Fizemos um 'remexer de gavetas' e produzimos o livro



Baixar 5.81 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho5.81 Kb.




A verdadeira história da recuperação da Fortaleza da Barra
"Fizemos um 'remexer de gavetas' e produzimos o livro". É com esta frase que o jornalista e filho de militar Robnaldo Salgado, escritor de Fortaleza da Barra Grande: Patrimônio Histórico Recuperado, explica a origem de seu livro, produzido em parceria com o repórter fotográfico, Eraldo Silva.

O volume, publicado pela Editora Universitária Leopoldianum, surgiu de um bate-papo entre os dois autores. "Como assessor de imprensa da UniSantos, fui vendo na mídia muita história da Fortaleza da Barra Grande que não era verdade. Algumas pessoas que não tinham ajudado tanto, estavam dizendo que eram responsáveis pela recuperação. Foi então, que falei com o Eraldo, e nós percebemos que tínhamos uma obrigação moral com a Universidade de mostrar que o 'pai da criança' é a UniSantos".

Robnaldo conta que ao participar das reuniões do NECOM, Núcleo de Extensão Comunitária, teve a oportunidade de conhecer a história da Fortaleza e acompanhou todo o trabalho desenvolvido pela Universidade. "Após lutar muito, pude ver a importância da UniSantos levar tão à sério esse projeto, e aos poucos, o monumento foi renascendo".

Fortaleza da Barra Grande, que tem um apelo visual muito forte, mostra os contrastes, entre o abandono do monumento e sua recuperação. "Sou jornalista e não tenho veia literária, por isso documentei tudo de forma despretensiosa. Na hora de editar, estive presente, desde a criação ao fim. A minha participação e do Eraldo foi intensa. Escolha da capa, cores, formato, tipo de papel. Esse processo de criação foi interessante porque nós tivemos a liberdade de poder participar e opinar".


SERVIÇO

Livro: Fortaleza da Barra Grande
Autor: Robnaldo Salgado e Eraldo Silva
Páginas: 88

Preço: R$20,00
Editora Universitária Leopoldianum

Av. Conselheiro Nébias, 300 – 11015-002 – Vila Mathias – Santos – SP



Telefone: (13) 3205-5555, ramal 1236 – E-mail: leopoldianum@unisantos.br
Coordenador: Prof. Marcelo Luciano Martins Di Renzo – MTb: 11.008
Atendimento a Livrarias e vendas pelo Programa Interuniversitário para a Distribuição de Livros - PIDL. Contato com Dilza Fachada - e-mail: rp.edul@unisantos.com.br Telefone: (13) 3228-1236


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal