Escola de música de são paulo edital de seleçÃO – opera studio do theatro municipal de são paulo



Baixar 19.02 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho19.02 Kb.




ESCOLA DE MÚSICA DE SÃO PAULO

EDITAL DE SELEÇÃO – OPERA STUDIO DO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
A Fundação Theatro Municipal de São Paulo (“FTMSP”), por meio de sua Diretoria de Formação, comunica que, após a publicação deste, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para o Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo.
O projeto será realizado de forma gratuita nas dependências da Escola de Música de São Paulo entre os meses de março e dezembro de 2016.


DESCRIÇÃO DO PROJETO
O Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo tem como objetivo principal o desenvolvimento e a preparação artística de jovens cantores líricos, assim como o aperfeiçoamento de suas habilidades musicais e cênicas, sempre estimulando a criatividade e o refinamento técnico.
O Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo contará em sua grade curricular com aulas de interpretação musical voltada à ópera, interpretação cênica, expressão corporal voltada à ópera, consciência corporal para cantores líricos, história da ópera idioma fonética e prosódia musical, além de ensaios semanais com pianista correpetidor.
Ademais, serão oferecidas masterclasses e palestras com os solistas, maestros e diretores da temporada lírica do Theatro Municipal de São Paulo, bem como o acompanhamento do processo de ensaios dos espetáculos, além da montagem de espetáculos artístico-pedagógicos.

INSCRIÇÕES
Para se inscrever o(a) candidato(a) deverá baixar a ficha de inscrição no site do Theatro Municipal de São Paulo (www.theatromunicipal.org.br) na opção “Opera Studio” do link da Escola de Música de São Paulo.
O candidato deve preencher corretamente todos os campos e enviar a ficha de inscrição para o e-mail operastudio.tmsp@gmail.com. Importante: este email é o único canal de comunicação válido entre o(a) candidato(a) e a Escola de Municipal de Música de São Paulo.
O período para o envio da ficha de inscrição ocorrerá entre a data de publicação desta chamada e o dia 15 de dezembro de 2015.

PROCESSO SELETIVO
Poderão participar do processo seletivo candidatos(as) com idade entre 18 e 35 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2016.
O processo seletivo terá duas etapas. A primeira consistirá em uma pré-seleção curricular e análise da ficha de inscrição pelos membros da banca julgadora, e a segunda etapa, em uma audição a ser realizada na Escola de Música de São Paulo, situada no edifício da Praça das Artes, Av. São João, nº 281, 2º andar. Até o dia 22 de janeiro de 2016 será publicada no site da Escola de Música a lista para a segunda etapa e os dias e horários para as audições dos candidatos selecionados.
Os candidatos(as) aprovados(as) para a segunda etapa deverão submeter-se à audição de seleção na data e horário estipulados no site do Theatro Municipal de São Paulo (www.theatromunicipal.org.br) na opção “Opera Studio” do link da Escola de Música de São Paulo.
O não comparecimento ou atraso implicam eliminação do candidato. Não será efetuada troca de data e/ou horário da audição de seleção.
Os candidatos(as) aprovados(as) para a segunda etapa deverão interpretar duas árias de ópera de compositores de períodos diferentes, em idiomas distintos, sendo uma delas obrigatoriamente em italiano. As obras apontadas na ficha de inscrição deverão, obrigatoriamente, serem as mesmas executadas pelo candidato perante a banca examinadora.
O candidato deverá entregar no momento da audição de seleção uma foto 3X4.
O não cumprimento dessas exigências implicará desclassificação.
A Escola de Música de São Paulo se reserva o direito de requisitar, caso necessário, as partituras que serão interpretadas pelos candidatos em suas respectivas audições. Esta requisição já será apontada na lista de convocados para a segunda etapa. As partituras requisitadas deverão ser entregues à Secretaria Escolar da Escola de Música de São Paulo, das 9h às 18h, até o dia 05 de fevereiro de 2016, em um envelope contendo por fora as seguintes informações:
- Opera Studio

- Nome completo do(a) candidato(a)

- Nomes das obras
A Escola de Música de São Paulo fornecerá um pianista acompanhador. O(a) candidato(a) poderá trazer o seu próprio pianista, se assim desejar.
As provas ocorrerão entre os dias 15 e 19 de fevereiro de 2016, em horário agendado entre 10 e 17 horas. Todas as provas se realizarão nas dependências da Escola de Música de São Paulo.
A decisão da banca julgadora será soberana, não cabendo ao(à) candidato(a) nenhum recurso, e terá como principais critérios de avaliação o currículo do(a) candidato(a), bem como a proficiência técnica e a musicalidade por ele(a) demonstrada durante a prova.
No total serão oferecidas, no máximo, 5 (cinco) vagas, cabendo à banca julgadora a decisão do preenchimento completo ou parcial delas. Caberá também à banca julgadora a possibilidade de realizar uma lista de suplentes, bem como a eventual realização de um novo processo seletivo.
A lista de aprovados será divulgada no site do Theatro Municipal de São Paulo (www.theatromunicipal.org.br) a partir do dia 24 de fevereiro de 2016, após a avaliação de todos os candidatos.

CRONOGRAMA DO OPERA STUDIO
As atividades do Opera Studio ocorrerão no período entre março e dezembro de 2016, majoritariamente nas dependências da Escola de Música de São Paulo, podendo, em um segundo momento, ocorrer em outros espaços da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura.
Caso o coordenador do Opera Studio julgar necessário, o aluno poderá ser encaminhado a frequentar aulas de Teoria e Percepção oferecidas pela Escola de Música de São Paulo.
Informações relevantes
A atuação e o rendimento das alunas e alunos participantes do projeto serão avaliados a cada semestre. Caso o desempenho seja considerado insatisfatório, a coordenação do Opera Studio se dá o direito de desligá-lo do projeto, podendo ou não chamar para o preenchimento da vaga algum candidato eventualmente relacionado na lista de suplentes ou mesmo realizar um novo processo seletivo.
O aluno será automaticamente desligado do projeto se tiver mais de 2 (duas) faltas sem justificativa (devidamente aceita pela coordenação do Opera Studio) em cada disciplina, dentro de um mesmo semestre letivo. Uma vez estabelecido o cronograma de ensaios para os espetáculos artístico-pedagógicos, não serão admitidas faltas sem justificativa.
Casos omissos serão julgados pelo conselho da Escola de Música de São Paulo.

Coordenador

Gabriel Rhein-Schirato


Professores

Laura Cirne de Souza

Márcio Gomes

Andrea Kaiser

Keila Bueno

Leonardo Martinelli



Escola de Música de são paulo

Praça das Artes

Av. São João, 281 – 2º andar – Centro - São Paulo – SP.

www.theatromunicipal.sp.gov.br




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal