Expedicionários passam fim de semana na Fazenda Jaguara



Baixar 4.82 Kb.
Encontro30.07.2016
Tamanho4.82 Kb.
Expedicionários passam fim de semana na Fazenda Jaguara
Neste sábado, a Expedição Manuelzão desce o Rio das Velhas chega à Fazenda Jaguara, em Matozinhos. Após percorrerem 231 Km, os navegadores vão passar por exames, para avaliar gasto energético e respostas cardiovasculares ao esforço físico e ao calor. A equipe do Centro de Excelência Esportiva da Escola de Educação Física da UFMG faz o acompanhamento dos expedicionários. Antes de iniciar a viagem, cada navegador submeteu-se a exame clínico, avaliação aeróbica e de termorregulação. Agora, a equipe supervisionada pelo professor e médico do esporte, Luiz Oswaldo Carneiro, vai avaliar as reações aos esforços.

Os navegadores vão ficar até segunda-feira hospedados na Pousada Jagoara Velha (que ainda utiliza a grafia antiga em seu nome). Domingo terão o primeiro dia de descanso. Aproveitando esta parada, vão ocorrer várias manifestações culturais. Moradores da comunidade de Mocambeiros vão fazer apresentações de congado e candombe. Alunos das escolas Pé de Moleque e Dr. Jurandir Campos, de Matozinhos, vão prestar homenagens aos expedicionários. E um grupo de contadores de histórias apresentará casos do Rio das Velhas.

Haverá também reunião de membros do Conselho do Projeto Manuelzão e dos autores do livro “Navegando o Rio das Velhas das Minas aos Gerais”. O livro, que será lançado após a Expedição, será dividido em duas partes. A primeira conterá o diário de bordo dos expedicionários. A segunda parte trará ensaios sobre vários aspectos da bacia, como patrimônio cultural, fauna, flora, qualidade da água e geologia da região.

Estará presente nesta tarde Luís Beethoven Piló, do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biociências da USP. Ele irá explicar as pesquisas que desenvolve na região sobre a ocupação do continente americano pelo homem pré-histórico.



Quando Richard Burton viajou pelo Velhas em 1867 também pernoitou na Fazenda Jaguara. Em seu livro “Viagem de canoa de Sabará ao Oceano Atlântico”, ele faz descrições sobre a fazenda, sua história e personagens. Os membros da Expedição Manuelzão desce o Rio das Velhas vão poder comparar suas observações com os relatos de Burton também neste ponto. E vão também conhecer um pouco da rica história da Fazenda Jaguara, fundada em 1724. Lá encontra-se a ruína da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Jagoara, que foi uma das grandes criações de Aleijadinho.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal