Etapas da estrutura do projeto



Baixar 13.35 Kb.
Encontro23.07.2016
Tamanho13.35 Kb.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO

PROJETO SABINA - 2010

ETAPAS DA ESTRUTURA DO PROJETO

Profa. Dra. Ivete Pellegrino Rosa

O Projeto de Pesquisa se compõe das seguintes etapas:

Capa

Titulo do Projeto

Definição da temática (ou escolha do problema)

Definição do referencial conceitual

Formulação de hipóteses

Justificativa

Objetivos

Metodologia

Cronograma

Referências

Anexos

Capa

A capa é composta dos seguintes elementos:



  1. O(s) nome(s) dos autor(es) do projeto, fonte nº 14, centralizado, maiúsculo e em negrito. Quando há mais de um autor, os nomes aparecem em ordem alfabética.

  2. O titulo do trabalho, completo (incluindo o subtítulo caso houver), no centro da página, fonte nº 16, maiúsculo, negrito e centralizado.

  3. O nome da cidade e o ano, fonte nº 14, maiúsculo, em negrito, centralizado e abaixo da página.

Título do Projeto

O titulo do projeto é informativo do campo do saber que está vinculado e revela a principal meta do trabalho, isto é, contém as palavras que reúnem o estudo. Deve ser curto, simples e sugestivo, dizer em poucas palavras o que se pretendeu. Geralmente o Titulo é feito apos o Projeto preparado.



Definição da Temática (ou escolha do problema)

O tema se refere à área que se quer estudar ou investigar, geralmente a temática se apresenta ampla.

Para se decidir por uma Temática é preciso que se tenha uma identidade com o tema, isto é, o tema já significa alguma coisa para nós. Além disso, é imprescindível leitura sobre a temática,. O que autores já trataram, pesquisaram ou discutiram sobre o Tema tornam-se elementos indicativos da nossa definição. Para qualquer delineamento de pesquisa ou para elaboração de um trabalho, o autor precisa ter uma base conceitual para orientá-lo na circunscrição de seu objeto de estudo dentro do Tema.

O Tema ou assunto escolhido contém uma problematização em decorrência da formulação de uma pergunta ou uma dúvida levantada por você. O problema se inscreve em um Tema e é o objeto de estudo. Esses dados devem estar em consonância com a Justificativa.

O Problema dá origem à Temática e para a formulação do Problema não se pode ser rígido e sistemático consigo mesmo ou com as próprias observações.

Definição do referencial conceitual

Os pressupostos teóricos são a base da pesquisa, por isso, torna-se importante uma definição clara. Os autores devem aparecer de modo sintético, suscitando a possibilidade do diálogo entre a prática (a pesquisa/o problema da ser investigado) e a teoria.



Formulação de Hipóteses

As hipóteses decorrem das indagações a serem investigadas., são as perguntas acerca do Problema. Devem ser claras, evitando termos que provoquem ambigüidade, formuladas como juízos afirmativos, utilizando vocabulário próprio do universo científico ao qual o Projeto pertence. As hipóteses precisam ser feitas de modo que levem à resolução do Problema a ser investigado. Lembramos que isto favorece a elaboração do Método que permite investigar o problema. Exemplo: Existe correlação entre as necessidades financeiras, o ajustamento pessoal e o desempenho acadêmico de universitários que fizeram o Supletivo.



Justificativa

Aqui são apresentados os motivos ou razões que justificam a realização do trabalho, as contribuições, a intervenção ou a solução do problema.

Está relacionada ao que interessa e motiva estudar. Geralmente já se faz referência a teoria de suporte (verificada no item Definição do referencial conceitual), podendo fazer constar o que se pretende alcançar em termos de conhecimento.

Objetivos

Os objetivos guiam o caminho do trabalho. Para apresentação dos objetivos orientamos que os verbos sejam colocados no infinitivo.

Objetivo Geral (amplo). Exemplo: Neste trabalho intencionamos avaliar a eficácia do uso do Email como um recurso do professor em suas aulas.

Objetivo específico: (exemplos)



  1. verificar...

  2. discutir

  3. sistematizar

  4. levantar

  5. comparar



Metodologia

Descreve-se os procedimentos de investigação e a opção pelo espaço da pesquisa, do grupo a ser pesquisado, os critérios da amostra e a forma de ir à campo, bem como a definição de instrumento e procedimentos referentes a análise dos dados.



  1. definição da população (ou amostra)

  2. procedimentos (questionário, escala, inventário, observação, documentos, fotografias??)

Cronograma

Planejamento das atividades em etapas distribuídas ao longo de um tempo.



Referências

Lista integral dos autores, sites, leis, jornais, todo material de citação. A apresentação obedece as normas da ABNT.



Anexos

Aparecem depois do item Referências, suas páginas não são numeradas. Devem aparecer no Sumário do trabalho apenas com a inscrição ‘Anexos’ e as páginas as quais eles se iniciam.



Boa Sorte!


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal