Ementas das disciplinas do curso de cinema



Baixar 37.16 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho37.16 Kb.
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CINEMA


1ª fase:
Expressão Escrita I – (LLV)

Redação criativa: produção de crônicas, contos, poesias, relatos.


Teoria da Literatura – (LLV)

Leitura e análise de textos canônicos da literatura ocidental, representativos das poéticas clássicas, modernas e contemporâneas, compreendendo gêneros distintos. Leitura e análise de textos clássicos da teoria literária ocidental.


Linguagem Cinematográfica – (CMA)

Introdução à linguagem audiovisual. Elementos de história do cinema. Elementos da linguagem cinematográfica: planos, ângulos, enquadramento, composição, movimento de câmera, som, cor. Sintaxe cinematográfica. Introdução à análise fílmica.


Fotografia – (CMA)

História da fotografia. O material sensível. A câmera fotográfica. Processos mais usados. Composição e enquadramento. Noções de iluminação. Exercícios práticos.


História do Cinema I – (HST)

Os primórdios do cinema. O estabelecimento do cinema como técnica, indústria e forma artística. O cinema do período mudo; suas escolas estilísticas. As vanguardas cinematográficas na Europa. O cinema norte-americano e o cinema latino-americano no período anterior à Segunda Guerra Mundial.



2ª fase:


Expressão Escrita II – (LLV)

Produção de textos literários; paráfrases de textos literários; exercícios de mudança de ponto de vista narrativo.


Cinema e Literatura – (LLV)

Estudo comparado de adaptações de textos literários para o cinema, com ênfase na linguagem literária e cinematográfica utilizada nos diferentes textos, nos elementos históricos contextuais, e nos estudos de recepção dos diferentes textos.


Montagem Cinematográfica – (CMA)

História dos estilos de montagem. Princípios da montagem. Continuidade. A prática da montagem: montagem do filme, edição de vídeo linear e não-linear.


Fotografia Cinematográfica – (CMA)

Fotografia estática versus fotografia dinâmica. Formatos e determinações técnicas. Tipos de equipamento. Iluminação básica e filtros.


História do Cinema II – (HST)

O neo-realismo italiano; a nouvelle vague; a tendência mundial de renovação do cinema nos anos 60. O cinema frente à televisão: novas tecnologias; o surgimento do filme evento. Situação do cinema contemporâneo; a afirmação de novas cinematografias.




3ª fase:


Dramaturgia – (LLV/LLE)

Tópicos de história do teatro, do surgimento na Grécia ao período elisabetano. Evolução das formas de representação e da estrutura cênica. Noções fundamentais: personagem, ação dramática, conflito. Texto teatral e encenação. O teatro épico.


Estudos Culturais – (LLV/LLE)

Os múltiplos espaços e sentidos do termo “cultura”. A cultura como processo ativo de produção, circulação e recepção de significados, subjetividades e prazeres, bem como de lutas pelo poder. Introdução aos debates teóricos dentro dos Estudos Culturais e leitura crítica dos diversos “textos” culturais no cinema, na televisão, na literatura de best-seller, etc., e de seus “subtextos” de gênero, raça e classe, entre outros, dando ênfase especial aos textos fílmicos. Análise da intertextualidade e polissemia dos textos culturais.


Cinema e Literatura Brasileira – (LLV)

Períodos e estilos da literatura brasileira, e seu contexto histórico. Estudo comparado de obras literárias e de suas adaptações cinematográficas e televisivas.


Narrativa Cinematográfica – (CMA)

Análise das principais teorias narrativas do formalismo ao pós-estruturalismo, a fim de que o aluno possa diferenciar os vários elementos que compõem a estrutura narrativa de um filme, tais como personagens, enredo, ponto de vista, voz narrativa e temporalidade.


História da Arte – (HST)

Cf. HST 5112 HISTÓRIA GERAL DA ARTE (72 horas/aula)

Conceitos básicos. Os estilos de época e as abordagens teórico-metodológicas. Fundamentos da linguagem artística. A produção artística como fonte para os estudos históricos.


4ª fase:


Teoria do Roteiro I – (CMA)

Criação imaginária e sua tradução imagística. Estrutura dramática na linguagem audiovisual. Protagonista, antagonista, enredo e história subsidiária.


Teoria do Cinema I – (LLV/LLE/CMA)

Principais escolas e teorias do cinema. Considerações sobre teorias do cinema e representação. Interseção entre teorias do cinema e teorias da literatura. Análise e crítica de filmes e vídeos.


Cinema Documentário – (CMA)

Natureza do documentário. História do cinema documentário. O projeto do documentário. Especificidade da captação da imagem e som no documentário. Aspectos éticos da filmagem.


Gêneros Cinematográficos – (LLV/LLE/CMA)

Análise das várias definições de gênero e de suas implicações culturais no Brasil e no exterior. Análise panorâmica dos gêneros: “gangster”, musical, filme histórico, melodrama, filme de guerra, suspense, comédia, “film noir”.



5ª fase:


Teoria do Roteiro II – (CMA)

A forma do roteiro para televisão e cinema. Desenvolvimento do roteiro: tema, sinopse, argumento, tratamento. Redação de diálogos.


Teoria do Cinema II – (CMA)

Teorias contemporâneas do cinema (pós-estruturalismo, semiótica, psicanálise, feminismo, pós-colonialismo, pós-modernismo, teoria queer, etc.). Interdisciplinaridade. Cinema como representação da cultura e espaço de construção de novas narrativas. Análise e crítica de filmes e vídeos.


Cinema e Teorias do Sujeito – (LLV/CMA)

Estudo de diferentes paradigmas teórico-conceituais sobre o sujeito e a subjetividade, e seu rendimento para a análise e a crítica do cinema. As teorias antropológicas da Pessoa e do Indivíduo. Individualismo, modernidade e processos de subjetivação: Simmel, Elias, Foucault, entre outros autores. O sujeito na psicanálise: as teorias do inconsciente e da formação do Eu; desejo e identificação. Teorias pós-estruturalistas do sujeito. Identidade, alteridade e teorias pós-identitárias. Gênero, feminismo e políticas do sujeito e da subjetividade. Análise de filmes a partir das teorias abordadas em aula.


Cinema Brasileiro – (CMA)

História do cinema no Brasil: os primórdios, os ciclos regionais até 1930, a chanchada e o cinema paulistano até os anos 50, o Cinema Novo, o cinema marginal, o ciclo da Embrafilme. Aspectos da cinema brasileiro contemporâneo.



6ª fase:


Argumento Cinematográfico – (LLV/CMA)

As fontes de histórias para o cinema. Pesquisa do tema. A criação de personagens. Redação de histórias para cinema.


Análise Fílmica – (LLV/LLE/CMA)

Discurso imagético e produção de sentido. Definição e análise dos principais elementos do texto fílmico e suas implicações semânticas, incluindo elementos como montagem, mise en scène, iluminação, estrutura narrativa.


Análise dos Meios Audiovisuais - (LLV/LLE/CMA)

Teorias e métodos para a análise de produções audiovisuais. O campo específico do cinema, da televisão e das novas mídias, e sua inter-relação.



7ª fase:


Roteiro Cinematográfico – (LLV/CMA)

Roteiro dramatúrgico e decupagem técnica. Divisão em seqüências e cenas. Desenvolvimento do roteiro em tratamentos sucessivos. Redação de diálogos.


Produção Audiovisual – (CMA)

Meios audiovisuais, público e mercado. Concepção do produto audiovisual. Elaboração de orçamento e cronograma de realização. Pré-produção: contratação de equipe, plano de filmagem, locação de equipamentos, seleção de atores, produção de locação. Administração do set de filmagens. Finalização do produto e lançamento.


Técnica de Projetos – (CMA)

Estruturação de projetos de produção, distribuição e exibição cinematográfica. Estudos de viabilidade técnica e financeira. Tratamento de projetos de pesquisa científica na área dos estudos de cinema. Elaboração de um projeto para ser executado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.



DISCIPLINAS OPTATIVAS DO CURSO DE CINEMA:

Análise do Discurso – (LLV)

O que é análise do discurso. Diferentes abordagens (escola anglo-saxônica, escola francesa). Conceitos fundamentais. Prática de análise.


Antropologia da Imagem – (ANT)

Abordagens antropológicas da imagem. Elementos para uma etnografia do cinema e outras linguagens audiovisuais.


Artes Visuais – (EGR)

Fundamentos da linguagem visual. Princípios de percepção e composição visual no espaço bidimensional.


Cinema e Etnografia – (ANT)

A etnografia. Os recursos etnográficos no cinema documental. Princípios básicos do filme etnográfico e da antropologia visual.


Cinema e Literatura na América Latina – (LLV/LLE)

Estudo intersemiótico de literatura e cinema na América Latina a partir da leitura de obras literárias e filmes. A influência de técnicas cinematográficas na literatura (pós-boom) e de técnicas literárias no cinema.


Cinema e Psicanálise – (PSI)

Introdução à teoria psicanalítica. Relações entre o cinema e a psicanálise: o filme como objeto de análise, a psicologia como tema fílmico, cinema e processos oníricos. Arte e psicanálise: a questão da sublimação. O inconsciente coletivo e os arquétipos.


Comunicação e Cultura – (LLV/CMA)

Conceitos acerca de comunicação e cultura. O contexto midiático. Sujeito e cultura contemporânea. Globalização cultural. Cultura brasileira contemporânea.


Computação GráficaVinhetas (EGR)

Gráficos computacionais em 3-D, renderização, modelagem e animação. Movimentos ao longo do tempo – keying. Cenas: câmeras, luzes (ambiente e spot), textura, sombras e luzes. Sincronização de imagens e sons.


Corpo e Cinema – (LLV/LLE/CMA)

A representação do corpo como eixo de transversalidades (gênero, etnia e sexualidade) e sua inserção no imaginário social através de estudo de filmes.


Crítica Cinematográfica – (LLV/CMA)

O campo da análise e da crítica. Diferentes formas de inserção das obras cinematográficas e da própria crítica na cultura. Mecanismos de poder na construção do cânone cultural. Oposições categóricas no exercício da crítica: impressionista ou documentada, descritiva ou argumentativa, jornalística ou acadêmica, etc.


Direção de Arte – (ARQ)

A ocupação do espaço pictórico: sombras, texturas, planos diferenciados, O espaço tridimensional: o corpo como medida; escalas. Produção de maquetes. Equipe e funções: cenotécnicos, pintores, costureiras, etc. Produção de objetos, roupas e acessórios. Contra-regragem. Organização da produção de cenografia e figurino conforme decupagem do roteiro.


Direção de atores – (CMA)

Cinema e teatro. Teorias da interpretação. A criação da personagem. Preparação vocal e corporal. O corpo e a câmera.


Efeitos Especiais – (EGR)

Trabalho com modelos e maquetes: efeitos atmosféricos, efeitos elementares no espaço e na forma. Luzes e sons para efeitos especiais. Efeitos especiais na maquiagem. Chroma key. Calibração de câmeras. Captura de movimentos, remoção de objetos. A distância entre a teoria e a prática. Aspectos legais e de segurança.


Equipamentos Audiovisuais – (EGR/CMA)

Câmaras fotográficas: tipos, definição dos principais parâmetros. Diferentes tipos de filmes. Processamento. Equipamentos de gravação e reprodução de sons. Sistemas de redução de ruídos (DOLBY). Sistemas digitais: tipos, principais parâmetros. Comparação com os sistemas tradicionais. Projetores. Sistemas de montagem e movimentação de câmaras. Ilhas de edição.


Estética – (FIL): 60 horas-aula

Estética e semiótica. Processos de comunicação e de significação. Modelos de função sígnica e de função semântica. Semiose ilimitada. Estética aplicada ao cinema.


Estética do Cinema – (CMA)

O cinema como arte, como indústria e como representação ideológica. O trabalho do diretor cinematográfico. O espaço fílmico e a representação sonora. O cinema ficcional. Realismo e impressão de realidade. O espectador de cinema.


Estudos de recepção – (LLV)

Análise dos variados “textos” culturais a partir de uma abordagem interdisciplinar abrangendo a teoria literária, análise do discurso, semiótica, sociologia, antropologia e os estudos culturais. Os textos em seus contextos políticos e históricos específicos, e a mudança de seus sentidos e significados por sua transposição a novos contextos e sua decodificação por diferentes comunidades de intérpretes. Estudo das mediações culturais e das formas pelas quais leitores/as ou receptores/as são produtores de significados.


Iluminação – (CMA)

Visão, luz e ótica. Tipos de fontes de luz e princípios básicos de iluminação. Técnicas de iluminação e de controle da luz. Estudo comparado da luz na pintura e no cinema. Regras clássicas de composição e efeitos de sua ruptura.


Língua Estrangeira I – (LLE)
Língua Estrangeira II – (LLE)

Introdução à Psicologia – (PSI): 60 horas-aula

Conceito, objeto, métodos, campos e história da psicologia. Escolas psicológicas. A base orgânica do psiquismo. As bases do comportamento. A inteligência, a memória e a atenção.


Tópicos Especiais de Literatura I, II, II, IV – (LLV/LLE)

Estudo de tema de interesse atual em Literatura.


Tópicos Especiais de Cinema I, II, III, IV – (CMA)

Estudo de tema de interesse atual em Cinema.


Trilha Sonora – (CMA)

A representação do som no cinema. A sincronização som/imagem. Elementos da trilha sonora: voz, ruídos, música. A audição do espectador. Aspectos técnicos da captação e reprodução dos sons.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal