Fatores históricos e religiosos em alguns dos determinantes de saúde infantil Iorubá da Nigéria



Baixar 5.94 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho5.94 Kb.


Congresso Scientiarum Historia III

Nelson Lage da Costa*; Virginia Maria Almeida de Freitas**. Fatores históricos e religiosos em alguns dos determinantes de saúde infantil Iorubá da Nigéria. Comunicação de Pesquisa a ser apresentada oral no Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.



RESUMO

Estudar e entender os principais determinantes de saúde leva pesquisas e pesquisadores à promovê-la na população em geral. Este trabalho objetiva investigar a existência de fatores históricos e religiosos nos determinantes de saúde como comportamentos pessoais, estilos e condições de vida, influências comunitárias, condições de trabalho, acesso a serviços de saúde, condições socioeconômicas e ambientais, condições culturais e religiosas que interferem diretamente no diagnóstico e tratamento de doenças infantis na população nigeriana de idioma Iorubá. Analisar os fatores que cercam a má receptividade daquela população aos serviços modernos de saúde poderá contribuir para reduzir suas taxas de morbidade e mortalidade. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa que mostra a visão e definição de saúde e doença de uma faixa da sociedade e sua percepção de prevenção e de cura. A metodologia utiliza dados da World Health Association – Regional Office for Africa – e os compara com os relevantes encontrados na literatura. Para a grande maioria dos estudiosos os determinantes de saúde podem ser categorizados considerando vários fatores que podem levar ou manter o estado de doença. O importante é que tais fatores certamente possuem interligações com a saúde e devem ser identificados corretamente. Noventa por cento dos casos de poliomielite na África estão na Nigéria (2008-2009); dados mais recentes de 15 de abril de 2010 informaram sobre o tétano neonatal: Nigéria é a segunda em números naquele continente, só perdendo para o Congo. Ao se tomar conhecimento destes fatos, verifica-se a necessidade desta pesquisa.



Descritores: Determinantes de Saúde, Nigéria, História da Ciência.

*Mestre em Ensino de Ciências. UNIGRANRIO - ** Doutoranda do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



email: nelsonlage@ig.com.br


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal