Exercícios revisãO 2° bimestre – economia de empresas 1 Com o que lida a Economia de Empresas?



Baixar 13.31 Kb.
Encontro20.07.2016
Tamanho13.31 Kb.




EXERCÍCIOS REVISÃO 2° BIMESTRE – ECONOMIA DE EMPRESAS

1) Com o que lida a Economia de Empresas?

Resposta: Lida com a aplicação do raciocínio microeconômico a problemas de tomada de decisão do mundo real enfrentados por instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos; Cresceu rapidamente nas últimas três décadas.


2) O que utiliza a Economia de Empresas?

Resposta: Utiliza conceitos e técnicas que permitem ao decisor selecionar a direção estratégica, alocar eficientemente os recursos da organização e reagir aos problemas táticos utilizando ferramentas estratégicas.


3) Do que resultam as decisões segundo Choo (2003)?

Resposta: Segundo Choo (2003) as decisões resultam da adoção de um determinado curso de ação, e facilitam esta ação na medida em que definem e elaboram propósitos e alocam e autorizam o dispêndio de recursos.


4) Como pode ser visto o processo decisório?

Resposta: o processo decisório pode ser visto como um conjunto de ações e fatores que têm início a partir da identificação de um estímulo para a ação e que se finaliza com o compromisso específico para a ação.


5) Quais as propriedades definem o ambiente organizacional no qual a decisão ocorre?

Resposta: O ambiente organizacional no qual a decisão ocorre é definido, no mínimo, por duas propriedades: a estrutura e a clareza dos objetivos organizacionais, que têm um impacto sobre as preferências e escolhas, e a incerteza ou quantidade da informação sobre os métodos e processos pelos quais as tarefas devem ser cumpridas e os objetivos devem ser atingidos.



EXERCÍCIOS REVISÃO 2° BIMESTRE – SISTEMA FISCAL E FORMAS DE TRIBUTAÇÃO NO PAÍS

1) Cite um exemplo de contribuição parafiscal:
Resposta: Contribuições à Previdência Social;

2) Recolhimentos compulsórios feitos pelo Governo, por terem características de tributos e não estarem previstos no código tributário, são chamados de contribuições parafiscais. Qual atividade não se enquadra nessa categoria de contribuições.

Resposta: Contribuição de Melhoria.


3) Assinale a opção incorreta em relação às diferenças entre contribuição de melhoria e taxa.

  1. As contribuições de melhoria não são lançadas, senão em razão de melhoramentos específicos; as taxas podem ser percebidas por qualquer espécie de serviço.

  2. As contribuições de melhoria são pagas de uma vez por todas; as taxas são pagas periodicamente, por ocasião de cada serviço sucessivo.

  3. A taxa é lançada sobre o indivíduo como tal; a contribuição de melhoria é lançada sobre os indivíduos como membros de uma classe, a dos proprietários.

  4. A contribuição de melhoria é um imposto que não se origina do poder de tributação do Estado; a taxa se origina do poder de tributação do Estado.

  5. A contribuição de melhoria está sempre condicionada à valorização do imóvel do contribuinte; a taxa é paga por um serviço que pode aproveitar outros atributos do indivíduo, sem relação com a propriedade.

4) Identifique o imposto ou contribuição federal de maior montante de arrecadação em 1999, em relação ao total das receitas administradas pela Secretaria da Receita Federal.

Resposta: Imposto sobre a Renda (IR);



5) Compete à União, exclusivamente, com exceção do disposto no parágrafo único do Art. 149 da Constituição Federal, instituir contribuições sociais, de domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas. Segundo a classificação das receitas públicas brasileiras, indique a opção que é classificada como uma receita de contribuição do governo.

Resposta: Contribuição para o Programa de Integração Nacional e para o Programa de Redistribuição de Terras e de Estímulo à Agroindústria do Norte e Nordeste.



6) As contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, obedecem a algumas exigências e princípios constitucionais. Aponte qual contribuição tem como fato gerador o faturamento operacional das empresas privadas com ou sem fins lucrativos e a utilização do trabalho assalariado ou de quaisquer outros que caracterizem a relação de trabalho.

Resposta: Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS).



7) Os impostos são modalidades de tributos cuja cobrança tem por fato gerador situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. Assim, indique qual opção não condiz com a realidade referente ao imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.

Resposta: Sua destinação legal é distribuída entre a União (50%) e os Estados (50%), onde os imóveis estiverem situados.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal