Escola Mul. Profº Maxmirian Bárbara Gaspar Silva Ensino Fundamental Av. Costa e Silva, 500 Terra Roxa Paraná Fone fax: (44) 3645-1146



Baixar 25.65 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho25.65 Kb.



Escola Mul. Profº Maxmirian Bárbara Gaspar Silva

Ensino Fundamental

Av. Costa e Silva, 500 Terra Roxa - Paraná

Fone fax: (44) 3645-1146

Tema: O lugar onde vivo pode ser melhor, só depende de mim.




Terra Roxa Pr - 2014



Escola Mul. Profº Maxmirian Bárbara Gaspar Silva

Educação Infantil e Ensino Fundamental

Av. Costa e Silva, 500 Terra Roxa - Paraná

Fone fax: (44) 3645-1146
Pequenos Leitores, Futuros Poetas
JUSTIFICATIVA
O projeto “O Lugar onde vivo pode ser melhor, só depende de mim”, surgiu da observação, reflexão e força de vontade de contribuir no processo de ensino/aprendizagem dos educandos da Escola Municipal Profª Maxmirian Bárbara Gaspar Silva de Educação Infantil e Ensino Fundamental, para que os mesmos conheçam a História e a cultura do município onde vivem.

O mesmo surgiu com o intuito de resgatar sua própria historicidade, pois considera se fundamental que todos, desde cedo, conheçam a história do município em que vivem sendo papel da escola valorizar o patrimônio histórico e cultural presentes em cada localidade. Tem se clareza que sensibilizar o coletivo para a importância de conhecer a história de seu município não se configura como uma tarefa simples, porém,  à medida que estabelece relações entre a história dos próprios alunos e de seu município, o tema torna-se contextualizado, favorecendo o interesse e o envolvimento com o assunto.

Assim, esse projeto tem o propósito através da leitura de poesias, desenhos e produção de poesias, apresentar elementos da história do local em que vivem, utilizando diferentes estratégias, sem a preocupação da memorização dos fatos, de datas ou informações detalhadas sobre situações ou pontos marcantes da história, mas com o intuito de proporcionar a valorização e o respeito pelo seu município, reconhecendo-se como membro desse contexto e participante da construção dessa história.
OBJETIVOS
- Desenvolver o habito da leitura oportunizando a aproximação com a linguagem poética, no sentido de familiarizar o aluno com a poesia, para que tenham prazer em ler e ouvir poemas

- Desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio de alunos valorizando a produção de poesia e o desenho através da reflexão sobre o tema: “O Lugar onde vivo pode ser melhor, só depende de mim”.

- Conhecer Terra Roxa Paraná, em seus aspectos culturais, sociais, históricos e geográficos, construindo a cidadania e revalorizando a identidade cultural de forma consciente e atuante.

METODOLOOGIA DE TRABALHO:
Os alunos da Escola Municipal Professora Maxmirian Bárbara Gaspar Silva serão orientados no sentido de ler e refletir, escrever e/ou desenhar sobre o tema: O Lugar onde vivo pode ser melhor, só depende de mim. Neste contexto, serão exploradas noções da história e cultura de nosso município.

Será trabalhada com os alunos a história do Município, fazendo um resgate da mesma, através de pesquisa, entrevistas e leituras.

Os professores ofereceram para os alunos poemas, poesias e musicas sobre o tema que servirão como fonte de inspiração e orientarão sobre as produções textuais.

1ª Etapa

Apresentar aos alunos a história do município através de imagens, desenhos e textos informativos apresentados nas aulas no laboratório de informática.



2ª Etapa

Acomode os alunos em roda, ou da maneira que o professor regente preferir, escolha a poesias referentes ao tema ou com temas diversos e leia para a turma.



3ª Etapa

Promova situações de escrita e/ou desenho a partir das poesias lidas. Por exemplo: completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia, ou, ao contrário, palavras para formar o verso, escrita espontânea de títulos e exploração de rimas (terminação igual das palavras) ou outra atividade que o professor achar pertinente. A tarefa é facilitada, no caso das poesias, pelas rimas e repetições das palavras. O professor poderá também promover jogos de leitura relacionando o título da poesia com algum verso.



4ª Etapa

A equipe pedagógica convidará moradores que fizeram e fazem parte da história do município para falar sobre a mesma aos alunos fazendo um paralelo entre o ontem e o hoje (o desenvolvimento econômico e cultural do município).



5ª Etapa

Promover visitas a diversos lugares no município (bairros, Casa da Cultura, Fabricas, comercio e a Órgãos Públicos).



6ª Etapa

A Direção irá promover a produção de calendários para serem distribuído aos alunos com as poesias e os desenhos premiados.



7ª Etapa – Produto Final

No dia 27 de novembro, acontecerá a Noite Cultural, com Sarau (apresentação) de poesias. Cada aluno premiado deverá memorizar a sua poesia e declamá-la e o autor do desenho premiado comentará sobre a sua produção com auxilio do professor regente.

O evento acontecerá com a participação dos alunos, professores, pais e familiares e a comunidade em geral.
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO:

a) – O concurso abrangerá 02 categorias de estudantes da escola;

1ª. Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Pré, 1º, 2º ano)

– desenho.

OBS. Cada ano competirá entre si.

2ª. Estudantes do Ensino Fundamental (3º e 4º e 5º ano) - poesia

b) – Cada categoria desenvolverá a atividade sobre tema.

c) - Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho.

OBS. Cada ano competirá entre si.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

Desenho:


a)- Coerência: título e desenho em concordância com o tema proposto;

b)- Clareza: desenho que expresse idéias de fácil percepção;

c)- Criatividade: desenho que demonstre aprendizado e reflexão sobre o tema;

d)- O desenho deverá ser feito obrigatoriamente em sala de aula, ser original, e em formulário com timbre da escola e cabeçalho nos dias 22 e 23 de setembro/14.


POESIA:

a) - A poesia deverá ser original, criativa, coerente, pertinente ao tema, com idéias e vocabulários compatíveis a sua categoria;

b) - A poesia deverá ter no mínimo 10 (versos), se for digitado com fonte tamanho 12;

c) - A poesia deverá ser redigida obrigatoriamente em sala de aula e em formulário com timbre da escola e cabeçalho nos dias 22 e 23 de setembro/14.


SELEÇÃO:

a)-Em todas categorias, haverá uma etapa de seleção em cada sala de aula que escolherá 5 trabalhos, que serão entregues a equipe pedagógica, até o dia 30/09/2014. Destes serão classificados 2 por ano, lembrando que serão 1º e 2º lugares (2 do pré, 2 do 1º ano, 2 do 2º ano, 2 do 3º ano, 2 do 4º ano e 2 do 5º ano), perfazendo um total de 12 trabalhos classificados.

A seleção será realizada no dia 01 de outubro às 14 horas neste Estabelecimento de Ensino, por professores convidados da secretaria de Educação de outros Estabelecimentos de Ensino onde será divulgado o nome e o trabalho vencedor.

a) - Os trabalhos deverão ser todos identificados pelo número da chamada, turma, no verso da folha.

b) - Todos os trabalhos classificados serão expostos na Noite Cultural e comporão o calendário 2015 da Escola.

c) – Os autores premiados declamarão a poesia na Noite Cultural.


DA PREMIAÇÃO:

a) Local da premiação: Escola Municipal Professora Maxmirian Bárbara Gaspar Silva.

b) Na Noite Cultural (27/11/2014)

c) Premiação: Será oferecida aos vencedores de cada categoria:

Desenho e Poesia :

1º lugar- um tablet

2º lugar – um DVD

Para o aluno e para o professor.



AVALIAÇÃO
Ciente de que a avaliação é um acompanhamento do caminho que o aluno está trilhando, a mesma ocorrerá através da observação do aluno nas práticas orais e escritas, suas intervenções, debates e exposições, análise de poesia, confecção de murais e apresentação do SARAU.

Com o projeto pretende se também levar o aluno a construir coletivamente conhecimento sobre o a importância da poesia na sua vida, trazendo a comunidade para perto da escola, através do trabalho com a história do município.


ORGANIZAÇÃO:
Cleonice MendesPetronilho

Jussara Farcas Lima

Marta Varolo Gambaro

Silvane de Souza Valladão

Telma Verediano Nabão.

O que dá grandeza a um poema não é o assunto que ele usa, mas a maneira com ela trata o assunto”.



Manuel Barros.
Terra Roxa, junho/2014.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal