Estudo Espírita Promovido pelo



Baixar 24.68 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho24.68 Kb.
Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo

http://www.irc-espiritismo.org.br

Centro Espírita Léon Denis

http://www.celd.org.br

Tema:




Os Superiores e Inferiores.




"O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 9"



Expositor: Marcio Alves
Rio de Janeiro - RJ

13/03/2004

Dirigente do Estudo da Noite: Marcio Alves
Oração Inicial:

Amigo e Mestre Jesus!

Graças te damos por aqui estarmos reunidos nesta noite para estudar o teu evangelho de amor e bondade!

Abençoa a todos nós que aqui estamos, inspira-nos e nos leva em tua paz durante o estudo de hoje.

Que possa ser em teu nome, mas acima de tudo em nome de Deus e com a sua permissão, que de nossa parte possamos iniciar os estudos de hoje!

Que assim possa ser!


Exposição:
Amigos, Deus nos abençoe!

Que nesta noite possamos contar com o amparo de todos vocês, com a paciência e estima de todos, nestes momentos de reflexão em torno do Evangelho.

A lição de hoje, dando continuidade aos estudos do capítulo XVII, Sede Perfeitos, nos convida a reflexionar em torno da questão dos Superiores e Inferiores.

Com a visão simples do mundo material, conseguimos responder rapidamente a esta questão: superior é todo aquele que tem posição superior a outra pessoa ou a um grupo! Simples e de fácil entendimento!

Mas, quando trazemos esta questão a luz da Doutrina Espírita, como fica a nossa mente? Quais são as reflexões que conseguimos efetuar em torno desta questão? Existe mesmo superioridade real entre os indivíduos?

Como a reencarnação pode nos ajudar a compreender esta questão?

E quando compreendida, quais os nossos deveres, não importando se nossa posição é de inferioridade ou superioridade?

Vamos, nestes minutos conversar sobre estas questões.

Na mensagem de O Evangelho Segundo o Espiritismo estudado na noite de hoje, podemos encontrar material para horas de conversa, tal é a quantidade de ramificações que a mesma sugere.

Nós temos como exemplo prático para nós duas relações de superioridade: A De Deus, que é nós não conseguiremos alcançar nunca, e a do mundo, que muitas vezes traz consigo dores e dissabores a muitos.

Vamos começar vendo a primeira frase da mensagem: "A autoridade, da mesma forma que a fortuna, é uma delegação da qual aquele que a possui, terá de prestar contas."

Quando conscientes de nosso estado de espíritos imortais, a compreensão desta afirmativa se torna bem fácil. Mas o que vemos geralmente?

Aquele que possui autoridade muitas vezes abusando da mesma, fazendo dela objeto de tortura e subjugação do próximo.

Sem levantar julgamentos, temos na história vários exemplos do que a autoridade e o poder podem fazer, quando mal direcionados.

O império Romano, Napoleão, Hitler e outros exemplos mais recentes podem nos responder bem facilmente esta questão.

Mas, como nos alerta o Evangelho na mesma mensagem, a autoridade é uma concessão de Deus, e ele a retira quando julga necessário e é o que vemos ocorrer, graças a Ele!

Quando compreendermos a autoridade como uma missão de alto nível e como um meio que pode nos elevar e libertar de muitas dores, caminharemos com certeza mais rapidamente.

Teremos sempre de arcar com as conseqüências de nossas ações! E quando estamos numa posição de mando, isso se amplia, e muito!

Por isso a compreensão da reencarnação nos livrará de muitas dores num futuro quando a sociedade como um todo se verem como ESPÍRITOS IMORTAIS! Não mais como "turistas" no mundo, mas sim como criaturas em caminhada sempre para o alto, buscando a felicidade!

E aquele que está temporariamente numa posição inferior? Também tem deveres?

O Evangelho nos diz que "também tem os seus e não são menos sagrados"!

E mais uma vez a reencarnação! Não é ela que nos explica que o que está numa posição inferior hoje foi aquele que abusou do poder numa outra encarnação?

Então, amigos, o dever do que se encontra hoje num posição inferior é justamente buscar se elevar, através das ações no bem, corrigindo o passado de dor, construindo um futuro de paz.

Compreendamos que enquanto a Terra possuir a característica de mundo de provas e expiações teremos as desigualdades nos envolvendo. Mas cabe a nós, hoje e agora, lutar por mudar todas as desigualdades que encontrarmos pela frente, pois como Cristãos, defensores da idéia do "Amar ao próximo como a sí mesmo", e sabedores da verdade que a morte não existe, temos melhor capacidade de transformar o futuro. tenhamos certeza disso

Que Deus nos inspire sempre!

Perguntas/Respostas:
01. A evolução é infinita, certo? Portanto estaremos sempre em posição de melhoramento, de adquirir mais conhecimentos sejam estes intelectuais ou morais. Não é assim?

Com certeza. É assim que acontece.

O que pode haver é que podemos encurtar ou aumentar o caminho com as nossas escolhas. Devido ao Livre Arbítrio.


02<__Eveline__> Encontramos espíritos mais e menos esclarecidos, em nossa própria família, não?

Geralmente é o que ocorre, Eveline.

Temos que lembrar que na família reunimos aquelas almas com desejo de progredir e aquelas com necessidade do exemplo para progredir.


<__Eveline__> Sim, e a família reúne também os espíritos desejosos de progresso espiritual e também devedores uns dos outros
E na maioria das vezes é o que vemos acontecer. Essa mistura para que o exemplo "arraste" o que ainda se encontra um pouco para trás. Amor, a paciência e a resignação são ingredientes fundamentais nesse assunto tão maravilhoso e tão "complicado" que é a família.
03. ! Para onde vamos quando evoluímos por completo?

O Livro dos Espíritos, na questão 100 e seguintes nos diz que os espíritos que alcançam o grau máximo de evolução, Puros Espíritos, passam a contribuir diretamente com Deus na criação, direção e manutenção de novos mundos.
04. Não concordo quando generalizam que uma pessoa que esta em um nível inferior é porque necessariamente esteve em posição contrária em encarnação anterior. Reencarnar e plano de vivencia não e receita de bolo que todos seguem ate dar o ponto da massa. Devemos sim lembrar que mesmo a situação de prover a família, ganhar mais que o cônjuge, pode ser um fator de poder e isso deve ser bem trabalhado. O poder não esta somente nas gestões governamentais ou institucionais, ele o esta dentro de casa, na escola onde um amigo por possuir maior esclarecimentos as vezes pode abusar de outro.

Gostaria que você, se possível, esclarecesse mais sobre a questão das posições serem trocadas. Hoje poderoso ontem posição inferior??? É sempre assim?
arte_iro, concordo com você quanto a questão da reencarnação. Mas em nosso mundo, o que vemos GERALMENTE quando da questão de inferioridade, é um abuso anterior.

Não é regra, com certeza.

Mas, quando falamos de família, de amigos, lembramos que quando nos colocamos na posição de família e amigo, subentendesse o desejo de compreender e amar àquele.

Quando não acontece assim, algo não foi compreendido.

Com relação a essa troca de posições, a mensagem nos diz assim: "Deus dá autoridade a título de MISSÃO ou de prova, quando lhe convém e da mesma forma retira."

E na prática o que vivenciamos muitas vezes ainda encarnados: quando abusamos em determinada questão, sofremos as conseqüências dos nossos atos...

Buscar a evolução através do bem é a melhor saída para mudar de vez essa situação.

Oração Final:
Senhor Jesus!

Agradecemos o amparo do teu coração nestes momentos de estudos e convívio fraterno

Abençoe a ampara a todos os amigos que aqui estiveram.

E que possa ser em teu nome, mas acima de tudo em nome de Deus, que possamos encerrar os nossos estudos de hoje



graças a Deus! Que assim um dia seja


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal