Esmc data: 08-11-11



Baixar 14.34 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho14.34 Kb.

ESMC


Data: 08-11-11


Curso EFA Escolar NS

CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE



Formando: Rui Pinheiro

CP2 – PROCESSOS SOCIAIS DE MUDANÇA

Tema 3: Movimentos Associativos na Sociedade Civil

Domínio Institucional

Resultado de Aprendizagem: Identifico os constrangimentos pessoais e institucionais para a participação associativa e ultrapasso conscientemente esses obstáculos.
ATIVIDADE Nº1 – ASSOCIATIVISMO COMUNITÁRIO
Visualizo os vídeos da temática e registo os aspetos que considero relevantes.


  1. Conheço o significado dos conceitos-chave desta temática? Faço uma pesquisa na net



Sociedade Civil

Refere-se à totalidade das organizações e instituições cívicas voluntárias que formam a base de uma sociedade em funcionamento, por oposição às estruturas apoiadas pela força de um estado (independentemente de seu sistema político).

Atores de desenvolvimento

Articulação coletiva que se põe em movimento em determinadas conjunturas para conquistar coletivamente objetivos comuns. Pessoas e/ou organismos com peso social e cujas ações implicam mudanças na sociedade.

Empreendedorismo social

É o trabalho de empreendedores sociais. Um empreendedor social reconhece um problema social e utiliza princípios empresariais para organizar, criar e gerenciar um empreendimento para alcançar a mudança social (a risco social)

Intervenção social

O conceito de intervenção social caracteriza-se por uma ação que visa o bem-estar da sociedade.

Associativismo

Tendência ou movimento dos trabalhadores de se congregarem em associações representativas (órgãos de classe, sindicatos etc.), para a defesa de seus interesses



  1. Que associações ou coletividades conheço no meu concelho?

Núcleo de Btt da Sobreda, Centro Social e Paroquial da Sobreda, Clube Recreativo Instrução Sobredense, Solar dos Leões de Almada, Clube Recreativo do Porto Brandão

Consulto os textos de apoio para completar o conhecimento sobre o associativismo

  1. Em que áreas e com que finalidades desenvolvem as suas ações as coletividades e associações?




Áreas de acção: culturais, recreativas, desportivas, defesa do ambiente e património, desenvolvimento, local, moradores, pais, profissionais.

Finalidades/Objetivos: solidariedade social, entreajuda, voluntariado, resolução de problemas sociais e o bem-estar dos associados.




  1. Que benefícios colhem os indivíduos e a sociedade dos movimentos coletivos?

Desenvolvem a cooperação, a solidariedade e as práticas democráticas, a generosidade e, em termos individuais, desenvolvem o humanismo e a intervenção cívica. A sociedade ganha porque resolve problemas e toma iniciativas que ate aí estavam por resolver e tomar por falta de condições.


  1. Afinal, que características definem o associativismo?

São organizações feitas pelas pessoas de forma voluntária e que obedece a três princípios: a liberdade, a democracia e a solidariedade.

Liberdade- a adesão a uma associação é livre, tal como o é a saída do movimento associativo.

Democracia- o funcionamento de uma associação baseia-se na equidade entre os seus membros, traduzida na expressão «um associado, um voto».

Solidariedade- as associações resultam sempre de uma congregação de esforços, em primeiro lugar dos fundadores e depois de todos os associados.



Parte inferior do formulário






©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal