“eu te desenhei na palma das mãOS” (Is 49,16)



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CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DA COMPANHIA DE JESUS
FACULDADE DE TEOLOGIA


Jacinta Webler



“EU TE DESENHEI NA PALMA DAS MÃOS” (Is 49,16)

A misericórdia e a compaixão no Dêutero-Isaías, na teologia latino-americana e na espiritualidade cristã – um estudo integrativo



Dissertação de Mestrado

Orientador: Prof. Dr. Jaldemir Vitório

BELO HORIZONTE

2006

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DA COMPANHIA DE JESUS


FACULDADE DE TEOLOGIA


JACINTA WEBLER



“EU TE DESENHEI NA PALMA DAS MÃOS” (Is 49,16)

A misericórdia e a compaixão no Dêutero-Isaías, na teologia latino-americana e na espiritualidade cristã – um estudo integrativo



Dissertação de Mestrado

Orientador: Prof. Dr. Jaldemir Vitório

BELO HORIZONTE


2006




AGRADECIMENTO


A Deus pelo amor misericordioso e compassivo revelado em Jesus de Nazaré; às Irmãs da Comunidade Cristo Rei pelo apoio e compreensão; ao Professor Dr. Jaldemir Vitório pela atenção, dedicação, incentivo e orientação; às Irmãs Ministras dos Enfermos de São Camilo pela acolhida e partilha fraterna; às Irmãs Filhas do Amor Divino da Província Nossa Senhora da Anunciação e aos familiares, pela sintonia; à Direção, Professores(as) e Secretárias da FAJE pelo empenho; aos Colegas de Mestrado pela amizade; a todas as pessoas que prestam serviços na FAJE pela solidariedade.

RESUMO

Este trabalho centra-se no estudo do tema da misericórdia e da compaixão no Dt-Is, na Teologia latino-americana e na práxis cristã. Busca-se uma melhor compreensão do tema, a fim de responder à desafiadora questão de como retomar o tema da misericórdia num contexto de injustiça, para suscitar esperança no coração do povo latino-americano, sem cair em idéias enganadoras ou em teologias alienadoras de consciência.

A pesquisa está dividida em três capítulos: no primeiro, desenvolve-se o tema dêutero-isaiano da misericórdia e da compaixão. Apresenta-se a exegese de dois textos (Is 41,8-14; 49,14-26), que permitem delinear sua característica teológica.

No segundo capítulo, com o princípio misericórdia, mostra-se como a teologia da misericórdia, em contexto latino-americano, retoma as grandes linhas da teologia dêutero-isaiana e reporta-se ao ensinamento e à práxis de Jesus, estabelecendo o mundo dos pobres como lugar teologal, a partir do qual Sobrino desenvolve sua teologia da misericórdia.

No terceiro capítulo, retoma-se as grandes linhas das reflexões anteriores, verifica-se sua sintonia com os ensinamentos evangélicos e as exigências práticas apresentadas à fé cristã. Enfim, mostra-se que a misericórdia e a compaixão são características centrais, sempre atuais, para a vivência e a práxis cristã em qualquer contexto histórico e geográfico.

ZUSAMMENFASSUNG


Diese Arbeit befaßt sich mit dem Studium der Barmherzigkeit und des Mitleids in Deutero-Jesaja, in der lateinamerikanischen Theologie und in der christilichen Praxis. Sie stellt den Versuch eines besseren Verständnisses des Textes dar, um Antwort zu finden auf die herausfordernde Frage nach der Wiederaufnahme des Themas der Barmherzig in einem Kontext der Ungerechtigkeit, um im Lateinamerikanischen Volk die Hoffnung zu erwecken, ohne irrigen Ideen oder das Bewußtsein entfremdenden Theologien zu verfallen.

Die Untersuchung ist in drei Kapiteln unterteilt: Im Ersten wird die deutero-jesajsche Thematik der Barmherzigkeit und des Mitleids entwickelt. Aufgrund der Darstellung der Exegese zweier Texte (Jes 41,8-14; 49,14-26) wird ihr theologisches Merkmal umrissen.

Das zweite Kapitel zeigt das Prinzip der Barmherzigkeit als Theologie der Barmherzigkeit im lateinamerikanischen Kontext, es weist auf die großen Linien der deutero-jesajschen Theologie und auf die Praxis Jesu hin und stellt die Welt der Armen als theologalen Ort dar, von dem aus Sobrino seine Theologie der Barmherzigkeit entwickelt.

Im dritten Kapitel werden die großen Linien der vorhergehenden Überlegungen aufgenommen, um ihre Synthonie mit der Lehre des Evangeliums und die praktischen Forderungen an den christlichen Glauben zu verifizieren. Schließlich wird aufgezeigt, daß Barmherzigkeit und Mitleid in jedem historischen und geografischen Kontext wesentliche und stets aktuelle Merkmale der christlichen Erfahrung und Praxis darstellen.

PALAVRAS CHAVE:


Compaixão

Esperança

Humanização

Misericórdia

Práxis cristã

Perdão

Pobres


Povos crucificados

Redentor


Solidariedade

Ternura


Vida

SUMÁRIO


AGRADECIMENTO ...............................................................................

2

RESUMO ..................................................................................................

3

ZUSAMMENFASSUNG .........................................................................

4

PALAVRAS CHAVES ............................................................................

5

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS .............................................

9

INTRODUÇÃO ........................................................................................

11






1


O DÊUTERO-ISAÍAS: TEÓLOGO DA MISERICÓRDIA E DA COMPAIXÃO ..........................................................................................


14










Introdução .................................................................................................

14

1.1

O teólogo e seu contexto ...........................................................................

14

1.1.1

Delimitação do livro do Dêutero-Isaías ......................................................

15

1.1.2

O Dt-Is e seu lugar teológico ......................................................................

17

1.1.3

O contexto histórico em que se situa o Dt-Is ..............................................

20

1.1.4

A situação problemática do povo exilado na Babilônia .............................

22

1.1.5

O Dt-Is, teólogo da misericórdia e da compaixão ......................................

23

1.1.6

O objetivo do Dt-Is e sua pedagogia ..........................................................

26

1.1.7

A misericórdia e a compaixão no Dt-Is e as imagens para expressá-las ...

28

1.1.8

A mensagem do Dt-Is .................................................................................

30

1.1.9

Os traços do rosto de Deus sublinhados na teologia dêutero-isaiana .........

31










1.2

Exegese de textos seletos ...........................................................................

32

1.2.1

Is 41,8-14.....................................................................................................

33

1.2.1.1

O texto e sua delimitação............................................................................

33

1.2.1.2

Divisão da perícope e análise de superfície................................................

34

1.2.1.3

Exegese.......................................................................................................

36

1.2.1.4

A teologia da misericórdia e da compaixão em Is 41,8-14.........................

44

1.2.2

Is 49,14-26...................................................................................................

46

1.2.2.1

O texto e sua delimitação............................................................................

46

1.2.2.2

Divisão da perícope e análise de superfície................................................

47

1.2.2.3

Exegese.......................................................................................................

49

1.2.2.4

A misericórdia e a compaixão em Is 49,14-26...........................................

56










1.3

Grandes linhas da teologia dêutero-isaiana da misericórdia................


58

1.3.1

Características da teologia dêutero-isaiana da misericórdia .......................

58

1.3.2

A imagem de Deus que a teologia dêutero-isaiana apresenta ....................

59




Conclusão ..................................................................................................

61









2

“O PRINCÍPIO MISERICÓRDIA” NA TEOLOGIA LATINO-AMERICANA ...........................................................................................



64





Introdução..................................................................................................


64

2.1

Os pobres e a vivência da fé cristã em contexto latino-americano........


65

2.1.1

Os pobres na América Latina .....................................................................


65

2.1.2

A Igreja latino-americana ante a realidade dos pobres ...............................


68







2.2

Jon Sobrino: o teólogo e seu contexto .....................................................


70

2.2.1

Jon Sobrino, teólogo da misericórdia .........................................................


70

2.2.2

A situação dos pobres da América Latina na visão de Jon Sobrino............


72

2.2.3

Os povos crucificados impelem à ação misericordiosa...............................


78

2.2.4

Princípio Misericórdia, serviço à humanidade ...........................................


81







2.3

“O Princípio Misericórdia”: uma teologia situada ...............................


85

2.3.1

“O Princípio Misericórdia” e seu lugar teológico ......................................


86

2.3.2

A imagem de Jesus apresentada na teologia da misericórdia .....................


88

2.3.3

A pragmática da reflexão teológica de Sobrino ..........................................


95

2.3.4

Os grandes eixos da teologia do princípio misericórdia ............................


100

2.3.5

Fundamentos bíblicos da teologia sobriniana e sua relação com o Dt-Is, e com a práxis de Jesus...................................................................................


102



Conclusão...................................................................................................


106






3

A MISERICÓRDIA E A COMPAIXÃO NA PRÁXIS CRISTÃ ........


108





Introdução .................................................................................................


108

3.1

Os principais eixos da teologia da misericórdia do Dt-Is e de Jon Sobrino........................................................................................................



108

3.1.1

Uma nova leitura do Êxodo.........................................................................


109

3.1.2

Identificar Deus presente na história...........................................................


111







3.2

Relação entre a teologia do Dt-Is e a práxis misericordiosa de Jesus...


113

3.2.1

Uma mensagem de consolação e de misericórdia.......................................


113

3.2.2

O pobre como lugar teologal ......................................................................


115

3.2.3

A recuperação da fé e a esperança do pobre oprimido diante da face misericordiosa de Deus ...............................................................................

117


3.2.4

A imagem de um Deus misericordioso e compassivo ................................


118

3.2.5

O anúncio da Boa-Nova..............................................................................


120







3.3

Exigências práticas da teologia da misericórdia à vida cristã...............


122

3.3.1

Refazer a vida com a atitude misericordiosa do amor-perdão.....................


123

3.3.2

Historizar no mundo a práxis misericordiosa de Jesus a partir das vítimas


127

3.3.3

Refazer a vida, deixando-se orientar pelo princípio misericórdia...............


130

3.3.4

Uma práxis misericordiosa que fortaleça a fé e anime a esperança dos pobres..........................................................................................................

134




Conclusão...................................................................................................


137









CONCLUSÃO ...........................................................................................


139









BIBLIOGRAFIA ......................................................................................


145
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