Educare para Jovens Valores para cabeça



Baixar 1.64 Mb.
Página1/44
Encontro25.07.2016
Tamanho1.64 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   44



Educare para Jovens

Valores para cabeça,

coração e mão

Índice





Educare para Jovens 2

Valores para cabeça, 2

coração e mão 2

Índice 3


Prefácio à edição original 6

Prefácio à Edição Brasileira 9

Breve histórico 9

Sobre a versão em português 9

Quem deve aplicar o Educare para Jovens 9

Quem é o responsável pelo PEJ no Centro Sai 9

O público alvo 9

Como iniciar 10

O PEJ fora da Organização Sai 10

Futuras versões do Manual 10

Introdução 11

Por quê o Programa Educare para Jovens? 11

Perfil de um Adolescente Moderno 14

Universalidade dos Problemas da Juventude 15

Paradigma da Continuidade 18

O Facilitador do Educare para Jovens 22

Perfil de um Facilitador 22

Desafios do Facilitador 23

Ferramentas de apoio 26

Facilitação 32

A Arte da Facilitação e sua Importância 32

Interrogatório 33

Estilos de Facilitação 35

Estratégia para a Facilitação 35

Missão do Facilitador 36

Dinâmicas da Mente 36

Objetivos: 36

O poder da mente Humana 38

Visualização 39

Princípios da Visualização Efetiva 39

Material de Apoio – Poemas e Citações Inspiradoras 56

Contato com a Consciência 59

Objetivos 59

Introdução 59

Oração 59

Mantra 61

CIC – Consciência Integrada Constante 65

Comprovações científicas 67

Relatos de experiências 72

Pensamentos que elevam 76

Citações e poemas inspiradores 78

Metodologias 83

Música e Criatividade 91

Notas para a Versão Brasileira 92

Objetivo 92

Escolha das Músicas 92

Metodologia 93

Orientações Adicionais 94

Seleção de Canções 111

Efeito da Música Sobre a Mente Humana 111

Categorias das Músicas Selecionadas 112

Índice das Músicas Selecionadas 112

Lista de Músicas Selecionadas 114

Modelação do Caráter 129

Objetivos 129

Introdução 129

Material de Referência e Instrumentos Úteis 130

Histórias Selecionadas 139

Jogos para a vida 173

Introdução 174

Níveis de aprendizado 175

Jogos 176

Propósitos dos Jogos 176

Armadilhas a serem evitadas 177

Preparação para o Jogo 177

Projetando Jogos/Aumentando o Repertório de Jogos 178

Preparação do Material para os Jogos 178

Estabelecendo um ambiente animador 178

Participação 178

Introdução ao Jogo 178

Conclusão 179

Jogos Quebra-Gelo 180

1.Encontrando um Novo Amigo 180

2.Aprendendo o Seu Nome 181

3.Identificando a Cultura do Grupo 182

Jogos Experimentais


(Aprendizado através da Experiência) 183

1.A Teia de Aranha Humana 183

2.O Labirinto Burocrático 184

3.Construção de uma Ponte 186

4.Jogo da Sobrevivência 188

5.A Perda da Confiança 197

6.Relacionamentos interpessoais – Compreensão das Perspectivas 199

Jogos Experimentais Rápidos 203

1.Jogo do Bambolê – A Perseverança 203

2.Cruzando a Linha com Criatividade 204

3.O Experimento da Corrente 205

4.O Exercício da Mão no Queixo 207

Desenvolvimento Pessoal (com base em habilidades) 208

1.Gerenciamento do Tempo 208

2.Falar em Público 210

3.Debates 212

4.Oficina de Teatro 213

Energizadores 214

1.Yoga 214

2.Aeróbica Verbal 217

3.Zip ou Bong 219

Bing Bang Bong 220

Exemplos de Planejamento de Sessões 221

Sessão de um dia: “O Amor é Compreensão” 221

Sessão completa: “Ver para crer” 223

Apêndices 227

1.Explodir com Energia 227

2.Quanto Custa? 228

3.Estudos de Casos 229

4.História sobre Percepção 232



5.Histórias Ilustradas 234


Prefácio à edição original



Um epitáfio de Amor

A quem originou o Programa SAI para adolescentes na Malásia

Este Programa de Adolescentes está dedicado à memória de Shanti Jagadeesan, quem está registrada como a devota pioneira de Bhagavan Baba que começou a primeira classe de adolescentes em uma base formal semanalmente para jovens de idades entre 16 e 21 anos; isto é, aqueles que haviam terminado Bal Vikas (e inclusive os que nunca tinham assistido a Bal Vikas) e que eram muito jovens ou não sentiam que se ajustavam às categorias dos jovens, adultos jovens e adultos.

Shanti aceitou o desafio porque observou que esses “adolescentes”, a maioria dos quais eram ainda estudantes, a menos que sentissem a mão amorosa de uma guia confiável, poderiam se desencaminhar ou serem desencaminhados por outros em direção a problemas, dores ou pesares.

Ela começou a turma com 2 ou 3 jovens e esforçou-se para fazer deste um programa excitante e isto, por sua vez, atraiu a outros até que suas turmas eram de mais de 20 adolescentes por vez.

Seu desafio não consistiu somente no fato de que as aulas fossem semanais, mas sim em que não tinha modelo algum no qual basear suas aulas, nem resumo, nem guia humana alguma – apenas a divina inspiração de Bhagavan Baba e um crescente corpo de adolescentes e adultos jovens que foram atraídos ao dinâmico e inspirador trabalho levado a cabo pelos Centros SAI em Kuala Lumpur.

Shanti era uma dona de casa, sem Educação Universitária (só até o Ensino Médio), mas sua inteligência inata e sua necessidade de fazer algo produtivo fizeram que ela lesse muito e profundamente, todas as fontes que pudessem ser usadas como um instrumento educacional dinâmico para os jovens.

Minha casa encheu-se de livros de gerenciamento, livros de sociologia, padrões de comportamento humano, etc., somados a toda a literatura SAI. Eu era o economista na família, mas nenhum dos livros de Gerenciamento e Sociologia eram meus. Todos eram de Shanti, em sua vontade de encontrar novos materiais e novos métodos de ensino de adolescentes – para criar uma excitante mistura de Educação em Valores com o contexto do meio ambiente do adolescente moderno.

O que se apresenta aqui é um livro que passou por muitas revisões para levá-lo o mais próximo possível da perfeição, como um oferecimento a Deus. Ele também não é um livro teórico, já que cada lição deste livro foi testada por Shanti em suas próprias aulas de Adolescentes, e posteriormente tomado por outros em outras classes de adolescentes na Malásia.

Se podemos julgar de algum modo o valor deste esforço para os adolescentes (inicialmente um esforço solitário de uma dedicada trabalhadora SAI) é nos adultos jovens que vemos ao nosso redor hoje em dia – os que estiveram nas turmas para adolescentes originais de Shanti. Todos eles estão agora em Universidades ou formaram-se e converteram-se em uma fonte de orgulho para si mesmos, para seus pais e para a Organização Sai. Quase todos agora são parte da dinâmica força SAI em Kuala Lumpur.

Shanti terminou seus deveres na terra em 25 de Novembro de 1996, mas entre suas tarefas interminadas estava a publicação do manual de Adolescentes SAI – o conteúdo já tinha sido completado por ela, mas os toques finais, a edição, etc., estavam ainda por ser terminados... os anjos vieram cedo demais e ela se foi.

Hoje, quando os pais vêm a mim e, com lágrimas em seus olhos dizem “Devo a Shanti o que meu filho é hoje”, meus olhos se embaciam com lágrimas, porque ela não sobreviveu o suficiente para entregar o livro completo a Bhagavan Baba e a Sri Indulal Shah, o Vice-Presidente Mundial da Organização Seva Sathya Sai, a quem respeitava grandemente.

Agora este livro está terminado. Está designado como um modelo para qualquer um que queira usá-lo para o benefício dos Adolescentes. É uma oferta ao futuro de uma alma que já partiu, que vivendo sua vida, encheu as vidas de outros com significado e alegria.

Mas, além das palavras deste livro, Eu ofereço um conselho aos futuros professores do Programa de Adolescentes. Mais do que o conteúdo e a metodologia de ensino, Shanti converteu-se ao mesmo tempo em mãe, irmã, tia, amiga, confidente, conselheira, etc. para os adolescentes e jovens. Eles a amaram carinhosamente, já que ela foi capaz de conectar-se com sua vibração, seus desejos e aspirações. Ela se converteu na caixa de ressonância, no divã do psiquiatra, o reflexo de algo Divino com o qual os jovens queriam falar mas não podiam ver – e isto significou numerosas horas de sacrifício ao telefone e dedicadas ao assessoramento pessoal para encontrar as necessidades desses jovens.



Este é o desafio do Guru e especialmente do Guru de Adolescentes – cujos filhos estão agora mesmo no limiar de entrar em um “perigoso” mundo instável com todas suas tentações e atrativos. Se o Guru prevalece em amor, o lótus florescerá em beleza.

Com SAI como nosso guia – só podemos ter êxito – se dedicamos tudo o que fazemos a Seus pés de Lótus.

Estou anexando abaixo um prefácio que eu havia escrito e dado a Shanti para este manual, respondendo a seu pedido, antes de seu falecimento – Estou deixando-o aqui porque sei que ela o teria desejado assim!!!

O prefácio está expresso como uma carta para todos os jovens.

Queridos Jovens – Amados meus,



Nem todos os lótus florescem (ao mesmo tempo) quando são agraciados pelos raios do sol da manhã. Cada um florescerá a seu próprio tempo, e logo experimentará a pura alegria e contentamento do sol, do vento e da chuva – no lodo – contudo, sem ser afetado.

Cada jovem, cada indivíduo no mundo é um lótus com o potencial de florescer completamente – mas para a imensa maioria, as pétalas estão dobradas e as que se encontram no centro experimentam apenas a escuridão.

No entanto, o botão do lótus também sente a carícia do sol em suas pétalas mais externas e sabe que algo grandioso se aproxima. Contudo, está impossibilitado de abrir seu coração e experimentar o Amor, o Sorriso de uma limpa, saudável e dinâmica vida...!!”

Todos vocês também têm o potencial de converter-se em esplêndidos lótus. Os raios da Graça de Bhagavan Baba estão ajudando a enfocar esses raios mais fortemente sobre vocês – mas apenas vocês podem permitir que o lótus floresça com absoluta glória. Se vocês querem ser um lótus no jardim de Deus, dando fragrância a todos, experimentando amor altruísta, contentamento e alegria em vocês, dirigidos a vossos pais e à sociedade, trata-se de uma decisão que vocês mesmos devem tomar (a alternativa é, assim como o lótus sem abrir, ficar com a fragrância, alegria, amor e encanto, egoisticamente para vocês – e isto é a escuridão). Converter-se num lótus, ser um lótus, inspirar a outros com vosso exemplo, querer florescer em amor e sorriso não é fácil. Pureza de pensamento, palavra e ação é o caminho, mas muitas distrações, tentações e prazeres temporários que possam causar dor a longo prazo podem ser o obstáculo que o impeça, como as doces canções das sereias que tentaram atrair a Ulisses à destruição entre as rochas enquanto navegava os oceanos procurando seu destino. Ulisses tapou seus ouvidos e os da tripulação com algodão e argila; nós mesmos podemos tapar nossos ouvidos e mentes, cantando doces canções a Deus, mantras, através do amor e do serviço.

Que Bhagavan Baba abençoe a todos nós enquanto navegamos neste grande Oceano da Vida procurando nosso destino!

Com amor em Sai,

Jega Jagadeesan

(facilitador mundial do Programa de Jovens)
PS: Desejo registrar meu agradecimento ao Irmão Dr. Suresh Govind e à minha esposa, Shanti Jagadeesan pelo esforço pioneiro de cimentar a criação deste programa para Adolescentes não como um documento teórico e sim como o que se ofereceu depois de 2 anos de implementação real em um contexto de sala de aula. Todos os outros Adultos Jovens que ajudaram nesta tarefa, como o Irmão Vasu, a Irmã Kunaveni e a Irmã Lalita, merecem um buquê de agradecimento por um trabalho bem feito.

Minha gratidão a 3 Educadores – o Irmão e a Irmã Jegatheva e Dr. Santhiram pela valiosa guia e estímulo oferecidos a Shanti para converter isto numa realidade.

Acima de tudo, sejam conscientes de que as crianças são tesouros preciosos; vossa é a grande tarefa de conduzi-las a ser devotas servidoras de Deus e sinceras buscadoras do caminho espiritual.”


Sathya Sai Baba

  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   44


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal