Educação a Distância no senai/SC



Baixar 20.39 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho20.39 Kb.



II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho

Florianópolis, de 15 a 17 de abril de 2004



GT História da Mídia Educativa
Coordenação: Marlene Blois (UniCarioca)

GT: História da Mídia Educativa

Titulo

Educação a Distância no SENAI/SC


Autor

Margarete Lazzaris Kleis

Instituição

SENAI-SC- Núcleo Educação e Tecnologia

Sinopse do trabalho:

Este trabalho apresenta um histórico do trabalho desenvolvido pelo Senai/SC, na incorporação de meios em suas propostas educativas, viabilizando alcançar um maior nº de alunos com qualidade, na área de educação voltada para a indústria.



Palavras-chave:

Meios na Educação- Educação a Distância-Formação Profissional a Distância- Educação Industrial

Março/2004


Educação a Distância no SENAI/SC

O SENAI/SC atua na modalidade da Educação a Distância desde a sua implantação, em 1994. Iniciou suas atividades com ações específicas realizadas dentro de Projetos Estratégicos Regionais do Departamento Nacional do SENAI, que definiam o desenvolvimento de produtos voltados para a Educação a Distância. O Pólo Gerador de EAD no SENAI/SC é o CTAI – Centro de Tecnologia em Automação e Informática/Florianópolis. Dentre as diversas ações desenvolvidas através destes projetos podemos citar:



  • Curso de Fundamentação da Tecnologia Educacional a Distância;




  • CD-ROM Aplicando Educação a Distância;




  • Curso a Distância Negócios & Empreendimentos.



Em 1997 o SENAI/CTAI iniciou uma parceria com o jornal Diário Catarinense para o desenvolvimento de cursos de aprimoramento profissional, veiculados em fascículos semanais para todo o estado de Santa Catarina. Esta parceria aconteceu ininterruptamente até dezembro de 2002, sendo desenvolvido nos últimos anos pelo Departamento Regional do SENAI/SC. Foi uma experiência pioneira aliar a educação a distância em parceria com um jornal de circulação local, que possibilitou ao SENAI/CTAI uma abrangência maior dentro desta área de atuação, com o desenvolvimento dos conteúdos presenciais já utilizados pelo SENAI para os fascículos impressos veiculados pelo jornal. Além de conteúdos já existentes, foram sendo criados novos cursos de acordo com as expectativas dos clientes.


Em 1998 o SENAI/CTAI desenvolveu um curso via internet intitulado “Noções Básicas de Qualidade” dentro do “Programa de Formação de Multiplicadores em Gestão da Qualidade Total”, que foi oferecido a 13 instituições de formação profissional de 12 países da América Latina e Caribe, através de um convênio entre o SENAI/SC e o Centro Interamericano de Pesquisa e Documentação sobre Formação Profissional – CINTERFOR – órgão da Organização Internacional do Trabalho para a América Latina, dentro do programa de Informação e Cooperação das Instituições de Ensino Profissional - Cinternet. Este curso foi oferecido inicialmente em espanhol para os colaboradores das 13 instituições do Programa, sendo mais tarde oferecido em português e aberto ao público nacional.

Ainda em 1998, o SENAI/CTAI iniciou sua participação no Projeto Estratégico Nacional – Desenvolvimento Integrado de Cursos para Educação a Distância com Recursos Multimídia, via Internet - visando a criação de núcleos desenvolvedores e pólos de distribuição de Educação a Distância no SENAI de diversos estados. Como projeto inicial definiu-se uma pós-graduação em nível de especialização em “Tecnologia e Gestão Ambiental”, a ser desenvolvido em parceria com 2 universidades brasileiras (UFBA e UFPR) e duas canadenses (Ryerson e Escola Politécnica de Montreal). Além de SC, mais outros 8 Estados estiveram envolvidos no projeto.

Também em 1998 o SENAI/CTAI participou como Unidade Piloto do programa nacional a distância Formação de Formadores, sendo que em 1999 foi transformado em Pólo responsável pelo desenvolvimento deste programa, cujo objetivo é a o de adequar suas ações de educação profissional aos perfis de competências demandados pelo mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, preparar os próprios profissionais do SENAI, das empresas e da comunidade – sejam eles docentes, técnicos ou gerentes – para que atuem como elementos multiplicadores nesse processo. Considerando a diversidade do público, o programa adota um formato pedagógico de elevada flexibilidade, com capacidade de adaptação aos diferentes interesses e necessidades individuais e coletivas.

Finalizando o ano, através de uma parceria com a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e do LED – Laboratório de Ensino a Distância, foi realizado o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização para Gestores de Instituições de Ensino Técnico via Internet – Turma 01, que foi uma atividade pioneira do SENAI/SC e UFSC, patrocinada pelo Departamento Nacional, cujo êxito alcançado possibilitou o desenvolvimento de mais turmas, sendo que a segunda turma iniciou o curso em setembro de 1998.



Em 1999 foram criados cursos de curta duração a distância, entre eles Atendimento ao Público e Gestão da Qualidade, oferecidos ao público via Internet.

Também em 1999 deu-se início a terceira turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização para Gestores de Instituições de Ensino Técnico via Internet, exclusiva para alunos do SENAI Nordeste. No final de 1999 iniciou a quarta turma deste mesmo curso, desta vez para alunos de todos os Estados do Brasil.

Com a experiência adquirida e com a capacitação de profissionais do SENAI/CTAI na Educação a Distância, no período de 1999 a 2000 e mais precisamente em 02/01/2001 ocorreu a criação do NED – Núcleo de Educação a Distância.

Neste período, o Núcleo desenvolveu um ambiente virtual que possibilitou ao SENAI/CTAI atuar como provedor de cursos de especialização mantendo as parcerias com outras instituições de ensino, aproveitando ao máximo a tecnologia inovadora que estará sendo utilizada como principal meio de comunicação: a Internet.



Em 2001 o SENAI/CTAI, através de seu Núcleo de Educação a Distância, desenvolveu um ambiente virtual de aprendizado via internet, baseado em experiências bem sucedidas na área de educação, principalmente na modalidade a distância. Este ambiente foi concebido para servir como principal ferramenta educacional dos cursos oferecidos a distância pelo SENAI/CTAI e, inicialmente, foi utilizado por todos os envolvidos em dois cursos de pós-graduação oferecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina e o SENAI/CTAI (Gestão de Farmácias e Consultoria Empresarial). Desde então vem sendo utilizado com sucesso em diversos cursos em vários níveis promovidos pelo SENAI/CTAI ou por instituições parceiras.

Também no ano de 2001 foi implantada uma Sala de Videoconferência com o objetivo de alavancar novas oportunidades de negócios, através da educação a distância. A utilização da videoconferência permite a redução dos custos de viagens, além das principais vantagens: disponibilidade do colaborador em seu local de trabalho, conectar várias pessoas diferentes de uma só vez, permite o uso de recursos de áudio, vídeo, chat , compartilhamento de dados, etc.

Também em 2001 ocorreu o lançamento dos primeiros cursos de Pós Graduação Lato Sensu a Distância, dentro do conceito de Universidade Corporativa do Sistema FIESC: o curso de Consultoria Empresarial, com o objetivo de capacitar profissionais nas áreas gerencial e comportamental, para atuarem como consultores de empresas.

Em 2002 foi oferecida nova turma, desta vez com clientes externos e colaboradores do SENAI de diversas partes do país. Também dentro desta mesma metodologia, foi desenvolvido o curso de Especialização em Gestão, voltado a gerentes de farmácias SESI/SC. No mês de maio o SENAI/SC firmou um protocolo de intenções com o CREA/SC para, através do SENAI/CTAI, desenvolver e operacionalizar programas educacionais e técnico-científicos, cursos técnicos, capacitação de trabalhadores, na modalidade presencial e a distância, formando a Universidade Corporativa do CREA/SC – UNICREA. Ainda em 2002 foi oferecida uma turma de Especialização em Gestão Estratégica, exclusiva para colaboradores do SENAI, com representantes de 16 Estados do Brasil.

Em 2003 houve trabalhos em parceria com FPNQ – Fundação Prêmio Nacional da Qualidade e com o CREA/RS. Também foi realizado um curso a distância para a PROCEMPA (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre) intitulado “Visão Geral das Comunicações”, exclusivo para alunos da referida empresa, sediada no Rio Grande do Sul.

Para colaboradores internos do CTAI foi oferecido o curso de “Atendimento ao Público”, possibilitando a atualização profissional do corpo de colaboradores.

Em 2004 o CTAI está oferecendo dois novos cursos de Especialização, sendo um deles a terceira turma do curso de Especialização em Consultoria Empresarial e um novo curso de Especialização em “Capacitação Empresarial para Empresas de Base Tecnológica em Ambientes de Cooperação”, para gestores de pequenas e micro empresas.

Todos os programas de Especialização foram realizados em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, responsável pela certificação de todos os alunos aprovados. Para os demais programas que não requeriam uma certificação a nível de especialização, o próprio CTAI emitiu os certificados dos cursos que foram desenvolvidos sem parceria.






Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal