En torno de la formación y del desmontaje de un sistema visual brasilero moderno



Baixar 9.93 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho9.93 Kb.
eN TORNO DE LA FORMACIÓN Y DEL desmontaje de un sistema visual brasilero moderno”
BIBLIOGRAFIA

ANDERSON, Benedict, Imagined Communities: Reflections on the Origin and Spread of Nacionalism, London-New York, Verso, 1999.

ARANTES, Otília Beatriz Fiori, “Uma estratégia fatal/ A cultura nas novas gestões urbanas”, in idem, Vainer, Carlos e Maricato, Ermínia, A Cidade do Pensamento Único/ Desmanchando Consensos, Petrópolis, Vozes, 2000;

ARANTES, Otília Beatriz Fiori, “Esquema de Lucio Costa: um milagre, muita arquitetura e uma última miragem”, in Lucio Costa. Um modo de ser moderno. Org A.L. NOBRE; J.M. KAMITA, et Alli, São Paulo, Cosac&Naïfy, 2004;

ARANTES, Otília, “A ‘virada cultural’ do sistema das artes”, in revista Margem Esquerda, 6, São Paulo, Boitempo, 2005, p. 62-75.

Arantes, Paulo Eduardo, “Providências de um crítico literário na periferia do capitalismo”, in Otília Beatriz Fiori ARANTES e Paulo Eduardo ARANTES, Sentido da Formação/Três Estudos sobre Antonio Candido, Gilda de Mello e Souza e Lucio Costa, São Paulo, Paz e Terra, 1997, pp. 7-67;

Arantes, Paulo Eduardo, Sentimento da Dialética/ Na Experiência Intelectual Brasileira/ Dialética e Dualidade segundo Antonio Candido e Roberto Schwarz, São Paulo, Paz e Terra, 1992;

BRITO, Ronaldo, Neoconcretismo: Vértice e Ruptura do Projeto Construtivo Brasileiro, São Paulo, Cosac & Naify, 1999;

BRITO, Ronaldo, Waltercio CALDAS, José Resende e Carlos ZILIO, “O Boom, o Pós-Boom e o Dis-Boom” (jornal Opinião, 03.09.76), in BASBAUM, Ricardo (org.), Arte Contemporânea Brasileira: Texturas, Dicções, Ficções, Estratégias, Rio de Janeiro, Rios Ambiciosos, 2001, pp. 179-96;

CANDIDO, Antonio, “Literatura e subdesenvolvimento”, in Idem, Educação pela Noite e outros Ensaios, São Paulo, Ática, 1989, pp. 140-162;

CANDIDO, Antonio, “Prefácios da 1a e da 2a edições”, in Formação da Literatura Brasileira: Momentos Decisivos, Rio de Janeiro, Ouro sobre Azul, 2006.

CANDIDO, Antonio, “A Revolução de 1930 e a cultura”, in A Educação pela Noite & Outros Ensaios, São Paulo, Ática, 1987, pp. 181-198;

CANDIDO, Antonio, “O Significado de Raízes do Brasil”, in Sérgio Buarque de HOLANDA, Raízes do Brasil, Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1969;
CANDIDO, Antonio, “Variações sobre temas da ‘Formação’ (reunião de entrevistas)”, in Idem, Textos de Intervenção, Vinicius Dantas (selec., apres. e notas), São Paulo, Duas Cidades/Editora 34, 2002, pp. 93-120;

Costa, Lucio, “Muita construção, alguma arquitetura e um milagre”, in Alberto XAVIER (org.), Depoimento de uma Geração - Arquitetura Moderna Brasileira, São Paulo, Cosac & Naify, 2003, p 78-97.

DUARTE, Paulo Sérgio, Anos 60: Transformações da Arte no Brasil, Rio de Janeiro, Campos Gerais, 1998 (obra para consultas);

GOMES, Paulo E. S., Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento, S. Paulo, Paz e Terra, 1996.

OITICICA, Hélio, “Esquema geral da Nova Objetividade” in Vv. Aa., Nova Objetividade Brasileira (Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna, 6 – 30 abril de 1967), catálogo, Mario Barata (pref.), Rio de Janeiro, (gráfica A Cruz), 1967, pp. 4-18 – sem numeração; e in Hélio OITICICA, Hélio Oiticica, (Rotterdam, Witte de With, Center for Contemporary Art, fev.-abr. 1992; Paris, Galerie nationale du Jeu de Paume, jun.-ag. 1992; Barcelona, Fundació Antoni Tapiés, out.-dez. 1992; Lisboa, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, jan.-mar. 1993; Mineápolis, Walker Art Center, out. 1993-fev. 1994; Rio de Janeiro, Centro de Arte Hélio Oiticica, set. 1996-jan. 1997), catálogo, Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/ Projeto Hélio Oiticica, 1996, pp. 110-120.

PEDROSA, Mário, “A Bienal de Cá para Lá”, in idem, Mário Pedrosa: Política das Artes - Textos Escolhidos vol I, Otília Arantes (org. e apres.), São Paulo, Edusp, 1995, pp. 217-223; ou em M. PEDROSA, Mundo, Homem, Arte em Crise, Aracy A. Amaral (org.), São Paulo, Perspectiva, 1986, pp. 251-256.

PEDROSA, Mário, “Arte ambiental, Arte pós-moderna, Hélio Oiticica”, in Dos Murais de Portinari aos Espaços de Brasília, Aracy Amaral(org.), São Paulo, Perspectiva, 1981, pp. 205-209; ou em M. PEDROSA, Acadêmicos e Modernos - Textos Escolhidos, vol III, Otília Arantes (org. e apres.), São Paulo, Edusp, 1995, pp. 367-372.



Roberto SCHWARZ, “Saudação honoris causa” (pp. 9-16), “Sobre a formação da literatura brasileira” (pp. 17-23), “Adequação nacional e originalidade crítica” (pp. 24-45), “Os sete fôlegos de um livro”(pp. 46-58), “Seminário Marx”, (pp. 86-105) in idem, Seqüências Brasileiras, S. Paulo, Cia. das Letras, 1999.

Roberto Schwarz: “Cultura e Política: 1964-69” (1970, Paris, Les Temps Modernes); in idem, O Pai de Família e Outros Estudos, S. Paulo, Paz e Terra, 1992, p. 61-92.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal