Enina que tem um brilho todo especial. Aqueles lindos olhos e seu jeito espontâneo e inteligente conquistam todos ao seu redor. Logo nos primeiros dias de aula fez amizades e se envolveu com todos do grupo



Baixar 75.2 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho75.2 Kb.




enina que tem um brilho todo especial. Aqueles lindos olhos e seu jeito espontâneo e inteligente conquistam todos ao seu redor. Logo nos primeiros dias de aula fez amizades e se envolveu com todos do grupo. Sua companhia é maravilhosa!!!

Participou do passeio de integração com muita alegria e gastou energia em divertidas brincadeiras nas piscinas. No acantonamento divertiu-se e com muita graça e liderança conduziu o grupo para algumas atividades.

Consciente e preocupada com a natureza, envolveu-se no Tema de Investigação: Animais em extinção; contribuindo muito com suas idéias. Aliás, em diversos momentos, Amanda esteve sempre pronta a sugerir, contribuir com seus pensamentos e suas hipóteses, participando intensamente das aulas. Parabéns, querida!!! Também nos ajudou na pesquisas realizadas e aprofundou, com curiosidade, seus conhecimentos no passeio ao zoológico.

Amiga e companheira, gosta de ajudar a professora nas mais diversas tarefas. Também auxilia os amigos quando necessitam, mostrando-se bastante prestativa.

Amanda iniciou o ano letivo estando no nível alfabético, no processo de alfabetização, identificando letras, sons, realizando leituras para o grupo. Aos poucos vai compreendendo as pontuações no texto para dar as devidas entonações e adquirindo maior segurança em sua leitura. Nas produções escritas, mostrou motivação, procurou sanar algumas dúvidas. Trocas e omissões ocorreram, o que é bastante natural neste processo. Também construiu o conceito de vogal, consoante, sílaba e palavra e organizou listas seguindo a ordem alfabética.

Na matemática reconheceu os números no contexto diário, realizou cálculos mentais, construindo o conceito de números. Leu e interpretou dados em tabelas e gráficos. Realizou agrupamentos numéricos, localizou-se no tempo através do calendário e resolveu adições e subtrações com facilidade. Parabéns, querida!!!

Em história, identificou as fases da vida, percebeu as diferenças no modo de viver das crianças do meio rural, indígena e urbano, sensibilizando-se quanto às crianças que vivem nas ruas. Estabeleceu semelhanças e diferenças entre as crianças do passado e as de hoje.

Em geografia, ajudou na construção da maquete da sala de aula, mapeou a mesma, demonstrando noções de tamanho e distância. Reconheceu o ser humano como agente transformador da natureza e estabeleceu relação entre os objetos da sala de aula e a matéria-prima utilizada em sua fabricação. Cumpriu com as regras do grupo e da escola.

Em Ciências, compreendeu a formação do dia e da noite, identificou os movimentos da Terra em relação ao Sol. Também percebeu a organização das atividades humanas em relação ao dia e a noite. Classificou os seres em vivos e não-vivos. Na Escola de Campo esteve sempre presente, contribuindo no trabalho da horta, estando atenta às aulas do professor Ivan e enriquecendo seu conhecimento. Continue participando e aprendendo sempre!!!

Para o próximo trimestre daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando com Amanda, incentivando-a a realizar suas atividades com mais capricho. Prática e rápida, às vezes lhe faltou essa preocupação.

Parabéns, querida Amanda!!! Você foi um sucesso neste trimestre. Amo você!!!

Profª Tatiana Testoni Coelho



Ana Luiza é uma menina meiga e muito inteligente. Tímida nos primeiros dias, aos poucos foi fazendo amizades no grupo e logo estava adaptada a este novo ambiente, construindo laços de amizade e companheirismo. Você é uma preciosidade!!!

Esteve ausente no passeio de integração, pois sofreu a perda de seu avô. O grupo foi bastante solidário lhe dando apoio e incentivo. No acantonamento divertiu-se com suas amigas e esteve graciosa em seu modelito anos 80.

Envolveu-se no Tema de Investigação: Animais em extinção, contribuindo com algumas idéias. Reconstruiu alguns conceitos. Também nos ajudou na pesquisas realizadas e aprofundou, com curiosidade, seus conhecimentos no passeio ao zoológico. Adorou ver os animais e ajudou na construção do quebra-cabeça gigante.

Ana Luiza gosta de ajudar a professora em diferentes tarefas. Também contribuiu com os amigos, auxiliando-os quando a professora lhe pediu.

Iniciou o ano letivo estando no nível alfabético, no processo de alfabetização, identificando letras, sons, realizando leituras para o grupo. Aos poucos vai compreendendo as pontuações no texto para dar as devidas entonações e adquirindo maior segurança em sua leitura. Nas produções escritas, mostrou motivação, procurou sanar algumas dúvidas. Trocas e omissões ocorreram, o que é bastante natural neste processo. Também construiu o conceito de vogal, consoante, sílaba e palavra e organizou listas seguindo a ordem alfabética.

Na matemática reconheceu os números no contexto diário, realizou cálculos mentais, construindo o conceito de números. Leu e interpretou dados em tabelas e gráficos. Realizou agrupamentos numéricos, localizou-se no tempo através do calendário e resolveu adições e subtrações. Parabéns, querida!!!

Em história, identificou as fases da vida, percebeu as diferenças no modo de viver das crianças do meio rural, indígena e urbano, sensibilizando-se quanto às crianças que vivem nas ruas. Estabeleceu semelhanças e diferenças entre as crianças do passado e as de hoje.

Em geografia, ajudou na construção da maquete da sala de aula, mapeou a mesma, demonstrando noções de tamanho e distância. Reconheceu o ser humano como agente transformador da natureza e estabeleceu relação entre os objetos da sala de aula e a matéria-prima utilizada em sua fabricação. Cumpriu com as regras do grupo e da escola.

Em Ciências, compreendeu a formação do dia e da noite, identificou os movimentos da Terra em relação ao Sol. Também percebeu a organização das atividades humanas em relação ao dia e a noite. Classificou os seres em vivos e não-vivos. Na Escola de Campo esteve presente, contribuindo no trabalho da horta, estando atenta às aulas do professor Ivan e enriquecendo seu conhecimento. Continue participando e aprendendo sempre!!!

Para o próximo trimestre daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando com Ana Luiza, incentivando-a a contribuir com o grupo explicitando seus pensamentos e idéias, vencendo uma certa timidez!

Parabéns, querida Ana Luiza!!! Você foi um sucesso neste trimestre. Amo você!!!

Profª Tatiana Testoni Coelho



Arthur é um menino cheio de vida e energia! Seus lindos olhos e seu sorriso constante abrilhantaram o nosso grupo, contagiando-nos com sua intensa alegria. No grupo reencontrou amigos e logo fez novas amizades. Sua presença é importante para nós!!!

Participou do passeio de integração com muita alegria e gastou energia em divertidas brincadeiras nas piscinas. Demonstrou autonomia. No acantonamento, divertiu-se bastante numa noite de muita brincadeira e animação!

Envolveu-se no Tema de Investigação: Animais em extinção, contribuindo com suas idéias. Também nos ajudou na pesquisas realizadas e aprofundou, com curiosidade, seus conhecimentos no passeio ao zoológico. Mostrou-se preocupado com os animais que estamos estudando, conscientizando-se de sua importância.

Amigo e companheiro, gostou de ajudar a professora nas mais diversas tarefas. Também auxiliou os amigos quando necessitaram, mostrando-se bastante prestativo.

Arthur iniciou o ano letivo estando no nível alfabético, no processo de alfabetização. Identificou letras, sons, realizou leituras, ainda silabadas, para o grupo. Aos poucos vai compreendendo as pontuações no texto para dar as devidas entonações e adquirindo maior segurança e agilidade em sua leitura. Nas produções escritas, procurou sanar algumas dúvidas. Trocas e omissões ocorreram, o que é bastante natural neste processo. Construiu o conceito de vogal, consoante, sílaba e palavra e organizou listas seguindo a ordem alfabética.

Na matemática reconheceu os números no contexto diário, realizou cálculos mentais, construindo o conceito de números. Leu e interpretou dados em tabelas e gráficos. Realizou agrupamentos numéricos, localizou-se no tempo através do calendário e resolveu adições e subtrações com agilidade. Parabéns, querido!!!

Em história, identificou as fases da vida, percebeu as diferenças no modo de viver das crianças do meio rural, indígena e urbano, sensibilizando-se quanto às crianças que vivem nas ruas. Estabeleceu semelhanças e diferenças entre as crianças do passado e as de hoje.

Em geografia, ajudou na construção da maquete da sala de aula, mapeou a mesma, demonstrando noções de tamanho e distância. Reconheceu o ser humano como agente transformador da natureza e estabeleceu relação entre os objetos da sala de aula e a matéria-prima utilizada em sua fabricação. Precisou da nossa intervenção para cumprir algumas regras do grupo, pois agiu com atitudes que machucaram seus colegas. Após muitas conversas, Arthur refletiu e procurou mudar seus atos. Estamos ajudando-o nesta etapa.

Em Ciências, compreendeu a formação do dia e da noite, identificou os movimentos da Terra em relação ao Sol. Também percebeu a organização das atividades humanas em relação ao dia e a noite. Classificou os seres em vivos e não-vivos. Na Escola de Campo esteve sempre presente, contribuindo no trabalho da horta, estando atento às aulas do professor Ivan e enriquecendo seu conhecimento. Continue participando e aprendendo sempre!!!

Para o próximo trimestre daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando com Arthur, incentivando-o a caprichar mais em sua letra.

Parabéns, querido Arthur!!! Você foi um sucesso neste trimestre. Amo você!!!

Profª Tatiana Testoni Coelho



Carlos é um menino que tem um brilho todo especial. Aqueles lindos olhos e seu jeito espontâneo e inteligente conquistam todos ao seu redor. Logo nos primeiros dias de aula fez amizades e se envolveu com todos do grupo. Seu sorriso é encantador!!!

Participou do passeio de integração com muita alegria e gastou energia em divertidas brincadeiras nas piscinas. No acantonamento divertiu-se com muita graça.

Consciente e preocupado com a natureza, envolveu-se no Tema de Investigação: Animais em extinção, contribuindo muito com suas idéias. Aliás, em diversos momentos, Cadu esteve sempre pronto a sugerir, contribuir com seus pensamentos e suas hipóteses, participando intensamente das aulas. Parabéns, querido!!! Também nos ajudou nas pesquisas realizadas e aprofundou, com curiosidade, seus conhecimentos no passeio ao zoológico.

Amigo e companheiro, gosta de ajudar a professora nas mais diversas tarefas. Adora distribuir beijos e abraços demonstrando todo o seu afeto .Também auxilia os amigos quando necessitam, se mostrando bastante prestativo. Você é verdadeiro amigo, parabéns!

Carlos iniciou o ano letivo estando no nível alfabético, no processo de alfabetização, identificando letras, sons, realizando leituras para o grupo. Aos poucos vai compreendendo as pontuações no texto para dar as devidas entonações e adquirindo maior agilidade e segurança em sua leitura. Nas produções escritas, mostrou motivação, procurou sanar algumas dúvidas. Trocas e omissões ocorreram, o que é bastante natural neste processo. Também construiu o conceito de vogal, consoante, sílaba e palavra e organizou listas seguindo a ordem alfabética.

Na matemática reconheceu os números no contexto diário, realizou cálculos mentais, construindo o conceito de números. Leu e interpretou dados em tabelas e gráficos. Realizou agrupamentos numéricos, localizou-se no tempo através do calendário e resolveu adições e subtrações com agilidade. Parabéns, querido! Você é fera!!!

Em história, identificou as fases da vida, percebeu as diferenças no modo de viver das crianças do meio rural, indígena e urbano, sensibilizando-se quanto às crianças que vivem nas ruas. Estabeleceu semelhanças e diferenças entre as crianças do passado e as de hoje.

Em geografia, ajudou na construção da maquete da sala de aula, mapeou a mesma, demonstrando noções de tamanho e distância. Reconheceu o ser humano como agente transformador da natureza e estabeleceu relação entre os objetos da sala de aula e a matéria-prima utilizada em sua fabricação. Cumpriu com as regras do grupo e da escola, precisando algumas vezes da intervenção da professora.

Em Ciências, compreendeu a formação do dia e da noite, identificou os movimentos da Terra em relação ao Sol. Também percebeu a organização das atividades humanas em relação ao dia e a noite. Classificou os seres em vivos e não-vivos. Na Escola de Campo esteve bastante presente, contribuindo no trabalho da horta, estando atento às aulas do professor Ivan e enriquecendo seu conhecimento. Recebeu muitos elogios do professor, parabéns!!!

Para o próximo trimestre daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando com Cadu, incentivando-o a realizar suas atividades sem atrasos.

Parabéns, Cadu!!! Você foi um sucesso neste trimestre, querido. Amo você!!!

Profª Tatiana Testoni Coelho



Eduardo Kasper é um menino gracioso e muito companheiro! Logo nos primeiros dias de aula fez amizades e se envolveu com todos do grupo. É maravilhoso tê-lo em nossa turma!!!

Participou do passeio de integração com muita alegria e mergulhou em divertidas brincadeiras nas piscinas. No acantonamento divertiu-se bastante, gastando toda sua energia.

Envolveu-se no Tema de Investigação: Animais em extinção, contribuindo com suas idéias. Também nos ajudou na pesquisas realizadas e aprofundou, com curiosidade, seus conhecimentos no passeio ao zoológico. Mostrou-se sensibilizado com os animais.

Muito caprichoso em suas atividades, Eduardo preferiu muitas vezes não colorir suas atividades, pois quando o faz, leva tempo devido a sua preocupação com os detalhes. Sua organização no caderno e nas atividades é merecedora de elogios! Parabéns!!!

Amigo e companheiro, gosta de ajudar a professora nas mais diversas tarefas. Também auxiliou os amigos quando necessitaram, se mostrando prestativo.

Eduardo iniciou o ano letivo estando no nível alfabético, no processo de alfabetização, identificando letras, sons, realizando leituras para o grupo. Aos poucos vai compreendendo as pontuações no texto para dar as devidas entonações e adquirindo maior segurança em sua leitura. Nas produções escritas, mostrou motivação, procurou sanar algumas dúvidas. Trocas e omissões ocorreram, o que é bastante natural neste processo. Também construiu o conceito de vogal, consoante, sílaba e palavra e organizou listas seguindo a ordem alfabética.

Na matemática reconheceu os números no contexto diário, realizou cálculos mentais, construindo o conceito de números. Leu e interpretou dados em tabelas e gráficos. Realizou agrupamentos numéricos, localizou-se no tempo através do calendário e resolveu adições e subtrações. Parabéns, querido!!!

Em história, identificou as fases da vida, percebeu as diferenças no modo de viver das crianças do meio rural, indígena e urbano, sensibilizando-se quanto às crianças que vivem nas ruas. Estabeleceu semelhanças e diferenças entre as crianças do passado e as de hoje.

Em geografia, ajudou na construção da maquete da sala de aula, mapeou a mesma, demonstrando noções de tamanho e distância. Reconheceu o ser humano como agente transformador da natureza e estabeleceu relação entre os objetos da sala de aula e a matéria-prima utilizada em sua fabricação. Cumpriu com as regras do grupo e da escola.

Em Ciências, compreendeu a formação do dia e da noite, identificou os movimentos da Terra em relação ao Sol. Também percebeu a organização das atividades humanas em relação ao dia e a noite. Classificou os seres em vivos e não-vivos. Na Escola de Campo esteve presente, contribuindo no trabalho da horta, estando atento às aulas do professor Ivan e enriquecendo seu conhecimento. Continue participando e aprendendo sempre!!!

Para o próximo trimestre daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando com Eduardo, incentivando-o quanto à organização e atenção, pois algumas vezes esqueceu o que foi combinado quanto às tarefas e pedido de algum material.

Parabéns, Eduardo!!! Você foi um sucesso neste trimestre, querido. Amo você!!!

Profª Tatiana Testoni Coelho

Eduardo Oliveira é um menino gracioso, muito esperto e admirável. É o mais novo do grupo, mas possui grande autonomia e muita vontade para aprender! Logo fez amizades e construiu laços no grupo, envolvendo-se com todos.

Participou do passeio de integração com muita alegria e gastou energia em divertidas brincadeiras nas piscinas. No acantonamento divertiu-se bastante se envolvendo não somente com o seu grupo, mas com amigos de outras turmas também.

Preocupado com a natureza, comprometeu-se com o Tema de Investigação: Animais em extinção, contribuindo com algumas idéias. Também nos ajudou nas pesquisas realizadas e aprofundou, com curiosidade, seus conhecimentos no passeio ao zoológico.

Amigo e companheiro, gosta de ajudar a professora nas mais diversas tarefas. Também auxilia os amigos quando necessitam, mostrando-se bastante prestativo.

Eduardo iniciou o ano letivo estando no nível alfabético, no processo de alfabetização. Compreendendo a correspondência entre sons e fonemas, ora grafou todas as letras do mesmo, ora utilizou apenas uma. Nestes momentos retomamos a leitura das palavras, para que ele mesmo percebesse a falta das letras. Realizou leituras para o grupo, ainda de forma silabada. Aos poucos, vai compreendendo as pontuações no texto para dar as devidas entonações e adquirindo maior agilidade e segurança em sua leitura. Nas produções escritas, procurou sanar algumas dúvidas. Trocas e omissões ocorreram. O acompanhamento da fonoaudióloga, está ajudando-o em sua escrita. Também construiu o conceito de vogal, consoante, sílaba , palavra e organizou listas seguindo a ordem alfabética.

Na matemática reconheceu os números no contexto diário, realizou cálculos mentais, construindo o conceito de números. Leu e interpretou dados em tabelas e gráficos. Realizou agrupamentos numéricos, localizou-se no tempo através do calendário e resolveu adições e subtrações com facilidade. Parabéns, querido!!!

Em história, identificou as fases da vida, percebeu as diferenças no modo de viver das crianças do meio rural, indígena e urbano, sensibilizando-se quanto às crianças que vivem nas ruas. Estabeleceu semelhanças e diferenças entre as crianças do passado e as de hoje.

Em geografia, ajudou na construção da maquete da sala de aula, mapeou a mesma, demonstrando noções de tamanho e distância. Reconheceu o ser humano como agente transformador da natureza e estabeleceu relação entre os objetos da sala de aula e a matéria-prima utilizada em sua fabricação. Cumpriu com as regras do grupo e da escola.

Em Ciências, compreendeu a formação do dia e da noite, identificou os movimentos da Terra em relação ao Sol. Também percebeu a organização das atividades humanas em relação ao dia e a noite. Classificou os seres em vivos e não-vivos. Na Escola de Campo esteve sempre presente, contribuindo no trabalho da horta, estando atento às aulas do professor Ivan e enriquecendo seu conhecimento. Continue participando e aprendendo sempre!!!

Para o próximo trimestre daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando com Eduardo, incentivando-a na leitura e escrita das palavras.

Parabéns, querido!!! Você foi um sucesso neste trimestre. Amo você, Eduardo!!!

Profª Tatiana Testoni Coelho



Guilherme é um menino inteligente e afetuoso. Logo nos primeiros dias de aula fez amizades e se envolveu com todos do grupo!!!

Participou do passeio de integração com muita alegria e gastou energia em divertidas brincadeiras nas piscinas. No acantonamento sentimos a sua falta.

Envolveu-se no Tema de Investigação: Animais em extinção, contribuindo com algumas idéias. Também nos ajudou na pesquisas realizadas e aprofundou, com curiosidade, seus conhecimentos no passeio ao zoológico.

Amigo e companheiro, gosta de ajudar a professora nas mais diversas tarefas. Também auxiliou os amigos quando necessitam, mostrando-se bastante prestativo. Parabéns!

Guilherme iniciou o ano letivo estando no nível alfabético, no processo de alfabetização, identificando letras, sons, realizando leituras para o grupo. Aos poucos vai compreendendo as pontuações no texto para dar as devidas entonações e adquirindo maior agilidade e segurança em sua leitura. Nas produções escritas, mostrou-se bastante independente. Trocas e omissões ocorreram, o que é bastante natural neste processo. No entanto, estamos auxiliando o Gui para que preste atenção na escrita das mesmas evitando muitas trocas. Também construiu o conceito de vogal, consoante, sílaba e palavra e organizou listas seguindo a ordem alfabética. Percebemos certa dificuldade na vocalização de alguns fonemas, comprovados pela fonoaudióloga. Isto não tem prejudicado Gui no seu processo de escrita, mas seria interessante, o trabalho com ele, para que supere esta dificuldade.

Na matemática reconheceu os números no contexto diário, realizou cálculos mentais, construindo o conceito de números. Leu e interpretou dados em tabelas e gráficos. Realizou agrupamentos numéricos, localizou-se no tempo através do calendário e resolveu adições e subtrações com agilidade. Parabéns, querido! Você é fera!!!

Em história, identificou as fases da vida, percebeu as diferenças no modo de viver das crianças do meio rural, indígena e urbano, sensibilizando-se quanto às crianças que vivem nas ruas. Estabeleceu semelhanças e diferenças entre as crianças do passado e as de hoje.

Em geografia, ajudou na construção da maquete da sala de aula, mapeou a mesma, demonstrando noções de tamanho e distância. Reconheceu o ser humano como agente transformador da natureza e estabeleceu relação entre os objetos da sala de aula e a matéria-prima utilizada em sua fabricação. Cumpriu com as regras do grupo e da escola.

Em Ciências, compreendeu a formação do dia e da noite, identificou os movimentos da Terra em relação ao Sol. Também percebeu a organização das atividades humanas em relação ao dia e a noite. Classificou os seres em vivos e não-vivos. Na Escola de Campo esteve bastante presente, contribuindo no trabalho da horta, estando atento às aulas do professor Ivan e enriquecendo seu conhecimento. Continue participando e aprendendo sempre!!!

Para o próximo trimestre daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando com Guilherme, incentivando-o a realizar suas atividades com capricho, procurando melhorar na sua grafia a cada dia e no colorido de seus desenhos.

Parabéns, Guilherme!!! Você foi um sucesso neste trimestre, querido. Amo você!!!

Profª Tatiana Testoni Coelho



José Antônio é um menino que tem um brilho todo especial. O seu sorriso e seu jeito espontâneo alegram todos ao seu redor. Logo nos primeiros dias de aula que esteve presente fez amizades e se envolveu com o grupo. Amigo e companheiro, gosta de ajudar a professora nas mais diversas tarefas. Adora distribuir beijos e abraços demonstrando todo o seu afeto.

No acantonamento divertiu-se com muita graça nas diversas atividades e até cantou.

Envolveu-se no Tema de Investigação: Animais em extinção, contribuindo com algumas idéias. Também nos ajudou na pesquisas realizadas e com curiosidade observou os animais no passeio ao zoológico.

Iniciou o ano letivo mostrando-se disperso e realizava as atividades e cópias do quadro com bastante demora. Hoje já o percebemos mais atento e nas atividades que realiza faz com agilidade. Está conseguindo se organizar melhor no espaço e saber onde registrar as atividades feitas coletivamente.

José ainda está no nível pré-silábico, no processo de alfabetização. Entrou na escola reconhecendo apenas a letra A. Hoje já reconhece outras pelo nome e muitas pela associação com palavras, ajudadas pela mamãe. Estamos incentivando-o a identificá-las pelo nome.

Gravar as coisas não é tarefa fácil para José. Agora aprendeu o nome da professora e com ajuda de todos do grupo, está aprendendo os nomes dos amigos. Já reconhece três.

Como esta dificuldade em memorizar e associar algumas coisas tem o prejudicado no seu desenvolvimento escolar, encaminhamos José para a psicopedagoga. Orientando a família para os procedimentos a serem tomados, temos certeza de que descobriremos uma forma de o ajudar ainda mais, para que ele possa aprender mais e vibrar com as conquistas!

Na matemática reconheceu os números no contexto diário, construindo o conceito dos mesmos. Realizou agrupamentos e resolveu adições e subtrações com o auxílio da professora. Estamos trabalhando a identificação dos algarismos e auxiliando-o também na organização temporal: ontem, amanhã, reconhecendo dias da semana e trabalhando o calendário.

Em história, identificou as fases da vida, percebeu as diferenças no modo de viver das crianças do meio rural, indígena e urbano. Estabelecer relação entre passado e presente foi um tanto complicado para ele devido à dificuldade citada acima.

Em geografia, ajudou na construção da maquete da sala de aula, mapeou a mesma, demonstrando noções de tamanho e distância. Reconheceu o ser humano como agente transformador da natureza e estabeleceu relação entre os objetos da sala de aula e a matéria-prima utilizada em sua fabricação. Cumpriu com as regras do grupo e da escola, precisando muitas vezes da intervenção da professora. Está compreendendo aos poucos os limites. É importante que a família lhe delegue responsabilidade em casa também!

Em Ciências, compreendeu a formação do dia e da noite. Classificou os seres em vivos e não-vivos. Na Escola de Campo esteve bastante presente, contribuindo no trabalho da horta. Incentivamos José para que esteja atento nas aulas do professor Ivan.

Para o próximo trimestre daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando com José, incentivando-o ainda mais.

Amo você, querido!!! Profª Tatiana Testoni Coelho

Júlia é uma menina que tem um brilho todo especial. Aqueles lindos olhos e seu jeito espontâneo e afetuoso conquistam todos ao seu redor. Logo nos primeiros dias de aula fez amizades e se envolveu com o grupo. Sua companhia é maravilhosa!!!

Participou do passeio de integração com muita alegria e gastou energia em divertidas brincadeiras nas piscinas. No acantonamento divertiu-se e com muita graça se vestiu com o seu modelito anos 80. Você é uma fofurinha!

Consciente e preocupada com a natureza, envolveu-se no Tema de Investigação: Animais em extinção , contribuiu muito com suas idéias. Aliás, em diversos momentos, Júlia está sempre pronta a sugerir, contribuir com seus pensamentos e suas hipóteses, participando intensamente das aulas. Parabéns, querida!!! Também nos ajudou na pesquisas realizadas e aprofundou, seus conhecimentos no passeio ao zoológico.

Amiga e companheira, gosta de ajudar a professora nas mais diversas tarefas. Também auxilia os amigos quando necessitam, mostrando-se bastante prestativa. . É bastante preocupada com as causas ambientais e solidária com o grupo também, esse sentimento é admirável nela!

Júlia iniciou o ano letivo estando no nível pré-silábico, no processo de alfabetização. Trabalhamos com ela a identificação das letras, a correspondência entre os fonemas, incentivando-a a refletir sobre os mesmos. Sugerimos que participasse das aulas de apoio para que acelere este processo e possa acompanhar mais intensamente o grupo. É importante que em casa a família também a ajude, não somente com as tarefas de casa.

Na matemática reconheceu os números no contexto diário, construindo o conceito de números. Interpretou dados em tabelas e gráficos. Realizou agrupamentos numéricos, localizou-se no tempo através do calendário e resolveu adições e subtrações. Também está identificando melhor os algarismos. Parabéns, querida!!!

Em história, identificou as fases da vida, percebeu as diferenças no modo de viver das crianças do meio rural, indígena e urbano, sensibilizando-se quanto às crianças que vivem nas ruas. Estabeleceu semelhanças e diferenças entre as crianças do passado e as de hoje.

Em geografia, ajudou na construção da maquete da sala de aula, mapeou a mesma, demonstrando noções de tamanho e distância. Reconheceu o ser humano como agente transformador da natureza e estabeleceu relação entre os objetos da sala de aula e a matéria-prima utilizada em sua fabricação. Cumpriu com as regras do grupo e da escola.

Em Ciências, compreendeu a formação do dia e da noite, identificou os movimentos da Terra em relação ao Sol. Também percebeu a organização das atividades humanas em relação ao dia e a noite. Classificou os seres em vivos e não-vivos. Na Escola de Campo esteve presente apenas uma vez, deixando de participar de atividades muito importantes.

Para o próximo trimestre daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando com Júlia, incentivando-a no seu processo de alfabetização.

Parabéns, querida Júlia!!! Você tem se esforçado bastante e participado intensamente neste trimestre. Amo você!!!

Profª Tatiana Testoni Coelho



Laila é uma menina radiante! O seu sorriso encantador conquista todos ao seu redor. Logo nos primeiros dias de aula fez amizades e se envolveu com todos do grupo. Sua companhia é maravilhosa!!!

Participou do passeio de integração com muita alegria e gastou energia em divertidas brincadeiras nas piscinas. No acantonamento divertiu-se nas diferentes brincadeiras criadas pelo grupo.

Consciente e preocupada com a natureza, envolveu-se no Tema de Investigação: Animais em extinção, contribuindo com suas idéias. Também nos ajudou na pesquisas realizadas e aprofundou, com curiosidade, seus conhecimentos no passeio ao zoológico.

Amiga e companheira, gosta de ajudar a professora nas mais diversas tarefas. Também auxilia os amigos quando necessitam, mostrando-se bastante prestativa.

Laila iniciou o ano letivo estando no nível silábico-alfabético, no processo de alfabetização. Ora grafava fonemas por completo, ora utilizava apenas uma letra. Incentivando-a a refletir sobre a escrita das palavras, percebemos um progresso neste processo. Identificou letras, sons, realizou leituras para o grupo, ainda silabadas. Aos poucos vai compreendendo as pontuações no texto para dar as devidas entonações e adquirindo maior segurança e agilidade em sua leitura. Estamos orientando-a para que aumente seu tom de voz nas leituras que realiza. Nas produções escritas, mostrou motivação, procurou sanar algumas dúvidas. Trocas e omissões ocorreram, o que é bastante natural. Também construiu o conceito de vogal, consoante, sílaba e palavra e organizou listas seguindo a ordem alfabética.

Na matemática reconheceu os números no contexto diário, realizou cálculos mentais, construindo o conceito de números. Leu e interpretou dados em tabelas e gráficos. Realizou agrupamentos numéricos, localizou-se no tempo através do calendário e resolveu adições e subtrações com facilidade. Parabéns, querida!!!

Em história, identificou as fases da vida, percebeu as diferenças no modo de viver das crianças do meio rural, indígena e urbano, sensibilizando-se quanto às crianças que vivem nas ruas. Estabeleceu semelhanças e diferenças entre as crianças do passado e as de hoje.

Em geografia, ajudou na construção da maquete da sala de aula, mapeou a mesma, demonstrando noções de tamanho e distância. Reconheceu o ser humano como agente transformador da natureza e estabeleceu relação entre os objetos da sala de aula e a matéria-prima utilizada em sua fabricação. Cumpriu com as regras do grupo e da escola.

Em Ciências, compreendeu a formação do dia e da noite, identificou os movimentos da Terra em relação ao Sol. Também percebeu a organização das atividades humanas em relação ao dia e a noite. Classificou os seres em vivos e não-vivos. Na Escola de Campo esteve sempre presente, contribuindo no trabalho da horta, estando atenta às aulas do professor Ivan e enriquecendo seu conhecimento. Continue participando e aprendendo sempre!!!

Para o próximo trimestre daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando com Laila, incentivando-a a contribuir ainda mais com suas idéias nas construções coletivas.

Parabéns, querida Laila!!! Você foi um sucesso neste trimestre. Amo você!!!

Profª Tatiana Testoni Coelho



Larissa é uma menina doce e meiga. Logo nos primeiros dias de aula fez amizades e se envolveu com todos do grupo. Sua companhia é maravilhosa!!!

No acantonamento divertiu-se bastante com o grupo, esbanjando alegria. Seu sorriso é encantador e ilumina os nossos dias!

Bastante caprichosa em tudo que faz, Larissa organizou muito bem as suas atividades.

Consciente e preocupada com a natureza, envolveu-se no Tema de Investigação: Animais em extinção, contribuindo muito com algumas idéias. Também nos ajudou nas pesquisas realizadas e aprofundou, com curiosidade, seus conhecimentos no passeio ao zoológico.

Amiga e companheira, gosta de ajudar a professora nas mais diversas tarefas. Também auxilia os amigos quando necessitam, mostrando-se bastante prestativa. É solidária!

Larissa iniciou o ano letivo estando no nível alfabético, no processo de alfabetização. Tímida e exigente consigo mesma, sentia certa angústia na escrita e leitura das palavras, mas com constante incentivo, superou esta fase e mostrou-se cheia de vontade para aprender ainda mais. Identificou letras (está descobrindo agora as minúsculas), sons, realizando leituras, ainda silabadas, para o grupo. Aos poucos vai compreendendo as pontuações no texto para dar as devidas entonações e adquirindo maior segurança e agilidade em sua leitura. Nas produções escritas, mostrou motivação, procurou sanar algumas dúvidas. Trocas e omissões ocorreram, o que é bastante natural neste processo. Também construiu o conceito de vogal, consoante, sílaba e palavra e organizou listas seguindo a ordem alfabética.

Na matemática reconheceu os números no contexto diário, realizou cálculos mentais, construindo o conceito de números. Leu e interpretou dados em tabelas e gráficos. Realizou agrupamentos numéricos, localizou-se no tempo através do calendário e resolveu adições e subtrações. Parabéns, querida!!!

Em história, identificou as fases da vida, percebeu as diferenças no modo de viver das crianças do meio rural, indígena e urbano, sensibilizando-se quanto às crianças que vivem nas ruas. Estabeleceu semelhanças e diferenças entre as crianças do passado e as de hoje.

Em geografia, ajudou na construção da maquete da sala de aula, mapeou a mesma, demonstrando noções de tamanho e distância. Reconheceu o ser humano como agente transformador da natureza e estabeleceu relação entre os objetos da sala de aula e a matéria-prima utilizada em sua fabricação. Cumpriu com as regras do grupo e da escola.

Em Ciências, compreendeu a formação do dia e da noite, identificou os movimentos da Terra em relação ao Sol. Também percebeu a organização das atividades humanas em relação ao dia e a noite. Classificou os seres em vivos e não-vivos. Na Escola de Campo esteve sempre presente, contribuindo no trabalho da horta, estando atenta às aulas do professor Ivan e enriquecendo seu conhecimento. Continue participando e aprendendo sempre!!!

Para o próximo trimestre daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando com Larissa, incentivando-a a expor suas idéias, suas hipóteses e contribuir com o grupo nas construções coletivas, superando a sua timidez!

Parabéns, querida Lari!!! Você foi um sucesso neste trimestre. Amo você!!!



Nahuel é um menino com bastante disposição e curiosidade. No grupo reencontrou amigos e logo fez novas amizades. Sua presença é importante para nós!!!

Participou do passeio de integração com muita alegria e gastou energia em divertidas brincadeiras nas piscinas. Demonstrou autonomia. No acantonamento divertiu-se bastante numa noite de muita brincadeira e animação!

Envolveu-se no Tema de Investigação: Animais em extinção, contribuindo com algumas idéias. Também nos ajudou nas pesquisas realizadas e aprofundou, com curiosidade, seus conhecimentos no passeio ao zoológico. Mostrou-se preocupado com os animais que estamos estudando, conscientizando-se de sua importância.

Amigo e companheiro, gostou de ajudar a professora nas mais diversas tarefas. Também auxiliou os amigos quando necessitaram, mostrand-se bastante prestativo.

Nahuel iniciou o ano letivo estando no nível pré-silábico, no processo de alfabetização. Registrava letras aleatoriamente na escrita das palavras. Para ajudá-lo ainda mais neste processo, sugerimos as aulas de apoio. Neste final de trimestre pudemos perceber um grande avanço, já que identificou letras, sons e realizou leituras, ainda silabadas, para o grupo. Nas produções escritas, trocas e omissões ocorreram, o que é bastante natural neste processo. Construiu o conceito de vogal, consoante, sílaba e palavra e organizou listas seguindo a ordem alfabética. Nahuel tem bastante vontade para aprender, parabéns, querido!!!

Na matemática reconheceu os números no contexto diário, realizou cálculos mentais, construindo o conceito de números. Leu e interpretou dados em tabelas e gráficos. Realizou agrupamentos numéricos, localizou-se no tempo através do calendário e resolveu adições e subtrações com agilidade. Parabéns!!!

Em história, identificou as fases da vida, percebeu as diferenças no modo de viver das crianças do meio rural, indígena e urbano, sensibilizando-se quanto às crianças que vivem nas ruas. Estabeleceu semelhanças e diferenças entre as crianças do passado e as de hoje.

Em geografia, ajudou na construção da maquete da sala de aula, mapeou a mesma, demonstrando noções de tamanho e distância. Reconheceu o ser humano como agente transformador da natureza e estabeleceu relação entre os objetos da sala de aula e a matéria-prima utilizada em sua fabricação. Precisou da nossa intervenção para cumprir algumas regras do grupo, pois deixou de colaborar com alguns amigos. Ficar sentado em seu lugar é algo bastante difícil para ele.

Em Ciências, compreendeu a formação do dia e da noite, identificou os movimentos da Terra em relação ao sol. Também percebeu a organização das atividades humanas em relação ao dia e a noite. Classificou os seres em vivos e não-vivos. Na Escola de Campo esteve presente, contribuindo no trabalho da horta, estando atento às aulas do professor Ivan e enriquecendo seu conhecimento. Continue participando e aprendendo sempre!!!

Para o próximo trimestre daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando com Nahuel, incentivando-o em seu processo de alfabetização e no capricho das atividades.

Parabéns, Nahuel!!! Você foi um sucesso neste trimestre. Amo você, querido!!!

Profª Tatiana Testoni Coelho



Sólon é um menino inteligente e espontâneo! Seus lindos olhos e sua alegria contagiaram a turma. No grupo reencontrou amigos e logo fez novas amizades. Sua companhia é enriquecedora!!!

Participou do passeio de integração com muita alegria e gastou energia em divertidas brincadeiras nas piscinas. Demonstrou autonomia. No acantonamento sentimos a sua falta!

Envolveu-se no Tema de Investigação: Animais em extinção, contribuindo com suas idéias. Mostrou-se preocupado com a situação dos animais. Também nos ajudou na pesquisas realizadas e aprofundou, com curiosidade, seus conhecimentos no passeio ao zoológico.

Amigo e companheiro, gostou de ajudar a professora nas mais diversas tarefas. Também auxiliou os amigos quando necessitaram, mostrando-se prestativo.

Sólon iniciou o ano letivo estando no nível alfabético, no processo de alfabetização. Identificou letras, sons, realizou leituras para o grupo. Aos poucos vai compreendendo as pontuações no texto para dar as devidas entonações e adquirindo maior segurança e agilidade em sua leitura. Nas produções escritas, procurou sanar algumas dúvidas. Trocas e omissões ocorreram, o que é bastante natural neste processo. Construiu o conceito de vogal, consoante, sílaba e palavra e organizou listas seguindo a ordem alfabética.

Na matemática reconheceu os números no contexto diário, realizou cálculos mentais, construindo o conceito de números. Leu e interpretou dados em tabelas e gráficos. Realizou agrupamentos numéricos, localizou-se no tempo através do calendário e resolveu adições e subtrações. Parabéns, querido!!! Precisa estar mais atento para não esquecer sua calculadora quando combinado.

Em história, identificou as fases da vida, percebeu as diferenças no modo de viver das crianças do meio rural, indígena e urbano, sensibilizando-se quanto às crianças que vivem nas ruas. Estabeleceu semelhanças e diferenças entre as crianças do passado e as de hoje.

Em geografia, ajudou na construção da maquete da sala de aula, mapeou a mesma, demonstrando noções de tamanho e distância. Reconheceu o ser humano como agente transformador da natureza e estabeleceu relação entre os objetos da sala de aula e a matéria-prima utilizada em sua fabricação. Precisou da nossa intervenção para cumprir algumas regras do grupo, pois agiu com atitudes que machucaram seus colegas. Manter-se em seu lugar também foi difícil em alguns momentos.

Em Ciências, compreendeu a formação do dia e da noite, identificou os movimentos da Terra em relação ao sol. Também percebeu a organização das atividades humanas em relação ao dia e a noite. Classificou os seres em vivos e não-vivos. Na Escola de Campo esteve presente, contribuindo no trabalho da horta, estando atento às aulas do professor Ivan e enriquecendo seu conhecimento. Continue participando e aprendendo sempre!!!

Para o próximo trimestre daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando com Sólon, incentivando-o a contribuir mais com suas idéias nas construções textuais e caprichar ainda mais em seus desenhos.

Parabéns, querido Sólon!!! Você foi um sucesso neste trimestre. Amo você!!!

Profª Tatiana Testoni Coelho



EI14 010404


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal