Eu pertençO À família de deus guia de Ensino da Semana de Oração – Idades 7-12 Anos Introdução



Baixar 201.21 Kb.
Página1/10
Encontro02.08.2016
Tamanho201.21 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10
EU PERTENÇO À FAMÍLIA DE DEUS
Guia de Ensino da Semana de Oração – Idades 7-12 Anos

Introdução:

A Semana de Oração das Crianças, neste ano, trata da família de Deus e foi escrita pelos membros de uma família. A família McGhee vive atualmente em College Place, Washington, mas viveram em outras partes do mundo e escreveram com sua ampla experiência internacional. Eles serviram como missionários no Paquistão, nas Filipinas, na Rússia e nos Estados Unidos. Eles também produziram três álbuns vocais. Os membros da família McGhee são: John (o pai); Denise (a mãe), Janella, Jondelle e Jennifer.




John McGhee

É instrutor no estabelecimento de células na igreja, na União Norte do Pacifico da Igreja Adventista do Sétimo Dia e diretor da Adventist Muslim Relations (Relações Adventistas e Muçulmanos) da Divisão Norte-Americana.


Denise McGhee

É professora universitária de meio período. Ela lidera o ministério da criança em sua igreja local e faz pesquisa na Internet para o Global Church Plant Institute.


Janella

Cursa Assistência Social no Walla Walla College, em College Place, Washington. Ela produz e apresenta o programa para a Positive Life Radio, nos domingo pela manhã, chamado “Weekend Praise” (Louvor no Fim de Semana”.


Jondelle

Está concluindo o I Grau no Walla Walla Academy, em College Place, Washington. Ela lidera um pequeno grupo de estudo da Bíblia semanal e participa como líder de culto na sua igreja local.


Jennifer

Trabalha na Upper Columbia Conference da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Spokane, Washington. Seu trabalho inclui responder perguntas e pedidos de oração no www.bibleinfo.com.

A


prender a orar é um aprendizado para toda a vida. Ajude as crianças, nesta semana, a explorarem o profundo significado da comunicação com Deus. Algumas sugestões de orações podem parecer-lhe estranhas. Por favor, não as descarte apenas porque não apelam instantaneamente a você. Procure aplicá-las várias vezes e ficará surpreso com o efeito que as orações podem ter em você e nas crianças.
Para muitas crianças, a Semana de Oração é como a couve-de-bruxelas – algo a ser enfrentado, antes que apreciado. Este Guia de Ensino foi escrito para apoiá-lo/a ao evangelizar e atender às necessidades das crianças em sua igreja, e visando também ajudá-lo/a a tornar o que se tem de enfrentar em algo agradável. O manuscrito original da Semana de Oração é escrito em letra normal. Todos os materiais acrescentados são escritos em itálico. Que o Espírito Santo possa lhe dar sabedoria e direção ao ajudar as crianças a sentirem que pertencem à grande família de Deus.
Planejamento do Programa

1. Oração

Ore ao iniciar o planejamento da Semana de Oração. Peça ao Espírito Santo para conduzi-lo/a e lhe dar sabedoria ao preparar-se para falar às crianças.
2. Trabalhe juntamente com o pastor

O comparecimento das crianças depende, em grande escala, dos planos para os adultos durante a semana de oração. Haverá reunião todos os dias da semana? Ao planejar um programa emocionante para as crianças, a cada noite, você poderá estar encorajando os pais a estarem presentes, que de outra forma não viriam.
3. Faça uma boa divulgação

Divulgue com a maior antecedência possível para dar aos pais a oportunidade de reservarem essa semana em seu calendário. Faça divulgação do púlpito. Escreva no boletim da igreja. Seja criativo/a. Empregue uma ou mais das seguintes sugestões:


* Escreva as datas em balões e entregue-os às crianças para levarem para casa.

* Faça cartazes e fixe-os em locais apropriados e estratégicos na igreja.



Torne o programa atrativo e algo que não se queira perder.
4. Escolha os ajudantes

Tente encontrar pessoas que se comprometam a estarem presentes todas as noites. A maioria das crianças necessita estar em um ambiente “seguro” com pessoas conhecidas e em quem confiam antes que se sintam à vontade para partilhar pedidos pessoais de oração com os professores e amigos. Tente envolver alguns dos pais. Dessa forma haverá certeza de que as crianças estarão presentes.
Se possível, dê a cada auxiliar uma responsabilidade (preparo dos cartazes, compra de materiais, fotocópias, trabalhos manuais, decoração da sala, etc.). Isso irá ajudá-los a se sentirem parte do programa.
5. Faça um orçamento

Prepare uma relação dos materiais necessários e calcule o custo. (Se na igreja não houver fotocopiadora, busque o meio ou local de obter as xerox mais baratas.) Apresente à comissão da igreja o orçamento da Semana de Oração ou peça permissão para coletar uma oferta separada.
6. Bíblias

Peça às crianças para trazerem suas Bíblias. Providencie para cada criança um lápis vermelho e uma régua para que possam sublinhar um ou mais textos bíblicos a cada noite. O número de textos bíblicos que serão usados a cada noite dependerá do interesse, da idade e tempo de atenção das crianças. Outra opção é comprar pequenos adesivos (ex.: estrelinhas) para que as crianças a colem junto ao texto.


7. Plano para os grupos pequenos

Se possível, faça planos para ter ajudantes suficientes a fim de poderem trabalhar em grupos pequenos com as crianças. O trabalho dessa forma tem muitas vantagens:

  • Dá às crianças a oportunidade de se envolverem no processo de aprendizagem – e não apenas serem meros ouvintes.

  • Ajuda-as a estabelecerem amizades umas com as outras.

  • Promove um ensino melhor – relacionamento com a criança.

  • Dá às crianças um senso de pertencer.

  • Dá menos margem a problemas disciplinares.

Distribua as crianças em grupos pequenos na primeira noite. Peça-lhes para permanecerem no mesmo grupo a cada noite. Se houver uma grande diferença na maturidade das crianças, talvez seja necessário separar grupos de 7-9 anos e de 10-12 anos.


8. Sino

Providencie um pequeno sino para assinalar a mudança entre as atividades com o grupo todo e as com os grupos pequenos.


9. Escolha um hino tema

Sugestão: A Família de Deus (partitura anexa)
10. Escolha um hino para ser cantado após a oração

Sugestão: “Suplica” – Louvor Jovem nº 114
11. Prepare uma caixa de oração atrativa

Revista uma caixa de sapato com um papel bonito – tampa e caixa separadamente. Faça uma abertura na tampa, por onde serão depositados os pedidos de oração. Coloque a caixa sobre uma mesa.


12. Fotocopie a Ilustração nº 1 a fim de ter cartões de oração suficientes

Muitas crianças não se sentem à vontade e confiantes para partilharem seus pedidos pessoais com os demais no grupo, mas ficarão felizes de fazê-lo anonimamente. À medida em que as crianças vão chegando, anime-as a escreverem seus pedidos e depositá-los na caixa. Avise-as que a caixa será esvaziada na hora da oração e que irão orar por cada pedido ali depositado.
As crianças podem também levar para casa vários cartões para os pedidos de oração, e a cada dia trazer um para a igreja e depositá-lo na caixa.
13. Faça um cartaz sobre os tópicos da oração

No primeiro sábado, troque idéias com as crianças sobre os motivos pelos quais orar. Escreva as sugestões que eles apresentarem. Acrescente-as a cada noite na relação. Se alguma criança tiver dificuldades para saber pelo o que orar, peça-lhe para ler a relação que se encontra no cartaz.
14. Versos bíblicos adicionais sobre a oração



Salmo 145:18

Salmo 55:17

Hebreus 4:16

Filipenses 4:6
Judas 1:20

I Tessalonicenses 5:17
Lucas 18:1

Isaías 65:24
Mateus 26:41

(Deus está perto de mim quando falo com Ele.)

(Posso falar com Deus sobre qualquer assunto durante o dia.)

(Posso falar com Deus com confiança.)

(Contar todos meus problemas a Deus ajuda-me a não ficar preocupado.)

(Posso também conversar com meu amigo, o Espírito Santo.)

(Mantenho a linha comunicação com Deus desocupada o dia todo.)

(Nunca me canso de conversar com Deus.)

(Algumas vezes Deus responde mesmo antes de eu apresentar-Lhe meu pedido.)

(Quando mantenho contato com Deus é mais difícil para Satanás tentar-me a pecar.)
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal