Empreendimento metrocity, Lisboa Necessidade do Cliente



Baixar 32.8 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho32.8 Kb.
Empreendimento METROCITY, Lisboa

Necessidade do Cliente: A necessidade do cliente exigia um elevado grau de ventilação e desenfumagem dos pisos de estacionamento, onde teria de ser assegurado a segurança dos ocupantes que se encontrassem no espaço em caso de sinistro.

Solução France Air: Instalação de um sistema de ventilação/desenfumagem constituído por ventiladores de impulso e ventiladores axiais reversíveis permitindo um melhor controlo na intervenção em caso de sinistro. A exaustão de fumos e ar viciado é responsabilizado pelos ventiladores axiais, tendo os ventiladores de impulso o objectivo de diluição dos gases presentes no parque, criando zonas compartimentadas no parque e baixar a temperatura no seu interior.
Empreendimento AS VILLAS, Loures

Necessidade do Cliente: Empreendimento de habitação, onde as condições de conforto e bem-estar têm de ser asseguradas; Fornecer ao edifício de habitação condições de extracção/renovação de ar e exaustão de fumos nos espaços a considerar, de modo a impedir a migração de ar para locais indesejáveis de maneira a criar condições de bem-estar aos utentes.

Solução France Air: A France Air optou por instalar um sistema de ventilação dos compartimentos principais e de serviços (cozinha e instalações sanitárias) assegurando assim o conforto e bem-estar das pessoas no seu espaço, o seu lar.
Empreendimento IMOLUX, Lisboa

Necessidade do Cliente: Por ser um empreendimento de luxo, no centro de Lisboa, exige uma climatização nos quartos, com insuflação e extracção de ar regulada e controlada. Nos parques de estacionamento existe a necessidade de desenfumagem deste, assim como a sua ventilação.

Solução France Air: No sector da climatização, foi implantado um sistema VMC com ventiladores em caixa, assegurando assim a insuflação e extracção de ar nos apartamentos.

Nos parques de estacionamento, existe a particularidade de tecto falso em todos os parques do empreendimento. O sistema de desenfumagem passou pela implementação de ventiladores de impulso unidireccionais pormenorizadamente estudado quanto à sua posição no parque, sendo a extracção dos fumos feito por 4 ventiladores axiais Axalu 2.


empreendimento Colombo's Resort, Porto Santo

Necessidade do cliente: num empreendimento hoteleiro de 5 estrelas, as necessidades de conforto e qualidade do ar dos utilizadores são de elevada relevância. Neste sentido era necessário garantir soluções de climatização, difusão e acústica que permitissem oferecer as condições pretendidas.

Existiu ainda a necessidade de prever todo o sistema de desenfumagem e compartimentação em caso de incêndio, garantindo a máxima segurança a todos os utilizadores.



Solução France Air: de modo a gerar condições térmicas e acústicas de excelência foi criada uma solução de climatização nos quartos através de ventilo-convectores Hégoa HP e Hégoa MT de tecto falso, onde a difusão era feita através de grelhas lineares LAC 50. A introdução da quantidade exacta de ar novo nos quartos é garantida através de registos de caudal constante Rad Regul'air. Foram ainda utilizadas condutas acústicas CAF 50 de forma a prever os baixos níveis sonoros exigidos neste tipo de empreendimentos.

No que respeita à segurança, foram utilizados registo corta-fogo circulares motorizados Circé e REF 500, geridos por uma central de comando de incêndio, fazendo toda a desenfumagem das circulações horizontais. O parque de estacionamento for dotado de um sistema de desenfumagem por impulso através de ventiladores axiais Axalu2 e ventiladores de impulso Axalu TR.

Em todas as zonas comuns do empreendimento foi criada uma solução de difusão de alta qualidade através de difusores lineares com slots IN-V2. Este tipo de difusor garante uma elevada indução do ar, gerando óptimas condições de conforto a par da excelente integração arquitectónica.
Edifício Norfin, Lisboa

Necessidade do Cliente: Prover os parques de estacionamento, (135 000m2) dividido por duas zonas e cinco caves, de um sistema de desenfumagem que garanta uma compartimentação virtual de maneira a maximizar o espaço de estacionamento, e garantir a devida segurança aos ocupantes. Este sistema deveria também rentabilizar a ventilação, proporcionando uma boa qualidade do ar interior.

Solução France Air: O sistema de desenfumagem e ventilação implementado pela FA passou pelos ventiladores de impulso AXALU TR 100% reversíveis nos parques de estacionamento, estrategicamente instalados, após um estudo intensivo em CFD (Computational Fluids Dynamic) sendo a extracção e insuflação do ar comprometidos pelos AXALU 2 (ventiladores axiais) de elevado caudal de funcionamento. Os atenuadores instalados a jusante dos ventiladores vão proporcionar assim um nível acústico moderado, mesmo em caso de funcionamento máximo de todo o sistema de desenfumagem.
Edifícios Lake Towers, Gaia

Necessidade do cliente: para os escritórios das Lake Towers existiu a necessidade de criar condições de conforto e segurança aos seus ocupantes, com o objectivo de oferecer um ambiente harmonioso no local de trabalho.

Solução France Air: como solução para o edifício de escritórios foi preconizada uma solução de desenfumagem das circulações horizontais e espaços comuns através de registos corta-fogo de guilhotina VGFA, auxiliados por todo o restante sistema de registos corta-fogo e de compartimentação. Desta forma era garantida uma desenfumagem eficaz, em caso de incêndio, protegendo todos os utilizadores das Lake Towers.

Para a difusão dos diversos escritórios existentes, foram utilizados difusores quadrados de 4 vias DAU40, permitindo uma excelente difusão do ar climatizado através do efeito Coanda gerado.


Loja IKEA, Matosinhos

Necessidade do Cliente: Existiu a necessidade de fazer a desenfumagem dos 18 000m2 dos dois pisos cobertos destinados ao estacionamento. No interior da loja, a necessidade passava por uma insuflação do ar tratado de acordo com as características das diferentes zonas da loja, criando um elevado nível de conforto a todos os utilizadores, não esquecendo o design arquitectónico da loja.

Solução France Air: De forma a colmatar as necessidades do cliente, foi criado um sistema de ventilação 100% reversível que servirá para desenfumagem e ventilação dos parques de estacionamento. Este sistema recorre a ventiladores axiais instalados em couretes, e a ventiladores de impulso instalados ao longo de todo o parque. Relativamente à difusão do espaço da loja foram criadas várias soluções que se adaptassem às diferentes zonas. Para pé direito elevado foram utilizados difusores de grande alcance e para pé direito até 4,5 m difusores circulares com swirl e regulação termoestática, garantindo o elevado conforto térmico adaptado às diferentes zonas.
Edifício PANORAMIC, Lisboa

Necessidade do Cliente: Num edifício de habitação de elevadas dimensões a necessidade consistia em assegurar o conforto e segurança aos seus habitantes. Esta necessidade deveria estar em conformidade com os princípios de protecção de incêndios no interior do edifício, assim como as suas exigências normativas. Um sistema de desenfumagem era crucial para permitir a evacuação dos ocupantes, a facilitar o acesso dos bombeiros em caso de incêndio.

Solução France Air: A France Air promoveu assim um sistema de protecção de incêndios no interior do edifício, dividido em dois princípios:

- Protecção passiva, em que é feita uma compartimentação através de registos DTD N de transferência de lâminas múltiplas, Grelhas intumescentes de maneira a reter o incêndio numa determinada zona.

- Protecção activa, em que há uma extracção dos fumos através de registos de desenfumagem de porta BTDR M complementado por grelhas de protecção Cyclades, permitindo assim a evacuação dos ocupantes de forma segura, e também a renovação do ar no seu interior.
Fábrica Bosch, Aveiro

Necessidade do Cliente: Dotar a nova cozinha de 134m2 com uma solução que garantisse:


  • Conforto Térmico

  • Aumento do nível de higiene na cozinha

  • Campo de visão livre

  • Instalação modular, adaptável ao design da cozinha

  • Cobertura total da zona de confecção

  • Duração> 25 anos

Solução France Air: Instalação do tecto ventilado Néospace com painéis em Inox na zona activa, painéis em alumínio zona passiva. Iluminação de 500lux. A compensação do ar é feita por intermédio de difusores de baixa velocidade (0,2m/s) o que assegura o conforto térmico na cozinha.
Restaurante CHILI’S, Lisboa

Necessidade do Cliente: Numa cozinha profissional como a do restaurante Chili’s, a necessidade do cliente passa por uma exaustão de fumos provenientes da confecção de alimentos, não esquecendo a compensação do espaço com ar novo, e a sua refrigeração.

Solução France Air: De forma a cumprir os critérios de conforto numa cozinha, a filtração dos poluentes e assegurando a desenfumagem em caso de incêndio, a instalação de um tecto ventilado foi a melhor solução. Este tecto de aproximadamente 7 metros de comprimento, faz a extracção de fumos provenientes da confecção de alimentos, onde a temperatura é elevada devido à maquinaria instalada. A compensação de ar novo é feita na zona de trabalho assegurando as condições de conforto aos seus utilizadores “aumentando assim a produção destes”. A extracção destes fumos é auxiliada por dois ventiladores instalados na cobertura (Simoun) do restaurante, ligados por condutas ao tecto ventilado.
Hospital de S. João, Unidade de Neonatologia, Porto

Necessidade do Cliente: Para a nova Unidade de Neonatologia do Hospital de S. João era necessário criar um ambiente harmonioso onde fosse possível conciliar a qualidade do ar interior assim como o conforto térmico, quer nas zonas de intervenção quer nas áreas administrativas e circulações.

Solução France Air: Atendendo à extrema importância dos níveis de qualidade do ar interior, as zonas operacionais, como salas de parto/salas de preparação, são climatizadas com unidades de tratamento de ar compactas, específicas para Higiene Hospitalar (Weiss Mediclean). A insuflação do ar tratado nestas zonas é feita através de caixas difusoras de elevada estanquidade, com filtros terminais (Diffuse Box).

A climatização da restante unidade ficou a cargo de cassetes de água gelada (Elvira 2) e ventilo-convectores de conduta (Hégoa HP), fazendo a insuflação através de difusores quadrados (DAU 40) e grelhas lineares (LAC 30).


Hospital Santa Maria, Unidade de Neurocirurgia, Lisboa

Necessidade do cliente: a nova unidade de neurocirurgia do Hospital Santa Maria apresentava como necessidade maior a criação de um sistema de ar asséptico que garantisse a qualidade de ar no bloco operatório, assim como uma uniformidade do escoamento do ar, a insuflar sobre toda a superfície a proteger.

Solução France Air: tendo em atenção os níveis de qualidade do ar interior nos blocos operatórios, a France Air implementou como solução um tecto filtrante Biovax 3. Este tecto difusor em inox com escoamento unidireccional é composto por filtros terminais de eficácia H14 e tomas de pressão. O tecto está equipado com grelhas de difusão e de protecção dos filtros.

As unidades de tratamento de ar – Modulys TA Compo TOP 64 – são responsáveis pela climatização da unidade, onde o controlo dos parâmetros de insuflação do ar é rigidamente controlado e garantida a qualidade do mesmo devido à construção segundo a norma VDI 6022.



Hospital dos Lusíadas, Lisboa

Necessidade do Cliente: Existiu a necessidade de criar soluções de Qualidade do Ar, Ventilação e Desenfumagem em locais distintos do Hospital.

Para a zona do Bloco Operatório, Recobro e Sala de Tratamentos era necessário garantir uma extrema filtragem do ar assim como uma elevada qualidade de difusão do mesmo.

Em todo o espaço do parque de estacionamento subterrâneo era imposto um sistema de desenfumagem eficaz de modo a permitir não só a diluição dos gases atmosféricos como também a extracção de fumos em caso de incêndio.

Para o restante edifício era necessário existir um sistema de ventilação, garantindo quer a insuflação de ar novo como a extracção do ar viciado.



Solução France Air: Nas oito salas do Bloco Operatório foram instalados tectos filtrantes de fluxo laminar (Weiss FFA 4). Este tipo de tectos, instalados por cima da zona de intervenção, garantem a extrema filtragem do ar (Filtro H14) assim como a elevada qualidade de difusão, insuflando o ar climatizado em regime laminar, evitando a indução do ar envolvente e protegendo toda a equipa médica e o próprio paciente. A qualidade do ar na zona de Recobro é garantida através de plenos porta-filtro de elevada estanquidade juntamente com difusores rotacionais (Diffuse Box + Filtro H14). Para a Sala de Tratamentos foi adoptada uma solução de difusão de fluxo dirigido através do difusor de filtragem terminal Windhop 2, construído totalmente em inox.

Relativamente ao sistema de desenfumagem do parque de estacionamento foi preconizada uma solução de ventilação por impulso. Este tipo de solução é feito através de ventiladores Axiais (Axalu 2) na insuflação e na extracção complementados por ventiladores de impulso (Axalu TR) objectivamente distribuídos pelo parque de forma a rentabilizar ao máximo a transferência do ar entre a insuflação e extracção. A admissão e extracção do ar é feita no exterior através de grelhas cilíndricas anti-chuva, Pareo.

No restante edifício foram instalados diversos sistemas de ventilação, com destaque para a desenfumagem da cozinha principal através de ventiladores de pás recuadas, 400ºC-2h, Defumair XR.
Clínica Unimed, Coimbra

Necessidade do Cliente: A necessidade do cliente passava pela criação de duas salas de ar asséptico consideradas como salas brancas hospitalares, onde os parâmetros de climatização e conforto fossem controlados com elevada precisão estando de acordo com o processo normativo em questão.

Solução France Air: A solução France Air passou pela implementação de dois tectos difusores de fluxo de ar unidireccional laminar, o ULA 4 com módulos de recirculação e filtros terminais H14. As unidades de tratamento de ar Weiss Mediclean 35.3 são as responsáveis pela insuflação do ar nessas salas onde o controlo de caudais, temperaturas e humidade relativa são controlados através de um sistema integrado close control.

Na parte de climatização a solução passou pela instalação de ventilo-convectores (Hégoa), onde a sua difusão de ar nos corredores e salas de espera passava pelos difusores quadrados DAP95 de insuflação/retorno.


Fábrica Inapal, Palmela

Necessidade do Cliente: Para a INAPAL Plásticos existiu a necessidade de climatizar os espaços onde decorrem vários processos de fabrico podendo ao mesmo tempo oferecer uma solução que garanta a boa qualidade do ar necessária aos mesmos processos. Aliada a esta solução é também requerida a extracção do ar do interior da fábrica, assim como uma solução de pressurização das ante-câmaras.

Solução France Air: Para a difusão do ar climatizado foram utilizados difusores técnicos displacement Krantz, que oferecem elevadas condições de conforto e óptimos níveis de qualidade do ar.

Para a extracção do ar interior foram utilizados ventiladores de desenfumagem de cobertura, Simoun.



Finalmente, utilizaram-se ainda pequenos ventiladores de modo a fazer a pressurização das várias ante-câmaras, DMI.
Fábrica Eneop, Viana do Castelo
Necessidade do Cliente: Era necessidade do cliente garantir a qualidade do ar no interior das instalações, criando condições de conforto nos 25 000m2 da nave da fábrica, assim como nos respectivos gabinetes e zonas adjacentes.

Solução France Air: De modo a proporcionar uma correcta distribuição do ar ao longo de toda a nave industrial, foram utilizados dois sistemas de insuflação, através de multitubeiras (DLA) e injectores de longo alcance Réactil (Perlys Design). O sistema Réactil, permite fazer um auto-ajuste da direcção do jacto de ar em função da temperatura de insuflação, garantindo o conforto da zona em quente e em frio.

A zona administrativa foi dotada de cassetes de água gelada (Elvira Déco), predominando a estética e um nível de difusão optimizado.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal