Energia eólica



Baixar 14.11 Kb.
Encontro19.07.2016
Tamanho14.11 Kb.
ENERGIA EÓLICA

A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento) e não se tem registro de sua descoberta, mas estima-se que foi há milhares e milhares de anos.A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve início há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de idéias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia. No início da década de 70, com a crise mundial do petróleo, houve um grande interesse de países europeus e dos Estados Unidos em desenvolver equipamentos para produção de eletricidade que ajudassem a diminuir a dependência do petróleo e carvão. Mais de 50.000 novos empregos foram criados e uma sólida indústria de componentes e equipamentos foi desenvolvida. Atualmente, a indústria de turbinas eólicas vem acumulando crescimentos anuais acima de 30% e movimentando cerca de 2 bilhões de dólares em vendas por ano (1999).


Existem, atualmente, mais de 30.000 turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo, com capacidade instalada da ordem de 13.500 MW. No âmbito do Comitê Internacional de Mudanças Climáticas, está sendo projetada a instalação de 30.000 MW, por volta do ano 2030, podendo tal projeção ser estendida em função da perspectiva de venda dos "Certificados de Carbono".

Na Dinamarca, a contribuição da energia eólica é de 12% da energia elétrica total produzida; no norte da Alemanha (região de Schleswig Holstein) a contribuição eólica já passou de 16%; e a União Européia tem como meta gerar 10% de toda eletricidade a partir do vento até 2030.

No Brasil, embora o aproveitamento dos recursos eólicos tenha sido feito tradicionalmente com a utilização de cataventos multipás para bombeamento d'água, algumas medidas precisas de vento, realizadas recentemente em diversos pontos do território nacional, indicam a existência de um imenso potencial eólico ainda não explorado.

Grande atenção tem sido dirigida para o Estado do Ceará por este ter sido um dos primeiros locais a realizar um programa de levantamento do potencial eólico através de medidas de vento com modernos anemógrafos computadorizados. Entretanto, não foi apenas na costa do Nordeste que áreas de grande potencial eólico foram identificadas. Em Minas Gerais, por exemplo, uma central eólica está em funcionamento, desde 1994, em um local (afastado mais de 1000 km da costa) com excelentes condições de vento.

A capacidade instalada no Brasil é de 20,3 MW, com turbinas eólicas de médio e grande portes conectadas à rede elétrica. Além disso, existem dezenas de turbinas eólicas de pequeno porte funcionando em locais isolados da rede convencional para aplicações diversas - bombeamento, carregamento de baterias, telecomunicações e eletrificação rural.


ENERGIA NUCLEAR

A energia elétrica gerada por usinas nucleares baseia-se na fissão (quebra, divisão)do átomo. As matérias primas necessárias a esse processo são o urânio ou tório, dois minérios radioativos.

A fissão nuclear consiste no seguinte: os átomos do urânio-235,por exemplo, são "bombardeados" por neutrons; seus núcleos se fragmentam liberando enorme quantidade de energia. Essa fragmentação do núcleo do átomo atingido, por sua vez , dá origem a outros nêutrons , que vão bombardear os átomos vizinhos e assim sucessivamente , uma reação em cadeia.

Esse processo , essa reação em cadeia , tem de ser realizado de forma controlada , em condições de segurança absoluta , pois sua expansão desordenada pode causar terríveis catástrofes. O local apropriado onde ocorre essa fissão nuclear controlada chama-se reator nuclear , peça fundamental de uma usina nuclear.

Essa fissão nuclear provocado no reator da usina produz enormes quantidades de calor ; esse calor por sua vez , será utilizado para aquecer uma certa quantidade de água transformando-a em vapor, a pressão desse vapor faz girar uma turbina que irá acionar um gerador ; este gerador converterá a energia mecânica , proveniente da turbina , em energia elétrica.

O ENRIQUECIMENTO DO URÂNIO

O urânio é um elemento encontrado na natureza, no interior das rochas. Nesse estado bruto , ele é quase todo urânio –238 (99,3%)e somente uma parte muito pequena (0,7%0 )é de urânio 235 .

Ocorre que , em alguns tipos de reatores nucleares ,como os que foram instalados no Brasil, o combustível utilizado tem de ser o urânio-235 , é necessário aumentar a porcentagem de urânio –235 a fim de poder utilizá- lo

como combustível . Esse processo chama-se enriquecimento do urânio.

O LIXO ATÔMICO

Um dos grandes problemas ambientais ocasionados pelas usinas nucleares é o lixo atômico . Trata-se dos resíduos que decorrem do funcionamento normal do reator : elemento radioativo que "sobram" e que não podem ser reutilizados ou que ficaram radioativo devido ao fato de entrarem em contato , de alguma forma , com o reator nuclear. Para se ter uma idéia , uma usina nuclear produz por ano , em média , um volume de lixo atômico da ordem de 3m3 .

Normalmente se coloca esse lixo atômico em grossas caixas de concretos e outros materiais para em seguida jogá-los no mar ou enterrados em locais especiais .As condições de armazenamento desse lixo é preocupante , pois essas caixas podem se desgastar com o tempo e abrir contaminando assim o meio ambiente .

AS ARMAS NUCLEARES

Um dos subprodutos da reação nuclear, que surge da "queima" ou desintegração do urânio é o plutônio .O plutônio é um elemento que não existe expontaneamente na natureza; ele é produzido somente pelos reatores nucleares. Trata-se de um material extremamente tóxico e perigoso: uma única partícula , se aspira por uma pessoa , pode ocasionar o câncer pulmonar .

O plutônio tem uma importância militar fundamental, porque é a matéria-prima básica para a fabricação das bombas atômicas. Daí o porquê de toda usina nuclear ser sempre um local de segurança (e segredos) extremamente militarizadas, pois, além de representar um sério risco para o meio ambiente e o homem, também possui um importante significado para a produção de armas modernas.

Inclusive, é preciso ressaltar que a tecnologia nuclear, desde os seus primórdios, acabou sendo vinculados aos interesses militares. Todos os enormes investimentos feitos nessa área não se explicam somente por motivos econômicos_ já que a energia de origem nuclear é, em média, três vezes mais caro do que a de origem termelétrica_ , mas principalmente por razões de poderio militar.

É certo que a energia nuclear representa de fato uma necessidade para certos países_ aqueles que não possuem ricas bacias hidrográficas e nem reservas de carvão ou petróleo. Porém, não há dúvida de que a sua tecnologia tem se desenvolvido ao seu grande potencial na indústria bélica.
Como funciona uma hidrelétrica

A usina hidrelétrica é implantada às margens de um rio e é composta de lago ou reservatório, casa de força, subestação elevadora e linhas de transmissão.

- O lago, também chamado de reservatório, é formado pelo represamento das águas do rio, através da construção de uma barragem.
- Na barragem é construído o vertedor da usina, por onde sai o excesso de água do reservatório, na época das chuvas.
- A casa de força é o local onde são instalados os equipamentos que vão produzir a energia.
- Na subestação elevadora são instalados os transformadores elevadores.

A produção de energia elétrica ocorre da seguinte forma:


A água que sai do reservatório é conduzida com muita pressão através de enormes tubos até a casa de força, onde estão instaladas as turbinas e os geradores que produzem eletricidade. A turbina é formada por uma série de pás ligadas a um eixo, que é ligado ao gerador.A pressão da água sobre essas pás produz um movimento giratório do eixo da turbina.
O gerador é um equipamento composto por um imã e um fio bobinado.
O movimento do eixo da turbina produz um campo eletromagnético dentro do gerador, produzindo a eletricidade.

Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal