Editora Gaivota lança Odisseia de Homero



Baixar 6.01 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho6.01 Kb.
Editora Gaivota lança Odisseia de Homero (segundo João Vítor)

Um dos clássicos da poesia épica mundial foi parar nas mãos de João Vítor, aluno da sexta série que está de recuperação e precisa fazer um resumo da Odisseia de Homero para passar de ano. Por engano, o garoto retirou da biblioteca a versão integral da obra de Homero, ao invés da versão “adaptada” à sua idade. Para piorar, ele deixou a leitura para o último dia, ou melhor, a última noite antes da entrega.

O resultado, como era de se esperar, não sai exatamente como a professora esperava, pois o aluno não só contou a história com suas próprias palavras, como aproveitou para incrementar alguns detalhes que, a seu ver, faziam toda a diferença.

“Ulisses e seu bando chegaram, então, à terra dos ciclopes, horríveis gigantes de um olho só. Após desembarcarem na praia, o que escolhem fazer? Descansar? Não. Banho de mar? Não. Frescobol? Não. Churrasco. Churrasco! Outro churrasco, professora Denise! Deve ser o vigésimo, e ainda estamos no capítulo nove! Vou lhe dizer uma coisa: nunca vi povo tão farofeiro quanto esse. Dia sim, dia não, tem churrasco na praia!”

Dessa forma, com uma linguagem informal e desencanada, João dialoga com sua professora em um texto recheado de imaginação.

Gustavo Piqueira, autor e ilustrador do livro, trouxe ilustrações divertidas e bastante atuais para a história, misturando diferentes tempos, divertidas colagens e fantasias coloridas que refletem a mente do inteligente, e muito malandro, João Vítor.

A leitura de Odisseia de Homero (segundo João Vítor) é a aventura mais maluca dos personagens gregos que os leitores conhecerão!

Sobre o autor e ilustrador

Gustavo Piqueira é o designer gráfico mais premiado do Brasil e está à frente da Casa Rex, casa de design gráfico internacional, com sedes em São Paulo e Londres, onde lidera uma equipe de mais de 40 profissionais e desenvolve desde projetos de design estratégico para marcas globais de consumo até projetos experimentais. Seu portfólio inclui doze livros sobre temas diversos e ilustração de livros infantis. Seus mais recentes projetos incluem a concepção e organização da coleção de filosofia clássica Ideias Vivas (WMF Martins Fontes), a tradução do irônico A História Verdadeira, escrito no século II por Luciano de Samósata (Ateliê Editorial), e o misto de imagens reais e ensaios fictícios Iconografia Paulistana (WMF Martins Fontes).



Sobre a Editora Gaivota

A Gaivota, selo da Editora Biruta criado em 2011, prima pela qualidade literária, projetos gráficos ousados, instigantes, e ilustrações que encantam. Mas o desafio vai além: abordar de maneira lúdica temas muitas vezes considerados complexos ou desinteressantes, com o intuito de aproximar crianças e jovens de assuntos que parecem distantes de seu cotidiano. Esse foco não exclui obras que estimulem a fantasia e inspirem a aventura – por isso apresentamos aos jovens leitores aquilo que há de melhor na literatura infantojuvenil nacional e estrangeira, com obras e autores premiados nacional e internacionalmente.



Odisseia de Homero (segundo João Vítor), Gustavo Piqueira, ISBN 978-85-64816-43-5, a partir de 9 anos


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal