escoliose.

d) Atrofia de Sudeck.

e) Tabes Dorsalis.
24 - A disreflexia autonômica deve ser vista como uma emergência. Sobre o assunto, considere os seguintes itens:
I. Síndrome espástica e distúrbios visuais.

II. Cefaléia, manchas cutâneas e sudorese profusa.

III. Vasoconstrição e hiperventilação.

IV. Hipertensão e queda na freqüência cardíaca.


Um episódio de disreflexia autonômica é caracterizado por:
a) I e II apenas.

b) III apenas.

*c) II e IV apenas.

d) III e IV apenas.

e) II e III apenas.
25 - Um paciente com diagnóstico de acidente vascular cerebral (AVC), apresentando sinais claros de hemiplegia, com manifestação clínica de hemianopsia homônima, encontra-se com:
*a) Perda da função da metade nasal de um dos olhos e da metade temporal do outro olho.

b) Cegueira total mas passageira.

c) Perda da visão periférica.

d) Visão dupla.

e) Cegueira do lado hemiplégico.
26 - Existem dois tipos de sensibilidade, a protopática (sensação de proteção) e a epicrítica (sensação discriminativa). Considerando que a avaliação da sensibilidade realizada pelo fisioterapeuta inclui essas modalidades de sensações, numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda.


1. Sensação de proteção

2. Sensação discriminativa




( ) Dor

( ) Cinestesia

( ) Esteregnosia

( ) Temperatura

( ) Vibração

Assinale a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.


a) 2, 2, 1, 1, 2

b) 1, 1, 2, 2, 2

*c) 1, 2, 2, 1, 2

d) 2, 1, 1, 2, 1

e) 1, 2, 2, 1, 1
27 - Paciente com pneumotórax traumático, submetido a um sistema de drenagem, deve ser submetido a um tratamento fisioterápico para reexpansão pulmonar que inclua:
a) exercícios específicos e remoção das secreções através de manobras de higienização brônquica.

*b) exercícios respiratórios associados a exercícios de membros superiores.

c) exercícios respiratórios associados a exercícios de membros inferiores.

d) exercícios específicos de expiração forçada para drenar o líquido.

e) exercícios respiratórios associados a exercícios abdominais.
28 - A terapia com ondas curtas não deve ser aplicada em pacientes com:
a) lesões ligamentares e mialgias.

*b) marca-passo cardíaco e implantes protéticos metálicos.

c) contusão muscular.

d) mialgias e contusão muscular.

e) tecidos isquêmicos.
29 - Numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda.


1. Inervação do músculo quadríceps femoral

2. Inervação do músculo tibial posterior

3. Inervação do músculo gastrocnêmio e sóleo

4. Inervação do músculo glúteo máximo.

5. Inervação do músculo oponente do polegar


( ) L5, S1

( ) S1, S2

( ) C6, C7

( ) L2, L3 e L4

( ) L5, S1 e S2

Assinale a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.


*a) 2, 3, 5, 1, 4

b) 3, 2, 5, 1, 4

c) 2, 3, 5, 4, 1

d) 4, 2, 3, 1, 5

e) 2, 5, 1, 3, 4
30 - Considere os seguintes itens:
I. Músculos hipertônicos, clônus e reflexos espinhais anormais.

II. Reflexos tendinosos profundos hiperativos e lesão piramidal.

III. Músculos hipertônicos e lesão extra-piramidal.

IV. Espasmos musculares em flexão ou extensão e reflexos tendinosos profundos hiperativos.


A espasticidade é caracterizada por:
a) I e III somente.

b) I, II e III somente.

*c) I e IV somente.

d) III e IV somente.

e) II e III somente.
31 - Um paciente com pseudo-hipertrofia de panturrilha e marcha miopática apresenta:
a) Doença de Osgood-Schlatter.

b) Poliomielite.

c) Mielomeningocele.

*d) Distrofia muscular de Duchenne.

e) Esclerose múltipla.
32 - Considere os seguintes casos:
I. Estimulação sensitiva e cicatrizes fibrosas.

II. Entorses e distensões.

III. Rigidez muscular e inflamação cutânea.

IV. Esforços musculares prolongados e tendinite.


A fricção é o tipo de massagem indicado nos casos:
a) II e III somente.

b) I e II somente.

c) I, III e IV somente.

*d) II e IV somente.

e) I e III somente.
33 - Quando um paciente se apresenta com um dos pés caído, a indicação é de:
*a) Lesão traumática unilateral, compressão do nervo fibular e paralisia dos músculos inervados.

b) Sacroleíte bilateral.

c) Atrofia de Sudeck e paralisia dos músculos inervados.

d) Lesão dos flexores do carpo.

e) Exacerbação dos reflexos osteotendinosos.
34 - Considere o seguinte conjunto de fatores:
I. Articulações contraturadas e dor.

II. Elasticidade e flexibilidade.

III. Palpação e contração muscular.

IV. Espasticidade e simulação.


Podem confundir e prejudicar a avaliação de graduação muscular:
a) Somente II e III.

*b) Somente I e IV.

c) Somente I, II e IV.

d) Somente I e III.

e) Somente II, III e IV.
35 - Um paciente apresenta perda dos reflexos posturais, tremor de repouso, bradicinesia e rigidez. Esses sinais clínicos são característicos de:
a) Síndrome do túnel do carpo.

b) Doença de De Quervain.

*c) Síndrome de Parkinson.

d) Contratura de Dupuytren.

e) Síndrome simpático-reflexa.
36 - Identifique os casos em que a terapia por ultra-som pode ser usada como tratamento.
I. Articulações contraturadas.

II. Inflamação reumática, pele e tendões.

III. Artropatia degenerativa.

IV. Edema.


Assinale a alternativa correta.
*a) Somente I e III.

b) Somente I, II e III.

c) Somente I e IV.

d) Somente II e IV.

e) Somente II.
37 - Um paciente com uma lesão no púbis, diagnosticada como pubalgia, deve ser submetido a qual tratamento?
a) Ondas curtas e repouso.

*b) Repouso, ultra-som e gelo.

c) Infravermelho e ultra-som.

d) Alongamento e gelo.

e) Repouso e abdominais.

38 - Identifique os problemas que freqüentemente interferem na reabilitação ativa e no uso de prótese de um paciente amputado.


I. Dificuldades de cicatrização e atelectasia.

II. Dor e sensação fantasma.

III. Ulceração, gangrena e dificuldades de cicatrização.

IV. Aumento da pressão arterial sistêmica e ulceração.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente I e III.

*b) Somente II e III.

c) Somente I, II e III.

d) Somente I e IV.

e) Somente II e IV.
39 - Um paciente com lesão músculo-esquelética necessitando de um tratamento fisioterápico que contemple vasoconstrição para reduzir o risco de dor, edema e hematomas deverá ser submetido a:
*a) crioterapia.

b) banho de parafina.

c) massagem.

d) ultra-som.

e) ondas infravermelhas.
40 - A estimulação elétrica transcutânea é mais adequada em que indicação clínica?
a) Marca-passos cardíaco e úlceras de pressão.

b) Alívio da dor e espasticidade.

c) Útero gravídico e hipertrofia muscular.

*d) Alívio da dor crônica e aguda.

e) Dor periférica e úlceras de pressão.
41 - Identifique os casos em que a massagem é mais indicada:
I. Celulite e cicatrizes.

II. Edema e aderências.

III. Tromboflebite e fraturas.

IV. Distúrbios de coagulação e inflamação cutânea.

V. Relaxamento muscular e alívio da dor.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente I e III.

b) Somente II e IV.

*c) Somente I, II e V.

d) Somente III e IV.

e) Somente I e V.
42 - A agnosia ou estereognosia é:
a) a dificuldade de reconhecer a estrutura corporal e de organizar palavras inteligíveis.

*b) a incapacidade de reconhecer objetos ou formas pelo toque.

c) a incapacidade de imitar gestos ou realizar uma tarefa pré-determinada.

d) a inabilidade de lembrar e expressar nomes de pessoas e objetos.

e) a incapacidade de integrar e usar percepções provenientes do lado esquerdo do corpo.
43 - Quais das seguintes opções são fatores predisponentes para úlcera de decúbito?
I. Pele sensível, higiene pessoal e pressão interna excessiva.

II. Diagnóstico precoce e fisioterapia.

III. Paralisia, pele insensível e má higiene.

IV. Ossos proeminentes e pressão externa excessiva.

V. Hiper-hidratação e aumento da espasticidade.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente I, II e III.

b) Somente II e III.

c) Somente II, III e IV.

*d) Somente III e IV.

e) Somente I e II.
44 - Os acidentes vasculares cerebrais são o resultado de obstrução ou ruptura de artérias cerebrais ou do tronco encefálico. Sobre o assunto, considere as seguintes alterações:
I. Afasia, disfagia e convulsões.

II. Hipotensão e bradicardia.

III. Atelectasia e insuficiência ventilatória.

IV. Capsulite adesiva (ombro congelado) e incontinência urinária.


A alteração neurológica pode produzir as alterações discriminadas em:
*a) I e IV somente.

b) I, II e IV somente.

c) I, III e IV somente.

d) II e IV somente.

e) III e IV somente.
45 - Na fase inicial de tratamento de um paciente hemiplégico, o profissional deve administrar um tratamento fisioterápico que:
I. Evite a deformidade e facilite a contração do lado afetado.

II. Melhore as atividades da vida diária e iniba a espasticidade.

III. Proteja a área afetada e reduza a isquemia.

IV. Reduza o edema e restaure o fluxo unidirecional da linfa.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

*e) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
46 - O aumento da demanda ventilatória por aumento da resistência da via aérea está associado a:
I. Cianose e dispnéia.

II. Hipersecreção e broncoespasmo.

III. Hipoventilação e aumento do espaço morto.

IV. Queda de saturação e hipotermia.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

*e) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
47 - Acerca do sistema respiratório, considere as seguintes afirmativas:
I. O fluxo expiratório é limitado pelo esforço inspiratório.

II. O surfactante pulmonar exerce coesão entre as partículas do líquido intra-alveolar.

III. Durante a inspiração, quanto maior o esforço inspiratório, maior será o fluxo.

IV. O surfactante alveolar tem a função de dilatar os brônquios.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

*e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
48 - Identifique os problemas que podem ocorrer na aspiração traqueal.
I. Apnéia e tosse.

II. Hipoxemia.

III. Atelectasia.

IV. Arritmia cardíaca.


Assinale a alternativa correta.
a) Somente I e II.

*b) Somente II e IV.

c) Somente II e III.

d) Somente III e IV.

e) Somente I e III.
49 - Aliviar o broncoespasmo através de postura de relaxamento, administrar broncodilatadores e utilizar técnicas de remoção da secreção é a conduta imediata que deve ser aplicada a um paciente internado apresentando:
a) produção excessiva de suor e predisposição a infecções broncopulmonares crônicas.

*b) crise asmática, acúmulo de secreção pulmonar e dispnéia importante.

c) lesões pulmonares do tipo pneumotórax espontânea.

d) fratura de costela e apnéia noturna.

e) crise de tosse prolongada e hepatopatia.
50 - Um paciente idoso apresenta acometimento de tenossinovite estenosante dos tendões do abdutor longo e extensor curto do polegar. Ao exame físico, há dor à palpação e edema ao longo da face lateral do estilóide radial. Esses dados caracterizam:
a) Epicondilite.

b) Radiculopatia cervical.

*c) Doença de De Quervain.

d) Laceração do manguito rotatório.



e) Doença de Osgood-Schlatter.




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal