Filosofia Contemporânea e História Criando as condições para a Leitura do mundo contemporâneo



Baixar 14.49 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho14.49 Kb.
Filosofia Contemporânea e História
Criando as condições para a Leitura do mundo contemporâneo: O curso de pós-graduação em Filosofia Contemporânea e História propõe estudos de caráter temático e histórico que possibilitem a plena compreensão do panorama filosófico contemporâneo. Serão estudadas a principais correntes filosóficas dos séculos XX e XXI, bem como as áreas da filosofia que mais se destacaram no período, dentre as quais: estética, política, linguagem e ética. Os estudos históricos permitirão a contextualização da produção filosófica contemporânea no cenário global, viabilizando a efetiva compreensão das correntes e autores da Filosofia em seu respectivo tempo histórico.

Título recebido: Especialista em Filosofia Contemporânea e História
Objetivos Gerais

Proporcionar sólidos conhecimentos em Filosofia e em História Contemporâneas, possibilitando uma profunda interpretação da realidade atual a partir das principais correntes filosóficas que fundamentam a organização global neste início de século XXI.



Objetivos Específicos


  • Apresentar os principais autores que fundamentam o pensamento filosófico contemporâneo

  • Conhecer as correntes filosóficas que exerceram e exercem maior influência na constituição do pensamento atual

  • Compreender a relação entre filosofia e história bem como efetuar uma leitura consistente da história da sociedade ocidental nos séculos XX e XXI

  • Subsidiar os discentes interessados na elaboração de seu projeto de pesquisa para continuidade dos estudos em nível de Mestrado.


Público-alvo


O Curso destina-se licenciados e bacharéis em Filosofia, História e Ciências Sociais; a professores das escolas de educação básica pública e privada, sobretudo de ensino médio, profissionais de diversas áreas, dentre as quais Direito, Literatura, Política, Psicologia, Religião, Terceiro Setor; gestores empresariais de níveis mais elevados, e demais interessados na temática do curso que buscam uma leitura mais crítica e complexa da realidade contemporânea.

Pré- Requisitos

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento


Processo de seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.
Matriz Curricular
Módulo I – Pensamento Contemporâneo: Filosofia e História

  • História da Sociedade Contemporânea

  • Fundamentos e Crise do Pensamento Moderno

  • Pensamento Contemporâneo

  • Metodologia da Pesquisa: Elaboração de Textos Filosóficos

Módulo II – Correntes Filosóficas Contemporâneas

  • O Pensamento Marxista e seus desdobramentos

  • Fenomenologia, Hermenêutica e Existencialismo

  • O Pensamento Nietzscheano e seus desdobramentos

  • Metodologia da pesquisa: aspectos formais

Módulo III – Filosofia Contemporânea Aplicada

  • Filosofia política contemporânea

  • Teorias da ciência e seus impactos na contemporaneidade

  • Estética e Sociedade Contemporânea

  • Metodologia da pesquisa: elaboração de projetos



Informações

Duração: 12 meses

Carga Horária: 360 h

Número de Vagas: 30

Dias e horários: terças e quintas-feiras, das 19h às 23h

Local: Campus Rudge Ramos

Mensalidade: 366,00 (desconto de 10% para pagamento em dia e mais 10% para ex-alunos Metodista.
Coordenação: Profª Ms. Suze Oliveira Piza

É Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003). Atualmente é doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É Coordenadora da Pós-graduação em Filosofia Contemporânea e História e Professora assistente da Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, ministrando disciplinas em diversos cursos da universidade na área de Filosofia e Ciência política. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nas seguintes correntes de pensamento: Kantismo, Fenomenologia, Marxismo, Filosofia Latino-americana. É pesquisadora no Nucleo de Estudos em Filosofia Latino-americana, Grupo de teoria do direito, do Estado e da Democracia (UNICAMP). É membro da Sociedade Kant - seção Campinas. Tem diversos livros e artigos publicados na área de atuação.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal