Escola e Família: a parceria que dá certo! Leitura divertida



Baixar 14.46 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho14.46 Kb.



Escola e Família: A Parceria que dá certo!





Leitura divertida

Como fazer com que os livros também façam parte das férias sem que a leitura se torne tarefa chata
Texto Cynthia Costa

Fonte: WWW.educarparacrescer.abril.com.br



É bom deixar as crianças à vontade, mas indicações de livros são também bem-vindas
----- PAGINA 01 -----

Não é porque os pequenos estão longe da escola que devem ficar também longe dos livros. Afinal, estes não são apenas fonte de conhecimento. Livros são, sobretudo, fonte de prazer e, quanto mais cedo percebemos isso, mais experiências literárias maravilhosas teremos ao longo da vida. 

´´Nas férias, os livros perdem um pouco daquela carga de obrigação e são mais relacionados ao prazer´´, comenta Samuel Seibel, proprietário das quatro lojas paulistanas da Livraria da Vila. Nas férias das crianças, toda a rede oferece programação diária, com contação de histórias, oficinas e brincadeiras, tudo relacionado ao mundo dos livros. As crianças ficam fascinadas e os pais, felizes e com a sensação de dever cumprido, já que conseguem, assim, mostrar aos rebentos que cultura também é diversão. ´´Acredito que 100% das crianças sejam leitoras. É uma questão de oferecer-lhes ou não livros. Quem trabalha em livraria sabe como os olhos delas brilham diante de capas e ilustrações bonitas´´, completa Samuel. 

Que livrinhos escolher para uma gostosa leitura de férias? É bom deixar as crianças à vontade, mas indicações são também bem-vindas. Os atendentes da área de infanto-juvenis das livrarias estão, em geral, por dentro do que a criançada gosta e procura. Além disso, os pais podem resgatar os clássicos de sua infância e dividir essas leituras marcantes com os filhos. 

´´As próprias crianças, quando são leitoras ativas, pedem muitas indicações´´, revela Sabrina Rodrigues da Silva, vendedora de infanto-juvenis da Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim. ´´Por isso, ficamos sempre por dentro das tendências´´, diz. Sabrina separou para o Educar para Crescer dicas exclusivas de livros para conquistar a garotada nessas férias. 

Leia mais sugestões de livros na Biblioteca Básica.

Algumas sugestões:

Eu que fiz, de Ellen e Julia Lupton

Ideal para pais e filhos que queiram desenvolver atividades juntos, pois ensina trabalhos manuais com tecido, sucata e outros materiais.



Como começa?, de Silvana Tavano

Com esse livro gracioso recém-publicado, os menorzinhos vão se divertir com as perguntas que eles mesmos costumam fazer aos pais, como ´´o mar começa ou acaba na areia?´´.



Até as princesas soltam pum, de Ilan Brenman

Na linha ´´desconstrução do romantismo´´, mas sem perder a ternura, claro. As meninas vão adorar saber que as princesas dos contos são mais humanas do que a gente imagina.



Os mais belos contos de Andersen, da Organização de Friederun Reichenstetter

Contos de fada nunca saem de moda e já existem provas de que podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento psicológico da criança. Embarque com seus filhos no mundo de bruxas, princesas e castelos.



365 Pingüins, de Jean-Luc Fromental

Com dificuldades de atrair os meninos para os livros? Essa é uma história cativante que vai agradá-los, sobre dois irmãos que recebem um pingüim em cada dia do ano e não entendem por quê.







Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal