“Exploring the Deep Sea with Robots”



Baixar 8.83 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho8.83 Kb.

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
tem o prazer de convidar V. Exa. para a 6ª Conferência do

Ciclo “FLAD Lectures on Marine Sciences” com o tema



“Exploring the Deep Sea with Robots”

proferida pela



Doutora Marcia K. McNutt



Monterey Bay Aquarium Research Institute, Moss Landing, California, U.S.A.
A Conferência realiza-se no auditório da Fundação

Quarta-feira, 17 de Março de 2004, às 15.00 horas

R.S.F.F. até 15 de Março . Tel: 21 393 58 22 / 39

Rua Sacramento à Lapa, 21 . 1249-090 Lisboa . E-mail: fladport@flad.pt

DOUTORA MARCIA K. MCNUTT

A Profª. Marcia McNutt é, desde 1997, Presidente e Administradora do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), na Califórnia. Sob a sua direcção o MBARI tornou-se líder mundial no desenvolvimento da tecnologia de AUV’s - Veículos Submarinos Autónomos com operação remota - para a exploração do oceano.



A Profª McNutt doutorou-se na Scripps Institution of Oceanography, Califórnia. Trabalhou em previsão sísmica no U.S. Geological Survey e, em 1982, integrou o corpo de professores do Massachusetts Institute of Technology, onde foi “Griswold Professor” de Geofísica e Directora do Programa conjunto “Oceanografia e Ciência e Engenharia Aplicadas do Oceano”, do MIT e da Woods Hole Oceanographic Institution. Acaba de terminar o seu mandato de Presidente da American Geophysical Union e dirigiu o President's Panel para a Exploração Oceânica, criado pelo Congresso dos Estados Unidos para aconselhar o National Ocean Research Leadership Council. A Prof. McNutt tem recebido inúmeras distinções, entre elas o Macelwane Award da American Geophysical Union, em 1988.
ABSTRACT

Explorando o Oceano Profundo com Robôs

O oceano é essencial para a vida na Terra, é o seu maior espaço vivo e contém a maior parte da sua Biomassa. O oceano, moderador do clima, permite que a Terra seja habitável, e fornece proteínas para alimentar a população global. É também um importante processador dos lixos. Todavia, 95% do oceano permanece desconhecido e inexplorado. Graças às inovações tecnológicas, procede-se à exploração sistemática do oceano. Os Veículos Submarinos Autónomos (AUV’s), ou Robôs, possibilitam uma inspecção rigorosa em toda a coluna de água, durante semanas, sem interrupção. Os veículos de controlo remoto são afinal os olhos, ouvidos, narizes e mãos no Oceano Profundo. Novos sistemas de gestão de dados facilitam as investigações científicas dos pesquisadores em todo o mundo. Os Observatórios Marítimos exploram sem limites todos os conhecimentos multidisciplinares. As descobertas feitas com as novas ferramentas tecnológicas enriquecem a vida e aprofundam a compreensão dos dois terços deste planeta cobertos de água.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal