Ensino fundamental e médio secretaria de Estado da Educação



Baixar 341.42 Kb.
Página1/5
Encontro02.08.2016
Tamanho341.42 Kb.
  1   2   3   4   5

C

OLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR MANOEL BORGES DE MACEDO



ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Secretaria de Estado da Educação

Núcleo Regional Área Metropolitana Norte

Colégio Estadual Prof° Manoel Borges de Macedo

Ensino Fundamental e Médio

EJA- Educação de Jovens e Adultos

PROJETO POLITICO

PEDAGÓGICO

2010

Rio Branco do Sul / Pr

Colégio Estadual Prof° Manoel Borges de Macedo

Ensino Fundamental e Médio

Projeto Político Pedagógico elaborado de acordo com a LDB 9394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais e Deliberação 14/99 - CEE-Pr.




2010

Rio Branco do Sul/Pr

Sumário:

Para refletir..........................................................................................................

Apresentação ............................................................................................ ......... Metodologia........................ ...............................................................................

Objetivos...............................................................................................................

Identificação.........................................................................................................

Autorização dos cursos........................................................................................

Aspectos históricos..............................................................................................

Filosofia do Colégio.................. ........................................................................

Marco Situacional................................................................................................

Marco Conceitual...............................................................................................

Marco Operacional............... .............................................................................

Referências Bibliográficas..................................................................................




PARA REFLETIR...
“Observando a natureza e participando da vida social construímos a noção de que algumas coisas se repetem, outras mudam rapidamente e existem aquelas que tendem a se prolongar: as chuvas retornam; as árvores secam; as flores se abrem; o sol se esconde e, novamente, desponta no horizonte; a lua ilumina algumas noites e, minúscula no céu, deixa o mundo no escuro; os natais se sucedem, os carnavais são recriados, os aniversários indicam as mudanças de idade, o crescimento e o envelhecimento, sugerindo transformações de hábitos e novas responsabilidades”.

Antonio Terra

Esta epígrafe nos leva a perceber a noção de simultaneidade e provisoriedade dos fatos que se sucedem no passado, presente e futuro. Desta forma conscientizamo- nos cada vez mais de que o Projeto Político Pedagógico deve ser constantemente reescrito afim de acompanhar as transformações que o mundo contemporâneo sofre e consequentemente a educação também.

O presente Projeto tem o propósito de estabelecer com clareza as diretrizes que nortearão o processo de ensino-aprendizagem.. Este projeto político pedagógico visa uma pespectiva emancipatória, constituída na vivência democrática, onde todos os segmentos que compõe a comunidade escolar( pais, alunos, professores e funcionários) assumem o compromisso com o trabalho educativo. Sugere a reflexão e discussão crítica sobre os problemas da sociedade e da educação para encontrar as possibilidades de intervenção na realidade. Neste estabelecimento de ensino os membros da comunidade escolar, pensaram, analisaram e construíram juntos este documento que é a identidade da escola. O objetivo é formar sujeitos críticos, que interfiram na sociedade, através de uma pedagogia histórico- crítica com base na psicologia histórico- cultural de Vygotsky e Marx. “A relação do homem e do mundo não é uma relação direta, mas fundamentalmente, uma relação mediada., o ser humano constitui- se como tal na relação com o outro.”



APRESENTAÇÃO
O Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Profº Manoel Borges de Macedo – Ensino Fundamental e Médio foi reelaborado coletivamente, apoiando-se em normas legais, talvez ousado e inovador, pois desmistifica antigos paradigmas da educação.

A edição da Lei 9394/96, Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, elaborada em consonância com os princípios da Constituição Federal, trouxe profundas mudanças no Sistema Educacional Brasileiro, tanto em relação à gestão, à liberdade, à autonomia, à flexibilidade e a democracia.

Em seu Art. 12 § I a LDBEN prevê que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. Portanto fica clara a necessidade de que a ação educativa:


  1. constitua-se em ato intencional e diversificado;

  2. atenda as políticas de apoio, à implementação de inovações e especificidades de cada modalidade de ensino;

  3. considere as diferenças culturais regionais e locais que assegurem a formação do cidadão;

  4. responsabilize-se pela assimilação do conhecimento elaborado para a construção de novos conhecimentos direcionados por princípios pedagógicos integrador/ interdisciplinar/criativo.

Devem ser considerados como elementos balizadores e referencial básico, os princípios filosóficos, epistemológicos, educacionais e pedagógicos da legislação vigente.

O projeto político pedagógico caracteriza-se como um processo em permanente construção pelo coletivo da escola, que a assume como sua responsabilidade, ultrapassando os limites de uma determinada gestão.

Sua construção só foi possível porque buscamos em nosso Colégio garantir espaços de participação efetiva de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, através de uma gestão democrática comprometida com os direitos e deveres de todos, trazendo para dentro da escola todos os segmentos da Comunidade Escolar como: alunos, professores, pais, apoio pedagógico, pessoal técnico administrativo e as instâncias colegiadas : Conselho Escolar, APMF etc.

Nosso Projeto é inacabado, pois está sendo aprimorado a cada momento de estudo e reflexão que realizamos em diferentes espaços com os segmentos da comunidade escolar, porém nosso maior desafio é confrontar frequentemente a teoria e a prática.

Pretende-se que o presente projeto norteie a ação educativa escolar. Para tanto ela explicita os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e os modos de implementação e avaliação da escola. As modificações requeridas são produtos de um processo permanente de discussão, avaliação e ajustes da proposta, devendo esta estar atenta à questão da qualidade de ensino nas suas dimensões ideológicas, social, política e econômica.



METODOLOGIA
O Colégio Estadual Profº Manoel Borges de Macedo – EFM reconstruiu seu Projeto Político Pedagógico apoiado em normas legais, procurando contribuir na busca de respostas a problemas identificados dentro e fora da escola, buscando sustentar uma formação que atendesse às demandas da comunidade escolar e da sociedade em si.

Os procedimentos para viabilizar a reelaboração do Projeto foram: a formação de uma comissão responsável pelo andamento com representantes de todos os segmentos do Colégio, sistematização da pesquisa através de questionários com os pais, alunos, professores e funcionários, reuniões com os segmentos da comunidade escolar esclarecendo a importância do trabalho coletivo para a construção do Projeto, seminário com todos os professores para leitura, discussão e análise dos textos fornecidos pelo Núcleo Regional e leis específicas, participação de palestras sobre o Projeto Político Pedagógico.

Desde o início dos anos 2004/2005 até o momento atual estamos aprimorando cada vez mais nossos conhecimentos, participando nas Jornadas Pedagógicas ofertadas pelo Núcleo Regional de Ensino Área Norte e repasse nas escolas, com postura sempre de aprendizagem e humildade colocando as experiências vivenciadas para todos os envolvidos no processo de construção, respeitando e acatando opiniões, pois a escola atual visa a gestão democrática, a visão global da realidade. Este projeto é o anúncio do devir, do que foi sonhado coletivamente, e que pode passar do sonho à ação.

“O ser humano é, naturalmente, um ser da intervenção no mundo à

razão de que faz a História. Nela, por isso mesmo, deve deixar suas marcas

de sujeito e não pegadas de objeto.”

Paulo Freire, 1997, p. 119


OBJETIVOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Projeto Político Pedagógico: para que Serve e a quem Serve?

Um projeto político pedagógico ultrapassa a mera elaboração de planos, que só se prestam a cumprir exigências burocráticas: Um projeto político pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto político pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio- político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária. Quando a escola assume a responsabilidade de atuar na transformação e na busca do desenvolvimento social esta proposta ganha força.

O projeto político pedagógico é o fruto de interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É antes de tudo, um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professores, equipe pedagógica, alunos, seus pais e a comunidade como um todo. Essa prática de construção de um projeto, deve estar acompanhada por concepções teóricas sólidas e supõe o aperfeiçoamento de seus agentes. Só assim serão rompidas as resistências em relação as novas práticas educativas. Os agentes educativos devem sentir- se atraídos por esta proposta, pois só assim terão uma postura comprometida e responsável. Neste projeto discutimos que sujeito queremos formar,quais os saberes necessários para a atuação na sociedade que queremos para viver, qual a escola que estamos construindo, a cultura que valorizamos, e as relações de poder estabelecidas. Buscamos uma escola de qualidade para todos superando privilégios econômicos e sociais .Requer o enfrentamento de todas as questões que excluem e marginalizam a criança, o jovem e o adulto e os interesses e anseios das camadas populares.

. “...Se sonhamos com uma sociedade menos agressiva, menos injusta,



menos violenta, mais humana, o nosso testemunho deve ser o de

quem, dizendo não a qualquer possibilidade em face dos fatos,

defende a capacidade do ser humano em avaliar, de compreender,

de escolher, de decidir e, finalmente, de intervir no mundo.”

(FREIRE, P. 1997, p. 58-59)
IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Estabelecimento: Colégio Estadual Professor Manoel Borges de Macedo –

Ensino Fundamental e Médio.-


NRE: Área Metropolitana Norte
Endereço: Rua Cel. Carlos Pioli, nº 286 - Centro.
CEP: 83.540 - 000
Telefone: 3652 – 5104
E - Mail: rblmanoel@seed.pr.gov.br
Entidade Mantenedora: Governo do Estado do Paraná
Cursos Ofertados: Ensino Fundamental

Ensino Médio

EJA

AUTORIZAÇÃO DOS CURSOS


  1   2   3   4   5


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal