esaf) Marque o item que preenche de forma correta as lacunas do texto seguinte



Baixar 26.96 Kb.
Encontro30.07.2016
Tamanho26.96 Kb.
CRASE

1) (ESAF) Marque o item que preenche de forma correta as lacunas do texto seguinte:

Institucionalizada ___ partir das lutas antiabsolutistas, no século 18, e da expansão dos movimentos constitucionalistas, no século 19, ___ democracia representativa foi consolidada ao longo de um processo histórico marcado pelo reconhecimento de três gerações de direitos humanos: os relativos ___ cidadania civil e política, os relativos ___ cidadania social e econômica e os relativos ___ cidadania "pós-material", que se caracterizam pelo direito ___ qualidade de vida, ___ um meio ambiente saudável, ___ tutela dos interesses difusos e ao reconhecimento da diferença e da subjetividade.

a) a, à, à, a, à, à, a, a c) à, a, a, à, à, a, a, à e) a, à, à, a, à, à, a, à

b) a, a, à, à, à, à, a, à d) à, a, a, à, à, à, a, à

2) (ESAF) Indique a seqüência que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo.

A história nos mostra que o desenvolvimento econômico europeu, ____ partir das navegações, sempre se fez ____ custa dos territórios ultramarinos. Não foram apenas as matérias-primas, destinadas ao consumo ou ____ produção que o financiaram, mas também o capital propriamente dito, fruto dos lucros e resultado do saqueio da natureza virgem. Hoje, a biotecnologia abre grande perspectiva ___ um país como o Brasil, de ricos bancos genéticos. O nosso território foi dos primeiros ____ ser saqueado em sua riqueza vegetal. É necessário impedir que os produtos da flora e da fauna nos sejam roubados, como roubados fomos no passado. No entanto, o governo está empenhado em aprovar uma proposta de emenda ____ Constituição que facilitará a entrega de nossos recursos biológicos ____ estrangeiros.

a) a, à, à, a, a, à, a c) a, à, à, à, a, à, à e) à, à, a, à, a, à, a

b) a, a, à, a, a, a, a d) à, a, a, à, à, a, a

3) (ESAF) Identifique o erro de estruturação sintática ou de propriedade vocabular.

Ao falarmos em(A) inspeção pericial, para fins(B) de perícia da Justiça do Trabalho, é necessário que se faça(C), primeiramente, uma rápida recapitulação do histórico da legislação no que(D) tange à(E) doenças ocupacionais.

4) (ESAF) Identifique o erro gramatical.

A África, por exemplo, é, nos dias que correm, um continente esquecido, abandonado. Já foi objeto de cobiça de governos europeus e teatro de disputas internacionais. Agora está entregue à própria sorte, à governos tribais, à brutalidade de ditadores sanguinários e às doenças como Aids.

5) (CESPE) “Nos últimos anos, entretanto, estão sendo desenvolvidos métodos analíticos mais precisos para avaliar a influência dos fatores econômicos, epidemiológicos e sociológicos associados às raízes sociais da violência urbana.”

O emprego do sinal indicativo de crase em “às raízes” justifica-se pela regência de “associados” e pela presença de artigo; o sinal deveria ser eliminado caso a preposição viesse sem artigo.

6) (CESPE) Se a expressão “adaptações aos diferentes ambientes” fosse empregada com sentido indeterminado, deveria ser precedida apenas pela preposição “a”.

7) (CESPE) “O investimento leva também a uma diminuição de 80% dos resíduos.”

Em “a uma diminuição” o “a” é uma preposição exigida pela palavra “investimento”.

8) (CESPE) “Embora não tenha o CPF cancelado agora, sua situação será considerada irregular perante a Receita”

De acordo com as regras de regência da norma culta, poderia ser empregado o sinal indicativo de crase em “perante a Receita”.

9) (CESPE) “Caso o sinal indicativo de crase nas ocorrências “aferrar-se à sua moral” e “obedece à sua própria moral” seja retirado, os períodos permanecem gramaticalmente corretos, uma vez que os verbos “aferrar” e “obedecer” apresentam transitividade indireta e o elemento que se mantém é a preposição necessária à regência.

10) (CESPE) “Ainda hoje, as respostas às necessidades educacionais incluem a busca de tecnologias.”

No trecho “às necessidades”, o termo sublinhado pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por “a”.

11) (ESAF) O ingresso dos bancos na era digital não se fez, obviamente, sem grandes e continuados investimentos. Sólida infra-estrutura, bom trabalho de orientação, as experiências bem-sucedidas de quem não vê maiores dificuldades na operação eletrônica vão dissipando _____resistências dos ainda não-digitalizados. Os clientes adaptam-se ___ novas tecnologias de modos muito distintos. _____ segmentos de pessoas maduras, com mais de 60 anos, nos quais a utilização da Internet é maior do que em segmentos jovens, com menos de 30 anos. Procura-se fornecer o maior número de informações aos clientes, ajudando-os ___ superar as primeiras dificuldades e demonstrando que, nos meios eletrônicos, "o índice de falhas sistêmicas é mínimo". Embora metade da população economicamente ativa brasileira esteja fora do sistema bancário – e este é um novo território ainda ___ conquistar –, ___ marcha da digitalização para os que já estão dentro do sistema é um caminho que não tem volta.


a) as às Há a a a

b) as as Há a a à

c) as às A à à a

d) às às Há a à a

e) às as A à a a

12) (ESAF) Desde julho de 2000 a revista BANCO HOJE vem estimulando debate em torno das transformações que envolvem _____ implementação do SPD. O esforço empreendido é muito inferior ______ vantagens no que diz respeito ____evolução do sistema financeiro nacional e _____ oportunidades de integração com o mercado global.


a) à as à às

b) a às a às

c) à às à as

d) a às à às

e) a às a as

13) (ESAF) Em “a muito custo”, o “a” funciona como uma preposição.

14) (ESAF) “Apesar de haver consenso quanto a sua necessidade, a discussão não avança.”

Em “quanto a sua” o uso do sinal indicativo de crase é opcional.

15) (ESAF) Identifique a falha.

“Dados, obtidos na última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, feita pelo IBGE (1992), mostram que 97,85% do lixo coletado era diretamente disposto no solo, seja em aterros ou vazadouros à céu aberto.”

16) (ESAF) “Como o Estado tem o privilégio de impor ônus ao particular, e em prazos determinados, tanto mais deve agir com obediência a normas permanentes e conhecidas.”

Pela ausência do sinal indicativo de crase, entende-se que em “a normas permanentes”, existe apenas a preposição a.

17) (ESAF) Marque o item sublinhado que apresenta erro gramatical ou impropriedade vocabular.
Pouco antes de o(A) Presidente Fernando Henrique Cardoso partir para Santiago, no Chile, para lançar as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), ao lado de 34 chefes de governo do continente, uma autoridade da União Européia (UE) chegou à(B) Brasília com o propósito de conseguir apoio a(C) duas propostas que podem esvaziar as intenções da ALCA. O vice-presidente da Comissão Européia pediu, em nome da UE, apoio para a proposta de lançar no ano 2000 a Rodada do Milênio da Organização Mundial do Comércio (OMC). Além disso confirmou o interesse em começar em 1999 as negociações de um acordo entre a UE e os países do MERCOSUL, relacionado à(D) criação de uma área de livre comércio. Antes do Brasil, passou pela Argentina e Uruguai, onde disse ter encontrado apoio à(E) proposta da Rodada do Milênio. (Baseado em Marcos Savini, Correio Braziliense,)
a) A b) B c) C d) D e) E

18) (FCC) Quanto à necessidade ou não de utilização do sinal crase, está inteiramente correta a frase:

a) Quem está à alguma distância de Campo Grande não pode avaliar à contento o mérito da polêmica que se refere o texto.

b) Não é aqueles que se instalam nos gabinetes oficiais que cabe a interdição do uso de uma língua à cuja preservação estejam devotados milhares falantes.

c) Quem visa à restringir a utilização de uma língua das minorias deveria também se ater à toda e qualquer má utilização das chamadas línguas oficiais.

d) As decisões que se tomam à revelia do interesse das populações são semelhantes àquelas tomadas na vigência dos atos institucionais da ditadura militar.

e) Quem se manifeste contrário à uma única manifestação de arbitrariedade está manifestando sua hostilidade à todas as medidas arbitrárias.

19) (FCC) Quanto à ocorrência do sinal de crase, a frase inteiramente correta é:

a) Se não puder ir amanhã à cidade, avise-me à tempo.

b) Quando o barco ficou à deriva, coube à tripulação emitir um sinal de socorro.

c) Se fosse a mim, e não à ela que você devesse dinheiro, estaríamos às boas.

d) Pretendi, à todo custo, que ela aderisse à nossa causa.

e) Àquela hora da noite, era impossível chegarmos à qualquer conclusão

20) (ESAF) Identifique a falha.

Até a crise mundial de 1930, o país foi fiel ao livre-cambismo e seguiu uma trajetória de crescimento e modernização restrita as suas áreas exportadoras.

21) (FCC) Atente para as seguintes frases:


I. À qualquer hora estamos dispostos a assistir à cenas de guerra.

II. Àquela hora da noite, ainda estávamos atentos à transmissão das cenas da guerra.

III. Daqui a uma hora esse canal passará a transmitir a comunicação que o Presidente fará à Nação.
Quanto à necessidade de usar-se o sinal de crase, está inteiramente correto o que se lê em
a) I, II e III.

b) I e II, somente.

c) I e III, somente.

d) II, somente.



e))II e III, somente.

GABARITO



1-B 2-A 3-E 4-(a governos tribais) 5- Correto

6- Correto 7-Errado 8- Errado 9- Correto 10- Correto

11-A 12-D 13-Correto 14- Correto 15- (a céu aberto)

16-Correto 17-B 18-D 19-B 20- (restrita às suas áreas)

21-E


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal