Editorial estamos surpresos! Turistas anseiam por Turismo Cultural



Baixar 24.48 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho24.48 Kb.
Newsletter Dezembro/Janeiro 2009

EDITORIAL

Estamos surpresos! Turistas anseiam por Turismo Cultural

O mês de Janeiro é um período sem grandes atractivos turísticos.

Recuperam-se as mazelas físicas e monetárias dos festejos natalícios e, lentamente, o ritmo laboral, com a conjuntura económica a pesar e um cenário de mau tempo.

São anseios naturais que despontam.

Os de Fevereiro, com os turistas a adivinharem motivações culturais da época.
Nesta edição vamos apresentar propostas de viagens e animação, onde nos poderemos divertir a sério. Ânimo!

Mas antes, vamos saudar os novos líderes das Entidades Regionais de Turismo. Tomaram posse recentemente e com certeza vão retomar o trabalho de dinamização da actividade turística, no plano regional. Um patamar fundamental de desenvolvimento dos produtos de nicho como o turismo cultural.

Mas queremos ainda saudar todos aqueles que através desta Newsletter e outros canais, acompanham de forma atenta a actividade da Progestur. Têm-nos surpreendido um pouco por todo o lado, pessoas que nos falam de forma informada sobre os nossos eventos. A todos o nosso agradecimento pelo interesse demonstrado. Estamos ao Vosso dispor.

Mas vamos ao que interessa!

Aproxima-se o Entrudo de Lazarim. Evento que é já tradicional no início do ano. Em colaboração com a Câmara Municipal de Lamego e Junta de Freguesia de Lazarim, organizamos aquele que é o Carnaval mais tradicional do país. Vale bem a pena visitar.
Não falte.

Queremos também dar-lhe conta do projecto Neves e Sousa, cuja coordenação é do Eng. Anacoreta Correia. Correu de forma exemplar e a 2ª edição do livro está já na rua. De facto, Angola é um país irmão, de fortes ligações que nos unem em motivações comuns, entre elas a cultura.

Estamos também a trabalhar na “Máscara Ibérica”, no âmbito do projecto Europeu “Masks et Masquarades”e do trabalho de campo para a elaboração do II vol. Máscara Ibérica. Como imagina, temos tido algumas dificuldades com os nevões que assolam o Norte da Península nesta época, Falaremos do que temos visto e muito mais.

Fiquem pois com o desejo de boa leitura e boas sugestões de turismo cultural.




Actualidade

Entrudo em Lazarim
Organizado desde o início dos anos oitenta pela Casa do Povo de Lazarim, foi a partir de 2006 que se sentiram mudanças relativamente ao seu desenvolvimento, pois à Casa do Povo de Lazarim, uniram-se a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal de Lamego e a Progestur tendo potencializado esta tradição ao nível de um grande evento festivo, sendo hoje de reconhecimento internacional.
Nesta edição e 2009, pretendemos dar continuidade a este projecto num ano que será marcado pelo início do desenvolvimento do futuro espaço museológico do Entrudo de Lazarim, a ser criado na própria vila.
É objectivo da organização continuar a elevar a qualidade da oferta em termos de programação e infra-estruturas aos milhares de visitantes que rumam a Lazarim para assistirem ao Entrudo, tentando superar as expectativas alcançadas nas edições anteriores e procurando sempre aliar a tradição com a realização de um evento que ofereça motivos de permanência e vivência na Vila.
Este ano preparámos algumas novidades, nomeadamente a existência de um segundo pólo, para além do habitual dedicado à gastronomia, que acolherá uma mostra de produtos regionais, destacando o artesanato e os artesãos a trabalharem ao vivo, grupos de música tradicional, concertos, actividades para os mais novos e outras acções de animação.
A exposição “Os Caretos de Lazarim Andam por Aí”, de autoria de Hélder Ferreira, iniciará as festividades no espaço da Casa do Povo ficando patente ao público durante os 4 dias de Entrudo. A habitual e característica “Patuscada de Porco”, o leilão de Santo António e momentos altos como o Desfile Etnográfico, leitura dos testamentos, queima dos bonecos antropomorfos e típico caldo de farinha e feijoadas são alguns dos motivos que ano após ano fidelizam a ida de milhares de pessoas a Lazarim para um contacto directo com uma tradição que alia uma herança do passado com uma renovação constante, reflectindo-se numa mais-valia para a região.
Ver programa

II Volume Máscara Ibérica – Trabalho de campo
Encontra-se em pleno desenvolvimento o trabalho de campo, de pesquisa e captação de imagens, que irá constituir o 2º volume de “Máscara Ibérica”.
O livro terá quatro capítulos dedicados a festas com Máscaras, sendo dois capítulos dedicados a Portugal e dois para as regiões espanholas das Astúrias e Castilla e León. Os textos serão da autoria de especialistas da temática, Portugueses e Espanhóis, e iremos contar com a colaboração do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, da Universidade Nova de Lisboa.
O lançamento a nível nacional está previsto para Setembro de 2009 e em Espanha no mês seguinte.


Festas em Espanha – Viagens
Desde Dezembro que a Progestur tem estado no terreno a acompanhar as festas do solstício de Inverno que ocorrem um pouco por todo o no Norte da Península Ibérica e não só. Nomeadamente, Nordeste Transmontano, Região das Astúrias, Cantábria, Cáceres e León. O levantamento e a cobertura fotográfica, realizada por Hélder Ferreira, captam registos de momentos únicos de manifestações etnográficas ancestrais de lugares longínquos raramente vistas e muito pouco conhecidas. É esse trabalho que irá constituir o II volume Máscara Ibérica. No entanto, algumas dessas representações poderão ser assistidas já em Maio no IV Desfile Máscara Ibérica em Lisboa.
As viagens irão continuar durante o mês de Fevereiro, pelo que na próxima Newsletter iremos dar-lhe conta de tudo.
Ficam aqui algumas imagens das viagens realizadas.

- Astúrias (Valdesoto, Valledor, Tormaleu), Cáceres (Piornal e Acehúche), Cantábria (Silió)

IV Desfile
Como lhe demos conta na última Newsletter, encontramo-nos já a desenvolver o que irá ser o IV Desfile Máscara Ibérica em Lisboa.
De momento
todo o trabalho de campo, cobertura fotográfica, levantamento de conteúdos informativos, bem como os convites aos grupos e entidades a estarem presentes, está a ser ultimado.
Como informámos anteriormente, a representação etnográfica será mais alargada, tanto da parte espanhola, com a presença da Região das Astúrias, Cantábria e Cáceres que se juntam às já habituais Galiza, Castela e León, como da parte portuguesa com a região centro.
Também no que concerne à Mostra das Regiões esta contará com uma maior e mais diversificada vertente programática, tanto a nível de representatividade como de animação. Podemos também adiantar a confirmação por parte de algumas Tv’s espanholas, nomeadamente a TV das Astúrias, que virá fazer a cobertura do evento.
Mais uma vez contamos com a parceria inestimável da EGEAC e, também uma vez mais, será o Grande Desfile Máscara Ibérica a oficializar a abertura das Festas de Lisboa 2009.
A informação está em constante actualização pelo que não a deixe de acompanhar seja pelo site, próximas newsletters e agora também no blog da Progestur.
Blog no site da Progestur
A Progestur dispõe de um novo espaço cibernauta, um blog acessível através do site.
Aqui iremos mostrar os bastidores dos nossos projectos, relatar viagens, experiências e temos todo o gosto em convidá-lo para participar activamente neste novo espaço de interactividade, com notícias, sugestões, opiniões… Esperamos por si.

Aconteceu
Albano Neves e Sousa – Lançamento da 2ª edição do livro
A apresentação da 2ª edição da obra “Neves e Sousa, pintor de Angola” realizada no dia 11 de Dezembro, no El Corte Inglés de Lisboa, na Sala de Âmbito Cultural, decorreu de uma forma bastante agradável atingindo os objectivos a que se propunha, de continuar a reforçar e dar visibilidade à obra e ao projecto “Neves e Sousa”.
A apresentação contou com a presença dos autores Eng.º Miguel Anacoreta Correia e Dr. Nuno Lima de Carvalho e de Hélder Ferreira, presidente da Progestur, responsável pela produção da obra.
Foram muitos os convidados, amigos, jornalistas, académicos, representantes do turismo e cultura, entre outros que compareceram à sessão, tornando-se realmente notório o interesse que a obra continua a suscitar, marcado pela aceitação às iniciativas que envolvam o nome Neves e Sousa.
Em menos de um mês o livro atingiu a tiragem de 5000 exemplares, motivo de orgulho para todos os que tornaram possível a sua realização e de estímulo para futuras iniciativas que visem aprofundar e dar a conhecer o legado artístico do pintor.

PP-Cult – Audiência com o Presidente da Republica
A PP-CULT (Plataforma pelo Património Cultural) foi recebida pelo Presidente da Republica dia 20 de Janeiro no Palácio de Belém, numa audiência com o sentido de apresentar as linhas de acção e objectivos pelos quais se rege a sua fundação e missão,  no registo e diagnóstico de problemas estruturais da conservação patrimonial mas também, e sobretudo, no estudo das novas oportunidades e dos novos desígnios, procurando descortinar soluções contemporâneas para antigos problemas.
Adiantamos já que o Senhor Presidente da República deu o seu alto patrocínio a uma iniciativa conjunta da PP-CULT e do Reitor da Universidade de Coimbra, a realizar-se a 18 de Abril: A comemoração em Coimbra do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Este dia internacional irá incidir este ano sob o desígnio das relações entre Ciência e Património; pelo que será organizada pela Universidade de Coimbra, com apoio da PP-CULT,  uma grande conferência para a qual serão convidados como oradores grandes vultos da ciência e cultura contemporânea portuguesa. Também aqui serão apresentados publicamente os novos projectos da Universidade de Coimbra, tais como o projecto do novo Museu das Ciências e a própria candidatura da Universidade a inscrição na Lista do Património Mundial da UNESCO.
A conferência terá como título: O Património como Oportunidade e Desígnio NACIONAL. Ciência, Sociedade e Cultura!»

A acontecer

II Feira do Mundo Rural e o Encontro da Pedra, de 14 a 17 de Maio
XIX FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha, de 28 a 31 de Maio

A Progestur vai estar presente com a Mostra “Máscara Ibérica”, na Batalha no âmbito da realização da II Feira do Mundo Rural e o Encontro da Pedra e da XIX FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha. Para além de um enquadramento turístico/cultural com artesanato e produtos regionais, podemos já anunciar a vinda do Grupo de Gaiteiros de Viana do Bolo – Galiza. Entretanto, iremo-lo mantendo informado.

Notícias Progestur

Promoção do Entrudo em Lazarim e distribuição do Flyer de promoção do IV Grande Desfile na BTL
No âmbito da BTL que decorreu de 21 a 25 de Janeiro na FIL, a Progestur deu início à divulgação e promoção do Entrudo em Lazarim 2009 com a actuação dos Caretos de Lazarim e com o lançamento e distribuição do folheto promocional e informativo do IV Desfile Máscara Ibérica.

Masks et Masquarades - Seminário na Sardenha
No âmbito das acções propostas para o Projecto Masks et Masquarades por parte do parceiro da Itália, Centro Internazionale Ethnostudi (CIE), Assemini, vai realizar-se nas cidades de Oristano e Assemini, de 23 a 25 de Fevereiro, um seminário dedicado à temática das Máscaras, para o qual a Progestur foi convidada a participar.

Outras Notícias

Turismo
O antigo Presidente da Região de Turismo Douro Sul, Dr. Melchior Moreira, foi o escolhido para presidir à Comissão Instaladora da futura Agência Regional de Turismo do Norte.
Responsável pela promoção turística de toda a Região Norte do país, o futuro organismo aglomerará seis das extintas regiões de turismo - entre as quais se contam as do Alto e Verde Minho, do Nordeste Transmontano -num total de 84 municípios.

Portugal lá fora
Caretos de Podence em Estugarda
O Festival Internacional Europäisches, realizado entre os dias 22 a 26 na cidade alemã de Estugarda contou com a participação dos Caretos de Podence, de Macedo de Cavaleiros, os únicos representantes portugueses, num evento que reuniu representações de mais 13 países.


Por cá

Museu do Douro


Inaugurado no dia 20 de Dezembro de 2008, este Museu de Território com sede na Régua, abrange toda a Região Demarcada do Douro, com diversos pólos museológicos. Ocupando a outrora Casa da Companhia, antigas instalações da Real Companhia Velha, o espaço da sede foi desenhado pelo arquitecto Duarte Cunha e para além das salas de exposição tem também uma loja, um bar de vinhos e um restaurante. A exposição permanente, instalada no edifício do Solar do Vinho do Porto, foca a Região Demarcada do Douro em vários temas - "O Território", "A História", "A Vinha", "O Vinho", "Do Douro para o Mundo" e "Imagens do Vinho".
O projecto do Museu do Douro foi criado em 1997 na sequência de uma lei aprovada por unanimidade na Assembleia da República.

Museu Etnografia e História da Póvoa de Varzim
Depois de dois anos fechado, o Museu de Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim vai abrir em Fevereiro, após ter sido alvo de uma longa intervenção que visou a sua recuperação e ampliação.
A Câmara Municipal vai aproveitar o Correntes d` Escritas, que decorre de 11 a 14 de Fevereiro, para inaugurar o novo espaço que também servirá para acolher actividades culturais diversificadas como forma de captar mais visitantes.

Museu Nacional de Arte Antiga
O Museu Nacional de Arte Antiga foi sujeito a obras de renovação das suas salas, agora melhor preparadas para acolherem a colecção de pintura e artes decorativas europeias do museu.
Desde 1994, altura em que as salas receberam alterações estruturais desenhadas pelo arquitecto João de Almeida, que o museu mantinha-se inalterado. Agora, em 2008, o projecto é assinado por Célia Anica.
Todas as salas têm nova sinalética e pontos de documentação que dão informação sobre as obras ao visitante.

Museu da Marioneta
O Museu da Marioneta reabre, após obras de ampliação e renovação e com uma adição ao seu acervo coma colecção de Francisco Capelo, cujo conteúdo ascende a mais de 500 objectos, máscaras e marionetas orientais provenientes de Java, Sri Lanka, Birmânia, Tailândia, Índia, Vietname.
Não deixe de visitar.

Rota dos Sabores Tradicionais em Évora
A festa da gastronomia volta a Évora com a Rota dos Sabores Tradicionais até Abril. Inclui 40 estabelecimentos com o compromisso de servirem iguarias marcadamente regionais e confeccionadas com produtos da região.
A rota será enriquecida, ao longo dos 4 meses, por diversos eventos associados, provas de sabores tradicionais da carne de porco alentejano, artesanato e animação etnográfica acções de formação, de prova e serviço de vinho para profissionais da restauração, conferências e visitas guiadas temáticas.

Festival Mar-Marionetas - Espinho
De 27 de Janeiro a 15 de Fevereiro, Espinho recebe um festival de marionetas para todas as idades. Para além dos espectáculos de companhias como a dos franceses Marieettonio e Désuète, do Teatro e Marionetas de Mandrágora e do Teatro da Serra de Montemuro, realizam-se também uma exposição, um workshop de dança e de construção de marionetas e pequenas animações nas escolas e na rua.

Sugestões


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal