Escala do projeto natureza ambiente partido do projeto



Baixar 73.72 Kb.
Encontro18.12.2019
Tamanho73.72 Kb.

Arquitetura e Urbanismo


5° semestre – Noite
Desenho Urbano II

Isabela Sampaio


Jéssica Tâmara
Luiz Hefemberg
Maria Clara
Matheus Ferraz

Memorial descritivo

Juazeiro do Norte – Ce


Junho de 2019

SUMÁRIO

  1. ESCALA DO PROJETO



  1. NATUREZA AMBIENTE



  1. PARTIDO DO PROJETO



  1. SETORIZAÇÃO E CONEXÃO



  1. ACESSOS



  1. EQUIPAMENTOS

6.1 Paradas de ônibus

    1. Bicicletários

6.3 Praça

6.4 Quiosques e banheiros

    1. Bancos




    2. Lixeiras



  1. CIRCULAÇÃO



  1. INFRAESTRUTURA EXISTENTE



  1. RELAÇÃO PARQUE COM O ENTORNO



  1. HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO



  1. Escala do Projeto

O parque em questão possuirá diversos serviços, como lazer, religião e também geração de renda. Com a intenção de promover a interação dos moradores e visitantes da cidade de Juazeiro do Norte, o terreno possui um monumento, o Luzeiro da Fé e a partir dele foram incluídos vários serviços ao local.

O parque possui três vias de acesso, as quais serão mantidas e revitalizadas para maior facilidade no tráfego e maior segurança da população.



  1. Natureza Ambiente

Vegetação –

O rio que corta o parque tem grande importância na história da cidade, hoje se encontra poluído e por isso será revitalizado, sobre ele serão construídos alguns espaços de convivência para que as pessoas tenham mais contato com o mesmo.



  1. Partido do Projeto

Com a construção do parque em questão as área de proximidade serão mais valorizadas, o fluxo de pessoas será maior, o que também trará mais segurança ao local.

O parque terá destaque principalmente em épocas de romaria, devido a atração turística que será promovida pelo espaço, mas a sua utilização será frequente, tendo em vista que a cidade não possui pontos de interação desse porte, o que movimentará mais a cidade para essa área.



  1. Setorização e Conexão

O parque está setorizado em 04, lazer, esporte, cultura e religião, a conexão entre as mesmas é realizada através de caminhos dispostos por todo o parque com a intenção de fazer as pessoas andarem mais através do parque para conhecer os diversos espaços.

Na paginação dos piso são feitas várias mesclagens de materiais, como madeira e concreto, concreto e vegetação, e.t.c. que dá um aspecto de divisão de espaços deixando-o mais dinâmico, natural e atraente.



  1. Acessos

Para melhor segurança das pessoas e preservação do espaço, o parque será cercado, o seus acessos irão se dar em quatro locais do terreno, onde três são através de estacionamentos, um que dá acesso ao luzeiro, outro aos campos de futebol e outro próximo ao centro cultural, o outro acesso será próximo ao cinema.

Todas as entradas contarão com a colaboração de seguranças percorrendo a área, para maior proteção do local, apesar de ser fechado o acesso ao parque será gratuito.



  1. Equipamentos

O mobiliário foi produzido de maneira que pudesse atender aos visitantes da melhor maneira. Possuem design simples que misturam materiais como madeira e concreto, que remetem a idéia da paginação do piso que possui o mesmo conceito.

6.1Paradas de ônibus

6.2 Bicicletários

    1. Praça

6.4Quiosques e banheiros

    1. Bancos

    2. Lixeiras



  1. Circulação

Na circulação interna do parque, como já mencionado, consistirá em caminhos que ligam os ambientes que possuirão larguras variadas que vão de – à – e junto a esses caminhos será integrada uma ciclovia que liga a parte externa do parque, onde a mesma possuirá a largura de -.

Na parte externa, todo o parque será rodeado por um calçadão que terá a largura de – para que os pedestres percorram esse percurso com facilidade, conforto e segurança. Em uma das vias possui uma ciclofaixa onde a mesma será mantida e ligada ao interior do parque, para que os ciclistas possam acessar o mesmo com mais facilidade.



  1. Infraestrutura existente

As edificações existentes no local serão mantidas. O estacionamento de ônibus será restaurado e a fábrica que existe no local também será restaurada e nela serão implantados o cinema popular e um espaço de administração do parque.

  1. Relação parque com o entorno

O parque foi projetado com a intenção de melhorar o lazer dos moradores e visitantes da cidade buscando integrar as edificações existentes e dar um melhor uso ao espaço.

O impacto de um parque desse na cidade será totalmente positivo, pois a vegetação, os espaços de convivência e comércio vão trazer melhorias para a cidade, como sustentabilidade, geração de empregos, atração de turistas e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.



  1. Horários de Funcionamento


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal