Faceca faculdade Cenecista de Varginha



Baixar 456.24 Kb.
Página1/6
Encontro31.07.2016
Tamanho456.24 Kb.
  1   2   3   4   5   6

FACECA

Faculdade Cenecista de Varginha


RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ACCESS – CONTABILIDADE, AUDITORIA E PERÍCIAS LTDA.


MODELO

Lacrimar Felisbina das Dores

Varginha – 2010




DECLARAÇÃO

Declaramos, para os devidos fins, que LACRIMAR FELISBINA DAS DORES, portadora do CPF 999.999.999-00, RG 123.456-7/SSP-MG, realizou estágio supervisionado no departamento de Contabilidade de nossa empresa, no período de 06 de janeiro a 29 agosto de 2005, totalizando uma carga horária de 400 (quatrocentas) horas.


MODELO

Varginha-MG, 04 março de 2010.


Fábio Luiz de Carvalho


Gerente de Contabilidade- CRC/MG 45.120



Atenção:

  1. A assinatura deverá ser com firma reconhecida em cartório

  2. O período de realização (duração do estágio) deverá ser de no mínimo 6 (seis) meses e de 360 horas.



FACECA

Faculdade Cenecista de Varginha

Relatório de Estágio



Aluno: Lacrimar Felisbina das Dores

Curso: Ciências Contábeis

Ano de Conclusão

do estágio: 2010


Empresa: Access – Contabilidade, Auditoria, Consultoria e Perícias Ltda.

Local: Varginha/ MG

Setor Estagiado: Análise das Demonstrações Contábeis

Período do Estágio: 06 de janeiro de 2010 a 29 de agosto de 2010.

Total de horas de Estágio: 400 horas

Orientador: Prof. tal


MODELO






APRESENTAÇÃO
O trabalho realizado durante o estágio foi de fundamental importância para a minha formação acadêmica, pois proporcionou uma excelente oportunidade para a aplicação prática das teorias estudadas durante o curso de Ciências Contábeis.

O presente estágio foi realizado na Access – Contabilidade, Auditoria, Consultoria e Perícias Ltda., caracterizada no capítulo II do presente relatório, e foram utilizadas as Demonstrações Contábeis do cliente Livraria Ética Ltda. A área escolhida foi a disciplina Análise das Demonstrações Contábeis.

No Capítulo I, é destacada a importância da contabilidade gerencial e das informações contábeis para fins de análise.

No Capítulo II, apresentam-se as características da empresa estagiada. Seu histórico, sua missão empresarial, sua visão de mercado e seus objetivos e serviços que presta aos seus clientes. São apresentadas também suas principais características relativas a sua estrutura organizacional, principalmente do departamento onde o estágio foi realizado.

No Capítulo III é realizada uma revisão teórica dos fundamentos da análise econômica e financeira das Demonstrações Financeiras – item 3.1 -. Os livros e demais fontes pesquisadas são os mais atuais que tratam do assunto na atualidade. Em seguida, no item 3.2 são descritas as atividades que foram desenvolvidas no decorrer das 400 horas de estágio. Nessa parte são apresentados os resultados das análises relativas às Demonstrações Financeiras dos exercícios analisados. Note-se que, nessa parte, todos os resultados apresentados são suportados pelos Anexos do Capítulo V, bem como o relatório final da análise da situação econômica e financeira da empresa;

No Capítulo IV são apresentadas as conclusões relativas ao estágio de uma forma geral e são apresentadas também sugestões à Faculdade e à empresa objeto das análises.

No Capítulo V são referenciadas todas as citações bibliográficas feitas no capítulo 3.1 e no Capítulo VI são apresentados os anexos que suportam os resultados apresentados no Capítulo 3.2.
Finalizando a apresentação do meu estágio, gostaria de agradecer, primeiramente ao meu noivo que com muita paciência e amor me auxiliou e me incentivou nas horas de trabalho, a minha mãe e irmã, também sou muito grata pela a ajuda, amor e compreensão.

Agradeço a professora Maria Aparecida Curi pelos subsídios que me forneceu nos fundamentos de sua disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis e a todos os meus professores pela dedicação, paciência e carinho que tiveram para comigo, terei sempre admiração por eles.

Agradeço aos meus amigos de sala, porque nesses quatro anos pudemos conviver e aprender uns com os outros, transformando assim as dificuldades em desafios. Essa amizade permanecerá para sempre no meu coração.

Por fim, agradeço ao meu orientador de estágio e coordenador do curso de Ciências Contábeis o professor Fábio Luiz de Carvalho, principalmente pela paciência e profissionalismo com que me orientou.


MODELO


SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO . . . . . . . . 6
2 A EMPRESA . . . . . . . . 9

2.1 Histórico da empresa . . . . . . 9

2.2 Missão, Visão e Política da Empresa . . . . 9

2.2 Descrição das Instalações, croquis, organogramas . . 10

2.3 Departamento estagiado . . . . . . 11

2.3.1 Ambiente e Influências Externas . . . 11

2.3.2 ...........................................
3 O ESTÁGIO – ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 11

3.1 Referencial Teórico . . . . . . 11

3.1.1 Análise das Demonstrações Financeiras . . 11

3.1.2 Demonstrações Financeiras . . . . 12

3.1.2 Processo de Análise . . . . . . 15

3.1.4 Reclassificação das Contas do Balanço Patrimonial . . 18

3.1.4.1 Aspectos do Realizável a Longo Prazo . . 20

3.1.5 Análise da Estrutura (Análise Vertical) . . . 22

3.1.6 Análise da Evolução (Análise Horizontal) . . . 23

3.1.7 Indicadores Financeiros . . . . . 25

3.1.8 Estrutura de Capital

3.1.12.a Índice de Participação de Capitais de Terceiros . 26

3.1.12.b Composição do Endividamento . . . 28

3.1.9 Índices de Liquidez . . . . . . 30

3.1.10..........................
3.2 Atividades Desenvolvidas . . . . . 40

3.2.1 Análise das Demonstrações Contábeis . . . . 40

3.2.1.1. Análise Vertical e Horizontal . . . 41

3.2.2 Análise Através de Índices . . . . . 44

3.2.3 Relatório da Análise . . . . . 45
4 Conclusões e Sugestões . . . . . 50

4.1 Conclusões . . . . . . . 52

4.2 Sugestões à empresa . . . . . . 53

4.3 Sugestões a FACECA . . . . . . 53


5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS . . . . . 54
6 ANEXOS . . . . . . . . . 55

Anexo 1. Balanço Patrimonial . . . . . 58 Anexo 2. Demonstração do Resultado do Exercício . . . 59

Anexo 3. Índices de Análise . . . . . . 60

Anexo 4 . Estrutura de Capital . . . . . 61

Anexo 5. ................
1 INTRODUÇÃO
Com o advento da globalização e da desregulamentação da economia na maioria dos países do primeiro mundo, a inovação tecnológica, e, principalmente da tecnologia da informação, houve um conseqüente desenvolvimento e expansão do mercado de capitais em termos globais, principalmente a partir da última década do século passado.

A informação contábil tornou-se ainda mais importante no processo decisório das empresas, tanto para os usuários internos – sócios e administradores –, quanto para os demais usuários externos – investidores, financiadores, fornecedores, governos e o público em geral.

A contabilidade é, atualmente, um instrumento fundamental para auxiliar a administração moderna, e tem como principal objetivo a geração de informações para embasar as decisões a serem tomadas, bem como o de reduzir o seu grau de incerteza. Para isso, identifica, registra, mensura, e possibilita a análise e predição dos eventos econômicos que alterem o patrimônio de uma empresa. Uma organização que não disponha de um sistema contábil ágil e eficaz para evidenciar as oscilações e mutações relevantes em seu patrimônio e no resultado de suas operações e transações, em resposta às ameaças e oportunidades impostas pelo atual ambiente dos negócios, não estará apta a garantir a continuidade do empreendimento no tempo.

Assim, as informações, geradas pela contabilidade e relatadas através das Demonstrações Contábeis e análises financeiras, são ferramentas imprescindíveis para o entendimento da posição passada, da situação atual e, principalmente, das expectativas futuras, garantindo dessa forma, aos usuários e gestores responsáveis pelos destinos da organização, informações para instruir o processo decisório com um grau de confiabilidade compatível com o atual ambiente econômico e mercadológico.

Nesse sentido, percebe-se que o grau de confiabilidade nas informações de natureza contábil e financeira permite uma visão da estratégia dos planos da empresa bem próximos da realidade atual e também estimar posições e situações futuras. A confiabilidade nas informações de natureza contábil é, portanto, de primordial importância, para todos os que pretendam relacionar-se com a organização, quer como acionistas, financiadores, gestores, fornecedores, empregados e demais entidades.

Diante disso, nota-se que a responsabilidade dos contadores que preparam as informações e as análises contábeis nesse processo é imensa, tanto em termos da responsabilidade quanto da competência técnica. A credibilidade nas informações apresentadas está diretamente ligada à pessoa do preparador de tais informações, à capacidade e à ética profissional.

Uma das principais características do contador é o grau de liberdade para escolher, em sua opinião, a melhor alternativa para resolver um problema contábil; e é por isso que pode-se afirmar que três contadores fazendo a contabilidade da mesma empresa chegarão, fatalmente, a três resultados diferentes, a não ser que um copie do outro.

Nesse contexto, a imposição do valor social da contabilidade abriga preceitos éticos nas diversas relações pessoais, interpessoais e institucionais, as quais tendem a influenciar as mudanças no âmbito conceitual.

Nesse estágio operou-se uma verdadeira simbiose entre a Administração e a contabilidade, com uma rara força de conhecimento e que pode a ser reconhecida como “Contabilidade Administrativa”, “Contabilidade Diretiva” e “Contabilidade para Gestão”, que na Faculdade vem complementar a disciplina de Contabilidade Gerencial.

A importância da Análise de Balanços adquire nuances diferentes, quando enfocadas sob dois aspectos: interno e externo.

Do ponto de vista interno da empresa, a Análise das Demonstrações Contábeos adquire maior significado quando realmente serve como “instrumento“ para a tomada de decisões, pois através dela, pode-se informar a administração o posicionamento relativo aos vários elementos extraídos da Contabilidade, bem como é um “painel geral de controle”, através do qual o gestor pode e deve dirigir o curso dos acontecimentos futuros, no que tange a elementos controláveis.

Por outro lado, elementos externos à empresa também são beneficiados com a Análise das Demonstrçaões Contábeis, pois mediante ela, os agentes externos podem avaliar a tendência da empresa, para várias finalidades, dentre as quais:



  • Fornecimentos de créditos por compras a prazo (fornecedores);

  • Fornecimentos de recursos de capital, na forma de empréstimos e financiamentos (Bancos Comerciais, Bancos de Investimento e Desenvolvimento, Financeiras, Empresas de Leasing, etc.);

  • Fornecimentos de recursos da forma de capital, mediante a compra de ações novas (acionistas);

  • Aquisição ou venda de empresa;

  • Determinação da capacidade da empresa de executar determinados tipos de obras, ou fornecimento de certos tipos de produtos de grande envergadura (analise combinada com outros fatores técnicos específicos) - concorrências públicas;

Outra contribuição desse estágio, foi no sentido da complementação dos conhecimentos da Contabilidade Geral com as particularidades da informação contábil de natureza gerencial.


MODELO



2 A EMPRESA




2.1 Histórico
O Escritório de Serviços Contábeis ACCESS – CONTABILIDADE, CONSULTORIA E PERÍCIAS LTDA., teve início como escritório individual de propriedade de seu Diretor o Contador e Professor JOSÉ DE CARVALHO FILHO, fundado em 1990 em Varginha/MG.

A decisão de abrir um escritório de contabilidade decorreu de uma decisão empreendedora de seu fundador, que resolveu deixar de trabalhar como empregado, interrompendo uma carreira de sucesso no setor contábil de várias empresas, entre elas: Salgado, Irmãos & Cia Ltda, Café Solúvel Brasília S.A. e Moinho Sul Mineiro S.A.

Em agosto de 1991, seu irmão FÁBIO LUIZ DE CARVALHO, também Contador e Professor, resolve se associar ao escritório. O novo Sócio, da mesma forma, resolveu também deixar de trabalhar de empregado, interrompendo sua carreira profissional iniciada no setor contábil de várias empresas, tais como: F.L.Smidth S.A. e Pólo Indústria e Comércio Ltda.

Em julho de 1992, o sócio fundador JOSÉ DE CARVALHO FILHO, ingressa no serviço público por concurso, e assume o cargo de Auditor Fiscal da Previdência Social e, em menos de um ano no serviço público, assume o cargo de Gerente Executivo da Gerência de Varginha.

O escritório então fica sob a responsabilidade do sócio remanescente FÁBIO LUIZ DE CARVALHO, que o dirige desde 1992 até os dias atuais.

O movimento do escritório crescia rapidamente, os serviços prestados, além dos serviços de contabilidade financeira, abrangiam os de Auditoria, Perícias Contábeis e Consultoria. A aquisição de novos equipamentos de informática e softwares contábeis agilizaram e aumentaram a qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Em 1998 o escritório necessitando de maior espaço físico mudou-se para o endereço atual: Rua São Paulo, 91 – Centro – Varginha/MG. O telefone é (35) 3222 4705 e o e-mail: fabio@faceca.br
2.2 Missão, visão e política da empresa
Hoje a ACCESS – CONTABILIDADE, CONSULTORIA E PERÍCIAS LTDA., ocupa uma área de 280m2, possuindo uma completa estrutura para a prestação de serviços de assessoria contábil, e nas demais áreas como auditoria, perícias, constituição e reestruturação de empresas.

Missão: Fornecer serviços Contábeis e idéias a nossos clientes, para que multipliquem resultados e tenham uma boa visão de organização, confiabilidade e precisão dos serviços prestados.  

Visão: Ser um referencial de excelência em executar serviços contábeis que encantem nossos clientes e contribuam positivamente para o sucesso dos nossos parceiros, colaboradores e para a sociedade.

Política da empresa: Trabalhar de acordo com a legislação pertinente, oferecendo soluções criativas aos nossos clientes, tudo com ética e responsabilidade social.
2.3 Serviços prestados

A Equipe que compõe a ACCESS é formada por seis pessoas sob a supervisão e orientação do Contador, Auditor e Perito Contábil Fábio Luiz de Carvalho.


No escritório supera-se a expectativa de que em geral a contabilidade existe somente para atendimento ao fisco, devido ao corpo de profissionais ser de alto padrão técnico.

Através da contabilidade, busca-se levar ao empresário uma visão global da empresa incluindo neste prisma balancetes mensais, balanços patrimoniais e demais demonstrações financeiras.

Além disso, a escrituração é totalmente automatizada, o que agiliza em muito o processo contábil, proporcionando a exatidão que um sistema requer.

Os serviços prestados pelo escritório são:



  • Escrituração contábil de empresas em geral, industrial, comercial, igrejas, condomínios, associações, cooperativas, sindicatos, grêmios, clubes e profissionais liberais. Tanto para as pequenas, médio e grande porte, observando rigorosamente a legislação em vigor e os princípios fundamentais de contabilidade;

  • Elaboração de balancetes periódicos;

  • Elaboração de Balanço anual;

  • Elaboração de relatórios gerenciais;

  • Análise de balanços;

  • Realização mensal de conciliação de contas;

  • Apuração e emissão das guias de Imposto de Renda e Contribuição Social para as empresas que optaram pelo pagamento do Imposto por Estimativa e pelo Lucro Presumido, totalmente automatizados pelos nossos sistemas;

  • Apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social para as empresas que optaram pelo Lucro Real Trimestral e também pelo Lucro Real Anual, através de balancetes de suspensão ou redução do Imposto;

  • Elaboração da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica, de acordo com a legislação específica em vigor;

  • Emissão de Declaração de Faturamento da Empresa;

  • Emissão de Declaração de Rendimento dos sócios, observada a legislação específica e orientações do Conselho Federal de Contabilidade;

  • Controle Patrimonial, cálculo e contabilização de depreciação, inclusão e baixas de bens do Ativo Permanente, totalmente automatizado e de conformidade com a legislação em vigor;

  • Emissão de livros Diário/Razão para todas as empresas indistintamente;

  • Elaboração da DIRF- Declaração de Imposto de Renda retido na fonte;

  • Controle e Contabilização de Contas a Receber (clientes) individualizado e totalmente automatizado;

Além de todos os outros serviços normalmente executados pelo escritório, existe uma preocupação em auxiliar no gerenciamento da empresa do cliente. Para tanto disponibiliza-se os seguintes serviços diferenciais:

  • Contabilização automática da folha de pagamento, utilizando-se de softwares totalmente integrados;

  • Contabilização automática de pagamento de salários, títulos e tributos;

  • Elaboração de Cadastros para instituições financeiras totalmente automatizado, o que proporciona maior agilidade e segurança na prestação das informações;

  • Assessoria para empresa na área contábil em relação ao planejamento tributário da empresa, além de orientações diversas sobre procedimentos rotineiros;

  • Elaboração de demonstrações financeiras que ajudam o empresário na tomada de decisão.

No Departamento Contábil, assim como nos outros departamentos realizam-se todos os serviços com custo reduzido, pois os procedimentos altamente automatizados possibilitam maior agilidade e segurança em todos os processos.
O escritório presta ainda, serviços de:

  • Auditoria interna e externa;

  • Verificação dos procedimentos contábeis de acordo com as normas e legislação vigentes;

  • Verificação das autenticidades dos fatos e registros contábeis;

  • Verificação dos procedimentos administrativos e controles internos para garantir o patrimônio da empresa;

  • Emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis;

  • Análise de relatórios contábeis para redução de carga tributária.

2.3.1 Ambiente e influências externas:

O papel do contabilista é decisivo para que as informações contábeis sejam utilizadas na gestão da organizações – micro, pequenas e grandes empresas. Contudo, muitos contadores se dizem insatisfeitos com a remuneração que recebem pelos seus serviços e, talvez por isso, muitos empresários alegam que não há um efetivo comprometimento do contabilista com o aspecto gerencial da contabilidade. Inobstante, este fato pode estar aliado principalmente a três fatores: o número muito grande de clientes por contabilista; insatisfação com a remuneração recebida; e o fato de a contabilidade não ser a única fonte de renda do profissional, tornando-a algo acessório.

Outra questão atual que afeta o ambiente dos serviços contábeis é o ambiente empresarial globalizado, o mercado competitivo e o pesado ônus tributário que sufoca as empresas, isso requer do profissional da contabilidade, a todo instante, práticas de gerenciamento eficazes para preservar a continuidade do empreendimento. Procurar formas lícitas para reduzir o pagamento de tributos e ao mesmo tempo estar atento às mudanças da legislação é uma necessidade imprescindível para maximização dos lucros das empresas, para manutenção dos negócios e melhorar os níveis de empregos. Esses fatos importantes requerem a participação ativa do contador.


2.3.2 Expectativa dos empresários1

Os usuários da informação contábil estão cada vez mais exigentes e sofisticados. Não desejam mais apenas receber informações fechadas de forma que não possam ser manipuladas e articuladas para melhor atender suas necessidades e especificidades do dia-a-dia. Entra aí a questão do banco de dados, que serve de alavancador da contabilidade como sistema de informações, contribuindo no sentido de atender as necessidades, aliadas aos objetivos e estratégias da empresa, pois as informações precisam estar disponíveis e flexibilizadas a qualquer momento.

Considerando a velocidade em que os fatos acontecem, cada vez mais a contabilidade deve adequar-se a este ambiente, agilizando suas informações, tanto que as mesmas não podem ser apenas mensais.

Percebe-se que, quanto maior o grau de instrução do empresário, maior é a utilização dada à contabilidade para gestão da empresa.

Os empresários reclamam que a maior deficiência de informações está na área de custos. Outra reclamação constante vem sendo a de que as informações deveriam ser mais ágeis e com menor periodicidade. Esta lacuna existente sobre as informações necessárias à gestão, faz com que o pequeno empresário acabe desistindo de administrar sua empresa através da contabilidade. A contabilidade pode dar sua grande e valiosa contribuição ao desenvolvimento das organizações, ao adotar uma função consultiva e preditiva, auxiliando os empresários a especificarem suas necessidades de informação antecipadamente, ao invés da mera função interpretativa sobre relatórios pensados e preparados pelo contabilista, sem a participação do empresário.

No que tange à modelagem da informação contábil, esta deve estar voltada ao atendimento das necessidades do seu usuário principal, o gestor. Para tal, recomenda-se que se desenvolvam estudos sobre um sistema contábil, que contemple não somente informações econômica-financeiras, mas também dados que demonstrem o lado social e humano das empresas.




  1   2   3   4   5   6


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal