Escola Estadual Maurício Murgel



Baixar 16.24 Kb.
Encontro30.07.2016
Tamanho16.24 Kb.

Escola Estadual Maurício Murgel



Trabalho de História

Ensino Médio

Série: 1ª

NOTA:

Disciplina: História

Professora: Carolina Giovannetti

Valor: 4,0 Pontos

bimestre

Data de entrega: 13 e 14 de novembro de 2014 (dependendo da turma)

ORIENTAÇÕES

  1. Faça capa informando nome, número e turma;

  2. Faça o trabalho à caneta (Azul, para as perguntas e Preta, para as respostas);

  3. Trabalhos a lápis não serão corrigidos;

  4. Faça o trabalho em folha de papel A4 ou ofício. Somente serão aceitos trabalhos em folha A4 ou ofício;

  5. Informe respostas completas e coerentes às questões;

  6. Capricho, organização e coerência ao solicitado são critérios de avaliação, além, obviamente, da resolução correta das questões.




QUESTÕES

  1. A economia mineradora criou condições para a formação de um mercado interno na colônia. Relacione esse fenômeno econômico com o desenvolvimento da pecuária do sul do país.

  2. Explique o processo histórico que acabou fazendo de Portugal um país subordinado aos interesses da Inglaterra. Inclua na sua explicação o conteúdo do Tratado de Methuen.

  3. A descoberta do ouro deu origem a uma sociedade bastante diferente da tradicional sociedade criada pela economia açucareira. Todavia, a estrutura básica dessas duas sociedades era a mesma. Faça, então, uma comparação entre elas, comentando as diferenças e apontando essa base comum das duas sociedades.

  4. Uma das características da administração portuguesa na região das Minas era o rigor fiscal para evitar a sonegação e o contrabando de ouro e de diamantes. Faça um comentário sobre essa administração explicitando:

  1. As formas como eram cobrados os impostos sobre o ouro e os diamantes;

  2. A instituição do Distrito Diamantino.

  1. A economia mineradora dinamizou a vida cultural na colônia. Comente esse fenômeno abordando os seguintes aspectos:

  1. A existência de um público para a produção cultural;

  2. A obra de Aleijadinho;

  3. As diferenças entre o estilo barroco e o Arcadismo.

  1. Podemos concluir que as características da economia mineradora determinaram uma alta no preço dos alimentos e até uma crise de abastecimento na região das minas. Como é possível chegar a essa conclusão?



  1. Leia a frase:

Sempre considerei as ações dos homens como as melhores intérpretes dos seus pensamentos.”

Com base na frase de John Locke, explique o que pensavam os iluministas a respeito da Igreja, da sociedade, da monarquia e do clero.



  1. Leia o texto

"Assim em Paris e nas grandes cidades, a burguesia era superior à nobreza em riqueza, em talento e em méritos pessoais. Inclusive nas cidades de província ela era superior à nobreza rural; e ainda que sentisse esta superioridade, era humilhada e excluída da carreira militar pelos regulamentos do exército e também excluída do alto clero, e, já que a escolha dos bispos e dos altos dignatários eclesiásticos recaía sobre os nobres, ela o era também em muitos capítulos de catedrais. Também a alta magistratura a rejeitava, pois a maioria das cortes soberanas só admitia nobres em seu seio. Inclusive para ocupar os cargos menos importantes no quadro de funcionários do Conselho de Estado aos lugares eminentes de intendente, eram exigidas provas de nobreza nos últimos tempos."

Marquês de Bouilli IN: Ilmar R. Mattos e outros. História. Rio de Janeiro: Francisco Alves/ Edutel, 1977, p.83

O trecho acima é parte das memórias de um nobre francês do século XVIII. Sua vida, em boa parte, coincidiu com a crise da - Sociedade do Antigo Regime. Uma expressão dessa crise foi a formulação e difusão de ideias - as ideias iluministas - por meio das quais criticavam-se as estruturas que davam sentido a essa sociedade.

a) A partir da leitura do texto, IDENTIFIQUE, usando suas próprias palavras, um elemento característico da Sociedade do Antigo Regime que foi duramente criticado pelos filósofos iluministas.



  1. INDIQUE e EXPLIQUE 1 (uma) ideia proposta pelos expoentes do Iluminismo que se contrapunha ao elemento por você identificado no item anterior e que, no entender desses filósofos, era de fundamental importância para a construção de uma "sociedade mais justa e feliz"

  1. Ao lado de D´Alembert, Rousseau, Montesquieu, Voltaire e outros pensadores do seu tempo, Denis Diderot produziu a famosa Enciclopédia, obra em 33 volumes, com 71.818 artigos e 2.885 ilustrações, redigida entre 1750 e 1772. Essa obra integrava um importante movimento filosófico conhecido como Iluminismo, que realizou forte crítica às monarquias de então e aos costumes da época, consolidando a modernidade.

a) Aponte duas das principais ideias do Iluminismo.

b) Analise a relação entre o pensamento iluminista e o surgimento do despotismo esclarecido, adotado por algumas monarquias europeias.



  1. Qual a principal consequência prática do Iluminismo? Como ela influenciou os movimentos revolucionários do século XVIII?

Bom trabalho!


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal