Escola na tela: a escola que virou notícia Justificativa



Baixar 14.79 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho14.79 Kb.
ESCOLA NA TELA: A escola que virou notícia
Justificativa
A notícia está em todos os espaços: na escola, no bairro ou na cidade e que todos os ambientes são capazes de promover novas oportunidades e gerar novos conhecimentos.

Acreditamos desenvolver com este projeto o interesse pela leitura fazendo do aluno um cidadão autônomo consciente de suas responsabilidades sociais.

Percebemos que os alunos têm acesso a diferentes Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), porém não conseguem utilizá-las com qualidade e eficiência para ações autônomas a seu favor. Além disso, entendemos que o contato dos alunos com as diferentes TICs é um poderoso recurso para um ensino de qualidade, uma vez é um recurso que desperta o interesse das crianças desde a mais tenra idade.

Com este projeto pretendemos atingir o interesse e a participação de TODOS os alunos tornando-o sujeito leitor ativo e não apenas receptivo dos acontecimentos ao seu redor.


Onde chegar....


  • Promover o desenvolvimento da oralidade e a fluência da leitura e da comunicação;

  • Utilizar a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como forma de incorporar novos valores e competências com ações inovadoras para um ensino de qualidade.

  • Educar e formar cidadãos leitores capazes de atuar na sociedade do futuro com domínio das transformações sociais e inovações tecnológicas que estão por vir.

  • Desenvolver o espírito crítico do aluno diante da notícia tornando-o leitor e questionador capaz de formar opinião.

  • Despertar o interesse na solução de possíveis problemas, fazendo deles sujeitos e capazes de atuar efetivamente como cidadão.

  • Despertar a curiosidade e o desejo de compreender o seu meio, o mundo em sua diversidade preparando o aluno para atuar como sujeito de sua história;

  • Ampliar o universo do aluno tornando-o capaz de comunicar-se, além de fortalecer sua confiança e sua auto estima;


Recursos
Para realização deste Projeto, utilizaremos recursos próprios que a escola arrecada em festas e eventos, verbas recebidas do Governo Federal e Municipal, além de firmarmos parcerias com empresas de comunicação (TV Diário) e empresas da região que possam oferecer recursos ou enriquecer Projeto com orientações dentre outros.

Como chegar...

Elaborar um tele jornal utilizando o processo de ensino aprendizagem como recurso na sua elaboração. O aluno assim será capaz de ler, discutir e manifestar suas opiniões, tornando-se sujeito consciente da sua realidade e de suas responsabilidades, ampliando sua visão de mundo e aumentando sua autoconfiança como autor e não apenas como sujeito de sua história.


O que fazer para chegar....
1º momento
Adaptar os alunos aos equipamentos: filmadora, máquina fotográfica, computadores, microfone, aparelhos de som, TV, Vídeos dentre outros.
2º momento

Realizar uma visita à TV Diário com o objetivo de conhecer a dinâmica e um telejornal, observando o que é uma notícia, como explorá-la, como realizar uma entrevista, edita-la, apresenta-la etc.

Realizamos leituras de diversas notícias focando a função social da leitura e da escrita.
3º momento

Aproveitar a rotina da escola e explorar temas importantes e situações para o desenvolvimento de uma notícia (temas abordados em sala de aula, acontecimentos na escola ou na comunidade, passeios, visitas recebidas, palestras, datas importantes etc).

Este momento percorre todo ano letivo em diferentes ocasiões, sendo registrados e discutidos pelos alunos.

Em sala de aula ou no Centro de Divulgação do Conhecimento (CEDIC) os alunos realizarão leituras, pesquisas, roteiros, questionários e relatórios sobre os temas das reportagens para finalmente realizá-las.

Os alunos lêem e discutem temas que poderão ser abordados, pesquisam sobre eles e a partir daí elaboram perguntas, definem reportagens, redigem textos, realizam entrevistas, fazem seleção das entrevistas e por fim elaboram e editam um tele jornal.
4º momento

Utilizar o laboratório de informática para seleção, edição e filtragem das reportagens para o telejornal e os demais espaços da escola para realização das matérias. No laboratório de informática também fazem a leitura e a revisão geral do texto, bem como suas correções.


Ao Chegar se faz necessário saber se...

  • O aluno está inserido no universo da leitura como leitor e escritor competente utilizando- a como fonte de conexão com o universo;

  • Faz da leitura fonte de conhecimento para refletir, classificar e julgar informações recebidas;

  • Utiliza a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC ) como forma de incorporar novos valores e competências.

  • Os alunos tornaram-se cidadãos capazes de atuar na sociedade com domínio das inovações tecnológicas.

  • Despertou o espírito crítico diante da notícia tornando-se questionador capaz e formador de opinião.

  • Os alunos buscaram soluções para possíveis problemas, tornando-se sujeitos capazes de atuar efetivamente na sociedade.

  • Foi despertado nos alunos o desejo de compreender o seu meio, o mundo em sua diversidade para atuar como sujeito de sua história;

  • O universo do aluno foi ampliado tornando-o capaz de comunicar-se, com segurança e confiança.

  • Ampliou o universo da comunicação por meio da oralidade, da fluência da leitura e da comunicação.



Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal