Fraternitas port Vol. XLI. N



Baixar 36.52 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho36.52 Kb.
FRATERNITAS

port Vol. XLI. Nr. 141 - OFM Roma - Email: rbahcic@ofm.org - 01. 03. 2008



Felix Alleluia!
No Cristo Ressuscitado, nossa paz, desejo-vos Feliz Páscoa!

 

Assis - Franciscus et Clara: memoria et prophetia

 

O encontro de todas as Presidentas das Federações OSC (Ordo Sanctae Clarae) realizou-se em Assis, do dia 26 de janeiro a 06 de fevereiro de 2008. Seus objetivos principais foram: oferecer às Irmãs o conhecimento mútuo e, juntas, peregrinar aos lugares franciscanos-clarianos mais significativos; programar o caminho futuro, para celebrar o VIII Centenário da fundação da Ordem das Pobres Damas de São Damião; refletir sobre alguns temas mais importantes. Para mais detalhes acessai: http://www.ofm.org/events/index.php



 

Beato João Duns Escot no VII centenário de sua morte

 

Um outro aspecto da doutrina de Escot diz respeito a aprofundar e conhecer mais exatamente aquelas verdades ainda não claras e não explicitamente expressas na Escritura, nem ainda determinadas pelo Magistério eclesiástico, cujo conhecimento, contudo, está em contínua progressão e desenvolvimento, quem dera, até se alcançar o grau de certeza e, portanto, tornar-se objeto de definição dogmática.



Recordando a promessa de Cristo, segundo a qual o Espírito nos conduziria ao gradual conhecimento de toda a verdade (Jo 16,13), Duns Escot justamente observa-a e se compraz em constatar que "in processu generationis humanae semper crevit notitia veritatis" (No caminho do gênero humano, o conhecimento da verdade está  em contínuo crescimento).

 

Capítulo da Fundação na Rússia e Kazakistan

 

Nos dias 19-25 de janeiro de 2008, realizou-se em Assis, Santa Maria dos Anjos, o Capítulo da Fundação “São Francisco” na Rússia e Kazakistan, dependente do Ministro geral. Nessa fundação há, atualmente, 28 Frades, 25 desses estavam presentes na reunião capitular, na qual participaram o Ministro geral, que falou no início e no encerramento do Capítulo, Fr. Peter Zan, Visitador geral e Presidente do Capítulo, Fr. Šime Samac, Definidor geral, e Fr. Vincenzo Brocanelli, Moderador geral para as missões.



Na mensagem inicial, o Ministro geral recordou o caminho que a Ordem faz para celebrar a graça das origens, e apresentou o Projeto da Fundação com seus desafios. Os Capitulares aprofundaram os aspectos mais importantes da formação e da gestão econômica. Após elaborar os compromissos para o próximo triênio, revisaram os Estatutos particulares da Fundação.

A abertura foi celebrada com os paroquianos, na Basílica de Santa Maria dos Anjos, e o encerramento, na capela da Porciúncula, com um renovado envio por parte do Ministro geral.

Durante o Capítulo foi celebrado, também, o Congresso capitular. Nele foram eleitos o Presidente da Fundação, Fr. Guido Trezzani, membro da Província Seráfica de Assis; e os Conselheiros, Fr. David Gaa (americano), Fr. Dominic Kim (coreano) e Fr. Bogumil Bednarski (polonês).

Na fundação há cinco Fraternidades: três na Rússia (S. Petersburg, Novosibirsk, Ussurisk) e duas in Kazakistan (Almaty e Taldikorgan). Já há quatro professos solenes autóctones, que, pela primeira vez, participaram dum Capítulo. Com a chegada de candidatos, a implantatio Ordinis foi assumida como compromisso prioritário para o próximo triênio.

 

Evangelização missionária na Itália

 

“O Senhor falou-nos e nos fala, ao longo do caminho da evangelização, para uma renovada animação missionária”. Guiados por essa indicação, que se inspira na página evangélica dos discípulos de Emaús, os Moderadores provinciais para as missões da Conferência dos Ministro provinciais da Itália (COMPI) reuniram-se em Congresso nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, no Antonianum de Roma. O tema geral foi “Todas as Províncias para a Ordem toda”, com a finalidade concreta de relançar a animação missionária na Conferência, abrindo os Moderadores à visão missionária da Fraternidade universal.



Dedicou-se o primeiro momento à partilha, utilizando-se a metodologia de Emaús; em seguida, aprofundou-se a visão atual das missões franciscanas.

No segundo dia, partilharam-se iniciativas de animação missionária, ao colocar métodos, meios e instrumentos em comum. Depois, a assembléia aprovou duas novas iniciativas ao nível de Conferência: o compromisso de organizar Congressos nacionais de estudo e de formação para os próprios Moderadores provinciais, mas abertos também a outros Frades interessados, a fim de aclarar e aprofundar as temáticas mais atuais e urgentes quanto à “missio ad gentes”. A segunda iniciativa refere-se à preparação de alguns painéis modernos e muito práticos, que apresentam, com imagens e textos eficazes, os aspectos fundamentais da missão franciscana.

Além disso, os Moderadores presentes comprometeram-se a arcar com as despesas tipográficas da nova publicação científica sobre João de Montecorvino, primeiro Bispo de Pequim e Patriarca de todo o Oriente, desde 1309, por ocasião do centenário de sua consagração episcopal. O volume resulta de ampla pesquisa histórica por Fr. Pacifico Sella, e será publicada pela editora Porciúncula.

A assembléia dos Moderadores para as missões confirmou Fr. Silvio Bovis, da Província da Ligúria, no cargo de Coordenador da Conferência.

O Congresso viu com apreço a participação do Provincial encarregado do setor, Fr. Carmelo Finocchiaro, que presidiu aos atos estatutários; de Fr. Vincenzo Brocanelli, que ofereceu a reflexão geral, e de Fr. Marino Porcelli, Provincial Presidente da COMPI, que ratificou as Atas e presidiu a celebração de encerramento.

 

Inglaterra – As celebrações de Duns Escot



No próximo dia 15 de março, na catedral de Nossa Senhora e Santo Tomás, em Northampton, a Província da Imaculada Conceição festejará, com missa presidida pelo Bispo de Northampton, Mons. Peter Doyle, o aniversário de ordenação sacerdotal de Duns Escot, acontecida no dia 17.03.1291, no convento de Santo André, em Northampton, por Mons. Oliver Sutton, Bispo de Lincoln.

Seguir-se-ão outras celebrações litúrgicas na Escócia, com o Cardeal Arcebispo. No dia 08.12.2008, haverá missa na catedral de Westminster, Londres, presidida pelo Cardeal Arcebispo. Também em Duns, cidade natal de Escot, será celebrado o jubileu. Publicaram-se estas obras: Duns Escot e seu Ambiente, e Duns Escot e o Primado de Cristo. As publicações deste ano sobre Duns Escot serão: ‘Scotus: Life and Works’ (Escot: vida e obras); ‘The Oxford Tradition and Duns Scotus’ (A tradição de Oxford e Duns Escot); ‘Scotus and The Canticle of Creation’ (Escot e Cântico das Criaturas); ‘Duns Scotus: Social and Political Philosophy’ (Duns Escot: Filosofia social e política).

 

Brasil - Máster em Evangelização

 

No dia 01.12.2007, o Senado acadêmico da Universidade Pontifícia Antonianum (PUA) aprovou o projeto de “Máster em evangelização: cenários contemporâneos e perspectiva franciscana”. O Máster obtém-se no Instituto Franciscano Teológico de Petrópolis (ITF), Brasil, afiliado à PUA. O objetivo principal é qualificar as experiências de evangelização no contexto contemporâneo, e refletir, de modo sistemático, sobre tais experiências no contexto da tradição pós-conciliar latino-americano e na perspectiva evangélico-franciscana. O ITF pretende empenhar-se na oferta de cursos específicos, que correspondam às expectativas da Ordem, da Família franciscana e da Igreja, no que diz respeito às problemáticas  da evangelização, de modo particular para os Frades e as co-Irmãs da Família franciscana latino-americana e de outras partes do mundo. O Máster prevê 360 horas de aulas, seminários, grupos de estudo e pesquisa. O início do curso é previsto para 2009. Informações podem ser encontradas, a partir de março, no site www.itf.org.br



 

Peru - III Congresso dos educadores franciscanos da América Latina

 

A última assembléia da UCLAF (União das Conferências Franciscanas da América Latina), realizada no México, em 2006, encarregou-se da realização do III Congresso dos Educadores Franciscanos da América Latina, que acontecerá na cidade de Cusco-Peru, nos dias 18-22 de maio p.f. Cada Conferência designou um delegado para ajudar na Secção “Animação da Pastoral Educativa” e a Província dos Doze Apóstolos, no Peru, a preparar este evento latino-americano. Todos os Frades e Lentes de nossos centros educacionais estão convidados a participar no Congresso. Mais informações podem ser encontradas no site www.3cief.org 

 

Contribuições sobre a Regra de S. Francisco


 

Desde 1999, uma equipe de Frades, a Werkstatt Franziskanische Forschung (Laboratório de Estudos Franciscanos), composta por membros das Províncias OFM de língua alemã (Alemanha, Áustria, Suíça), da COTAF, trabalha no campo científico sobre temáticas franciscanas. Na proximidade do Centenário de 2009, publicou o primeiro volume, no idioma alemão, sobre a Regra de S. Francisco. O livro quer oferecer uma chave-de-leitura para a Regra, sintetizar um comentário da Regra de Julio Micó OFMCap em espanhol e compreender melhor a Regra de S. Francisco à luz da Sagrada Escritura e através da primeira interpretação papal da Regra (1230: “Quo elongati”). Uma ampla bibliografia sobre a Regra, em mais idiomas, enfim, oferece motivos para uma pesquisa mais aprofundada. O presente trabalho, desse modo, retoma idealmente e desenvolve o famoso Werkbuch zur Regel (Manual sobre a Regra), editado no longínquo 1955 por diversos autores, entre os quais Lothar Hardick OFM e Kajetan Esser OFM. O grupo está trabalhando num segundo volume.

Werkstatt Franziskanische Forschung, Regel und Leben. Materialien zur Franziskus-Regel I (Laboratório de Estudos Franciscanos. Regra e Vita. (Contribuições sobre a Regra de São Francisco I) Münster 2007, 150 p. Texto em alemão.

 

Participação no próximo Sínodo dos Bispos

 

O Ministro geral, Fr. José Rodríguez Carballo, participará do próximo Sínodo dos Bispos, a ser celebrado no Vaticano, nos dias 5-10 de outubro.  Segundo o regulamento do Sínodo, a União dos Superiores Gerais propôs ao Papa dez nomes de Superiores Gerais para a participação do Sínodo. O Santo Padre ratificou tal eleição. O Sínodo versará sobe o tema A Palavra na vida e na missão da Igreja.



 

Marca-livro Franciscano

 

       San Bonaventura La teologia della storia (São Boaventura. A Teologia da História), Joseph Ratzinger, Ed. Porziuncola, Roma 2008, 253 p.



O volume – já considerado um clássico sobre o pensamento de Boaventura – propõe um estimulante perfil de sua reflexão sobre a história. O percurso desenvolve-se através do estudo dos aspectos culturais e religiosos da «societas christiana» do século XIII e da análise do debate surgido, em tal contexto, sobre a missão do franciscanismo e sobre o papel do saber filosófico e teológico. Uma contribuição fundamental para compreender uma fase decisiva da civilização européia. O livro foi apresentado no PUA (Roma), dia 26 de fevereiro.

 

       Francisco de Asís y la paz (Francisco de Assis e a paz), Francisco Martínez Fresneda,  Ed. Cisneros/PPC, Madrid 2007,  171 p.



O livro divide-se em duas partes. A primeira trata da doutrina e dos mais famosos sinais de paz em S. Francisco de Assis, como na atitude fundamental da qual extrai seu ser pacífico. A segunda parte diz respeito a vários aspectos que se deduzem das ações de nosso Pai, tratados em forma sistemática: a fé em Deus como força de paz; a comunidade cristã e franciscana que transmite o valor da paz, ensinada e vivida por Jesus e Francisco. A paz deve ser plasmada na cultura e na educação. Da cultura da paz se passa à política, que realiza a tarefa de socializar e universalizar a paz. St. Francis of Assisi and the Conversion of the Muslims (São Francisco de Assis e a Conversão dos Muçulmanos), Frank M. Rega, O.F.S., 152 p.

O livro conta a autêntica história da viagem de São Francisco e seu encontro com o Sultão do Egito e dos esforços em convertê-lo à Única e Verdadeira Fé. Contém, também, breve biografia de São Francisco, seus estigmas, os Franciscanos, Santa Clara e o ponto de vista de Francisco sobre as Cruzadas. Um livro muito necessário em nossa área de falso ecumenismo. http://www.thepoverello.com/

 

       Visita à Livraria Internacional Franciscana: www.libreriafrancescana.it



 
Grandes/pequenas notícias

 

      Exposição internacional de presépios: O Convento “Máximo” de São Francisco, em  Quito (Equador) e o Museu Fray Pedro Gocial, seguindo o exemplo do Pobrezinho de Assis, enamorado apaixonado do Mistério da Encarnação do Filho de Deus, que tornou imortal uma das tradições mais belas do cristianismo, ou seja os presépios, que harmonizam fé, arte e devoção popular, realizaram a segunda exposição internacional de presépios denominada “100 Pesebres de Nuestra América en Quito” (100 presépios de Nossa América em Quito), de 08.12.07 a 06.01.2008. Esse importante evento, sob a direção do “presepista” Fr. Wálter Romeo Verdezoto Vargas, repropôs, uma vez mais, a magia franciscana do Natal, cuja primeira exposição fora realizada em 2006/07, com o tema “100 Pesebres del mundo en Quito” (100 presépios do mundo em Quito). A exposição foi muito elogiada pelo público e pelos MCS. Um de seus primeiros frutos é a criação d escola-laboratório “Amigos del Belén”  (amigos de Belém), que promove a elaboração técnica e artística de presépios de forma diversa mediante o uso de elementos típicos das culturas latino-americanas.



     Capítulo Geral 2009: O Definitório geral encontrou-se com Fr. Francesco Patton, Secretário do Capítulo-2009, e projetou alguns passos a fazer em preparação ao mesmo. Com o Secretário geral do Capítulo foi preparada a jornada dedicada ao tema do Capítulo, prevista durante o encontro dos Presidentes das Conferências, em maio 2008. Foram nomeados, além disso, os Vice-Secretários do Capítulo geral: Fr. Wálter de Carvalho Júnior, da Província da Imaculada Conceição, no Brasil, e Fr. Gabriel Mathias, da Província de São Tomé, na Índia. Fr. Giampaolo Masotti, da Província Seráfica, foi nomeado auxiliar da Secretaria das Comunicações. Também foi nomeada a Comissão preparatória do próximo Capítulo, composta pelos seguintes Frades: Fr. Francesco Patton (Secretário e coordenador), Fr. Ambrogio Nguyen Van Si (Definidor geral), Fr. Wálter de Carvalho Júnior (Vice-Secretário) e Fr. Damien Isabell (do Centro missionário em Bruxelas). Fr. Jakab Varnai (Definidor geral) e Fr. Francesco Patton (Secretário) formam a Comissão para a revisão da Ordem do Capítulo.

      Itália – Curso de formação para Assistentes Espirituais da OFS-JUFRA: Com o tema principal: “A Assistência Espiritual da OFS e JUFRA favorece a comunhão com a Igreja e com a Família Franciscana”, realizou-se, em Santa Maria dos Anjos – Assis, o Curso de Formação do qual participaram uns oitenta Assistentes espirituais da OFS e JUFRA, provenientes de toda a Itália. O curso foi organizado pela Conferência dos Assistentes Nacionais: Fr. Fabrizio Ciampicali, OFM, Fr. Giorgio Morosinotto, OFMConv, Fr. Daniele Guerra, OFMCap e Fr. Fernando Scocca, TOR.

Ao curso foram convidados os quatro Assistentes gerais, que fizeram diversas palestras, nesta ordem: Fr. Samy Irudaya, OFMCap, «A contribuição do Assistente no discernimento e no acompanhamento vocacional OFS»; Fr. Amando Trujillo Cano TOR, «A inserção da OFS na comunidade eclesial e na sociedade civil»; Fr. Ivan Matić, OFM, «Juventude franciscana e assistência espiritual» e Fr. Martín Bitzer, OFMConv, «A colegialidade e a assistência à Ordem Franciscana Secular unida». A tarde do dia 24 de janeiro foi dedicada ao tema: «Santa Isabel da Hungria: esposa, mãe, consagrada…», apresentado por Fr. Fernando Scocca TOR.

Muito apreciadas foram as intervenções e as presenças no curso de Fr. Marino Porcelli, OFM, Presidente da COMPI, Giuseppe Failla, Ministra nacional da OFS e Maura Murgia, Presidenta nacional da JUFRA.

      O Centro Cultural Aracoeli e Omniapolis organizam um ciclo de palestras, com o tema Francesco d’Assisi e il suo tempo; no Oratório dell’Aracoeli, às 17h, na Basílica de Santa Maria in Aracoeli (Roma): no dia 22.02.2008: Chiara Frugoni, Francisco: seu tempo e relações com o papado; No dia 07.03: Marco Bartoli, Francisco e Clara: o mundo feminino; no dia 04.04.: Alfonso Marini, Francisco, escritor e poeta; no dia 18.04: Sara Muzzi, Depois de Francisco:  filosofia e religião; no dia 16.05: Marco Guida, Francisco: homem, revolucionário, santo?; no dia 30.05: Lucio Maggioro, Francisco no cinema.

      A Associação dos Presépios de Madrid, no dia 20.01.2008, conferiu a Fr. Emérito Merino Abad (membro da Província S. Gregório Magno, de Madrid-Espanha), uma medalha de prata pelo seu múltiplo serviço junto a essa associação.

      Fr. Severino Calderón Martínez, Ministro provincial da Província de Granada – Espanha, foi reeleito por outro triênio para Presidente da Federação Interfranciscana, na Espanha.

 

Novo Bispo franciscano

 

Cidade do vaticano, 25.01.2008 - Bento XVI nomeou Fr. José Elías Rauda Gutiérrez, OFM, da Província “Nossa Senhora de Guadalupe” (América Central e Panamá), Bispo auxiliar da Diocese de Santa Ana, em El Salvador. Superfície: 3.272; população: 1.420.810; católicos: 919.409; sacerdotes: 82; religiosos: 110; diáconos permanentes: 1). O Bispo, até então, responsável pelo escritório para os Afazeres jurídicos da Cúria Provincial dos Frades Menores, com sede em Guatemala, nasceu em Agua Caliente (El Salvador), em 1962. Emitiu os votos solenes na Ordem dos Frades Menores em 1987 e foi ordenado sacerdote em 1989.



 

Novo Visitador geral

 

Fr. Louis Mascarenhas, da Custódia autônoma de São João Batista, no Paquistão, para a Província dos Santos Mártires Coreanos, na Coréia.


Novos Ministros provinciais

 

Fr. Paulus Jun Hasegawa foi eleito Ministro provincial da Província dos Santos Mártires do Japão.



Fr. Mauro Vallejo Lagos foi eleito Ministro provincial da Província de São Francisco, no Peru.

 
Agenda do Ministro geral




03-14 março: Tempo forte do Definitório geral. 

16-23 março: Semana Santa.

28-31 março: Encontro fraterno do Ministro Geral e seu Definitório com a Conferência de Língua Inglesa (New York - USA).

 

Restituamos tudo ao Senhor com as palavras e a vida! 2008-2009

 

Viver em Minoridade, sem nada de próprio e solidários, é fazer nossa a forma de vida com a qual Francisco viveu no seu tempo a opção pelo Evangelho, forma de vida que ele mostrou «com a palavra e com o exemplo» (Testamento de Santa Clara 5) e que, em última análise, consiste no fazer próprios os sentimentos de Cristo, o qual, apesar de sua condição divina, não ostentou sua posição divina, mas se despojou de sua classe e se abaixou, obedecendo até a morte e morte de cruz (cf Fl 2,5-8), Ele, que, pela nossa salvação, se escondeu sob a aparência de pão (cf Carta à Ordem 27).



FRATERNITAS - OFM – Roma

Diretor responsável: Gino Concetti - Redator: Robert Bahčič

Internet: http://www.ofm.org/fraternitas. Email: rbahcic@ofm.org


­­­­­­­­­___________________________________________________________________________________________________

Regula et vita Minorum Fratrum haec est, scilicet Domini nostri Jesu Christi sanctum Evangelium observare (RB I,1)





Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal