Espelhos – uma história quase universal



Baixar 12.19 Kb.
Encontro30.07.2016
Tamanho12.19 Kb.




LANÇAMENTO – ENSAIOS

Espelhos –

uma história quase universal
de Eduardo Galeano

Tradução de Eric Nepomuceno



Formato: 14x21 – 376 páginas – R$ 42

ISBN 978-85-254-1809-8 Código de barras: 9788525418098


Em Espelhos seu estilo alcança a perfeição.”



La Nación
Espelhos – uma história quase universal é uma janela que nos abre para nós mesmos, um espaço onde podemos nos ver: quem temos sido, quem somos, até que ponto temos nos calado.”

La Jornada
“Galeano continua educando nossa sensibilidade com seu olhar terno e combativo diante de um mundo que se desmorona.”


Diagonal (Espanha)
“Gostaria de pensar que a história teria sido diferente se todos os governantes tivessem um professor como Eduardo Galeano.”

El Periódico de Catalunya

“Um novo livro com uma exposição marcada por sua visão crua de mundo, na qual denuncia que a sociedade atual está submetida a uma ‘ditadura mundial do medo’.”



The Associated Press

O aclamado escritor uruguaio Eduardo Galeano lança Espelhos – uma história quase universal, livro em que analisa a história da humanidade – de sua origem aos dias de hoje – do ponto de vista dos desvalidos, dos esquecidos da história oficial. Em tom de crônica poética, Espelhos oferece um inquietante panorama de acontecimentos e de transformações do mundo. São quase 600 histórias breves que, segundo o próprio Galeano, proporcionam ao leitor uma viagem através de todos os mapas e de todos os tempos, sem limites, sem fronteiras. Esses relatos são singelamente ilustrados com gravuras da exposição “Monstros y seres imaginários” da Biblioteca Nacional da Espanha.



Galeano inicia Espelhos do princípio: na África, onde começou a descoberta humana pelo mundo, mas também onde a injustiça aparece pela primeira vez nas relações sociais. Unindo o passado e o presente, o autor mistura as histórias das sociedades, que, apesar de aparentemente desconexas, estão atadas por fios invisíveis. Relatos que levam o leitor da Grécia antiga à Roma, do Egito à Mesopotâmia, da Idade Média à Segunda Guerra Mundial, do início da civilização aos mortos no Iraque.

Com um olhar questionador, Galeano narra como os seres humanos têm explorado uns aos outros e tira do esquecimento a história oculta das minorias, do Oriente e dos muitos mundos que o mundo contém e esconde. Este livro é um convite para prestar atenção e entender os homens e a sua história que, segundo o escritor, sacrificou e mutilou o arco-íris terrestre. Repleto de ironia, mas também de poesia, Galeano descreve o que a humanidade matou, mas também o que criou, o que silenciou e o que gritou.

A tradução é de Eric Nepomuceno, responsável por passar para o português grande parte da obra do autor.

Publicado inicialmente em março deste ano, Espelhos é um grande sucesso internacional. Já chegou à quinta edição na Espanha e, na Argentina, ocupa há meses o ranking de livros mais vendidos do jornal La Nación.

Em novembro, Eduardo Galeano vem a Porto Alegre durante a 54ª feira do Livro especialmente para lançar Espelhos – uma história quase universal.
Galeano chega a Porto Alegre no dia 12 de novembro e permanece na cidade até o dia 15. O autor autografa o livro no dia 13 de novembro, a partir das 20h30, no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça da Matriz – Centro, Porto Alegre).
No dia 15 de novembro, Galeano segue para o Rio de Janeiro, onde fica até o dia 22 e realiza uma leitura pública do livro no dia 17 de novembro, às 19h, no auditório do RDC da PUC-RJ (Rua Marques de São Vicente, 225 – Gávea – Rio de Janeiro).

?

www.lpm.com.br


o site que conta tudo

L&PM Editores


Rua Comendador Coruja, 314, L. 9 – CEP. 90.220-180 – Porto Alegre/ RS – BRASIL

 055+51+ 3225.5777 – Fax 055+51+ 3221.5380 e-mail: vera@lpm.com.br Web site: www.lpm.com.br






Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal