Edital iqsc/usp – 024/2008



Baixar 15.71 Kb.
Encontro19.07.2016
Tamanho15.71 Kb.
INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS

EDITAL IQSC/USP – 024/2008


ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO PARA LIVRE-DOCÊNCIA JUNTO AO DEPARTAMENTO DE FÍSICO-QUÍMICA

Estarão abertas, de acordo com a legislação em vigor, na Assistência Técnica Acadêmica do IQSC da USP, situada na Avenida Trabalhador São-carlense, 400, em São Carlos, SP, no período de 15 de abril a 15 de maio de 2008, de segunda a sexta feira, das 9h às 11h30min e das 14 às 16h30min, exceto feriados e pontos facultativos, as inscrições ao Concurso para Livre Docência junto ao Departamento de Físico-Química do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo.

O Concurso obedecerá às disposições do Estatuto da Universidade de São Paulo, baixado pela Resolução 3461, de 07.10.1988, e aprovado pelo Decreto 29.272, de 24.11.1988; Regimento Geral da Universidade de São Paulo, baixado pela Resolução 3745, de 19.10.1990; Resolução 3801 de 05.04.1991; Resolução 4957, de 01.10.2002; e demais normas legais aplicáveis a matéria.

Os candidatos ao título de Livre Docente deverão ser portadores do título de Doutor, outorgado pela Universidade de São Paulo, por ela reconhecido ou de validade nacional.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar requerimento dirigido ao Diretor do Instituto, no qual indique: nome, data e local de nascimento, filiação, estado civil, profissão e local de residência, acompanhado dos seguintes documentos:

I   prova de que é portador do título de Doutor, outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional;

II  prova de quitação com o serviço militar;

III   título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa;

IV   memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos. No memorial, o candidato deverá salientar o conjunto de suas atividades didáticas e contribuições para o ensino. Deverão constar obrigatoriamente no memorial, uma vez que, de preferência, serão considerados pela Comissão Julgadora, os títulos obtidos, os trabalhos e demais atividades realizadas após a obtenção do grau de doutor.

V   dez exemplares de tese original ou de texto que sistematize criticamente a obra do candidato ou parte dela.

Os Professores Doutores em exercício de função docente na USP, bem como os candidatos estrangeiros, serão dispensados das exigências referidas nos itens II e III.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar, em duas vias, a relação de todos os comprovantes entregues na Assistência Técnica Acadêmica, os quais deverão ser acondicionados em pastas, devidamente numerados.

A inscrição será julgada pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando se a decisão em edital. O concurso deverá realizar se no prazo máximo de cento e vinte dias, a contar da publicação da aceitação da inscrição.

O concurso de Livre Docência consta de:

I - prova escrita, que versará sobre assunto de ordem geral e doutrinária, a ser realizada de acordo com o disposto no artigo 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP (peso 1);

II - defesa de tese ou de texto que sistematize criticamente a obra do candidato ou parte dela. Na defesa pública de tese ou de texto elaborado, os examinadores levarão em conta o valor intrínseco do trabalho, o domínio do assunto abordado, bem como a contribuição original do candidato na área de conhecimento pertinente (peso 3);

III - julgamento do memorial com prova pública de argüição. O mérito dos candidatos será julgado com base no conjunto de suas atividades que poderão compreender (peso 4):

  produção científica, literária, filosófica ou artística;

  atividade didática;

  atividades de formação e orientação de discípulos;

  atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

  atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;

  diplomas e outras dignidades universitárias.

IV - avaliação didática, que se destina a verificar a capacidade de organização, a produção ou o desempenho didático do candidato. Constara de aula, em nivel de pós-graduação, e será realizada de acordo com as normas estabelecidas no artigo 137 e seus parágrafos e nos termos do parágrafo único do artigo 173 do Regimento Geral da USP (peso 2).

O programa do Concurso é o seguinte:

Especialidade: Cinética Química e Catálise

Programa: 1. Conceitos básicos de cinética química. 2. Leis de Velocidade. 3. Métodos experimentais em cinética química. 4. Dependência da constante de velocidade com a concentração de reagentes e com a temperatura. 5. Teoria das Colisões. 6. Complexo ativado. 7. Teoria das Reações Unimoleculares. 8. Reações em solução. 9. Catálise homogênea. 10. Catálise heterogênea.

Especialidade: Eletroquímica

Programa: 1. Características dos processos eletroquímicos. 2. Eletrólise e as leis de Faraday. 3. Soluções eletrolíticas. 4. Equilíbrio e sistemas não ideais. 5. Equilíbrio em células galvânicas. 6. Equilíbrio em interfases. 7. Potencial eletroquímico. 8. Potencial de eletrodo. 9. Mecanismos de reações eletroquímicas. 10. Técnicas eletroquímicas.

Especialidade: Termodinâmica Química

Programa: 1. Conceitos básicos e princípios de termodinâmica. 2. Funções termodinâmicas. 3. Elementos de termodinâmica estatística. 4. Energia livre e equilíbrio. 5. Gases ideais/reais. 6. Equilíbrio de fases. 7. Soluções ideais e diluídas. 8. Equilíbrio em sistemas não ideais. 9. Soluções eletrolíticas. 10. Equilibrio em células galvânicas. 11. Equilíbrio em interfases.

Especialidade: Físico-Química Orgânica

Programa: 1. Princípios fundamentais. 2. Reagentes e mecanismos de reações. 3. Correlações estrutura-reatividade. 4. Efeitos de solventes. 5. Ácidos e bases - Eletrófilos e nucleófilos. 6. Catálise homogênea. 7. Reações de substituição em carbonos saturados. 8. Reações de substituição em carbonos aromáticos. 9. Reações de substituição em compostos carbonílicos. 10. Reações de eliminação.

Especialidade: Fotoquímica Orgânica

Programa: 1. Introdução aos processos fotoquímicos. 2. Transferências eletrônicas. 3. Radiação eletromagnética. 4. Estados excitados. 5. Espectros de emissão e de absorção. 6. Fluorescência e fosforescência. 7. Transferência de energia. 8. Reações fotoquímicas. 9. Reações fotorredox. 10. Métodos experimentais.

Especialidade: Polímeros Orgânicos



Programa: 1. Introdução e desenvolvimento histórico. 2. Estrutura de macromoléculas. 3. Reações de policondensação. 4. Reações de polimerização radicalar. 5. Reações de polimerização iônica. 6. Reações de copolimerização radicalar. 7. Macromoléculas em solução: viscosimetria. 8. Transições térmicas em polímeros. 9. Massa molar e distribuição de massa molar. 10. Polissacarídeos e seus derivados.

Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal