Feira das naçÕes e dos estados brasileiros sede da copa do mundo 2014



Baixar 45.92 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho45.92 Kb.




Colégio Cenecista Dr. José Ferreira
FEIRA DAS NAÇÕES E DOS ESTADOS BRASILEIROS SEDE DA COPA DO MUNDO 2014

Área de Concentração: Ciências Humanas

Disciplinas de Concentração: Geografia e História

Professores: Ana Karina Nascimento, Narcisa Chumbinho, Franceline Miranda e Carlos Nasser
Uberaba

2014

DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO E SUAS CONSIDERAÇÕES.
Nome do projeto: FEIRA DAS NAÇÕES E DOS ESTADOS BRASILEIROS SEDE DA COPA DO MUNDO 2014

Tema: Feira dos estados brasileiros sede da Copa do Mundo 2014
Série: 7º ano do Ensino Fundamental

Distribuição de Vagas: 35 alunos distribuídos em grupos de 05 elementos:

- Ceará (05 alunos) e Rio Grande do Norte (05 alunos) – 7º ano A

- Pernambuco (05 alunos) – 7º ano B

- Bahia (05 alunos) – 7º ano C

- Amazonas (05 alunos) – 7º ano D

- Mato Grosso (05 alunos) – 7º ano E
Considerando pressupostos presentes no projeto político pedagógico das unidades escolares que ofertam o ensino médio1 e o fundamental II, o envolvimento do presente projeto, em relação alguns desses pressupostos, em uma escala de 1 a 5 é:


  • I - atividades integradoras artístico-culturais, tecnológicas e de iniciação científica, vinculadas ao trabalho, ao meio ambiente e à prática social; (5)




  • II - problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo; (5)




  • III - a aprendizagem como processo de apropriação significativa dos conhecimentos, superando a aprendizagem limitada à memorização; (5)







  • V - comportamento ético, como ponto de partida para o reconhecimento dos direitos humanos e da cidadania, e para a prática de um humanismo contemporâneo expresso pelo reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade; (5)




  • VI - articulação entre teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual às atividades práticas ou experimentais; (5)




  • X - atividades sociais que estimulem o convívio humano; (5)




  • XI - avaliação da aprendizagem, com diagnóstico preliminar, e entendido como processo de caráter formativo, permanente e cumulativo; (5)


DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO PROJETO.
1. Justificativa
O momento atual em que todas as atenções estão voltadas para a Copa do Mundo de Futebol 2014 é propício para a aplicação do projeto envolvendo os estados brasileiros sedes dos jogos.

O desenvolvimento do projeto ao longo dos três trimestres de atividades escolares proporcionará aos docentes e discentes a oportunidade de buscar conhecimentos sobre as características socioeconômicas, ambientais, históricas, culturais, políticas geopolíticas e técnico-científicas-informacionais dos estados (UF) – principais atores do referido megaevento.


2. Objetivos
Objetivo Geral:

Reconhecer a diversidade existente no espaço brasileiro a partir da investigação das características socioeconômicas, socioculturais, socioambientais, históricas, políticas, geopolíticas e técnico-científicas-informacionais dos estados brasileiros sedes da Copa do Mundo 2014.


2.1. Objetivos específicos
. Pesquisar características físicas (clima, relevo, vegetação e hidrografia) e histórico-culturais dos estados brasileiros sede da Copa 2014: DF, MG, RJ, SP, PR e RS).

. Comparar e explicar as variações físicas, sociais/culturais, econômicas e entre tais estados participantes.

. Identificar a região a qual pertence o estado e destacá-la em um mapa, localizando as principais cidades e as cidades sede dos jogos, bem como suas distâncias em relação à Uberaba e entre elas.

. Investigar os indicadores socioeconômicos dos estados supra citados, estabelecendo comparações entre os mesmos por meio de construção de tabelas e gráficos.

. Relacionar os principais problemas urbanos de cada cidade sede dos jogos da Copa 2014: ambientais e socioeconômicos (poluição, destino do lixo, questão da água, enchentes, moradia, educação, saúde, mobilidade, etc).

. Elaborar mapas, tabelas, gráficos, charges, textos, história em quadrinhos, banner, bandeiras dos estados sede do megaevento.

. Conhecer os aspectos culturais de cada estado citado e preparar apresentações artísticas e gastronômicas no momento da realização da feira.

. Reconhecer o início do povoamento da região dos estados supracitados.

. Identificar as diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.

. Conhecer marcos históricos dos estados supracitados.

. Analisar permanências e mudanças em diferentes tempos nas localidades supracitadas.

. Identificar na História causas de problemáticas atuais nos estados supracitados.

. Identificar legado após a realização do megaevento.
3. Metodologia
- Pesquisas em livros, revistas, artigos e textos informativos, almanaques, internet e atlas sobre as características espaciais, físicas, socioeconômicas, ambientais, culturais e técnicas dos estados e cidades brasileiros sedes da Copa do Mundo 2014.

- Investigação em órgãos oficiais como IBGE e sites dos estados e prefeituras sobre as características citadas.

- Construção de mapas, gráficos, tabelas, bandeiras, banners, cartazes usando as informações coletadas nos ambientes pesquisados.

- Estabelecer comparações entre os diversos estados e cidades sedes propondo soluções para as questões mais relevantes.

- Elaborar guias turísticos contemplando os principais atrativos de cada estado e sua respectiva cidade sede dos jogos envolvendo aspectos ambientais, artísticos e gastronômicos.

- Preparar e apresentar uma atividade artística de cada estado envolvido no projeto.

- Culminância do projeto: montar uma feira com um stander de cada estado pesquisado que deverá contemplar as características pesquisadas ao longo do desenvolvimento do projeto.
3.1. Viabilidade técnica e econômica
- Espaço físico:

*ambientes para pesquisa e investigação dos saberes: bibliotecas e salas interativas de tecnologia educacional;

*apresentação parcial dos saberes – espaço dos corredores, pátios e cantinas do ambiente escolar;

*montagem da feira e apresentações artísticas - Teatro Joubert Carvalho


- Viabilidade técnica:

*utilização dos computadores das salas interativas do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira com a orientação dos professores de informática e colaboradores do Departamento de Tecnologia.


- Viabilidade econômica:

*os custos do projeto envolverão recursos financeiros para a construção de cartazes, banners, bandeiras, pratos típicos, roupas típicas, aquisição de livros, revistas e outros que ficarão a critério dos grupos de alunos com a supervisão dos pais e responsáveis. As instalações elétricas necessárias para a montagem da feira ficarão a cargo da equipe técnica do colégio, porém os grupos deverão trazer seus respectivos aparelhos eletrônicos e computadores.



4. Cronograma


Atividades

Mês

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Pesquisa bibliográfica

/




x

x






















/

Experimental

/










x

x

x

x

x

x




/

Relatórios de atividade

/







x










x




x




/

Montagem da feira e apresentação

/




























x

/

Texto científico conclusivo

/




























x

/


5. Avaliação
A avaliação será realizada em 3 etapas:
- primeira etapa – relatório parcial que será entregue na última semana do mês de abril/2014, contendo as informações pesquisadas, bem como tabelas e gráficos comparativos.

- segunda etapa – relatório parcial que será entregue na última semana do mês de agosto/2014 contendo as comparações entre os diversos estados e cidades pesquisados.

- terceira etapa – avaliação da feira, das apresentações (que deverão ser realizadas no mês de novembro com data e horário a ser divulgados) e do texto científico conclusivo que será entregue na última semana do mês de novembro/2014.
6. Referências Bibliográficas
- IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

- Sites dos estados e prefeituras sedes dos jogos, envolvidos no projeto da série/ano.

- Almanaque Abril – 2014 – Editora Abril

- RODRIGUES, Rosicler Martins . Cidades Brasileiras: do passado ao presente. Editora: Moderna. Ano: 2007 Cidade: São Paulo





1(MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho nacional de educação. Câmara de educação básica. RESOLUÇÃO Nº 2, de 30 de Janeiro 2012, Art. 16).



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal