Folha do Livro 002/2014 Feira do Livro vai de 31 de outubro a 16 de novembro



Baixar 40.14 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho40.14 Kb.
Folha do Livro 002/2014


Feira do Livro vai de 31 de outubro a 16 de novembro
Chega a sua 60ª edição a Feira do Livro de Porto Alegre, o mais antigo evento do gênero realizado em caráter ininterrupto no Brasil e o maior dentre os que ocorrem ao ar livre no Continente Americano.
A Área Infantil e Juvenil, que tem, como principal objetivo, a formação de leitores, funcionará na Av. Sepúlveda, entre a Av. Mauá e a Rua Siqueira Campos, e acolherá, também, a programação do ciclo A Hora do Educador, destinada aos professores do ensino básico.
Este ano, a programação prévia da Feira começou ainda em março, com o curso de extensão universitária Tessituras: Formação de Mediadores para Programas de Leitura, realizado em parceria com a UFRGS. Estão participando do curso, que se estende até julho, mais de 100 mediadores da leitura de 17 municípios gaúchos que já contam ou pretendem criar programas de leitura nos moldes do Adote um Escritor e do Lendo pra Valer, que a Câmara Rio-Grandense do Livro desenvolve em parceria com a Smed Porto Alegre e a Secretaria de Estado da Educação, respectivamente.
Como de praxe, serão oferecidas formações específicas para os professores envolvidos com esses dois programas e, como novidade, ocorrerão encontros voltados à preparação da visitação escolar à Feira para professores que pretendam levar seus alunos à 9ª Traçando Histórias – Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil e para aqueles que optem por agendar suas turmas em encontros com escritores, comprometendo-se a promover a leitura prévia de obras de sua autoria.
Maiores detalhes sobre estas formações serão divulgados proximamente pela Folha do Livro e pela página da CRL no Facebook: https://www.facebook.com/camaradolivrors?ref=hl&ref_type=bookmark.
Programação do ciclo A Hora do Educador na Feira do Livro de Porto Alegre
7º Seminário A Arte de Contar Histórias

A herança do conto popular

Idealização, curadoria e coordenação: Celso Sisto

Promoção: Câmara Rio-Grandense do Livro


Quinta-feira, 6 de novembro, das 19 às 21h, no Teatro Sancho Pança

Apresentação da Orchestra de Poesia da PUCRS

Um conto popular para o século XXI, palestra de abertura com Ricardo Azevedo (SP)
Sexta-feira, 7 de novembro
9 às 12h

Sala de Vídeo

Oficina com Cleber Fabiano (PR)



Ateliê da Imagem

Oficina com Laura Delgado (MG)




14 às 15h, no QG dos Pitocos

3ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias


17 às 19h, na Casa do Pensamento

Na trilha de Silvio Romero: os pioneiros, mesa-redonda com Cleber Fabiano e Laura Delgado

Mediação: Luciane Raupp (RS)

Narração de abertura: Jerusa Távora (RS)


19h30min às 20h30min, no Teatro Sancho Pança

Sessão de histórias com Cleber Fabiano e Laura Delgado


Sábado, 8 de novembro
10 às 13h

Sala de Vídeo

Oficina com Aline Maciel e Sig Schaitel(SC)



Ateliê da Imagem

Oficina de Glauter Barros (RJ)


14 às 15h, no QG dos Pitocos

3ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias


17 às 19h, na Casa do Pensamento

Na trilha de Câmara Cascudo: os registros populares, mesa-redonda com Aline Maciel, Sig Schaitel e Glauter Barros

Mediação: Joelma Remião(RS)

Narração de abertura: Sonia Dettenborn Luz (RS)


19h30mim às 20h30min, no Teatro Sancho Pança

Sessão de histórias com Aline Maciel, Sig Schaitel e Glauter Ramos


Domingo, 9 de novembro
10 às 13h

Sala de Vídeo

Oficina com Carlos Daitschman (PR)



Ateliê da Imagem

Oficina com Vanessa Meriqui (SP)


14 às 15h, no QG dos Pitocos

3ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias



17 às 19h, na Casa do Pensamento

Na trilha de Ricardo Azevedo: o desafio do reconto, com Carlos Daitschman e Vanessa Meriqui

Mediação: Marcelo Spalding (RS)

Narração de abertura: Thanira Pillar (RS)


19h30min às 20h30min, no Teatro Sancho Pança

Sessão de histórias com Carlos Daitshcman e Vanessa Meriqui Infantil


Inscrições a partir da 19 de agosto pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br


3ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias

            A 3ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias ocorrerá na programação do 7º Seminário A Arte de Contar Histórias, realizado anualmente na Feira do Livro de Porto Alegre.

            O evento tem como objetivo promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de histórias realizadas pelo país afora, destacando e incentivando o trabalho de contadores individuais, profissionais ou não, ligados ou não a instituições promotoras do livro e da leitura.

            A Mostra permitirá ao público conhecer contadores de histórias dos mais diversos estilos, vindos de diferentes cidades do país, que utilizam as mais variadas linguagens. Também incentivará, certamente, a prática do ouvir e contar histórias, o aprimoramento das habilidades de comunicação de cada contador de histórias, bem como o resgate deste momento específico em que o conto não só é veículo de informação, mas também objeto de prazer, lazer e convívio social. 


Período:

A Mostra ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2014, no QG dos Pitocos, o espaço dos pré-leitores da Área Infantil e Juvenil da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre.


Inscrições:
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto por qualquer contador de histórias brasileiro ou residente no Brasil.

No pedido de inscrição devem constar o nome completo, o nome artístico (se for o caso), o endereço e os telefones do contador, assim como breve currículo, relação de atividades desenvolvidas na área da contação de histórias, link de vídeo com apresentação do contador, o título da história a ser apresentada, o nome de seu autor e dados relativos a sua publicação.

Os pedidos de inscrição devem ser enviados à Câmara Rio-Grandense do Livro pelo e-mail agenda@camaradolivro.com.br
Da seleção:

Comissão integrada por representante da equipe da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre e pelo coordenador do seminário A Arte de Contar Histórias selecionará cinco contadores para cada um dos três dias da Mostra.

Os nomes dos contadores selecionados serão divulgados na página da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre no Facebook, no dia 15 de setembro, e serão inseridos na programação da Feira do Livro.

A Câmara Rio-Grandense do Livro fornecerá ticket de alimentação (almoço) no dia da apresentação de cada contador, mas não arcará com eventuais despesas de viagem e hospedagem.

Os contadores selecionados receberão certificado de participação na Mostra e terão vagas garantidas para participar da programação do Seminário A arte de contar histórias.
Das apresentações:

Serão cinco apresentações individuais por dia e cada contador apresentará uma só história, adequada para pré-leitores (crianças de até seis anos), em horário a ser definido, entre as 14 e as 15h, no QG dos Pitocos, na Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre.

O uso de microfone será obrigatório e não será possível utilizar cenários. Cada apresentação deverá ter a duração máxima de 10 minutos.
Da premiação:

Comissão composta pelos dois contadores convidados do dia do Seminário A Arte de Contar Histórias e pelo coordenador do evento escolherá o Destaque do Dia, que receberá um troféu da Câmara Rio-Grandense do Livro.


Sobre o público da Mostra:

O público da Mostra será constituído por crianças em idade pré-escolar, acompanhadas de professores e/ou pais e contadores que participam do seminário A Arte de Contar Histórias.



9º Mutação – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop
Data: 15 e 16 de novembro de 2014

Horário: 14h às 20h

Local: Casa do Pensamento
Sábado, 15 de novembro

14h00 – TelaHQ: Guia do Mochileiro das Galáxias com Richard Nunes

14h30 – TelaHQ: Doctor Who com Patrícia Duarte do fã-clube WhoviansRS

15h00 – Painel: HQ na Educação “A Literatura em Quadrinhos” com Romir Rodrigues, Bruno Salermo, Carlos Ferreira e Marcelo Tomazi

17h00 – Lançamento: Maldito Seja da Ugra Press com Douglas Utescher, Henry Jaepelt Maria Jaepelt, Marcos Freitas e Law Tissot

19h00 – Hora da Mutação com sessão de autógrafos com os convidados e produção do fanzine Mosaico

20h00 – Encerramento
Domingo, 16 de novembro

14h00 – TelaHQ: Planeta dos Macacos com Gilson Cunha

14h30 – TelaHQ: Star Wars com o fã-clube Conselho Jedi

15h00 – Painel: 75 Anos de Batman com Gelson Weschenfelder, Romir Rodrigues, Fabiano Höltz, Pablo Sarmento e Goida

17h00 – Outros Quadrinhos: Projeto Graphic MSP com Vitor Cafaggi, artista da Turma da Mônica, “Laços”, Coleção Moebius, da Editora Nemo, com Wellington Srbek e Daniel HDR, desenhista Marvel/DC

19h00 – Hora da Mutação com sessão de autógrafos com os convidados e produção do fanzine Mosaico

20h00 – Encerramento
Mostras Permanentes (nos 2 dias)

1 – Fã-clubes: WhoviansRS, Conselho Jedi, Supernatural Brasil e Herdeiros de Sonserina

2 – Feira de Publicações Independentes (venda de fanzines e revistas)

3 – Mostra de HQs do Grupo Quadrante Sul

4 – Mostra Batman 75 Anos

5 – Família Falcote (caricaturas ao vivo)


Participantes

Coordenação: Grupo Quadrante Sul – Alex Doeppre (designer), Denilson Reis (professor), Jerônimo Souza (escritor) e Marcelo Tomazi (professor)

Mestre de Cerimônias: Gervásio Santana (escritor)

Apoio: Anderson Ferreira, Ângelo Ferreira, Henrique Reis e Rogério de Souza

Convidados: Bruno Salermo (escritor), Carlos Ferreira (escritor), Conselho Jedi (fã-clube), Daniel HDR (desenhista), Douglas Utescher (editor), Fabiano Höltz (pesquisador), Família Falcote (desenhistas), Gelson Weschenfelder (professor), Gilson Cunha (jornalista), Goida (jornalista), Herdeiros de Sonserina (fã-clube), Henry Jaepelt (desenhista), Law Tissot (desenhista), Marcos Freitas (editor), Maria Jaepelt (desenhista), Pablo Sarmento (pesquisador), Patrícia Duarte (pesquisadora), Richard Nunes (pesquisador), Romir Rodrigues (professor), Supernatural Brasil (fã-clube) Vitor Cafaggi (desenhista), Wellington Srbek (editor) e WhoviansRS (fã-clube)
Inscrições: a partir de 19 de agosto pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br

Atividades independentes

Sábado, 1º de novembro
9 às 18h, na Casa do Pensamento

Mesa-redonda Teoria e prática da formação do leitor (esta atividade faz parte do Curso de extensão 2ª Mesa-redonda Teoria e prática da formação do leitor, que terá programação no Campus Central da UERGS nos dias 30 e 31 de outubro).

Programação completa no Link: http://camaradolivro.com.br/arquivos/638.pdf

Público-alvo: docentes e pós-graduandos lato sensu em Teoria e prática da formação do leitor, da UERGS, e outros interessados

Inscrições: anacarolina.livre@gmail.com
Domingo, 2 de novembro
17h, na Casa do Pensamento

Encontro da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ na Feira

Informações: srpina@uol.com.br
Segunda-feira, 3 de novembro
18h, na Sala de Vídeo

A Literatura e o resgate da cultura popular - Folia de Reis, oficina com Fábio Sombra http://violeiro.blogspot.com.br/

Inscrições: a partir de 19 de agosto pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br
Terça-feira, 4 de novembro
18h, na Sala de Vídeo

Leitores de rua: palestras com Alessandra Pontes Roscoe http://contoscantoseencantos.blogspot.com.br/

Inscrições: a partir de 19 de agosto pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br
Quarta-feira, 5 de novembro
9 às 12h, na Casa do Pensamento

Trilhando os Caminhos da Escrita: Seminário promovido pela 1ª CRE

Maiores informações: patricia-langlois@seduc.rs.gov.br
14h às 18h, na Casa do Pensamento

Tecendo histórias – Traçando ideias

18h30min às 21h, na Casa do Pensamento

Seminário da 1ªCRE sobre Bibliotecas Escolares (nome provisório)



Promoção: 1ª Coordenadoria Regional de Educação

Informações e inscrições: patricia-langlois@seduc.rs.gov.br


Domingo, 9 de novembro
9h, na Casa do Pensamento

Seminário sobre Doenças Raras

Promoção: AGAPASM - Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes com Alex Garcia e convidados

Informações e inscrições: surdocegueira@gmail.com - http://www.agapasm.com.br/


Segunda-feira, 10 de novembro
14h, na Casa do Pensamento

Encontro Tessituras na Feira: Painel de relatos de experiência

Ministrantes: participantes do curso – painel de relatos de experiência

Informações e inscrições: leitura@camaradolivro.com.br


18h, na Sala de Vídeo

Mediação de Leitura, oficina com Ana Paula Cecato

Promoção: Núcleo de Formação de Mediadores da Leitura da Câmara Rio-Grandense do Livro

http://programasdeleitura.blogspot.com.br/ https://www.facebook.com/ProgramasDeLeitura?fref=ts

Inscrições: a partir de 19 de agosto pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br


Terça-feira, 11 de novembro
18h, na Casa do Pensamento

O politicamente correto na Literatura Infantil e Juvenil, oficina com Ilan Brenman - http://www.ilan.com.br/104/home/

Inscrições: a partir de 19 de agosto pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br
Quarta-feira, 12 de novembro
14h, na Casa do Pensamento

15º Encontro de Promotores de Eventos Literários do RS

Programação em definição

Inscrições: a partir de 19 de agosto pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br


Às 18h, na Casa do Pensamento

Como brincam as crianças na África, oficina com Rogério Andrade Barbosa – http://www.rogerioandradebarbosa.com/ https://www.facebook.com/rogerio.andradebarbosa?fref=ts

Inscrições: a partir de 19 de agosto pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br

Quinta-feira, 13 de novembro
18h, na Sala de Vídeo

Cordel na sala de aula, oficina com Arievaldo Viana- http://acordacordel.blogspot.com.br/ https://www.facebook.com/arievaldo.viana?fref=ts

Inscrições: a partir de 19 de agosto pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br
Sábado, 15 de novembro
14 às 19h, na Sala de Vídeo

Oficina de fotografia com Karla Nyland e Felipe Nyland, da Câmera Viajante

Inscrições: a partir de 19 de agosto pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br
Domingo, dia 16 de novembro
14 às 16h30min, na Sala de Vídeo

O Livro no Meio do Caminho – Relatos e troca de experiências sobre projetos de leitura realizados em espaço aberto



Promoção: Piquenique da Leitura de Cachoeirinha

Coordenação: Rosane Castro


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal